Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Oi, Sil Lovers! Eu sou o Vinícius Mattiello , Parceiro da Silhouette Brasil. Hoje, eu vou ensinar como fazer lindos biscoitos de natal. Além disso, vamos aprender uma receita básica de biscoito amanteigado que você pode saborizar de diversas maneiras.

Não escolhi a receita por acaso. Esses biscoitos são uma ótima opção para presentear no Natal. Eles são delicados, gostosos e derretem na boca. Pra mim, uma mordida nesse biscoito é tão aconchegante como reunir a família no fim do ano. Vamos começar?

Biscoitos amanteigados: uma receita, infinitas possibilidades

Primeiramente é preciso separar os ingredientes que serão utilizados na receita. Anote aí:

  • 240g (2 xíc.) de farinha de trigo
  • 60g (1/2 xíc.) de açúcar de confeiteiro
  • 1 pitada de sal
  • 120g (1/2 xíc.) de manteiga sem sal bem gelada
  • 1 ovo
  • 30ml (2. col. sopa) de água

 

Como Fazer Biscoitos de Natal - DIY Fácil e Receita

 

Junte a farinha, o açúcar e o sal em uma tigela. Acrescente a manteiga cortada em cubos pequenos. Em seguida Aperte a manteiga com a ponta dos dedos, misturando-a com os ingredientes secos até formar uma farofa, como na foto abaixo.

É importante fazer essa etapa bem rápido, pois a manteiga não pode derreter. Isso é importante pra garantir que o biscoito fique crocante e mantenha a sua forma quando for assado.

 

Medida da Colher

 

Adicione o ovo e a água e mexa até a massa se juntar. Assim que a massa formar uma bola, pare de mexer imediatamente. Caso contrário, você vai desenvolver o glúten da farinha, resultando em uma massa dura.

Este biscoito deve ser crocante, porém leve e delicado, derretendo na boca. Portanto, assim que a massa se juntar, embrulhe-a em filme plástico e deixe descansar na geladeira por meia hora.

 

Como Fazer Biscoitos de Natal - DIY Fácil e Receita

 

Depois do descanso, salpique um pouco de farinha de trigo na bancada e abra a massa com o rolo de confeiteiro até ficar com meio centímetro de espessura. Escolha seu cortador preferido da Sweet Sugarbelle para moldar os biscoitos. Hoje eu escolhi os Cortadores de Biscoito Floral.

 

Cortando a Massa

 

Disponha os biscoitos cortados em um tabuleiro forrado com papel manteiga ou tapetinho de silicone e deixe descansar novamente na geladeira enquanto o forno preaquece a 180°C. O choque térmico é importante pra garantir a textura desejada do biscoito.

 

Como Fazer Biscoitos de Natal - DIY Fácil e Receita

 

O Ponto Ideal Para Assar Seus Biscoitos

Primeiramente asse os biscoitos no forno preaquecido a 180°C por 20 minutos. Como cada forno tem uma potência diferente, o tempo pode variar. O tempo também varia de acordo com o cortador escolhido.

Quanto menor seu biscoito, mais rápido ele vai assar. Portanto, o importante é aprender a identificar quando o biscoito está pronto. Primeiro, observe a sua cor: assim que as bordas dourarem, você pode desligar o forno.

A essa altura, se você tocar nos biscoitos, vai notar que eles ainda estão macios. Não se preocupe: eles vão ficar crocantes depois que esfriarem.

 

Como Fazer Biscoitos de Natal - DIY Fácil e Receita

 

Como saborizar e transformar essa massa básica?

O gostinho amanteigado dessa receita já garante o seu sucesso, mas você sempre pode deixá-la melhor acrescentando o sabor da sua preferência. Vou te dar algumas sugestões, mas você também pode usar sua criatividade e o seu gosto pessoal.

  • LARANJA – Para fazer o biscoito amanteigado de laranja, acrescente raspas de duas laranjas junto com a farinha de trigo e troque a água por suco de laranja coado. Experimente também usar raspas de limão e mexerica.
  • CHOCOLATE – Substitua 10g de farinha de trigo pela mesma quantidade de cacau em pó. É importante usar o cacau, não o chocolate em pó, para que o sabor do chocolate fique marcante.
  • CASTANHAS – Retire 50g da farinha de trigo e acrescente 50g de farinha de amêndoas ou da sua castanha preferida: avelã, pistache, amendoim… Eu amo a versão com castanha de caju. Para fazer sua própria farinha, basta processar as castanhas no processador de alimentos até virar um pó.
  • ESPECIARIAS – Canela, cravo, gengibre, cardamomo, noz-moscada, pimenta… Aqui, quem manda é o seu paladar. Adicione apenas uma pitada de uma ou mais especiarias junto da farinha de trigo. Tome cuidado para não exagerar, pois as especiarias são bem potentes.
  • BAUNILHA – Troque metade da água pedida na receita por 15ml de extrato de baunilha.

 

Biscoitos Finalizados

 

Como Decorar os Biscoitos de Natal

A cobertura clássica dos biscoitos amanteigados decorados é o glacê real, feito à base de açúcar de confeiteiro. No entanto, hoje vou apresentar uma alternativa mais rápida, que vai se adequar à correria de fim de ano: decorações feitas com os Corantes em Sprays Comestíveis da Sweet Sugarbelle.

Você pode brincar com as cores que desejar. Já que é Natal, vou usar a cor vermelha.

 

Como Fazer Biscoitos de Natal - DIY Fácil e Receita

 

Na hora de decorar, você pode simplesmente utilizar o Kit de Stencils para Confeitaria, mas eu vou aproveitar o cortador de biscoito pra criar meu próprio stencil. Para isso, fiz o contorno do cortador de biscoito sobre uma folha de acetato ou papel manteiga e, logo depois, recortei a parte interna do desenho com uma tesoura.

Também imprimi algumas imagens de Natal que eu achei na internet e desenhei o contorno no papel manteiga para criar stencils temáticos.

 

Criando os Desenhos Para Decorar os Biscoitos

 

Uma vez que o stencil está pronto, basta posicioná-lo sobre o biscoito. Antes de aplicar o spray, forre a sua bancada com papel manteiga ou tapetinho de silicone para evitar que caia tinta sobre ela. Se cair, não se preocupe.

Um pano úmido é suficiente para limpar (e olha que a minha bancada é branca!). Segure o spray a uma distância de mais ou menos 20cm do biscoito e aperte levemente para liberar a tinta.

 

Aplicando o Spray Comestível Sobre o Stencil

 

Com cuidado, retire o stencil sobre o biscoito.

 

Retirando o Stencil do Biscoito

 

Enfim, esses biscoitos ficam tão delicados que são uma ótima opção para presentear neste Natal.

 

Decoração do Biscoito Finalizada

 

Ideias de Como Embalar Biscoitos de Natal

Para embalar, você pode aproveitar uma das embalagens criadas pelo Time de Parceiras da Silhouette Brasil.  Os biscoitos ficarão ainda mais bonitos dentro desta Caixa em formato de Gorro Papai Noel

 

Caixa de Natal Gorro Papai Noel – Passo a Passo

 

Experimente também utilizar os Sacos de Lembrancinhas para Doces da Sweet Tooth Fairy.

 

Sacos de Lembrancinhas

 

E aí, o que achou desse passo a passo de como fazer biscoitos de natal? Espero que tenha gostado!🥰

Se você se inspirou e fizer essa receita por aí, não esquece de nos marcar nas redes sociais com os arrobas @silhouette_brasil e @viniciusmattiello. Ou use as hashtags #silhouettebrasil e #viniciusmattiello.

E se quiser adquirir sua Silhouette ou Mimo Stamping, use o cupom de desconto especial clicando na abaixo:

Cupom de Desconto Silhouette Brasil

Espero que você tenha gostado! Um abraço e até a próxima! Feliz Natal! 🎅🎁

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta