Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Silhouette Cameo ou Curio: qual a melhor?

Olá, pessoal! Tudo bem? Eu sou a Pri Sathler e hoje eu vou te ajudar a escolher entre a Silhouette Cameo e Silhouette Curio. Muitas artesãs que ainda estão conhecendo o Universo Silhouette não sabem qual equipamento comprar, qual seria a ideal para seu tipo de trabalho…

A dúvida, quase sempre, fica entre a Silhouette Cameo e a Silhouette Curio; ai surge aquela pergunta: qual a melhor Silhouette? Neste caso, não existe melhor ou pior, tudo depende do seu tipo de trabalho. Neste post eu vou abordar cada função específica das duas e pontuar as principais diferenças entre elas. Então, vem comigo!

 

Silhouette Curio

Silhouette Cameo ou Curio: qual a melhor?

Silhouette Curio é a máquina mais especializada da Silhouette, pois ela tem funções específicas só dela, além de permitir que você trabalhe com alguns materiais diferentes, ela também aplica relevo e faz gravações em metais e madeiras.

Para falarmos um pouco mais de cada uma dessas funções, assista ao vídeo abaixo e entenda melhor como a Silhouette Curio funciona.

 

 

A Curio é o único equipamento Silhouette que possui um sistema diferente de base de corte, ela trabalha com o uso de plataformas com espessuras diferentes. Esse sistema permite que você faça gravações em lâminas de metal e acrílico; alto relevo e baixo relevo; desenho com a caneta em lâminas de madeira e etc.

 

Silhouette Cameo ou Curio: qual a melhor?

 

A Silhouette Curio é um equipamento para trabalhar detalhes dos seus projetos, mas também é uma plotter de corte. Ela corta materiais como papel de diversas gramaturas, chipboard, transfer, vinil adesivo, tecido, adesivo imprimível e outros materiais.

Além disso, a Curio também é compatível com a Lâmina de Corte Profundo – aliás, foi a primeira a trabalhar com essa ferramenta – e por isso também corta EVA, feltro, cortiças, couro e outros materiais macios com a até 2mm de espessura.

 

Ideias Para Fazer na Curio

Com a Curio instalada no seu computador, você pode transformar qualquer desenho, que seria de corte, em um trabalho feito com relevo, gravação ou pontilhado. Como este Envelope com Relevo que a DT Grazi Machado fez.

 

Silhouette Cameo ou Curio: qual a melhor?

 

Ou até mesmo fotos, como essa linda Foto Pontilhada feita pela DT Elaine Turola.

 

Silhouette Cameo ou Curio: qual a melhor?

 

Tudo isso é possível graças ao sistema de plataformas e o espaço maior entre a barra de metal (aquela que tem os roletes que puxam a base) e a sua base de trabalho, você pode aplicar esses efeitos que citei acima em materiais com até 5mm de espessura.

Ou seja, você pode usar uma chapa de mdf de 3mm, por exemplo, e fazer um desenho com a caneta.

 

Silhouette Cameo ou Curio: qual a melhor?

 

Com a Silhouette Curio é possível pausar e continuar o trabalho sem erro. Essa é uma grande vantagem do sistema de base de corte e gravação da Curio. Você consegue parar um trabalho no meio, retirar a base para conferir o trabalho e colocar a base de volta na máquina para dar continuidade de onde parou. Isso é possível porque a base da Silhouette Curio é rígida, sendo assim, ela sempre entra no mesmo lugar.

Veja bem, se você retirar o material da base de trabalho aí, você não consegue continuar com tudo lindo até o final porque você não vai colar o material exatamente no mesmo lugar. Mas você pode descarregar a base toda (parte rígida e base de trabalho) e retirar sua base de trabalho (corte ou relevo) da base rígida e depois voltar com tudo para a Curio e continuar o trabalho. Os encaixes são fixos, por isso não tem erro.

 

Como Fazer Relevo na Curio

Com a Curio você faz alto relevo e baixo relevo. É importante você saber que quando você seleciona uma dessas opções, todo o seu desenho ou texto será feito com a opção escolhida. Você não consegue fazer uma parte do trabalho com alto relevo e outra com baixo, a não ser que você faça um de cada vez.

Baixo relevo: ao escolher essa opção a sua arte será feita da mesma forma como você está vendo na tela. A ferramenta será pressionada sobre o seu material para criar o efeito.

Alto relevo: Nessa opção, você continua vendo sua arte da mesma forma na tela, mas a máquina espelha o seu desenho para criar o efeito de alto relevo. Por isso é muito importante que você coloque o seu material com o lado direito para baixo.

 

Você pode acrescentar efeitos especiais de preenchimento no seu trabalho de relevo. Use linhas paralelas, espiral, círculos e outros padrões de preenchimento. E você também pode editar esses padrões para se encaixarem melhor ao seu design. Caso você não escolha nenhum desses efeitos, a Silhouette Curio irá apenas fazer o contorno da sua arte.

Para fazer relevo com a Curio você precisa utilizar a Lâmina de Relevo (grosso ou fino). Essas lâminas já acompanham a máquina.

 

Silhouette Cameo ou Curio

Silhouette Cameo ou Curio: qual a melhor?

 

A Silhouette Curio tem uma função especial para ser usada no Papel para Relevo da Silhouette. É a função Vinco & Relevo, ou Score & Emboss. Ao selecionar essa função a máquina vai vincar o papel com a lâmina e depois marcar o papel com a ferramenta para relevo. Dessa forma, você tem um relevo mais proeminente. Nesse video dá pra ver e entender melhor o processo.

Sabe o Print & Cut? Pois é, essa função é uma variação dele e que só pode ser feita na Curio. A diferença é que aqui você imprime e depois faz o trabalho de relevo. Para entender melhor como funciona é só assistir o vídeo abaixo.

 

 

Pontilhado e Gravação na Curio

Você pode transformar qualquer linha cheia de um desenho em pontilhado e também trabalhar com efeitos de preenchimento na Silhouette Curio. Além disso, também pode editar angulação, espaçamento e outros detalhes do preenchimento, ou até mesmo finalizar trabalhos com a caneta (e isso também pode ser feito pela Cameo 3) ou usar a Lâmina de Pontilhado e Gravação na Curio.

Dentro da função de pontilhar no Silhouette Studio você também pode fazer o rastreamento de uma imagem JPEG ou PNG e transformar esse desenho em pontilhado. A função trabalha igual ao rastreamento só que a finalização dessa ferramenta transforma o rastreio em linha pontilhada.

Para gravar uma lâmina de metal ou uma placa de acrílico você vai usar a mesma ferramenta para pontilhado. Na janela da função de relevo você vai escolher o preenchimento de sua preferência; na aba enviar você vai escolher lâmina de metal como material e vai enviar o seu trabalho.

 

Silhouette Cameo ou Curio: qual a melhor?

 

Silhouette Cameo ou Curio: qual a melhor?

 

Silhouette Cameo ou Curio: qual a melhor?

 

Silhouette Cameo ou Curio: qual a melhor?

 

Especificações da Silhouette Curio:

Área de corte: 21 x 14,8 cm (A5) ou 21 x 29,7 cm (A4)

Espessura máxima de materiais para gravação e desenho (não para corte): 5mm

Espessura máxima de corte: 2mm com a Lâmina de Corte Profundo

 

Silhouette Cameo 3

Silhouette Cameo ou Curio: qual a melhor?

Vou repetir o que sempre falo sobre a Silhouette Cameo. Sim, ela é a máquina mais versátil da Silhouette e ela tem a maior área de trabalho. Não é atoa que é a mais conhecida e desejada pelas pessoas.

A Silhouette Cameo tem base de corte de 30cm x 30cm e de 30cm x 60cm e é capaz de cortar mídias em rolo, como o Vinil Adesivo com até três metros de comprimento (lineares sem base de corte).

A diversidade de materiais que ela corta chega a 100. Sim, 100 tipos materiais – entre papéis, adesivos, vinil, tecido, transfer, EVA, chipboard e por aí vai. E além de cortar, ela também pode desenhar com canetas diversas.

Entenda um pouco mais sobre como funciona a Silhouette Cameo 3:

 

 

O que a Silhouette Cameo 3 faz?

Silhouette Cameo ou Curio: qual a melhor?

E o que que tem nessa nova versão – que já não é tão nova assim pois foi lançada em 2016, mas é a versão mais atual – que faz da Silhouette Cameo 3 a melhor de todas? Bom, além da área de trabalho e diversidade de materiais que ela corta, ela tem:

  • Carrinho Duplo: que te possibilita fazer desenho e corte em sequência, sem parar o trabalho;
  • Conexão por Bluetooth: menos um cabo na sua mesa!;
  • Mais espaço entre a barra e Base de Corte: que te possibilita cortar materiais com até 2mm de espessura usando a Lâmina de Corte Profundo;
  • Pontilhar com canetas: você pode transformar qualquer desenho em traço pontilhado e reproduzir esse desenho com a caneta.

O painel de LCD da Cameo 3 está melhor e mais fácil de usar. Além de ser colorido, ele tem mais funções e acesso a mais ferramentas. É possível, por exemplo, pausar um corte e alterar a configuração de corte na própria máquina e depois seguir com o trabalho. Os compartimentos para guardar ferramentas também estão maiores e mais práticos.

E pra quem trabalha com a versão Studio Business Edition, existe uma possibilidade de uso do Print & Cut com código de barras. A função possibilita o corte da impressão sem que o arquivo esteja aberto no computador. É só habilitar o código de barras na mesma aba que habilita a marca de registro.

 

Silhouette Cameo ou Curio: qual a melhor?

Silhouette Cameo ou Curio: qual a melhor?

 

Veja o quadro comparativo das funcionalidades e especificações da Silhouette Cameo e Curio.

 

Silhouette Cameo ou Curio: qual a melhor?

 

Todos os equipamentos são vendidos pela Silhouette Brasil e tem garantia de 1 ano e assistência e suporte técnico da empresa sempre que precisar. E todos os equipamentos da Silhouette são bivolts.

 

E então? Conseguiu decidir qual a melhor pra você?

Tem mais conteúdo sobre as máquinas da Silhouette aqui no nosso Blog. Te convido a ler este aqui, que tem outras informações pra você tirar mais algumas dúvidas ANTES DE DECIDIR!

 

Silhouette Cameo ou Curio

 

Aproveite o cupom de desconto abaixo e compre a máquina que você descobriu ser perfeita pra você! E se você ainda tiver dúvida entre em contato! Temos uma equipe pronta pra te ajudar!!

 

Cupom de desconto Silhouette

 

Bjs e até o próximo!!

pri-sathler

Quer conhecer mais do meu trabalho? Clique aqui:

www.prisathler.com.br Instagram

Pri Sathler

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta