Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Como Imprimir na Impressora 3D: um guia para solução de problemas

Ei, gente! Eu sou a Thiara Ney, do Estúdio Tuty e estou aqui hoje para falar da Silhouette Alta. Você deve ter ouvido falar muito da Silhouette Alta, nas últimas semanas. Ela é a Impressora 3D da Silhouette, certo?

É por isso, que eu criei este guia para te ensinar como imprimir na impressora 3D e a solucionar possíveis problemas que ela apresente. E se você ainda não conhece essa inovação, veja este post aqui.

O equipamento chegou ao mercado brasileiro e tá arrasando corações por onde passa. E eu te confesso: ter uma impressora 3D na mesa do trabalho me faz me sentir vivendo no futuro, literalmente.

 

Como Imprimir na Impressora 3D: um guia para solução de problemas

 

Filamento para Impressora 3D

Uma das informações mais importantes sobre a Silhouette Alta é que ela trabalha EXCLUSIVAMENTE com filamento de PLA de 1,75 milímetros. O PLA é um material biodegradável, feito de insumos naturais, e quando descartado leva de 6 meses a um ano pra se decompor. Isso faz com que as impressões feitas na Alta sejam muito ecológicas, uma vez que a gente tá agredindo muito menos o meio ambiente.

A ideia é basicamente essa: você carrega o filamento dentro da máquina, e a cabeça de impressão dela esquenta, a mais ou menos 200 graus, derretendo esse filamento. Usando o software Silhouette 3D, criado especialmente para fazer impressões com a impressora 3D, você consegue dizer pra ela quais movimentos fazer pra ir liberando esse filamento na base e criar o objeto que você projetou.

Quando você compra a Silhouette Alta ela vem com 60 gramas de filamento branco, pra você fazer as primeiras impressões. Depois, você pode adquirir mais filamento, em até sete cores, no site da Silhouette Brasil. Ou pode adquiri logo todas pra fazer um monte de projetos super bacanas como eu fiz por aqui.

Como Imprimir na Impressora 3D

Para fazer a sua primeira impressão na Alta,  você vai precisar começar carregando o filamento. Para isso é só passar ele aqui pelo arco na parte superior da máquina.

 

Como Imprimir na Impressora 3D: um guia para solução de problemas

 

Depois, é só pressionar a alavanca e colocar a ponta do filamento dentro do buraquinho que tem nela.

 

Como Imprimir na Impressora 3D: um guia para solução de problemas

 

Lá no software, você clica no ícone de rolo de filamento, e seleciona a opção Load Filament. A máquina vai fazer o processo todo sozinha, por isso, não se assuste quando ela jogar fora um pouco de filamento na área externa, na frente da máquina.

 

Como Imprimir na Impressora 3D: um guia para solução de problemas

 

Pra começar a impressão é importante encaixar a base de impressão na parte de baixo da máquina, com a parte branca virada para cima. Feito isso é só dar o comando para imprimir.

 

Como Imprimir na Impressora 3D: um guia para solução de problemas

 

Como Melhorar a Qualidade da Impressão 3D

Lá no Silhouette 3D, você vai ver que já existem três opções de configurações predefinidas pelo sistema: Draft, que seria um modo rascunho, Standard, que é a normal, e High, que é qualidade alta.

Dependendo do projeto, a qualidade alta vai usar muito mais filamento que a qualidade rascunho. Mas a verdade é que a maior diferença entre as  três pré-configurações é o tempo de impressão. Enquanto um projeto pode levar cerca de uma hora no draft, o mesmo projeto leva cerca de quatro horas no high.

As configurações de um pro outro também são totalmente diferentes. No Draft a impressão é mais rápida, porque o preenchimento das partes internas da peça é muito menor e as camadas são impressas com muito mais velocidade. Já no High, essa velocidade diminui, o espaçamento entre as camadas diminui, e a impressora passa mais vezes sobre a peça para preencher ela com filamento.

Na prática, o que acontece é que no High a qualidade de impressão é muito melhor. Mas não significa que na qualidade draft seja muito ruim não. Inclusive tem projetos que você pode fazer com a máquina nessa configuração sem problema nenhum. Por aqui, eu imprimi alguns objetos no Draft e quem vê não fala de jeito nenhum que foi no modo rascunho.

 

Como Imprimir na Impressora 3D: um guia para solução de problemas

 

Mas se o seu projeto precisa de mais definição de imagem, então o High é sim a configuração mais indicada.

É importante entender que a qualidade da primeira camada é fundamental para o seu projeto. Ela tem que ficar bem fixa na base, pro projeto não sair do lugar durante o trabalho, então é bom dar uma atenção especial a ela. O ideal é que você use sempre uma velocidade baixa para a First Layer, ou primeira camada, para ela fixar bem na base.

Como evitar erros na Silhouette Alta

Se a sua primeira camada não estiver fixando bem, pode ser que você precise calibrar a máquina, e esse é um processo bem simples e fácil de fazer. É só você escolher a opção de calibrar no Silhouette 3D e colocar um pedaço de folha sulfite nos pontos que ele indica.

A folha tem que passar facilmente, sem resistência, por todos os pontos. Se não passar, você vai precisar da chavinha allen que vem com a máquina para ajustar os parafusos e resolver. No programa, na sua tela mesmo, aparece direitinho como o parafuso precisa ser apertado ou solto, de acordo com o ajuste que você precisa fazer.

Um outro problema que talvez você possa ter, é fazer peças sem muita definição, com uma aparência deformada. Para resolver isso, uma dica é você usar a impressão sempre em alta qualidade, no High. Isso vai diminuir a espessura das camadas e aumentar a quantidade de camadas, melhorando e muito a definição do trabalho.

Já se por um acaso o seu projeto saiu muito deformado, então pode ser que ele saiu um pouquinho do lugar durante a impressão, então aqui a dica é fazer uma primeira camada perfeita, como já te falei antes. Eu reduzi a velocidade da primeira camada e tudo melhorou. Ela fixa bem na base e o trabalho fica perfeito.

 

Como Imprimir na Impressora 3D: um guia para solução de problemas

 

Uma dica também é sobre a porta da Silhouette Alta. Trabalhar com ela aberta ou fechada vai depender muito do clima e da temperatura do ambiente. Se for um clima mais frio e ambiente seco, o ideal é deixar fechada, pro calor se manter lá dentro. Já se você mora num lugar bem quente, o ideal é deixar aberta, pra ajudar o PLA a secar.

Um outro detalhe que pode interferir na sua impressão é ela ficar cheia de fiapos, que parecem teias de aranha. Isso acontece porque quando a cabeça tá bem quente, ela vai liberando PLA mesmo onde não devia, quando tá se movendo de um ponto para o outro.

Para resolver isso, é só diminuir um pouquinho a temperatura, para uns 195 graus, que já vai melhorar. Mas aí, com a temperatura mais baixa, eu te indico a manter a porta da Alta fechada, para o calor se manter lá dentro por mais tempo.

 

Como Imprimir na Impressora 3D: um guia para solução de problemas

 

E pra finalizar, se você achou que o acabamento superior da sua impressão não ficou muito bom, minha dica é você aumentar o número de Top Layer Shell, que significa que você vai falar pra máquina passar mais vezes na camada superior, cobrindo todos os buraquinhos.

 

Com todas essas dicas você tá apto a começar a imprimir projetos 3D com a sua Silhouette Alta, sem problemas. E se tiver algum problema ou dúvida, é só vir aqui para consultar a possível solução. A Alta é uma máquina nova no mercado, mas a tecnologia de impressão 3D já está presente no Brasil há muitos anos.

 

Como Imprimir na Impressora 3D: um guia para solução de problemas

 

Com a chegada da minha Alta aqui no estúdio, tenho me empenhado em estudar muito sobre o assunto, e conhecer todas as variáveis. Assim, posso te ajudar a ter as melhores impressões sempre.

Tudo isso que eu falei aqui, eu contei detalhadamente em um vídeo no youtube. Então, se ainda ficou com dúvida é só assistir o vídeo abaixo.

 

Inclusive, se você quiser aprender como precificar as peças feitas na Alta, te convido a assistir este vídeo abaixo:

 

 

Veja outros PAP’s aqui no nosso Blog, se encante e aprenda muito mais!!

Utilize o cupom de desconto abaixo para adquirir a sua Silhouette Alta, outras máquinas Silhouette ou equipamentos Mimo no site da Silhouette Brasil!!!

 

Cupom de desconto Silhouette

 

Se ainda ficou com dúvidas, entre em contato. Temos uma equipe completa e pronta pra te ajudar!

(31) 3528-4500 | contato@silhouettebrasil.com.br

Ou até mesmo pelas nossas redes sociais Facebook e Instagram.

 

Um beijo,

DT Thiara Ney

Thiara Ney, do Estúdio Tuty

Me acompanhe também no Facebook e no Instagram!

Thiara Ney

Olá, crafters! Sou a Thiara Ney, empreendedora criativa há mais de 10 anos e apaixonada pelas possibilidades que a Silhouette oferece. Hoje, crio conteúdo e compartilho técnicas que aprendi ao longo dessa jornada, para tornar o trabalho artesanal mais profissional, tanto com informações sobre equipamentos e ferramentas, quanto com cursos e conteúdos de gestão, como comunicação, produtividade e finanças.

Mais posts da Thiara Ney

Acompanhe Minhas Redes Sociais

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta