Últimos Posts

< Voltar
  • Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

    Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

    Olá pessoal! A Copa do Mundo 2018 está chegando, como vão os preparativos por aí? Aqui já está tudo pronto, em clima de festa e com muita alegria. A Copa é o assunto do momento e como o Futebol é febre em muitos países, exclusivamente aqui no Brasil, as festas infantis terão bastante esse foco. A criançada adora e se diverte muito. E é sobre isso que vamos falar hoje, o que você pode fazer e como fazer para personalizar uma Festa Infantil no tema Copa do Mundo utilizando as Silhouettes. Vamos te ajudar a fazer uma festa de arrasar!

    Você vai aprender a fazer itens personalizados para decorar uma festa inteira, será um Kit de Topppers para Bolo e Docinhos, uma Bandeirola com as letras do nome da criança e uma Caixinha no formato da bola símbolo da Copa 2018. Tudo exclusivo e feito com muito amor para deixar a sua Festa linda e com as cores da Bandeira do nosso País e/ou do tema da Copa do Mundo 2018.

    Veja que, com criatividade e a Silhouette, podemos fazer itens simples, bonitos e práticos para decorar qualquer festa neste tema. Você poderá fazer várias encomendas nesta Copa. 😉

    Aqui é a Cyntia Castro da Magia do Scrap e a Larissa Minassa da LMinassa Artes e ficaremos juntinhas nesse passo-a-passo divertido e cheio de possibilidades pra vocês. Bora pra a ação?!

     

    Personalizados Copa do Mundo

    Para fazer todos os personalizados citados acima você irá precisar de alguns materiais, veja quais são abaixo, e claro, você poderá substituir caso tenha algum tipo parecido em casa.

    Visite o site da Silhouette Brasil para adquirir estes materiais e muito mais:

    loja.silhouettebrasil.com.br

     

    Toppers Copa do Mundo

    Preparamos vários modelos de Toppers Personalizados para vocês, no decorrer do passo-a-passo você poderá ver todos eles e no final terá um vídeo explicativo completo com os moldes grátis de alguns dos personalizados deste post.

    Primeiro vamos aprender como fazer esses da foto abaixo.

     

    Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

     

    Os moldes que usei para fazer os toppers acima você encontra à venda na Silhouette Design Store. Como o site é estrangeiro, você pode adquirir Cartões de Download da Silhouette Brasil e utilizar lá.

    • Menino/Bola/Chuteira/Estrela: ID #48248 (By PPbN Designs)

    Se preferir, pode fazer o Topo com uma Menininha. Neste caso, o Código do Molde é:

    • Menina/Bola: ID #48249 (By PPbN Designs)

    O Escudo da Seleção Brasileira que utilizei é do autor David Macêdo, cujo Ficheiro tem seu Licenciamento livre desde que citada a autoria da obra. Você pode encontrá-lo aqui. A Bandeira também é do Site Wikipedia.org.

     

    TOPO DE BOLO

    Após adquirir os arquivos na Silhouette Design Store, abra-os no Silhouette Studio.

    Nota: A Configuração da Página deverá estar na Extensão no Automático e SEM as Marcas de Registro, pois trabalharemos apenas com corte.

     

    Escreva uma frase de sua preferência. Eu utilizei a #vaibrasil e usei a fonte Airways.

     

    Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

     

    Projeto em Camadas

    Para a frase, faremos um trabalho em camadas com 3 camadas. Escreva a sua frase também, sempre observando o tipo de fonte a ser cortada.

    Dica: algumas fontes não são muito adequadas para o corte por serem finas ou com detalhes demais. Dê preferência para aquelas mais “gordinhas” e que sejam fáceis de entender o que está escrito. Se ainda assim quiser uma fonte mais fina e diferente, é possível utilizá-la fazendo o deslocamento para que fique mais grossa e facilite o corte.

     

    Algumas fontes, como essa que usei, cortam as letras individualmente, por isso precisei fundí-las. Se a fonte que escolheu também faz isso, selecione a frase e clique na janela Modificar. Escolha a opção “Fundir”. Assim irá cortar só em volta.

     

    Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

     

    Frase pronta e conferida, é hora de fazermos o deslocamento, criando desta forma, as camadas.

    Selecione toda a frase, inclusive os pingos dos “is”. Clique com o botão direito do mouse sobre ela e clique em Agrupar.

    Com a imagem selecionada, abra a janela de Deslocamento e clique no botão “Deslocar”. Escolha a distância 0,250cm e clique em “Aplicar”.

    Faça o mesmo processo de deslocamento na nova camada. Sua imagem ficará assim:

     

    Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

     

    Vamos pensar agora no tamanho do Topo para bolos. Consideramos um bolo redondo com 25cm de diâmetro.

    Selecione a imagem do arquivo do Jogador e clique em cima dela com o botão direito do mouse. Clique em “Desagrupar”.

