Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Olá! Tudo bem? Sou a Cyntia Castro, do Time de Designers da Silhouette Brasil, e, hoje, vou te mostrar como instalar a Silhouette Cameo 4. Neste passo a passo, mostro os procedimentos com a Cameo 4, mas, com os outros modelos de Silhouette é a mesma coisa.

Se você já tem a sua Cameo 4, parabéns pela excelente escolha!!! Se você ainda não tem, corra e compre agora mesmo na loja Silhouette Brasil, onde você encontra o melhor suporte e atendimento pós-venda. Lá, ela já vai com Curso Online de Iniciação, para você começar a trabalhar com a sua máquina assim que recebê-la!

Além disso, lá, você ainda encontra a venda também um Curso Online Completo Silhouette Cameo 4  sobre todas ferramentas e configurações, preparado pela Nilmara Quintela, que também é do Time de Designers Silhouette Brasil.

Como Instalar a Silhouette Cameo 4 – Passo a Passo

Vamos comigo então ao passo de como Instalar a Silhouette e começar a fazer maravilhas com ela! Primeiramente, abra com muito carinho sua caixa  e confira todos os itens que acompanham a sua Silhouette Cameo 4, conforme mostro na imagem e descrevo na lista a seguir.

Como Instalar a Silhouette Cameo 4

 

  1. Silhouette CAMEO 4 com Conectividade Bluetooth
  2. Curso Online de Iniciação a Silhouette Cameo 4
  3. Fonte de Energia Silhouette
  4. Cabo USB
  5. Base de Corte para Silhouette Cameo 30 x 30 cm
  6. Lâmina de Corte Autoajustável para Cameo 4  – Silhouette
  7. Kit de Adaptadores de Ferramentas para Cameo 4 – Silhouette (este kit contém 04 adaptadores distintos para usar as seguintes ferramentas das Silhouettes anteriores: Lâmina de Corte Silhouette, Lâmina de Corte para Tecidos Silhouette, Lâmina de Corte Profundo Silhouette, Lâmina Kraft 2 mm Silhouette e as Canetas Silhouette

 

Depois de conferir tudo que vai na caixa, antes de começar a seguir este tutorial de como instalar a Silhouette e usá-la efetivamente, o próximo passo é retirar todas as espumas e fitas adesivas da máquina nas áreas indicadas nesta imagem abaixo.

 

Como Configurar a Silhouette

Neste ponto, você precisará acessar a página de “setup” ou configurações no site da Silhouette America. Você verá a tela a seguir, na qual precisará selecionar o idioma de sua preferência. Eu vou escolher o “Português” e clicar em “Continuar”.

Como Instalar a Silhouette Cameo 4

 

Então, em seguida, a primeira coisa a se fazer, se você já tiver uma conta Silhouette é digitar seu e-mail e senha nos campos indicados na Seção “Register a New Machine”, como mostrado na imagem abaixo e, então, clicar na faixa azul para efetuar o registro do seu novo equipamento de corte.

Como Instalar a Silhouette Cameo 4 

 

Concluir esse passo é o que permitirá que você acesse seus 100 designs gratuitos que acompanham a máquina no ato da compra. Eles ficarão disponibilizados na Biblioteca Silhouette, do software Silhouette Studio, em seu computador.

Como Criar uma Conta Silhouette

Contudo, se você ainda não tem uma conta Silhouette, precisará criar uma nova conta no site da Silhouette America. Para isso, ao invés de clicar na faixa azul, você clicará no botão “Criar Conta”, mostrado na imagem anterior. E então, já verá esta nova tela da imagem abaixo.

Para mim, mesmo tendo selecionado “Português”, apareceu em inglês, mas, qualquer coisa, use a extensão do Google Tradutor em seu navegador de internet para lhe ajudar.

 

Preencha seus dados e, após terminar, clique na caixa “Não sou um robô”, para mostrar que você é uma pessoa de verdade. Depois, clique em “Create Account”. E pronto, sua nova conta Silhouette está criada.

Então, volte para a Seção “Register a New Machine”, mostrada anteriormente e, então, clique na faixa azul para efetuar o registro do seu novo equipamento de corte. Neste ponto, você já verá esta tela a seguir para registrar sua máquina.

No campo “Serial Number”, você deve digitar o  número de série de sua máquina. Mas, não se preocupe, pois esta informação está em um adesivo na parte traseira da máquina, acima do cartucho do cortador cruzado, no lado direito. Após, preencher todos os campos, clique em “Submit Registration” para concluir o registro da sua nova plotter de corte.

Como Baixar e Instalar o Software Silhouette Studio

Clique neste link para baixar o software Silhouette Studio e você vai a tela seguir. Então, é a vez de escolher o seu sistema operacional (Mac ou Windows). Depois disso, é só seguir executar o arquivo que será baixado em seu computador e, então, seguir as instruções de instalação que o próprio software mostrará na tela.

Feito isso, você terá concluído a instalação do seu Silhouette Studio e já poderá começar usar a sua Silhouette Cameo 4 ou outro modelo que você tenha preferido. Este tutorial de como instalar a Silhouette é bem fácil e prático, tá vendo? Conheça tudo sobre o Silhouette Studio e suas diferentes versões e edições neste outro post do Blog Silhouette Brasil.

Como Acessar a Assinatura Básica Gratuita na Silhouette Design Store

Depois de registrar, você pode ativar a sua assinatura básica gratuita de 1 mês da Silhouette Design Store, que é a loja na qual a Silhouette America vende arquivos digitais para você cortar e desenhar na máquina Silhouette.

Para acessar e começar a usar esta assinatura básica, você vai usar o código promocional que foi enviado automaticamente para seu endereço de e-mail assim que você concluiu o processo de registro da Cameo 4. Se você não encontrar este e-mail em sua caixa de entrada, dê uma olhada em sua caixa de spans.

Em seguida, para usar efetivamente a sua assinatura gratuita de 1 mês, abra seu navegador de internet e acesse o site da Silhouette Design Store, como mostra o print screen na imagem abaixo. Ou então, se preferir, abra o Silhouette Studio em seu computador e, após isso, clique no botão “Store”, no canto superior direito do programa.

Como Instalar a Silhouette Cameo 4

 

Aqui, use os mesmos dados da Conta Silhouette (a do registro de sua máquina de corte).  Para entrar na conta, clique no botão “Sign In”, no canto superior direito do site, ao lado do carrinho de compra, como mostra a figura acima.

Sendo assim, basta digitar seu endereço de e-mail e sua senha e clicar no botão “Sign In”. Depois disso, é só usufruir de seu 1 mês de assinatura básica gratuita na Design Store.

Em seguida, clique em “Subscriptions” no alto da página ou acesse o link direto SilhouetteDesignStore.com/subscription-signup.  Clique em “Basic” e confirme em “Continue”.

 

Então, você verá a Seção mostrada na imagem abaixo. Digite o código de ativação da assinatura básica (aquele que você recebeu por e-mail) e clique em “Aplicar”.

 

Agora, basta “Revisar” e “Confirmar” sua assinatura e sua Assinatura Básica de 1 Mês já estará ativa de forma gratuita.

Como Acessar 100 Designs Gratuitos na Biblioteca do Silhouette Studio

Depois que você registrar a sua Silhouette Cameo 4, o próximo passo de como intalar a sua Silhouette é acessar os 100 designs gratuitos exclusivos que vêm junto com sua máquina na compra. Para ver seus designs gratuitos, vá para a aba da “Biblioteca”, que fica dentro do programa Silhouette Studio.

Caso você ainda não tenha o feito login no Silhouette Studio, o programa lhe pedirá para entrar com sua Conta Silhouette nele. Aí, é só digitar seu e-mail e senha usados no registro da máquina de corte e fazer o login. Em seguida, vá para as pastas que ficam no lado esquerdo do software. Então, clique em “Free with Machine” e, em seguida, em “Silhouette Cameo 4.”

E pronto, os projetos já vão aparecer para você lá. Os designs gratuitos são lindos e você já pode começar a fazer lindos projetos com eles na sua nova máquina de corte! Apesar de você precisar estar conectado(a) à internet para fazer esta configuração inicial, todo o conteúdo da Biblioteca Silhouette pode ser acessado e usado offline.

Isso porque a experiência da Biblioteca Silhouette, incluindo toda a estrutura dela e o conteúdo da sua conta, é sincronizado automaticamente em todos os dispostivos (computadores e notebooks) nos quais você tiver conectado sua conta.

OBSERVAÇÃO: Se o conteúdo gratuito especial para a Silhouette Cameo® 4 não aparecer automaticamente após você executar estes passos, por favor, saia do programa e confirme seu registro da Silhouette Cameo® 4. Então, após fazer a confirmação do registro, é só reabrir o programa para localizar os arquivos.

Se o problema persistir, por favor, envie um e-mail para support@silhouetteamerica.com, que a equipe de Suporte da Silhouette America que administra as Contas Silhouette irá lhe ajudar.

Como Conectar ou Ligar a Silhouette

O próximo passo de como instalar a Silhouette, chegou a vez de conectar a Silhouette Cameo 4  à energia. Comece conectando o cabo da fonte no adaptador de energia. Após isso, conecte a ponta do cabo da fonte na máquina de corte.

E, depois, ligue o plugue do adaptador de energia a uma tomada de qualquer voltagem, ou seja, 110V ou 220V, já que todas as Silhouettes são bivolts. Como mostro na imagem abaixo.

Como Instalar a Silhouette Cameo 4

 

 

Em seguida, conecte sua plotter de corte Silhouette ao computador ou notebook usando o cabo USB que também vai na caixa do produto. Veja como na imagem abaixo.

Como Instalar a Silhouette Cameo 4

 

Depois, é só pressionar o botão circular para ligar seu novo equipamento de corte. E, se você ainda não fez isso, abra o Silhouette Studio®. Vá para a aba “Send” (localizada no canto superior direito do programa) para abrir o painel de envios. Verifique, então, se sua máquina está conectada e mostrando um status “Ready”, como na imagem abaixo.

Como Instalar a Silhouette Cameo 4

 

Você pode precisar clicar no ícone da máquina, ou seja, selecionar a sua máquina no Studio para que ela se conecte adequadamente.

Como Preparar a Cameo 4 para Cortar

Para, finalmente, começar a cortar coma a sua Silhouette Cameo 4, primeiro, remova o liner (película de proteção azul) da Base de Corte para Silhouette Cameo – 30 x 30 que acompanha sua máquina de corte na caixa.

 

Em seguida, posicione o material a ser cortado na base de corte. Posicione o papel ou outras mídias na base de corte de acordo com a forma como aparece a ilustração no Silhouette Studio®.

 

A base de corte nova tem com bastante cola. Por isso, para você não perder o seu material vai que “grudar” nesta cola, uma boa dica é colocar esta base nova em contato com algum tecido que não solte fibras e linhas antes de colocar o seu material nela. Isso ajudará a base a ficar menos pegajosa e, assim, não danificar o seu material.

Para garantir uma maior durabilidade de sua base de corte, faça as configurações corretas para cada tipo de material a ser cortado.

Com o material posicionado na base de corte, é hora de carregar a base na máquina. Para isso, alinhe a ponta esquerda da base com a linha cinza na frente do cartucho e dos rolos brancos. Depois, clique no botão de carga (seta pra cima)  na Cameo 4. Os rolos brancos grudarão à base de corte e a moverão até a posição correta. E então, envie para o corte.

Apenas certifique-se de que seus rolos estão ajustados para a largura correta do material antes de tentar carregá-lo na máquina.

Ligando o Bluetooth da Silhouette

A Silhouette Cameo 4 é compatível com Bluetooth e permite comunicação wireless. Dessa forma, você pode enviar designs de um aparelho com Bluetooth para sua Cameo 4 cortar sem que a máquina esteja plugada no computador.

Para conectar sua Cameo por Bluetooth, certifique-se de que o Bluetooth está ativado pressionando o botão Bluetooth na Cameo. A luz traseira mudará de branco para azul, indicando que ele está ligando.

No Silhouette Studio, vá para a aba de Enviar. Clique no ícone Bluetooth na parte inferior do painel e selecione “Add Bluetooth machine.” Depois de alguns segundos, o status da Cameo será mostrado como Pronto no painel de Enviar e a configuração estará completa.

Configurando a Lâmina de Corte

E para finalizar este tutorial de como instalar a Silhouette, vamos falar um pouco da lâmina!  A silhouette vem com uma Lâmina Autoajustável para Cameo 4 e você pode inserí-la no suporte 2 do carrinho de corte, como mostro abaixo.

A lâmina se ajustará automaticamente quando você mandar seu desenho para ser cortado. Lembre-se de que diferentes estilos de lâminas são ajustados por diferentes métodos. E que as instruções para ajustar cada um dos vários tipos de lâmina de corte Silhouette vêm explicadas na embalagem da lâmina.

Uma novidade na Cameo 4 é a Detecção Automática de Ferramenta. Esse recurso permite que o programa detecte qual ferramenta está inserida na máquina, e o programa reconhece automaticamente as opções de ação.

Disponível apenas na Cameo 4 e na nova Silhouette Portrait 3, esta nova tecnologia é baseada em uma pequena fita de metal na parte traseira das ferramentas e dos adaptadores. Sendo assim, ela  faz com que o leitor ótico da Silhouette entenda qual ferramenta você carregou na máquina e o Studio identifica a ferramenta automaticamente

Como usar as ferramentas antigas

A Cameo 4 vem com 4 adaptadores de ferramentas, que você pode usar para inserir ferramentas na Cameo 4. Confira na imagem abaixo, a utilidade de cada um deles.

A Cameo 4 possui um carrinho duplo para segurar duas ferramentas simultaneamente. Isso permite que você faça uma variedade de ações com diferentes tipos de lâminas. Os dois carrinhos são nomeados como 1 (ou Ferramenta 1 no lado esquerdo) e 2 (ou Ferramenta 2 no lado direito).

As lâminas da Cameo 4 têm um número 1 ou 2 que indicam em qual suporte de ferramentas você poderá usá-las.

Se você estiver usando uma ferramenta com adaptador, como a lâmina de corte comum (roquete) da Cameo 3, por exemplo, ela só poderá ser usada no suporte 1.

E por fim vamos falar do travamento das ferramentas. Primeiro, destrave posição da Ferramenta 1, puxando a alavanca de trava. Insira a Lâmina Automática (ou qualquer lâmina ou adaptador de ferramenta que você estiver usando) no Suporte de Ferramenta 1, e empurre o mecanismo de volta no lugar.

 

As alavancas de trava funcionam da mesma forma tanto para o Suporte 1 quanto para o Suporte 2. Qualquer ferramenta deverá ser travada da mesma forma. Agora que você já instalou sua Cameo 4, veja as novidades e recursos que ela possui para te auxiliar ainda mais. E, se precisar de mais ajuda, não deixe de contatar o Central de Ajuda Silhouette Brasil.

Espero que tenha ajudado você com este passo a passo de como instalar a Silhouette. Me conte nos comentário aqui embaixo se este tutorial te ajudou na sua intalação.

Use o cupom de desconto abaixo para comprar a sua Silhouette ou Mimo Stamping no site Silhouette Brasil e faça lindos projetos!

 

 

Beijos e até  a próxima!

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta