Olá! Eu sou a Laís Ribeiro e, hoje, trago um passo a passo de Como Fazer Guardanapo Personalizado para o Natal usando o Transfer Imprimível Mimo Tecido Claro. Com esta maravilha, você vai montar aquela mesa bem linda para a noite de Natal.
Confira os materiais usados nesse projeto:
- Silhouette Cameo 4, Cameo 3, Portrait 2 ou Curio
- Impressora
- Transfer Imprimível Mimo Tecido Claro
- Tecido (pode ser um guardanapo já pronto)
- Régua Profissional para Corte Mimo – 40cm x 4cm
- Ferro de passar roupa
Visite a loja online da Silhouette Brasil para adquirir alguns destes materiais e muito mais: loja.silhouettebrasil.com.br.
Ah! Antes de tudo, é importante que o tecido esteja pré-lavado.
Comece pela montagem do arquivo. Abra o Silhouette Studio e faça o ajuste do tamanho da folha. O Transfer Imprimível Mimo Tecido Claro é tamanho A4.
Escolha as imagens e coloque na área de trabalho do Studio. É importante lembrar que as imagens precisam estar refletidas para quando aplicar, ficar na posição correta, principalmente se tiver letras ou números.
Todas as imagens que usei são da Silhouette Design Store. Ids: #160129 #50906 #165934 #282402 #169180 #281154.
Para definir o tamanho das imagens, com a Régua Profissional para Corte Mimo – 40cm x 4cm, meça a área do guardanapo que vai estampar e, em seguida, ajuste o tamanho das imagens de acordo com o que mediu anteriormente.
Ative as marcas de registro da página e, após rastrear as imagens, faça um deslocamento para gerar a linha de corte em volta delas. A linha de corte não precisa obrigatoriamente ser deslocada, ela pode ser rente à imagem. Eu costumo deslocar 1,5 mm.
DICA DE AMIGA
Se for fazer poucas unidades, utilizando apenas parte da folha, suba a marca de registro inferior para bem próximo das imagens, a fim de evitar desperdício de papel. Assim, a outra metade fica inteira e você pode guardar para um próximo projeto.
Para ter certeza que vai ficar do tamanho que você imaginou e não correr o risco de precisar descartar a folha do transfer, recomendo que faça um teste imprimindo e cortando em algum papel comum, pode ser até na qualidade baixa.
Depois de conferido o tamanho e que o arquivo estiver pronto, coloque para imprimir no transfer. Eu uso uma impressora a jato de tinta com tinta corante, e, por isso, não tenho informações sobre outros tipos de impressão.
Eu já fiz um teste imprimindo em qualidade fotográfica, mas, por conta do excesso de tinta que essa configuração transfere para o papel, acabou manchando a impressão. O ideal então é usar uma configuração para papel normal e com qualidade alta.
Depois de impresso, aguarde uns minutinhos para a tinta secar completamente no papel e, em seguida, coloque o papel na base de corte e carregue na Silhouette.
Voltando ao Silhouette Studio, na aba ENVIAR, configure o corte. O Studio oferece algumas configurações prontas, geralmente para mídias da marca Silhouette. Eu fiz um teste de corte, com uma lâmina nova, usando a configuração “Transferência de calor – imprimível (leve)”, porém, não cortou completamente. Precisei fazer mais alguns testes e cheguei na configuração de Lâmina 1, Força 20, Velocidade 3, usando uma lâmina nova.
DICA: Qualquer que seja o novo material que você for trabalhar, faça teste de corte para encontrar a configuração ideal. Nem sempre a configuração indicada no Studio ou a que algum colega te passou, dará certo. Configuração de corte é muito particular, pois cada lâmina sofre desgastes diferentes conforme a frequência de uso e materiais cortados. O ideal é sempre fazer o teste e criar a sua própria configuração.
Depois de tudo cortado, é hora de aplicar. Posicione o aplique no guardanapo com o lado quadriculado voltado para cima e a impressão em contato com o tecido.
Feito isso, com o ferro ajustado para “algodão” e com o vapor desligado, faça movimentos circulares lentamente e uma certa pressão por aproximadamente 30 segundos.
Espere esfriar, tire a película protetora e está pronto!
Nesse post, eu fiz um guardanapo personalizado para Natal, mas essa mesma técnica pode ser usada em roupas, bolsas, almofadas, estojos, fitas de cetim e onde mais sua criatividade te levar.
Tenho certeza que, depois desse passo a passo, você vai fazer muita coisa linda usando Transfer. Eu e a Sil vamos amar ver o que você fez.
Poste foto nas suas redes sociais e marque a gente com as arrobas @silhouette_brasil e @gruposilcomlais ou as hashtags #silhouetteBrasil e #gruposilcomlais.
Obrigada por ter me acompanhado nesse post. Espero que tenha gostado.
Veja outros PAP’s aqui no nosso Blog, se encante e aprenda muito mais!! Siga a Silhouette Brasil no Facebook e no Instagram.
Utilize o cupom de desconto abaixo para adquirir a sua Silhouette ou equipamentos Mimo na Loja da Sil e faça lindos projetos como este!
Me acompanhe também no blog.laisribeiro.com.br e no Instagram: @laisribeiropers e @gruposilcomlais.
Fizo passo a passo, mas com o transfer imprimivel mimo para tecido escuro, espelhei a imagem e na hora de passaar para o tecido nao sai
Olá, amiga, tudo bem? O Transfer Mimo para Tecido Escuro deve ser aplicado por termo transferência em tecidos pretos ou escuros que sejam sintéticos ou de algodão, com a temperatura a 165°. Acompanhe o passo a passo na descrição do produto que está em minha loja: https://loja.silhouettebrasil.com.br/transfer-imprimivel-tecidos-escuros-mimo-a4-5-folhas-02914-p988025.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o SAC: sac@silhouettebrasil.com.br. Obrigada!