Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Bem vindos ao Momento CriaAtivas Silhouette Brasil!!!

 

Para quem não nos conhece, vamos fazer uma breve apresentação. Eu, Daise Duarte e minha sócia Janaina Martins criamos o Espaço Cria Ativas: Uma empresa especializada em papelaria artística e lembranças. Nosso espaço é preparado para cursos e temos uma loja de materiais e ferramentas para Scrapbook.

A escolha do ramo de artesanato surgiu de um hobby. Somos apaixonadas pela arte do Scrapbook e fizemosdeste hobby um novo empreendimento.

Porque Criamos o Momento CriaAtivas?

Sabemos que o mercado de Scrap Festa, tem crescido muito e em parceria com a Silhouette Brasil criamos esse espaço para falar sobre tendências, dicas, novidades e é claro, sobre como usamos a Silhouette. Esperamos que gostem e venham conosco nessa nova parceria!

Na nossa estreia vamos falar sobre papéis, nossa principal matéria prima. Nosso mundo aqui no Espaço CriaAtivas gira ao redor deles, eles estão em toda a parte. São muitas cores, estampas, gramaturas, tamanhos, com texturas, são a estrela central do nosso trabalho. Usamos para dobraduras, cortes, impressos, como recheio de álbuns e blocos, como fundo de quadros, em fim, estão em tudo o que produzimos.

 

IMPRESSOS

Muitos nos perguntam qual é o melhor tipo de papel para impressão de embalagens personalizadas que confeccionamos, e composição deles com outros papéis. Vamos falar então um pouco sobre isso:

Usamos vários tipos de papéis, os que são específicos para impressão, ou não. Gostamos muito de nos aventurar, inovar e mesclar, buscando sempre a composição que mais nos agrada aos olhos. Gostamos de brincar com texturas diferenciadas e efeitos especiais. Mas sempre com gramatura a partir de 180gr para as embalagens, nunca menor, pois quanto maior a gramatura, maior a firmeza e facilidade na montagem.

Nessa foto acima, por exemplo, a caixa alta é toda impressa em papel perolado 180gr. Utilizamos um kit digital de estampa de animal, criando assim um papel exclusivo, fizemos o impresso em uma impressora a jato de tinta (em nosso Ateliê trabalhamos com a impressora Jato de Tinta com tanque de tinta externo, além de ter uma qualidade excelente, o custo x benefício é incrível) e após, recortamos na Silhouette Cameo. O mesmo papel foi usado liso nos recortes especiais, finalizando com detalhes decorativos para agregar maior valor. Tudo foi criado usando o Silhouette Studio Designer Edition.

Não existe uma orientação única para a escolha do papel, pois no mercado existem vários tipos que podemos usar. Nós utilizamos os papéis lisos como Opalina, com textura como o Microcotelê, os Perolados, adesivas A4, semi-mate, Glossy, entre outros. Deve-se sempre verificar na embalagem do papel para qual tipo de impressora ele é adequado.

Você deve sempre verificar na embalagem do papel para qual tipo de impressora ele é adequado.

 

GRAMATURA

Normalmente utilizamos as gramaturas de 90, 120,180, 240g, ou até mais, dependendo do trabalho que iremos realizar. Quanto mais grosso o papel, mais firmeza você terá para fazer uma caixa, por exemplo. E em alguns trabalhos, são necessários papéis mais finos para detalhes, dobraduras ou mesmo para páginas de miolo de blocos. A escolha da gramatura também depende do tipo de ferramenta que irá cortar o papel. Quando utilizamos a Silhouette é sempre bom testar o corte antes, com a ferramenta CORTE DE TESTE. Proteja assim sua lâmina, base e sua máquina. Lembrando que se usada a configuração de corte certa, lâmina e base em bom estado, quanto mais novos melhor, não importa a gramatura, você terá um excelente resultado final no corte.

 

LISOS E COM TEXTURA

Amamos trabalhar com variedade e sempre partimos do princípio que a qualidade faz toda a diferença! Quando utilizamos variedades em texturas, cores o trabalho fica mais rico e bonito. Você pode e deve voar nas asas da sua imaginação e fazer trabalhos lindos e criativos. Para isso sempre use as matérias-primas de qualidade. Na aplicação nos quadros e álbuns, usamos sempre os papeis livres de ácido, pois duram mais e ajudam a não danificar as fotos que serão usadas no projeto, que é feito para longa duração. Gostamos muito dos cadstocks180gr que possuem uma leve textura e uma grade de cor gigantesca.

Existem algumas dúvidas sobre o papel com textura glitter, que deixam muitos usuários de Silhouette com medo do corte. Cortamos muito esse papel em nosso ateliê (trabalhamos com uma marca nacional), para isso usamos uma lâmina especifica só para ele, pois a composição com partículas e sua alta gramatura, costumam danificar a lâmina com mais facilidade. É importante usarmos a configuração certa com corte duplo.

A dúvida não nos impede de trabalhar com esse papel que é luxuoso e agrega toda a sua beleza em nossos trabalhos, sempre testamos e encontrando nossas próprias configurações. Por tanto, tenha sempre duas ou mais lâminas a mão, pois nosso tempo é o mais valioso!

Espero que tenham gostado na nossa primeira matéria!

Em breve estaremos de volta!

Daise Duarte
Professora e Instrutora de Silhouette e Scrapbook.
contato@criaativas.com

 

 

 

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta