Olá queridos, tudo bem? Aqui é Grazi Machado da Toque de Arte, e no post de hoje vamos falar sobre o que talvez, seja o que mais encanta as pessoas que querem comprar uma Silhouette: o PRINT AND CUT!
Print and cut nada mais é que imprimir e cortar. E aí vem a pergunta:
Grazi, mas a Silhouette imprime?
Não, ela não imprime, mas a tecnologia possibilita que você faça uma impressão – na impressora aí da sua casa, ou gráfica, ou do vizinho, enfim – e leve para a Silhouette para que o corte seja feito. O que vou fazer hoje é explicar como se faz print and cut na Silhouette. É possível fazer o print and cut em todas as plotters de recorte da Silhouette, desde a Silhouette SD até a Cameo 3.
Como Fazer Print and Cut na Silhouette
A Primeira coisa que devemos saber é que a Silhouette não possui scanner. O que existe nela, é um leitor óptico que lê as marcas de registro, marcas essas que servem de coordenadas para a posição das linhas de corte, tudo isso será explicado no decorrer do post, e tenho certeza que ficará claro.
Por que estou falando isso? Porque, para que seu corte saia perfeito, sua impressão deve ser um sucesso! As marcas impressas corretamente possibilitam a leitura e corte perfeitos, portanto, ajuste bem a regulagem do papel na impressora, bem como as configurações de margem da mesma. Observe também se o seu papel – por exemplo, o A4 – não está torto. Tudo isso influencia!
Materiais utilizados nesse post:
- Silhouette Cameo, Portrait ou Curio
- Papel branco Opalina Mimo
- Fita Espuma Dupla Face Mimo
- Acetato
- Strass Silhouette
- Cola
- Silhouette Curio
Baixe o arquivo grátis, clicando aqui.
Como Imprimir e Cortar na Silhouette
Existem diversas formas de imprimir e cortar com a ajuda da sua Silhouette. Vou ensinar do jeito mais simples.
Com o Silhouette Studio aberto, clique em Arquivo – Abrir. Encontre seu arquivo e clique em OK. Escolhi o logo da Silhouette Brasil, em homenagem aos seus 9 anos!
Feito isso, nós vamos selecionar a janela de rastreamento:
Vamos clicar em Select Trace Area, clicar com o mouse na “folha”, clicar e arrastar, formando essa caixa de seleção sobre o desenho, como na foto.
Vou arrastar a opção “limiar” até ficar tudo amarelinho e uniforme, e agora, temos duas opções: Clicamos em rastrear, e onde não está em amarelo ficará com linha de corte, e se clicarmos em rastrear borda externa, ficará uma linha de corte somente na borda. Essa linha é o indicativo de corte, então se faz necessária, sem ela a máquina não corta!
Se eu clicar em rastrear, o corte fica como o da esquerda:
Se clicar em rastrear borda externa, fica como o da direita – vou deixar como na direita. Perceba que na figura da esquerda, tem mais de uma linha de corte.
Aqui separei figura e linha de corte para vocês verem, depois eu vou na janela transformar e peço para centralizar.
Se quiser criar aquela bordinha branca – deslocamento – vou na aba deslocar, e clico em deslocar, depois lá na janela transformar, seleciono a figura e a linha deslocada, e clico lá em centro.
Eu ainda fiz um outro deslocamento e o preenchi com a mesma cor do S da Silhouette, para isso, lá na aba preencher, clico no conta-gotas e depois, na cor.
Seleciono a flor, botão direito, enviar para trás.
Deixei aqui, para mostrar para vocês, a flor com deslocamento, sem deslocamento e o segundo deslocamento que vai fazer mais um relevo na caixinha.
Aqui temos a tampa da caixa, vou inserir um papel digital. Basta abrir a pasta (no explorer), clicar sobre o papel e arrastar para dentro do programa. É importante só soltar o botão do mouse quando o papel “aparecer” dentro do molde.
A base da caixa vou imprimir da mesma cor do S, bem como as pequenas borboletas. Para isso, fui la na aba preencher e usei o conta-gotas.
Agora vem o ponto mais importante desse post.
Lá na aba configurações de corte, vamos clicar no terceiro ícone, as marcas de registro, e inserir essas marcas conforme indicado. Notem as marquinhas que apareceram ali, é isso que sua Silhouette vai ler para cortar seu papel no lugar certo!!!
Depois disso, vou posicionar tudo para fazer a impressão, e que fique claro: Depois da impressão feita, eu não movimento os desenhos de lugar, ok?
Como estou trabalhando com um papel 180g/m², uso a configuração de papel decorado médio.
Faço a impressão na minha impressora, depois tiro de lá e posiciono na base de corte do meu equipamento. Depois de carregado, vou clicar em enviar para a Silhouette:
Depois de concluído o corte, retiro minhas peças.
O acetato cortei com a Lâmina de Corte comum no nível 5, velocidade 1 e 2 passadas.
Colo as abas e o acetato por dentro da tampa.
Com a Fita Banana, posiciono uma figura sobre a outra, do logo:
Colo as borboletinhas uma sobre a outra com cola, e finalizo com um Strass. Com cola, mesmo, colo sobre o logo:
Encho de bolachinhas gostosas e tá pronto o nosso presente!!
Então é isso pessoal!! Espero que tenham gostado das dicas, sem dúvidas o print and cut é o amor da vida das Silhouetteiras, ver essa perfeição nos enche de alegria!
É maravilhoso ter a oportunidade de participar desse aniversário de 9 anos da Silhouette Brasil, levando conteúdo a todos vocês, de coração!! Um beijo, fiquem com Deus e até o próximo post!
Utilize o cupom de desconto abaixo para adquirir a sua Silhouette ou Mimo Stamping no site da Silhouette Brasil e faça lindos projetos como este!!!
Veja outros PAP’s aqui no nosso Blog, se encante e aprenda muito mais!!
Um beijo, fiquem com Deus e até o próximo post!
adoro esse arquivos:)
Oi, amiga, tudo bem? Fico feliz que tenha gostado. 🩷