Últimos Posts

< Voltar
  • Máquina de Cortar Feltro

    Como cortar feltro na Silhouette

    Olá pessoal, tudo bem? Aqui é Grazi Machado, da Toque de Arte, e no post de hoje vamos falar sobre como cortar feltro com a Silhouette. Sim, é isso mesmo, a nossa queridinha Silhouette pode ser usada como uma máquina de cortar feltro também, e fica ótimo!

    Mas atenção! Há alguns cuidados importantes que devemos tomar para que o corte do feltro na Silhouette seja realizado corretamente. E é por isso que estou aqui, para trazer dicas de como realizar esse tipo de corte e contribuir para o sucesso dos trabalhos com feltro de vocês.

     

    Máquinas de Cortar Feltro

    Para você que ainda não conhece as Silhouettes, elas são plotters de recorte caseiras, ou seja, máquinas poderosas e completas capazes de cortar uma enorme quantidade de materiais, inclusive os feltros.

    Você pode criar qualquer tipo de projeto utilizando o Silhouette Studio (Software de edição das Silhouettes) ou utilizar arquivos prontos e enviá-los para o corte na máquina através de um computador. Se você ainda não conhece essas maravilhas, veja o post abaixo e entenda melhor o que são e como funcionam:

     

    Como cortar feltro na Silhouette

     

    Feltro de Qualidade

    A primeira coisa que devemos pensar é que para fazermos um trabalho de qualidade, precisamos ter produtos de qualidade. Então, o primeiro passo do trabalho é escolher um bom feltro, de preferência, de lã. No mercado existem marcas ótimas!

     

    Como cortar feltro na Silhouette

     

    O que preciso para cortar feltro?

    equipamento-para-recorte-de-papeis-silhouette-curioadesivo-de-precisao-para-corte-de-tecidos-silhouette-43-18cm-x-91-44cmlâmina de corte profundo

    Como Cortar Feltro na Silhouette

    A Silhouette Cameo 3Portrait 2 Curio foram feitas para o corte de materiais mais espessos. Elas possibilitam o corte de feltros de até 2mm de espessura. Mas atenção! O corte do feltro na Silhouette deve ser feito somente com a Lâmina de Corte ProfundoCaso o contrário, o seu corte não dará certo.

    Há alguns passos que devemos seguir para que o trabalho saia perfeito, por isso não podemos simplesmente colocar o feltro na Base de Corte da Silhouette e mandar cortar. Se fizermos isso, uma série de pequenas “tragédias” poderá acontecer. A primeira delas é encher sua base de “pelinhos”. Depois sua Lâmina vai passar “carregando” o feltro, pois ele é maleável de mais e não gruda corretamente na Base de Corte. É aí que entra o Adesivo de Precisão para Corte de Tecidos da Silhouette.

     

    Dica nº 1 – Termocolante

    O Adesivo de Precisão,  também chamado de Termocolante, será o responsável por deixar o feltro “encorpado”, mais estático, facilitando assim que sua superfície grude melhor na Base de Corte e não permita que a Lâmina de Corte da Silhouette o arraste durante o corte.

    O Adesivo de Precisão tem um liner em baixo, e em cima ele é assim:

     

    Como cortar feltro na Silhouette

     

    Esse mesmo Adesivo de Precisão é utilizado no corte de diversos tipos de tecidos na Silhouette.

    Como se trata de um adesivo transferido a calor, vamos usar o ferro de passar para colar o adesivo no feltro. Na mesa de passar colocaremos o feltro, e por cima o adesivo com o liner para cima (vamos passar o ferro no liner – papel).

    Com o ferro em temperatura alta, vamos passar por uns 20-30 segundos, aguardar alguns segundos para esfriar e então retirar o liner. Se não esperar esfriar, o adesivo não vai aderir corretamente, e você perceberá que o papel ficará grudento (sim, aconteceu comigo rs).

     

    Como cortar feltro na Silhouette

     

    Vejam como fica o feltro com o adesivo aplicado, tem um aspecto plastificado – notem também a parte onde não tem o adesivo.

     

    Como cortar feltro na Silhouette

     

    Essa parte que não tem adesivo nós vamos cortar e descartar, para não encher de fiapinhos a Base de Corte da sua máquina de cortar feltro – se acontecer, mesmo assim, limpe com uma toalhinha umedecida.

     

    Como cortar feltro na Silhouette

     

    Dica nº 2 – Sobrecorte

    O que escolhi para fazer hoje é uma flor. Ela é um corte um pouco mais complexo, porque a lâmina faz um caminho em V, na junção de cada pétala, e é aí que a coisa poderia enroscar – mas não enroscou.

     

    Como cortar feltro na Silhouette

     

    Não enroscou porque utilizamos o sobrecorte, que é esse triângulo autoexplicativo: ativando esse recurso, a máquina vai cortar um pouquinho a mais no começo e no final, garantindo assim que a lâmina não volte puxando o material.

     

    Como cortar feltro na Silhouette

    Ativei o Sobrecorte de Segmento de Linha, início 0,2mm e final 0,2mm.

    Como cortar feltro na Silhouette

     

    Configurações de Corte

    Minha Lâmina de Corte Profundo já está bem usadinha, então a configuração que usei foi: lâmina 19, espessura 33, velocidade 2, duas passadas, sobrecorte ativado. Num outro passo-a-passo que fiz aqui para o Blog, usei a lâmina na exposição 16, já que ela estava novinha. Então, faça um teste antes para não errar!

     

    Como cortar feltro na Silhouette

     

    Você colocará o feltro na base de corte com o adesivo virado para baixo, e a base deve estar com a cola ótima, senão o material irá sair do lugar e afetar o seu corte.

     

    Como cortar feltro na Silhouette

    Depois de cortada, nossa florzinha estará assim:

    Como cortar feltro na Silhouette

    Dica nº 3 – Aplicação

    Cortei também uma flor branca e no feltro rosa alguns corações para aproveitar o feltro que estava preparado com o termocolante.

    Vou aplicar essa flor em uma tiara de cabelo, mas também pode ser usada para aplicação em peças maiores, ou fazer um marcador de páginas, cortar uma dupla e fazer um chaveiro… o feltro é muito versátil! A minha arrematei com um botão e linha de bordar. Fica super fofo!

     

    Como cortar feltro na Silhouette

     

    Nessa foto, temos o coração bem de pertinho, para vocês verem o meio como ficou legal, sobrecorte é vida!

     

    Como cortar feltro na Silhouette

    Nossa linda florzinha de feltro pronta!

    Como cortar feltro na Silhouette

     

    Então é isso pessoal. Espero que tenham gostado das dicas. Se aventurem com essa mídia tão bacana, agreguem mais essa possibilidade no portfólio de vocês e muito sucesso!!

    Veja outros PAP’s aqui no nosso Blog, se encante e aprenda muito mais!!

     

    Utilize o cupom de desconto abaixo para adquirir a sua Silhouette ou Mimo Stamping no site da Silhouette Brasil e faça lindos projetos como este!!!

     

    Cupom de desconto Silhouette

     

    Um beijo, fiquem com Deus e até o próximo post!

    grazi120px

     

    Grazi Machado

    Me acompanhe também na Fanpage Facebook e no Instagram!