Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Olá! Eu sou o Gabriel Mina, do Canal Estação Personalizados e parceiro da Silhouette Brasil. Neste conteúdo, eu vou contar para você quais são os 6 erros comuns ao usar a Silhouette e como evitar. Então, se você quer saber quais são esses erros para não cometê-los, vem comigo!

 

6 erros comuns ao usar a Silhouette e como evitar

 

 

6 erros comuns ao usar a Silhouette e como evitar

Como adiantei, anteriormente, eu separei seis erros que o pessoal mais comete usando a Silhouette e também vou mostrar o que você pode fazer pra evitar e não cometer nenhum desses erros, combinado?

1. Primeiro Erro: Lâmina Automática Silhouette

E o primeiro erro que separei pra gente conversar, é sobre a Lâmina Automática que acompanha a Silhouette. Então, se você comprou uma Silhouette Portrait 4, uma Silhouette Cameo 5, ou uma Silhouette Curio 2, ou se você tem algum outro modelo que tenha também a lâmina automática, um dos erros mais cometidos é achar que essa lâmina corta qualquer tipo de material. Porém, na verdade, não!

A Lâmina Automática Silhouette tem a profundidade de no máximo 1 mm, então, você não vai conseguir cortar, por exemplo, um EVA que seja mais grosso. Você não vai conseguir cortar materiais que sejam mais espessos, porque não vai dar a profundidade da lâmina. Aí ela só vai ficar riscando, não vai cortar.

E dependendo do material que você estiver utilizando, você pode desgastar a sua lâmina, e aí se você desgasta a lâmina, ela vai ficar cega muito mais rápido e você vai ter que acabar comprando uma outra lâmina. Isto é, a lâmina automática da Silhouette não corta qualquer tipo de material. Desse modo, tem os materiais específicos que ela corta.

 

 

 

2. Segundo Erro: Quando o corte não acontece

E o segundo erro, que é um dos mais cometidos, que eu sempre vejo o pessoal comentando nos meus vídeos, é sobre os cortes não estarem acontecendo. A pessoa faz a configuração e o corte não acontece, e a pessoa simplesmente não faz um teste de corte antes.

Nesse sentido, a minha dica para você é a seguinte: toda vez que você for cortar um projeto, você tem que fazer um teste no material para saber se ele tá na configuração correta, se ele vai cortar ou se ele não vai cortar, para que você possa fazer os ajustes.

Pois, tem muitas pessoas que acabam se frustrando porque acham que a configuração que colocaram ali vai servir para qualquer material. Só que, na verdade, não. Cada material, cada folha, cada coisa que você for cortar na Silhouette tem uma configuração que vai funcionar muito melhor.

Desse modo, não cometa o erro de achar que existe uma configuração padrão que vai servir para cortar qualquer material. Sempre que for trabalhar com material novo, faça lá o teste de corte para saber qual é a configuração melhor, tá bom?

 

 

3. Terceiro Erro: Falha na leitura da marca de registro

O terceiro erro que separei aqui, é a falha na leitura da marca de registro. Muitas pessoas têm dificuldade com isso. Eu recebo comentários do pessoal colocando lá direto pra mim: “Gabriel, a minha Silhouette não tá lendo a marca de registro, o que eu faço?”

Na maioria das vezes, pessoal, quando não lê as marcas que estão ali na sua folha, está relacionado com o mau posicionamento da base de corte. Então observa: aqui no carrinho da sua Silhouette tem um laser que fica embaixo dele, e esse laser tem que passar em cima da marca de registro. Se ele não passar em cima da marca de registro, ele não vai conseguir fazer a leitura e aí vai dar erro.

Na maioria das vezes, você resolve esse problema de falha na leitura apenas com o reposicionamento da sua base de corte. Muito fácil, né? Então, você não tem que se desesperar aí, porque não é um problema — basta posicionar corretamente a base de corte e você não vai ter nenhuma dor de cabeça para cortar projetos utilizando as marcas de registro.

 

 

4. Quarto Erro: Não salvar as configurações de corte

Vamos falar sobre um erro bem comum entre iniciantes na Silhouette: não salvar as configurações de corte.

Imagine que você vai trabalhar com papel offset de 180 g. A melhor prática é testar, encontrar a configuração ideal e salvar como um novo material no Silhouette Studio. Assim, da próxima vez que usar esse papel, não precisa refazer os testes — a configuração já estará pronta, garantindo cortes precisos.

Porém, tem pessoas que costumam trabalhar com diversos tipos de papéis e não costumam criar os materiais dentro do Silhouette Studio. E aí, toda vez que vai trabalhar com um papel, tem aquela dificuldade imensa de lembrar: “Nossa, qual foi a configuração que eu usei pra cortar esse papel? O que eu faço agora? Vou procurar um vídeo no YouTube, vou procurar no Google…”

Na verdade, para evitar esse tipo de erro, é só ter uma lista de materiais já usados salva. Toda vez que testar um material novo e descobrir a melhor configuração, crie e salve o material no programa.

Com isso, você terá uma lista com as pré-definições de todos os cortes que vai precisar. Isso ajuda muito. Não tem como trabalhar com a Silhouette usando uma opção padrão para todos os projetos. Um papel de 180 g exige uma configuração, o de 120 g exige outra, e assim por diante.

O corte depende da gramatura e do tipo do material — se é acetato, EVA etc. Cada um tem uma configuração que funciona melhor. Criar uma configuração única achando que serve para tudo é um erro.

Crie sua lista de materiais. Usar configurações erradas desgasta mais rápido sua lâmina, e você vai acabar tendo que comprar outra antes do tempo.

 

 

5. Quinto Erro: Não atualizar sua Silhouette.

E o quinto erro que separei pra gente conversar, é sobre você não atualizar sua Silhouette. Eu recebo diversos comentários dizendo o seguinte: “Gabriel, coloquei aqui o meu trabalho para ser feito e a Silhouette começou a cortar tudo torto. O que pode ser? Como eu faço pra resolver isso?”

E a primeira coisa que você deve fazer numa situação dessa, ou em qualquer outro tipo de falha, é verificar se você está com a sua Silhouette atualizada. Se você nem sabia disso, provavelmente a sua Silhouette não deve estar atualizada.

Então, a primeira coisa que você deve fazer é entrar no site da Silhouette e baixar a última versão do Silhouette Studio. Desse modo, você vai baixar a versão mais atualizada, e dentro dela tem como verificar se o firmware da sua Silhouette está atualizado.

Se não estiver atualizado, ele vai mostrar lá: “Olha, sua Silhouette não está atualizada. Vamos atualizar?” E aí o próprio programa faz a atualização do firmware. Com isso, você já resolve uma série de problemas.

Esse é um erro muito comum: as pessoas não atualizam o firmware, começam a aparecer probleminhas aqui e ali, a pessoa fica desesperada, mas é só fazer isso que falei que você consegue resolver.

 

 

6. Sexto Erro: Usar acessórios paralelos na Silhouette

Por fim, o sexto erro que separei — ele não é um erro tão cometido assim, porém eu preciso falar pra você porque senão pode dar problema lá na frente — é fazer uso de acessórios paralelos na sua Silhouette.

A Silhouette tem um site oficial onde você pode comprar sua máquina, seus acessórios, tudo que você precisar. São peças originais, tudo original no site da própria Silhouette Brasil.

Só que, se você utilizar algum acessório que seja paralelo e der problema na sua Silhouette, se você tentar acionar a garantia, o pessoal vai identificar que foi usada uma peça que não era original, e aí você pode perder a garantia.

Então imagina só: você fez um mega investimento numa Silhouette e, por um erro bobo de ter colocado uma peça paralela, perder todo esse investimento. Não vale a pena, né, pessoal? Então, eu super indico pra vocês: vai comprar uma lâmina nova? Vai comprar uma Silhouette? Vai comprar uma base de corte? Compre diretamente no site oficial da Silhouette Brasil, é só clicar aqui!

 

 

Enfim, esses foram os erros comuns ao usar a Silhouette que separei aqui para você não cometer. Espero que você tenha aprendido alguma coisa!

 

Confira esse conteúdo “6 erros comuns ao usar a Silhouette e como evitar” também no Canal do YouTube da Silhouette Brasil:

 

https://youtu.be/82s7mL0i5l4

 

Veja mais:

Fazer Adesivos na Silhouette Portrait 4

Como Usar o Alimentador de Folhas Automático Silhouette?

Aplicar Foil sem Impressão a Laser? – Silhouette Heat Pen

Como Criar Arte do Zero no Silhouette Studio?

Primeiros Passos com a Base Eletrostática Silhouette – Saiba Tudo

Compartilhe e Garanta Seu Cupom de Desconto

Quer adquirir uma Silhouette ou equipamentos Mimo Crafts? Então, aqui embaixo tem um cupom de desconto especial para você!

 

Cupom de desconto Silhouette Brasiil

 

Por fim, se este post te inspirou, não deixe de nos marcar nas postagens dos seus projetos nas redes sociais! Use também a #silhouettebrasil e venha fazer parte do Nosso Fantástico Mundo das possibilidades!

Siga a Sil nas redes sociais

Canal YouTube Silhouette Brasil: @SilhouetteBrasilvideos
Instagram Silhouette Brasil: @silhouette_brasil

 

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta