Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Como Usar as Lâminas e Bases de Corte da Silhouette

Olá, Crafters! Eu sou a Thiara Ney, do Estudio Tuty, e, hoje, quero falar com você sobre os primeiros passos com a Silhouette que você deve ter. Mais especificamente, o que fazer com as suas Lâminas e Bases de Corte.

Você sabia que as bases e as lâminas que você usa para fazer os cortes perfeitos na sua Silhouette são itens de consumo? Isso significa que a durabilidade delas vai de acordo com a sua intensidade de uso e também com o uso correto.

Não dá pra eu te falar aqui, por exemplo, que a base vai durar vários meses e que a lâmina vai fazer um número exato de cortes, porque depende muito do tipo de material que você corta, da configuração que você usa, de quantos cortes idênticos você faz de uma só vez e até da limpeza e manutenção das suas peças.

Mas, tem algumas dicas que podem ajudar a melhorar a durabilidade dessas ferramentas e é sobre elas que eu vou  falar hoje. Segue comigo!

 

5 Dicas para Aumentar a Durabilidade das Bases de Corte Silhouette

 

Base de Corte Original Silhouette

 

1 – Não use uma folha sulfite na sua base de corte para fazer seu primeiro corte.

2 – Depois que fizer o corte, não retire a folha da base puxando a folha para cima. O ideal é você virar tudo ao contrário na mesa e retirar a base do papel. Assim, você evita que o seu projeto fique todo envergado e até minimiza as chances de rasgar a folha.

3 – Uma outra opção é você adquirir a base de leve fixação. Ela vem com menos cola, por isso, tem menos aderência e é ideal para papeis mais delicados.

 

Base de Corte de Leve Fixação Original Silhouette

 

4 – Mantenha a sua base sempre limpa e, com a ajuda de uma espátula, sempre retire todos os restinhos de papel que ficarem depois do corte, mesmo aqueles minúsculos.

5 – Quando terminar o trabalho do dia, lembra também de colocar o liner, a folha verde que protege sua base, colocar ela dentro do saquinho e guardar esticada, de preferência dentro de uma gaveta grande.

5 Dicas para Aumentar a Durabilidade das Lâminas de Corte Silhouette

Agora, falando sobre as lâminas, a Silhouette tem uma variedade enorme de lâminas para você fazer os mais diversos tipos de trabalho. Os modelos mais novos vêm com uma lâmina de ajuste automático, mas também existem lâminas que são ajustadas manualmente.

 

Lâmina de Corte Auto Ajustável

 

A lâmina roquete, por exemplo, tanto a preta quanto a azul, é ajustada na frente da máquina. Para aumentar a exposição, você gira do 0 até o 10. Para diminuir, você gira do 10 até o zero. Só tome cuidado para não forçar demais nem antes do zero e nem depois do 10, para não correr o risco de você quebrar a sua lâmina sem querer.

Já as lâminas Premium e de Corte Profundo também têm ajuste manual, mas você não precisa encaixá-las na máquina para mudar. Você ajusta simplesmente girando-as na mão mesmo.

 

Diferentes Lâminas de Corte Silhouette

 

Agora, vamos às dicas para manter suas Lâminas de Corte Silhouette em uso por mais tempo:

1 – A combinação ideal de exposição e  força para cada material é aquela que faz o corte, marcando o mínimo possível a base. Então, você vai começar, por exemplo, cortando um papel de 180 gramas, com a lâmina no 3, força 15. Se cortou, ótimo. Se não cortou, você aumenta a força um pouquinho, até cortar.

Confira no post da imagem abaixo, uma tabela completa de configurações de corte para a Silhouette.

 

Configurações de corte da Silhouette

 

2 – Verifique sempre se o corte não riscou consideravelmente a superfície da sua base. Se sim, então significa que você pode diminuir a força. Quando você encontrar uma combinação de exposição mais força que corte o seu papel e não risque muito a base, pronto: salva isso aí e usa sempre para esse mesmo tipo de papel.

Conforme você vai usando a sua lâmina e ela vai ficando mais gasta, pode ser que você tenha que aumentar a força desse corte ou até mesmo a exposição da lâmina, para garantir os cortes precisos.

4 – Outra informação importante é para você também sempre manter a sua lâmina limpa. Alguns tipos de papel soltam mais pó do que outros, alguns materiais deixam, mesmo, resíduos dentro da capinha da lâmina e isso pode comprometer a qualidade do seu corte.

Confira, neste outro post da imagem abaixo do Blog da Sil, 5 dicas de conservação da Silhouette, como por exemplo, a limpeza das lâminas de corte.

 

Mantenha sua lâmina sempre limpinha

 

5 – Sempre tenha, pelo menos, uma lâmina e uma base de corte extras, para usar em caso de emergência.

 

Agora, que você já sabe tudo sobre bases e lâminas de corte, bora começar a trabalhar? Você também encontra mais conteúdos como esse, que te ajudam a dar os primeiros passos com a sua Silhouette aqui no blog da Sil Brasil. Confira o post completo com tudo sobre as Bases e Lâminas de Corte Silhouette, inclusive como realizar a limpeza delas.

 

O Guia Sobre Base e Lâminas

 

Para facilitar a visualização e o entendimento de todas estas dicas, eu também condensei todo este conteúdo no vídeo abaixo, que postei lá no Canal da Sil:

 

 

Se tiver alguma dúvida sobre esse conteúdo, é só comentar nas redes sociais da Silhouette Brasil, que eu ou a Sil corremos para te responder bem rapidinho. Te convido também a conhecer o Canal da Sil, que está recheado de conteúdos para quem quer começar um novo negócio no mercado craft, em www.youtube.com/silhouettebrasilvideos.

 

Utilize o cupom de desconto abaixo para adquirir a sua Silhouette ou equipamentos Mimo na Loja da Sil e faça lindos projetos como este!

 

Cupom de Desconto Silhouette

 

Um beijo e até a próxima!

DT Thiara Ney

Thiara Ney,

do Estúdio Tuty e do Time de Designers Silhouette Brasil.

Me acompanhe também no Canal do YouTube, Facebook e no Instagram!

Thiara Ney

Olá, crafters! Sou a Thiara Ney, empreendedora criativa há mais de 10 anos e apaixonada pelas possibilidades que a Silhouette oferece. Hoje, crio conteúdo e compartilho técnicas que aprendi ao longo dessa jornada, para tornar o trabalho artesanal mais profissional, tanto com informações sobre equipamentos e ferramentas, quanto com cursos e conteúdos de gestão, como comunicação, produtividade e finanças.

Mais posts da Thiara Ney

Acompanhe Minhas Redes Sociais

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta