Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Olá, Sil lover! Tudo bem? Eu sou a Sil, sua melhor amiga de trabalho! Você já se pegou pensando: “Quais as diferenças entre as Silhouettes?”, “Qual a melhor Silhouette: Cameo 4, Cameo 4 Plus, Curio ou Portrait 2?” Essas são as perguntas mais ouvidas e respondidas de todos os tempos no universo de possibilidades Silhouette Brasil.

Diferenças Silhouettes: Entenda qual melhor você

 

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o quê a Silhouette fazpara que a Silhouette serve e qual a melhor Silhouette para o seu tipo de trabalho.  Se você tem essas mesmas dúvidas, leia este post até o final, para ver tudo o que precisa saber para escolher qual  é a melhor máquina de corte para você e seu negócio.

O QUE É SILHOUETTE?

Se você está aqui, lendo esse texto, provavelmente já sabe o que é uma Silhouette, mas não custa reforçar. Silhouette é uma plotter de recorte doméstica, ou popularmente falando, máquina para corte de papéis. Na verdade, ela vai além do papel e corta diversos outros materiais.

Antigamente, este tipo de máquina só existia em gráficas profissionais.  A diferença é que a Silhouette Brasil criou uma máquina de corte acessível e que cabe na nossa casa e principalmente no nosso orçamento, as amadas e insubstituíveis Silhouettes!!!

A Silhouette Brasil tem vários modelos de máquinas diferentes: Cameo 3, Curio e Portrait 2 que sairam de linha recentemente e vieram as novas Cameo 4, Cameo 4 Plus, Cameo 4 Pro, Portrait 3, Alta e Mint. Cada uma delas tem suas características e funcionalidades específicas. E é sobre isso que vamos falar agora: as funções, vantagens e diferenças de cada Silhouette.

DIFERENÇAS ENTRE AS SILHOUETTES

Embora todos estes produtos abaixo sejam da marca Silhouette e a maioria deles sejam máquinas de corte, há muitas diferenças entre estes equipamentos, conforme você vai ver agora. Tamanhos das áreas de corte, tipos de lâminas e materiais aceitos, capacidade para fazer impressão 3D e até para a criação de carimbos. Confira!

Silhouette Cameo 4

A Silhouette Cameo 4 é a mais nova e robusta máquina de corte da marca, pois possui uma força de corte de até 5Kg contra apenas 250g da Cameo 3. Isso permite o corte de materiais mais grossos, tais como o couro, madeira balsa, papel paraná, acetato, lonita, feltro, tecidos, EVA e muitos outros.

Para cortar estes materiais mais grossos, a Cameo 4 usa a Lâmina Kraft de 3 mm. Mas, ATENÇÃO, apesar do nome, a Lâmina Kraft não serve para cortar papel, nem o papel Kraft, ela não foi desenvolvida para este material e só recebeu este nome, pois, em inglês, a palavra “kraft” significa artesanato.

A profundidade de 3 mm da Lâmina Kraft de 3 mm – Silhouette foi projetada especificamente para aproveitar a folga aumentada da Cameo 4  e da Cameo 4 Plus e, assim, cortar materiais ainda mais espessos.

Mas, ATENÇÃO! Para cortar com a Lâmina Kraft 3 mm – Silhouette, é recomendado usar a Base de Corte de Forte Fixação Silhouette. Esta base possui uma cola mais forte, o que aumenta seu poder de fixação, impedindo que estes materiais mais espessos se soltem dela ou se movimentem durante o corte.

Cameo 4 é a Silhouette mais rápida

Aém de ter a força de corte mais alta, a Silhouette Cameo 4 possui uma velocidade de corte em linha reta 3 vezes mais rápida do que a da Cameo 3. E não para por aí, já que a velocidade de aceleração também foi aumentada em cerca de 2x no comparativo Cameo 4 X Cameo 3.

A aceleração da Cameo 4 (velocidade que a máquina usa para cortar quando a lâmina precisa virar ou mudar de direção) é 2 vezes maior em relação à de sua última antecedente.

Cameo 4 Facilita a Depilação Automática

Com a Lâmina de Depilação Automática para Cameo 4 – Silhouette, a Cameo 4 faz um furo em cada parte a ser depilada no adesivo, onde o gancho se encaixa, tudo para facilitar ainda mais seu trabalho.

Silhouette Cameo 4 tem Detecção Automática de Ferramentas

Há ainda a detecção automática de ferramentas, que é uma função exclusiva da Cameo 4. Esta novidade permite que a máquina de corte detecte e se ajuste automaticamente a qualquer ferramenta que você conectar no carro (lâmina, caneta, etc), sem precisar alterar as configurações do Silhouette Studio. Sonho né?

As novas lâminas para Cameo 4 possuem um novo formato compatível com a detecção automática de ferramentas. Mas, você ainda poderá usar os acessórios das Silhouettes anteriores também. É que a Silhouette Cameo 4 já acompanha um Kit de Adaptadores de Ferramentas para Cameo 4 – Silhouette, cada um para um tipo de acessório das outras Silhouettes:

  • o Adaptador Preto serve para a Lâmina de Corte Silhouette e Lâmina de Corte para Tecidos;
  • o Adaptador Cinza permite o uso da Lâmina de Corte Profundo e da Lâmina Premium,
  • o Adaptador Azul possibilita que você use as Canetas Silhouette antigas;
  • e  Adaptador Branco desenvolvido para usar a Lâmina Kraft de 2 mm.

Aprenda como usar os adaptadores da Cameo 4 neste vídeo aqui do Canal Silhouette Brasil no Youtube:

 

 

Cameo 4 Corta sem Base de Corte

Isso mesmo, a nova Silhouette Cameo 4 pode cortar sem o uso da base de corte. Mas, esta opção é válida apenas para os projetos com poucos detalhes. Esta nova máquina de corte da Silhouette deixa um ponto de ligação para que o corte fique preso à folha e, depois, você precisará apenas destacar! Incrível demais, né? Confira no vídeo abaixo:

Cameo 4 é a melhor máquina de cortar feltros e tecidos

A Cameo 4 é a única Silhouette compatível com a Lâmina Rotativa para Cameo 4 – Silhouette, que dispensa o adesivo de precisão de corte e entrega um resultado de corte perfeito e prático de tecidos e feltros. Além disso, cortar estes materiais é muito mais fácil na Cameo 4, como você pode ver neste vídeo abaixo:

Cameo 4 é melhor para quem trabalha com vinil adesivo

É que a Cameo 4 também acompanha o Suporte de Rolos (Roll Feeder), que, antes, era vendido separadamente, mas, agora, já vem embutido e retrátil.

Cameo 4 Tem Roll Feeder Embutido

 

Além disso, com a Lâmina de Corte Transversal para Cameo 4 – Silhouette, que agora também vem embutida, você economize material para o seu próximo trabalho ao separar a mídia de forma reta e precisa. Ela é ideal para facilitar o corte transversal nas mídias em rolo, como o vinil adesivo.

 

Cameo 4 tem Lâmina de Corte Transversal Embutida

 

Ou seja, você pode cortar o pedaço de vinil ou outra mídia em rolo que for usar e fazer o corte personalizado para seu artesanato no mesmo lugar e sem precisar de base de corte. E se ela ficar desgastada com o tempo de uso, é só fazer a reposição, comprando um refil na Loja Silhouette Brasil.

Tudo Sobre a Silhouette Cameo 4

A Nilmara Quintela, do meu Time de Designers Silhouette Brasil, contou tudo sobre a Cameo 4 em uma live fantástica lá no meu Canal no YouTube. Ela falou sobre as novas funções da Cameo 4, tirou dúvidas, explicou as diferenças entre a cameo 4 e Cameo 3 e muito mais. Confira:

 

 

Se você ainda quiser mais informações sobre a Silhouette Cameo 4, dê uma conferida nestes dois outros posts do Blog Silhouette Brasil: “Silhouette Cameo: Novidades, Recursos e Vantagens” e “Cameo 4 x Cameo 3: Qual é a Melhor para meu Negócio“.

Silhouette Cameo 4 Plus

A Silhouette Cameo 4 Plus faz tudo o que a Cameo 4 e que lhe expliquei acima, porém, ela tem a maior área de corte de toda a linha Silhouette: 37,1 cm por 38.1 cm, enquanto a Cameo 4 tem área de corte limitada a 30 cm de largura. Ela é excelente para quem precisa fazer trabalhos maiores, como personalização de paredes ou artesanatos grandes.Cameo 4 Plus tem maior área corte linha SilhouetteA Cameo 4 Plus vai conseguir cortar versões maiores até dos materiais mais espessos, que são os diferenciais desta linha, como o couro, madeira balsa, papel paraná, acetato, lonita, feltro, tecidos, EVA e muitos outros.

Silhouette Cameo 4 Pro

A Silhouette Cameo 4 Pro é a maior máquina de corte da linha de produtos Cameo 4. Pode cortar até 60,96 cm largura e 18,28 m de comprimento sem base de corte, é perfeito para designs e projetos em grande escala.

diferença entre as silhouettes - Blog Silhouette

Não apenas corta materiais como cartolina, vinil e transferência de calor, mas com as novas ferramentas de corte Silhouette (vendidas separadamente), você também pode cortar materiais como tecido, couro, feltro, espuma de artesanato, serapilheira e muito mais! Você pode até usar sua máquina para esboçar e transformar um simples cartaz em uma obra de arte!

A Cameo Pro possui o dobro do tamanho das máquinas Cameo anteriores e 9,4 polegadas (23,87 cm) a mais que o Cameo Plus! Com uma largura de corte mais ampla, você pode definitivamente lidar com projetos de corte maiores. Desenhe em uma cartolina, corte designs de várias peças de cartolina em uma esteira de corte, corte pedaços precisos de tecido para um projeto de costura e muito mais: a lista é infinita!

A Cameo Pro vem com peças que você pode usar para montar seu próprio Roll Felder. Isso torna mais fácil cortar grandes pedaços de vinil de uma só vez.

Conheça a maior silhouette de todas no vídeo abaixo:

Silhouette Curio

A Silhouette Curio não é mais fabricada pela Silhouette. Por isso, recomendamos a Cameo 4 como substituta, sendo hoje a mais completa, rápida e a mais utilizada por iniciantes e profissionais da papelaria criativa. Porém, deixaremos aqui uma breve descrição desta máquina para quem adquiriu a pouco tempo.

A Curio é uma máquina que também faz, além do corte, outros trabalhos interessantes, como alto e baixo relevo, pontilhado e gravação em folhas de metal e marcações em madeiras de até 5mm de espessura. Para cada trabalho desses existe uma ferramenta específica. Além disso a Curio também é capaz de cortar materiais espessos com até 2mm usando a Lâmina de Corte Profundo. É uma ótima máquina complementar pra quem trabalha com papelaria e gostaria de ter outros recursos para incrementar seu trabalho.

O programa utilizado para trabalhar com essa máquina de corte é o Silhouette Studio (software exclusivo da Silhouette), ele já acompanha a máquina. A Curio também já acompanha uma biblioteca de arquivos digitais (shapes) prontos para uso.

Impressora 3D Silhouette Alta

Silhouette Alta® é diferente de todas as outras máquinas Silhouette do mercado. Ao invés de cortar materiais, ela imprime peças inteiras em 3D, de baixo para cima. É uma impressora capaz de imprimir qualquer objeto que você possa imaginar utilizando a tecnologia de impressão tridimensional.

 

Impressora 3D Silhouette Alta

 

Com a Alta você pode criar uma enorme variedade de projetos personalizados utilizando filamentos de plástico colorido. Dá para customizar sua casa, seu escritório, seus projetos, suas festas e muito mais! Você pode criar enfeites como este, por exemplo:

 

Enfeite impresso na Silhouette Alta

 

Consigo criar projetos em outros programas 3D e imprimir com a Alta?

Consegue sim! Você pode criar seus próprios projetos em Softwares 3D profissionais, exportar para o formato .stl ou .obj e importá-los para o Silhouette 3D.

Você também pode transformar os arquivos .studio aplicáveis, em objetos 3D prontos para impressão na Silhouette Alta. Veja como imprimir bijuterias na Silhouette Alta nos vídeos abaixo (é a gravação de uma live, que está dividida em Parte 1 e Parte 2):

 

 

 

Possibilidades de Criação com a Silhouette Alta

As possibilidades de criação com a impressora 3D Silhouette Alta são infinitas. Dá para imprimir cortadores de bolos, objetos decorativos, pequenos brinquedos, bijuterias, vasinhos para plantas, topos de bolo e muito mais, conforme você confere nas fotos a seguir.

 

Cortador biscoito impresso Silhouette Alta

 

Topo bolo casamento impresso Silhouette Alta

 

Vaso planta impresso Silhouette Alta

 

barco decorativo impresso Silhouette Alta

 

Vaso planta impresso Silhouette Alta

 

Cavalo xadrez impresso Silhouette Alta

 

Jarra abstrata impressa Silhouette Alta

 

Ao registrar a Silhouette Alta e conectá-la ao computador, aparecerão 25 designs gratuitos na biblioteca do programa. Mas, além dos projetos gratuitos, também é possível comprar designs prontinhos para imprimir direto na Design Store, na aba de projetos 3D para impressão. Olha só que máximo:

 

Moldes Silhouette Alta Vendidos na Design Store

 

Se você quiser saber ainda mais sobre a impressora 3D Silhouette Alta, confira este outro post do Blog Silhouette Brasil.

 

Silhouette Mint

A Silhouette Mint é a única máquina da Silhouette que não corta, ela é uma máquina de fazer carimbos personalizados. Isso, simples assim! Mas ela é incrível! A Mint é uma máquina pequena, que cabe na gaveta ou na bolsa, pra você levar pra qualquer lugar. Além disso ela tem um software próprio e super simples de usar. Ela já vem com uma biblioteca de desenhos e você também pode criar os seus próprios desenhos e textos.

Os desenhos são gravados nas folhas de carimbo (específicas pra a Mint) por um processo térmico. Existem 7 tamanhos diferentes de folhas de carimbo e 18 cores de tinta específicas para os carimbos da Mint.

Por ser uma máquina digital os desenhos podem ser bem detalhados, pois a precisão do equipamento é ótima. Até mesmo para textos e fotografias. Entenda melhor como funciona a Silhouette Mint no vídeo abaixo.

 

 

Pra que serve a Silhouette Mint?

  • Pra personalizar as suas embalagens e deixá-las incríveis.
  • Pra sugerir aos seus clientes a fazer o mesmo e produzir o carimbo para elas.
  • Pra personalizar as lembranças, convites e papelaria da festa que você está fazendo.
  • Pra estampar papel de presente.
  • Pra estampar um tecido pra um evento (obs. essa tinta não é pra tecido e portanto não pode ser lavada).
  • Já experimentou carimbar um balão? Dá super certo!!
  • Pra personalizar material escolar e outras etiquetas para organização.
  • E pra carimbar tudo o que for de papel, claro!

 

Diferenças entre as Silhouettes: Entenda como funciona a Silhouette Mint

 

Diferencial: Essas são apenas algumas dicas do que você pode fazer com os carimbos personalizados da Silhouette Mint. Carimbos que você pode criar, aplicar quantas cores de tinta quiser em um único carimbo e carimbar até 50 vezes a cada recarga de tinta. Um máximo não é mesmo?!

Olha que legal esse balão personalizado com um carimbo de sorve feito na Mint:

 

Diferenças entre as Silhouettes: Entenda como funciona a Silhouette Mint

 

Silhouette Cameo 3

A Silhouette Cameo 3 também não é mais fabricada pela Silhouette.
Mas, assim como a Curio, deixarei a descrição do seu funcionamento.

A Cameo 3 possui uma Base de Corte de 30cm x 30cm e de 30cm x 60cm e é capaz de cortar Vinil Adesivo com até 3m de comprimento, sem o uso da base de corte (fica a dica).

Os materiais que a Silhouette Cameo 3 corta são: papéis em diversas gramaturas e texturas, vinil adesivo, adesivos imprimíveis, material de Stencil, tecidos, transfers para tecidos, couro falso, feltro, EVA e outros materiais com até 2mm de espessura, juntamente com a Lâmina de Corte Profundo. É também possível utilizar Canetas para fazer desenhos e textos do jeito que quiser. As possibilidades são infinitas!!!

Além de aceitar a Lâmina de Corte Profundo, a Silhouette Cameo 3 também permite trabalhar com a Lâmina de Corte Auto Ajustável. Ela também tem o carrinho duplo para o uso consecutivo de ferramentas, assim como a Curio, e  ainda aceita o adaptador Bluetooth, para você trabalhar sem fios. O programa utilizado é o Silhouette Studio, e ela também vem com uma biblioteca de desenhos.

 

 

Silhouette Portrait 3

Costumo dizer que a Silhouette Portrait é a versão reduzida da Silhouette Cameo. A versão 3 da Portrait tem a base de corte de 20,3cm x 30cm e também corta Vinil Adesivo de até 3m de comprimento sem a base de corte.

A Silhouette Portrait 3 corta os mesmos materiais que a Cameo 4: papéis em diversas gramaturas e texturas, vinil adesivoadesivos imprimíveismaterial de Stencil, tecidos, transfers para tecidos, couro falso, feltro, EVA e outros materiais com até 2mm de espessura (também usando a Lâmina de Corte Profundo). Também consegue trabalhar com Canetas para desenhar e escrever textos.

Lembrando que a espessura máxima de corte é de 2mm e os materiais devem estar dentro da largura e do comprimento adequados.

 

Assim como a Silhouette Cameo 4, a Portrait 3 possui a exclusiva função de detecção automática de ferramentas e também é compatível com o corte sem base de corte.

Além disso, vem equipada com um novo carrinho de ferramentas, que é compatível com a nova Lâmina de Corte Autoajustável Tipo B – Silhouette. Esta lâmina ajusta automaticamente a profundidade da lâmina de acordo com as configurações no Silhouette Studio® com uma única batida. Então, você pode completar o ajuste da profundidade da lâmina em apenas duas voltas: uma volta para reiniciar e uma volta para ir para a profundidade de lâmina desejada.

Como funciona a Silhouette Portrait 3:

Todos as máquinas de corte vendidas pela Silhouette Brasil tem garantia de 1 ano e direito a assistência e suporte técnico sempre que precisarem, mesmo após a garantia. 

Todos as Silhouettes são bivolts. 

Mas afinal…

QUAL A MELHOR SILHOUETTE?

Sempre que alguém me pergunta “qual a melhor Silhouette para eu comprar”, eu pergunto de volta “pra quê que a pessoa quer usar a máquina”. O que você quer fazer? Com quais materiais você vai trabalhar mais? Demanda um formato maior ou o tamanho A4 é suficiente?

Essas são algumas das perguntas básicas que se deve fazer antes de decidir qual Silhouette comprar. Cada um vai usar a máquina de uma forma e com um propósito diferente. Por isso, entender direitinho quais são as diferenças entre as Silhouettes vai te ajudar a definir qual a melhor opção pra você.

Pra te ajudar mais um pouco no que cada Silhouette pode fazer, criei um mapa de ideias lincando as máquinas a algumas das áreas de atuação no mercado. Claro que podem existir outros tantos nichos e produtos. O organograma é apenas para clarear um pouco mais tudo o que disse até agora. Veja abaixo!

Mapa de Ideias Possíveis de Fazer em cada Silhouette

 

Vale lembrar também, que o desenvolvimento tecnológico dessas máquinas de corte tem tornado nossa decisão cada vez mais fácil. Antes somente a Silhouette Curio fazia corte profundo, agora a Cameo 4 e a Portrait 3 também fazem! Elas têm se tornado cada vez mais versáteis e isso é ótimo pra gente! Significa que se você quiser experimentar outros materiais ou mudar o que você faz, o seu equipamento provavelmente vai te atender nas novas demandas. Mas mesmo assim é importante considerar a área de corte dentre outras diferenças de cada uma para fazer a melhor escolha.

Estamos chegando ao final deste post e se você ainda não entendeu muito bem as diferenças entre as Silhouettes, não se preocupe, o quadro comparativo abaixo irá te ajudar um pouco mais. Veja!

Obs: A comparação é feita com os modelos mais recentes Cameo 4 e Portrait 3. A Silhouette Mint não está nesse quadro porque ela faz carimbos. A função dela é bem específica e diferente das outras 3, sendo assim não havia muito o que comparar. 😉

 

Tabela Comparativa com as Funções das Silhouettes

 

E aí, conseguiu decidir qual a melhor Silhouette para você? Agora ficou mais fácil, não é mesmo?!

Espero ter esclarecido as dúvidas sobre as diferenças entre as Silhouettes e ajudado você a fazer a escolha certa! Aproveite o cupom de desconto abaixo para comprar a máquina que você descobriu ser perfeita para você.

 

Cupom de Desconto Silhouette Brasil

 

Estou preparando outros conteúdos como este para te contar tudinho sobre nossos equipamentos, acessórios e materiais. Continue ligadinho aqui no Blog da Silhouette Brasil para não perder nenhuma novidade e se você ainda tiver qualquer dúvida entre em contato, temos uma equipe pronta pra te ajudar:

Beijos e até o próximo!!

Sil,

Sua Melhor de Trabalho Sempre com Você!

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Este post tem 10 comentários

  1. Fabiana Nascimento Amaral

    Muito obrigada pela atenção, irei analisar e escolher a minha.

  2. Denise

    Boa tarde, alguem pode me ajudar? gostaria de fazer caixinha de milk raposinha, não consegui impressão em nenhum lugar, ainda não tenha a impressora cameo, tem como fazer na mão? É o primeiro aninho do meu filho gostaria muito de fazer esta caixinha.

  3. Roberta

    Eu gostaria de saber se conseguiria recortar cartas de baralho com essa máquina… No caso as cartas são impressas nos dois lados do papel couchê 270 g

  4. Carine

    Olá,preciso comprar uma silhouette para fazer convites,decorações,adesivos e feltos,qual a melhor pra mim?Tenho muitas dúvidas!

  5. Alber Araujo

    Por que estou tendo dificuldades em encontrar o modelo Cameo 4 Plus? Este modelo está em falta em todas as lojas… há algum problema na produção ou algo que possa explicar esta situação ? Agradeço se alguém me ajudar a entender.

  6. Giana Lima

    Sou iniciante e nunca trabalhei com essa máquina. Gostaria de uma orientação. Embora queira num preço bom. Obrigada por favor me encaminhem valores. Obrigada!

  7. Angela Cordeiro Clemente

    Comprei a silhueta 4 e nao estou conseguindo instalar ela p usar vcs dão algum suporte?watz47991015972

  8. Ana Betina Klass

    Gostaria de uma indicação para impressora para atuar com a minha silhouete, e ESTOU EM DÚVIDA QUAL MODELO COMPRAR, QUERO PARA PAPELARIA , PLANNER, AGENDA, DECORAÇÃO Para temas escolares

  9. Eduardl

    Para um trabalho de corte apenas de adesivos em papel fotográfico adesivo, vinil adesivo a portrait seria suficiente já? Tamanho de papel máximo que utilizo a4

Deixe uma resposta