Últimos Posts

< Voltar
  • Como ganhar dinheiro com artesanato

     

    Como ganhar dinheiro com artesanato

    Ei, gente! Eu sou a Thiara Ney, do Estúdio Tuty e hoje quero bater um papo com você sobre o mercado CRAFT. Chamo de Craft, porque essa é a forma que a mistura de Artesanato + Design é conhecida.

    O artesanato vem da ideia de produzir algo com as próprias mãos, sem o processo industrial. Quem procura uma renda extra saber como ganhar dinheiro com artesanato pode ajudar muito!

    Essa ideia de produzir algo sozinho, leva a gente a ver o artesanato mais como algo relacionado à cultura popular do que a um tipo de trabalho.

    Entretanto, nos tempos mais modernos, o artesanato e o Design estão com uma relação direta, com a ideia de que um produto não precisa só ser funcional, mas também ter um conceito estético e social agregado.

     

    Como ganhar dinheiro com artesanato

    Isso quer dizer que não basta mais só ser feito com as mãos. O Craft hoje junta o conceito de feito com as mãos, do artesanato; ao bonito e funcional, do design.

    Isso faz com que o mercado artesanal veja com bons olhos a chegada de instrumentos e máquinas que ajudem nesse processo, que permitam que a gente possa dar melhor acabamento às peças. Dessa forma, podemos produzir algo com mais refinado, e  ainda, melhorar a nossa produtividade.

    Independente do mercado específico que você quer atuar, é importante ficar de olho nos lançamentos tecnológicos que podem te ajudar a fazer o seu artesanato ainda melhor.

     

    Como ganhar dinheiro com artesanato

     

    Por aqui, quando comecei a fazer papelaria só usava tesoura e furador. Certo dia ouvi falar da Silhouette, há uns 9 anos atrás, e quando ela chegou na minha casa foi a maior festa.

    Para você que ainda não conhece as Silhouettes, elas são plotters de recorte caseiras, ou seja, máquinas poderosas e completas capazes de cortar uma enorme quantidade de materiais.

    Você pode criar qualquer tipo de projeto utilizando o Silhouette Studio (Software de edição das Silhouettes) ou utilizar arquivos prontos e enviá-los para o corte na máquina por meio de um computador. Se você ainda não conhece essas maravilhas, veja o post abaixo e entenda melhor o que são e como funcionam.

     

    Lembrancinha Para Dia dos Professores

     

    A Silhouette me permitiu melhorar muito a qualidade dos cortes que eu fazia, o meu cliente ficou muito feliz de receber um produto ainda melhor, e eu ainda consegui atender mais gente, já que não precisei mais cortar 200 forminhas com a tesoura.

    E veja bem, não é por usar uma máquina como a Silhouette, que meu processo deixou de ser artesanal. A Silhouette facilita uma parte desse processo, mas o trabalho continua sendo feito um a um, com minhas próprias mãos.

     

    Ideias para ganhar dinheiro trabalhando em casa

     

    E se você quer entrar no mercado Craft e começar a ganhar dinheiro com seu trabalho manual, a minha principal dica é pra que você fique sim atento aos lançamentos das marcas pra saber o que tá chegando no mercado pra te ajudar.

    O mercado tá cheio de boas ideias, que vão te ajudar a ter um pequeno negócio do coração pra chamar de seu. Um exemplo disso, é a Silhouette Alta, a impressora 3D da Silhouette.

     

    Como ganhar dinheiro com artesanato

     

    Ela é uma máquina que imprime peças em 3D, com uma tecnologia super avançada, mas com o tamanho perfeito pra quem quer ter uma fonte de renda trabalhando em casa. Ela pode ser colocada em uma mesa ou bancada pequena, e não precisa de uma área de trabalho enorme.

    Você pode começar fazendo chaveiros pra pequenas empresas, por exemplo, que não podem pagar por uma produção enorme no momento e que valorizam esse trabalho único e exclusivo.  Já fiz um post aqui no blog super completo sobra a Silhouette Alta.

    Outro exemplo, é a Silhouette Mint, uma máquina pequenina para fazer carimbos, que praticamente não ocupa espaço e que pode ser uma excelente aliada em um negócio com foco em personalização.

     

    Como ganhar dinheiro com artesanato

    Você pode usar os carimbos da Mint pra fazer tags, pra personalizar sacolas, caixas, e ter aí um pequeno negócio de personalização de materiais.

    Outra ideia legal, é fazer cartões sazonais com os carimbos. Eu sigo alguns canais no Youtube de americanas que vivem de fazer cartões com carimbos. Elas carimbam um desenho fofinho, fazem um recorte todo especial, e colorem à mão livre.

    É um trabalho super artesanal, lindíssimo e perfeito pra presentear quem sabe valorizar o trabalho Craft.
    Mais uma dica importante para quem tá começando, é se perguntar o que você realmente gosta de fazer, pra saber exatamente no que você precisa investir.

    Se o seu objetivo é trabalhar com papelaria pra festa, uma máquina de corte como a Cameo 3 é o ideal. Se você é ilustradora e quer transformar seus desenhos em carimbos, indico a Mint.

    Já se você é apaixonada por decoração é quer oferecer quadros com artes incríveis, então indico a Mimo Stamping, que te ajuda na aplicação de foil, aquele efeito metalizado que deixa os quadros super charmosos.

     

    Como ganhar dinheiro com artesanato

    Aqui no blogtambém tem um post super completo com ideias para começar o seu micro/pequeno negócio com o uso dos equipamentos Silhouette.

    Se você já pensou sobre o que você gosta de fazer, já escolheu os equipamentos que precisa ter e já colocou a mão na massa pra começar a produzir, é só se aventurar a oferecer os seus produtos pro mundo.

    Porque é claro, que eles não vão se vender sozinhos e uma das habilidades que o artesão deve desenvolver é a de se vender.

    No vídeo abaixo eu conto tudo detalhadamente e mostro um pouco como funcionam as Silhouettes:

    Com seu produto pronto, é essencial fazer boas fotos, postar sempre nas redes sociais, usar hashtags relacionadas ao seu trabalho e conversar consistentemente com o seu cliente.

    E quando você efetivamente começar o seu negócio, lembra de vir aqui contar pra gente qual técnica você escolheu usar e quais equipamentos se tornaram seu melhores amigos.

    Veja outros PAP’s aqui no nosso Blog, se encante e aprenda muito mais!!

    Utilize o cupom de desconto abaixo para adquirir a sua Silhouette Alta, outras máquinas Silhouette ou equipamentos Mimo no site da Silhouette Brasil!!!

     

    Cupom de desconto Silhouette

     

    Se ainda ficou com dúvidas, entre em contato. Temos uma equipe completa e pronta pra te ajudar!

    (31) 3528-4500 | contato@silhouettebrasil.com.br

    Ou até mesmo pelas nossas redes sociais Facebook e Instagram.

     

    Um beijo,

    DT Thiara Ney

    Thiara Ney, do Estúdio Tuty

    Me acompanhe também no Facebook e no Instagram!