    Como sugestão, pinte as cores de todas as partes, inclusive as camadas da frase para ficar mais fácil a montagem do seu topo na tela. Veja minhas sugestões de cor na imagem abaixo.

     

    Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

     

    Posicione os pedaços do molde em seus devidos lugares. Cuide para que a largura total do topo não ultrapasse 25cm (que é nossa referência do tamanho do bolo).

    Dica: Para um posicionamento mais preciso e rápido, clique nas camadas de cada elemento, abra a janela de Transformação e na primeira aba chamada Alinhar, clique no botão “Centro” (tem um símbolo de um alvo).

    Exemplo: Selecione as 3 camadas da chuteira, faça o procedimento acima e veja o que acontece.

    À medida que for centralizando, lembre-se de agrupar cada conjunto: camisa com camisa, bermuda com bermuda, bola com bola, etc.

     

    Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

     

    Separe-os novamente agrupando por cor para cortar em sua Silhouette. A configuração de corte que utilizamos foi a “Papel Decorado Médio (65lb)”.

    Nota: Eu não quis o corte do número 3 na camisa, então selecionei esse item, cliquei com o botão direito em cima dele e cliquei em “Liberar caminho composto”. Depois excluí o número 3.

     

    Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

     

    Tudo recortado?

     

    Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

     

    Bora montar!

    Comece colando os fundos dos olhos e boca do Jogador com Cola Artesanal.

    Na sequência, cole os grupos de apliques do Jogador: short, camisa, meias com as chuteiras e por último a bola.

    Posicione o corpinho do Jogador sobre o tapete azul para identificar os locais corretos de colagem de todos os grupos. Quase todos colados com Cola Artesanal, com exceção da bola.

     

    Atenção: Cuidado para não colar o corpo do Jogador no tapete. Neste momento, ele está lá apenas para posicionamento das partes.

    Dica: Use o cabo do Gancho Silhouette para arrepiar as pontas dos cabelos do Jogador.

     

    Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

     

    Depois das partes coladas no corpo do Jogador, fixe a aste do pega-balão passando Cola Líquida de Silicone na parte de trás da mesma e a posicione no centro do corpo dele. Depois corte a Fita Banana Adesiva Mimo em quadradinhos e coloque duas camadas em alguns pontos ao redor para fixá-lo.

    Onde a bola será fixada, coloque 4 camadas de fita banana para que o efeito 3D fique mais evidente.

     

    Agora passe Cola de Silicone na parte da frente da aste e cole o Jogador. Em seguida fixe a bola sobre a pilha de Fita Banana e com Cola Artesanal cole a mãozinha na lateral da bola.

    Para a colagem dos demais elementos, use cola artesanal no grupo da chuteira e na bola. Lembre-se de dobrar o cadarço em ziguezague para dar efeito de que está amarrado. ?

     

    Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

     

    A frase deverá ter as duas primeiras camadas coladas com Cola Artesanal e depois utilizar também duas camadas de Fita Banana em pontos que deixe o nome bem firme.

     

    Agora é hora de posicionar o grupo da estrela e a frase para fixar as astes. Posicione o topo do Jogador ao lado para usar como referência no alinhamento.

    Depois de posicionados os tapetes, passe cola de silicone líquida nos pontos de contato com as astes. Cole os apliques em seguida.

    Notas:

    • Importante ter superfície de contato suficiente para suportar o peso do aplique na aste.
    • O mínimo de duas camadas aqui é necessário, para que o aplique fique na mesma altura da aste do pega-balão.

     

    Show! Seu Topo de Bolo Copa do Mundo está pronto!

     

    Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

     

    Agora vamos aos Topos dos Docinhos pra completar a primeira parte do nosso Kit. ?

     

    TOPO DE DOCINHOS

    Para os topos dos docinhos, utilizei Print and Cut e tapetes/fundos coloridos.

    Nota: A Configuração da Página agora deverá estar na Extensão A4 e com as Marcas de Registro ATIVADAS, pois trabalharemos com “Print and Cut” (impressão e corte).

     

    Somente quando chegar a hora de cortar os tapetes, volte a configuração para o modo Automático sem Marcas de Registro.

    Vamos rastrear as imagens, pegando como exemplo o Escudo. Copie a imagem para a área de trabalho do Silhouette Studio. Ao lado direito da tela, clique na Janela Rastrear, depois em “Select Trace Area” para selecionar o Escudo.

    Feito isso, regule o Limiar até onde perceber que a forma está toda amarelinha com os contornos bem definidos. Clique no botão “Rastrear e Destacar”.

    Pronto! Escudo rastreado!

     

    Notas:

    • Lembre-se de agrupar a imagem com as três estrelas que ficarão soltas após o rastreamento.
    • A bandeira que indiquei lá no início na descrição dos arquivos, não precisa de rastreamento.

     

    Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

     

    A bola e a chuteira que utilizamos no Topo do Bolo, também serão utilizados aqui, porém deverão ter seus cortes desativados para que possamos imprimí-los. Para isso, agrupe os conjuntos e desative o corte clicando no botão “Enviar” que fica no canto direito superior da sua tela e com a imagem selecionada, escolha a opção “Sem corte”.

    Lembre-se de deixar as peças com as devidas cores preenchidas para que saia na impressão. Ajuste os tamanhos em torno de 3cm de largura para que fiquem proporcionais.

     

    Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

     

    Depois de tudo rastreado (imagens), com os cortes desativados (arquivos de corte) e tamanhos ajustados, selecione todos eles para fazer os deslocamentos de uma só vez. Observe se existe distância suficiente entre eles para que haja espaço para a expansão de cada elemento.

     

    Todos selecionados, abra a Janela de Deslocamento e clique no botão “Deslocar”.

    Escolha a distância 0,1cm e clique em “Aplicar”. Esse deslocamento fará a bordinha branca em volta.

    Com as imagens ainda selecionadas, ative o Corte novamente clicando no botão Enviar no canto superior direito e escolhendo a opção “Cortar”.

    Nota: Para quem não gosta da bordinha branca, pode apenas ativar o comando “Cortar Borda” e ir direto para o segundo deslocamento descrito mais a frente.

     

    Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

     

    Agrupe as imagens ao seu respectivo contorno individualmente: bandeira, escudo, chuteira e bola.

    Selecione-as novamente e faça um novo deslocamento, mas desta vez com 0,15cm para definir o tapete das imagens.

    Imprima e recorte as imagens e depois corte os tapetes nas cores de sua preferência.

     

    Dica: Preenchi a folha para imprimir muitos elementos e acrescentei minúsculas bandeirinhas pra colocar uma só no canto da camisa do Jogador, lá no Topo do Bolo. Fiz dessa forma para aproveitar papel. ?

     

    Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

     

    Utilize a Espátula da Silhouette para retirar os apliques da Base de Corte. Com ela você evita que a peça amasse, rasgue ou empene.

    Monte todos as peças em pazinhas de café com Cola Líquida de Silicone.

    Dica: Você pode substituir a pazinha de café por palitos de dente. Nesse caso, pode usar a cola artesanal para a fixação.

     

    Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

     

    Pronto! Primeiro Kit de Topos de Bolo e Docinhos para a Copa do Mundo 2018 elaborado com Sucesso!

    Vai Brasiiiilllll!!!

     

    Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

     

    Agora vamos para a segunda sugestão de toppers personalizados e mais um bônus com uma caixinha em forma de bola e bandeirolas, tudo no tema da Copa 2018.

     

    Personalizados Copa – Parte 2

    Vocês vão aprender a fazer esses personalizados abaixo, e o melhor, com SHAPE GRÁTIS!

     

    Baixe os moldes grátis AQUI

    Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

     

    O primeiro passo é abrir o arquivo e colocar as peças na área de corte e carregar no Silhouette Studio para fazer o corte.

     

    Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

     

    Neste projeto, estamos utilizando papéis na gramatura de 180gr, portanto, vamos usar a lâmina 3 com  velocidade 5 e força 30. Para o corte e para o vinco usamos a lâmina 2 com velocidade 10 e força 2.

    Adotamos a linha Vermelha para corte e linha Azul para o vinco. A sequência correta neste caso é primeiro a ação de vinco depois em seguida a ação de corte.

    Corte todas as peças separadas por cores.

     

     

    Veja o passo-a-passo completo da montagem destes itens no vídeo abaixo.

     

     

    O resultado final fica lindo, não é mesmo?!

     

    Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

    Festa Copa do Mundo: O que fazer e como fazer

     

    Se quiser ver mais ideias sobre o que fazer na Copa para ganhar dinheiro utilizando a Silhouette, veja este post aqui. Várias dicas para você arrasar com os seus personalizados de Copa do Mundo!

    Faça muitas encomendas lindas nesta Copa e vamos rumo ao Hexa!!!!

     

    Se você ainda não tem uma Silhouette, utilize o cupom de desconto abaixo para adquirir a sua e fazer lindos projetos como estes!!!

     

    Cupom de Desconto Silhouette Brasil

     

    Continue acompanhando nosso trabalho e as novidades aqui do Blog da Silhouette Brasil, toda semana tem conteúdos novinhos pra vocês. Se encante e aprenda muito mais!!

     

    Obrigada por estar conosco e pelo interesse nesse conteúdo! Abraço carinhoso e até o próximo PAP!

    Não esqueça de nos marcar em suas postagens: #silhouettebrasil | @silhouettebrasil | @magiadoscrap | @lminassaartes

     

    Beijos,

    Cyntia Castro & Larissa Minassa

    www.magiadoscrap.com

    www.lminassaartes.com.br