Últimos Posts

< Voltar
  • Como Usar Filme Termocolante para Tecidos

     

     

    Como Usar Filme Termocolante - PAP Almofadas

    Olá, queridas Silhouetteiras!! Hoje, vou falar um pouco sobre como usar Filme Termocolante para tecidos, também conhecido como Transfer para tecidos. Para isso, preparei esse passo a passo para te ensinar a fazer uma almofada linda.

     

    Filme Termocolante para Tecidos – O que é?

    O Filme Termocolante para tecidos ou Transfer é um material termocolante – que adere com o calor de um ferro de passar ou prensa térmica – próprio para ser aplicado em tecidos. Essa é uma das possibilidades de trabalhar personalização ou estampa de tecidos com a sua Silhouette.

    Se você curte esse assunto, dê uma olhada nesses outros materiais que temos aqui no Blog. Tenho certeza de que você vai gostar!

     

    Como Usar Filme Termocolante para Tecidos

    Todos os Filmes Termocolantes (Transfers) são materiais para serem cortados e aplicados em tecidos. Isso quer dizer que você não precisa imprimir, nem fazer nenhuma outra preparação. Todo o desenho deve ser refletido ou espelhado. A gente corta de um lado e aplica do outro. Por isso a arte deve ser espelhada.

    Contudo, o mais legal é que, se você esquecer dessa parte, quando escolher o transfer como material na configuração de corte, o Silhouette Studio vai te perguntar se você quer que ele espelhe o seu desenho ;). Muito esperto, né?

    Ainda assim, a Silhouette Brasil também tem os Transfers Imprimíveis (que são aplicados da mesma forma).

    No post abaixo, por exemplo, você confere um PAP que ensina como fazer um broche super fofo, com filme termocolante de desenho feito a caneta. Esta é aquela ideia mágica para você dar de presente ou dar uma graça pra aquela peça de roupa mais ou menos, sabe?!

    O legal desse tutorial é que você pode fazer com qualquer desenho que você quiser. Os de bichinhos ficam lindos! Solte sua criatividade e invente vários broches diferentes! Confira abaixo.

     

    Como Usar Filme Termocolante para Tecido - PAP de Almofadas

     

    Dito tudo isso, vamos para o passo a passo da almofada?

     

    Passo a passo – Como fazer almofadas personalizadas com Filme Termocolante para Tecidos

    Materiais necessários:

    Visite o site da Silhouette Brasil e adquira estes e muitos outros materiais:

    loja.silhouettebrasil.com.br.

    Dica: Veja, aqui no Blog da Sil, o PAP no qual ensino a fazer essa almofada sem zíper, mas você pode fazer a sua com ele, para facilitar na hora de lavar. E o Transfer não sai, se bem aplicado! 😉

     

    Como Usar Filme Termocolante para Tecido - Molde para o PAP de Almofadas no Silhouette Studio

     

     

    O arquivo que usei foi o Circle Background ID 220161. Repliquei o desenho para criar um padrão maior e, depois, fundi todos os desenhos para que ficassem unidos. Você pode fazer o mesmo com outros desenhos.

    Esse é um ótimo jeito de criar algo diferente a partir de um desenho pronto  e simples.

     

    Como Usar Filme Termocolante para Tecido - Configurações no Silhouette Studio para o PAP de Almofadas

     

    Configure a sua página para o tamanho do Transfer que estiver usando.  E na opção Base de Corte escolha “Nenhuma”.

     

    Como Usar Filme Termocolante - Cortando o Transfer

     

    Você não precisa de Base de Corte para cortar Filmes Termocolantes. Não é legal isso? Mas, para isso, você precisa escolher não usar dentro do programa. Se você deixar marcado alguma base e colocar o material sem base – ou vice e versa, vai dar errado. Portanto fique atenta!

    Se você quiser usar a base, se você tiver um retalho de filme termocolante ou o material em formato de folhas, você pode, sim, cortar com a base.

     

    Eu também ensinei a fazer esta capa hipster com o transfer para tecidos! Veja!

     

    Como Usar Filme Termocolante para Tecido - Silhouette

     

     

    Quando o seu desenho estiver pronto clique em “Enviar”. Defina o material como Transferência de Calor Flocado ou outro que você estiver usando. Depois de tudo configurado é só mandar cortar. Repare que o Studio vai te perguntar se você quer espelhar o desenho. Você pode fazer isso manualmente ou deixar pra este momento. Só não pode esquecer de espelhar. 😉

     

    Como Usar Filme Termocolante - Transfer Já Cortado

     

    Depois de tudo cortadinho, é hora de depilar o material! Depilar é tirar o excesso e, para isso, o Gancho da Silhouette é essencial! Ainda mais se você fizer um projeto como este, com micro partes para tirar.

     

    Depilando Transfer

     

    Coloque o Transfer já cortado sobre o seu tecido e corte o tamanho da sua almofada. Minha dica aqui é usar uma boa tesoura para tecido.

     

    Corte tecido da almofada no tamanho desajdo

     

    Agora é hora de costurar! Usei minha Máquina de Costura Stich Happy, da We R. Vire do lado avesso e se preferir você pode alfinetar tudo para garantir que o tecido não vai sair do lugar. Lembre de deixar uma parte aberta para virar o tecido para o lado certo e encher.

     

    Como-Usar-Filme-Termocolante-Corte-Tecido

     

     

    Costurando na Máquina de Costura Stitch Happy We R

     

    Depois de costurada, você pode aplicar o Transfer. Você também pode aplicar e depois costurar. Não tem ordem certa, faça como preferir.

    Para aplicar o filme termocolante você vai precisar de um tecido fino – fralda, algodão de preferência brancos, ou pode usar o próprio papel que vem no rolo do Transfer para sobrepor ao material na hora da aplicação. Não coloque o ferro direto sobre o material porque o plástico protetor do Transfer vai derreter!

     

    Aplique o filme termocolante no tecido da almofada

     

    Use o seu ferro aquecido na temperatura para algodão e sem vapor. Essas são orientações que estão na embalagem. Inclusive, leia toda a caixinha antes de aplicar seu material.

    O tempo que leva para aplicar vai depender muito do seu ferro. O meu, por exemplo, que é fraco e leve, demora mais tempo.

    Faça pressão enquanto aplica e, de qualquer forma, vá aos poucos. Não deixe o seu ferro eternamente numa parte porque você corre o risco de derreter tudo.

    Vá com calma, mas vá. Para conferir se o filme termocolante já aderiu ao tecido, vá levantando o plástico protetor aos poucos. Se ainda não tiver colado, volte a aquecer mais com o ferro.

    Dica: Comece das beiradas para o meio. Assim, fica mais fácil de conferir o que já colou e o que ainda não colou. O excesso de calor do ferro pode deixar o Transfer melado pela própria cola. Por isso, é importante não superaquecer o material!

    Importante: Espere esfriar para poder tirar o liner protetor.

    Agora é hora de encher a sua almofada! Você pode usar um enchimento pronto ou essa fibra que eu usei. Encha o quanto quiser e capriche nas quinas!

     

    Encha a almofada

     

    Feche a almofada com a costura.

    Feche a almofada com a costura
    E ela está prontinha! Aproveite e faça outras almofadas para combinar em um joguinho bem fofo. Fica lindo!

     

    Almofada Pronta

     

     

    Transfer para Tecidos – Dicas de Uso

    Temos vários posts com tutoriais ensinando a usar o Transfer para Tecidos em diversos materiais e objetos. Veja abaixo, clique nas imagens se quiser conferir os PAPs e abuse de sua criatividade.

     

    Se você é daquele tipo bem desligada, que até hoje não comprou uma boa capa para o seu tablet, a hora esta! Veja esse post abaixo porque ele tá com um PAP de transfer que vai mudar essa história agora. Haha!

    É verdade que este projeto é dos que dão um pouco de trabalho, mas o resultado final fica muito incrível, por isso, a recompensa vale a pena! Parece difícil, mas não é. Qualquer pessoa pode fazer. Sério!

     

    Como Usar Filme Termocolante para Tecidos em Tecido Sintético

    Esse é mais um item de decoração bacanérrimo para você fazer! Um quadro com constelações feitas com o filme termocolante que brilha no escuro (que é sensacional!!).

    A gente chama esse quadro de retrato de família diferentão, pois ele pode ilustrar cada um da família com uma constelação e tornar esse quadro muito mais significativo!

    Neste exemplo, escolhemos a ursa maior e a menor; o leão e leão menor para representar uma família de uma forma divertida! Tem mais um monte de constelações e é só você usar a sua criatividade!! Confira no tutorial abaixo.

     

    não para aí, não! As possibilidades para estampar um tecido usando os equipamentos e materiais da loja Silhouette são muito variadas.

    Nesses outros dois posts aqui, a gente fala de filme termocolante em geral, mas cita todos – ou quase todos –  os materiais que você pode usar pra isso. Veja só (clique nas imagens para acessar os respectivos conteúdos):

     

    Como Usar Filme Termocolante para Tecido - Depilando Estampa

     

    Como Usar Filme Termocolante para Tecidos Aplicado em Diversas Ideias

     

    Além disso, os Transfers da Silhouette têm vários acabamentos e cores, o que aumentam as possibilidades de seus trabalhos. Temos o Transfer Comum (que é lisinho); o Felpudo (que é meio camurcinha); o Metálicocom glitter, o que brilha no escuro e o refletivo.

    Um jeito bem legal de você conhecer todos os tipos e cores é gastar um tempinho na nossa loja online. Lá você consegue ver todos. As cores são lindas e você pode fazer combinações incríveis com as diferentes texturas e cores desse material.

    Espero muito que você tenha aprendido mais um pouco sobre esse material tão versátil que é o filme termocolante para tecido, os famosos Transfers.

    Anima aí, faça umas almofadas bem lindas e babadeiras e mostre para a gente. Queremos conhecer quem anda fazendo boniteza com a gente! É só marcar @silhouete_brasil na sua foto no Instagram.

    Invista em seu talento! Aproveite o cupom de desconto abaixo para adquirir a sua Silhouette ou equipamentos Mimo no site da Silhouette Brasil e faça lindos projetos como este!!!

     

    Cupom de desconto Silhouette

     

    Siga a Silhouette Brasil pelas redes sociais Facebook e Instagram.

    Quer conhecer mais trabalhos com tecidos? Clique aqui!

    Acesse também os tutoriais que postamos em nosso canal no YouTube!

     

    Beijos e até a próxima!!