Olá, Sil Lover! Eu sou a Thiara Ney, tudo bem por aí? Neste post, vou te contar tudo sobre o filme termocolante e como usá-lo para personalizar tecidos de forma fácil e rápida! Quem me conhece sabe que trabalhar com estamparia em tecidos é uma das minhas grandes paixões, e hoje vim te mostrar como transformar camisetas e outras peças têxteis com esse material superversátil.
O que é filme termocolante?
Antes de tudo, o filme termocolante, mais conhecido como transfer pra tecidos, ou só transfer, é um material vendido em rolo para ser cortado em uma máquina de corte. E a palavra termocolante, significa que pra aderir esse tipo de material ao tecido é preciso usar uma fonte de calor.
Inclusive, ele é muito parecido com um adesivo vinil, com a diferença de que o adesivo vai aderir ali numa garrafa, numa taça, na parede, só com a cola dele.
O material transfer, por ser termocolante, precisa de uma fonte de calor para ativar a cola interna e fixar firmemente ao material base.
E quando eu falo em firmemente aderido, é firmemente mesmo. Pode lavar, pode colocar na máquina, no tanquinho, e se foi corretamente aplicado, não sai.
O transfer vem em rolo e pra começar a cortar na minha Silhouette, encaixo ele firmemente abaixo dos dois roletes.
Como aplicar filme termocolante?
No programa Silhouette Studio, configuro a largura do material, que é de 25 centímetros, e organizo meu desenho para o corte.
Em seguida, clico em “Enviar” e escolho no tipo de material a Transferência de Calor e quando clico em cortar escolho o corte espelhado.
Esse nome de Transferência de Calor é porque em inglês o material chama Heat transfer, e aí na hora de traduzir colocaram transferência de calor, mas é o mesmo que transfer termocolante. Inclusive tem gente que chama de filme de recorte também, e é tudo a mesma coisa.
Depois que o corte estiver pronto, fazemos a depilação, e uma coisa que sempre gera dúvidas é sobre o liner do material.
Quando depilamos, a arte cortada espelhada permite que o próprio liner funcione como uma máscara de transferência. Assim, basta virar, posicionar a peça desejada e aplicar uma fonte de calor para transferência.
Prensa térmica Silhouette Cloché Petite
E agora, desculpa, mas eu vou me exibir um pouquinho. Isso, porque, pra fazer essa aplicação do filme de recorte, eu vou usar a minha cloChé Petite, que é uma mini prensa que ganhei durante o Silhouette Summit. Isto é, um evento da Silhouette América que aconteceu no Havaí em 2024, que eu fui a convite da Silhouette Brasil, e que é onde a gente pode conhecer todas as novidades do mercado.
Neste evento, eles apresentaram a cloChé, que é a nova prensa da Silhouette, e presentearam os participantes com a Petite, essa coisinha fofa aqui que funciona como uma prensa carimbo.
É só ligar ela numa fonte de energia USB-C, pressionar o botão, esperar uns 3 minutos pra aquecer e então pressionar ela sobre o trabalho, fazendo força como um carimbo mesmo.
Ela possui uma área pequena de aplicação, perfeita para adicionar detalhes e corrigir pontinhas que podem soltar durante a aplicação do transfer com a prensa maior.
Depois que a aplicação esfriar, é só retirar o liner e prontinho.
Por precaução, sempre coloque um papel manteiga ou uma manta de teflon sobre a aplicação e pressione a prensa térmica por mais alguns segundos para garantir que a transferência se adere completamente ao tecido
Como trabalhar com transfer para tecido?
É importante lembrar que os transfers da Mimo têm o grande diferencial de aderirem com baixa temperatura, a partir de 160 graus.
Ou seja, isso facilita muito o processo, e faz com que a gente possa trabalhar com eles em materiais mais sensíveis, como tecidos de algodão e até materiais sintéticos.
Contudo, quando o material precisa de alta temperatura pra aderir, como acontece com vários filmes termocolantes do mercado, você não consegue aplicar no algodão, porque ele queima antes, e nem no sintético, que derrete.
Então, sim, a linha de transfers da Mimo é perfeita pra trabalhar com a maior variedade de materiais.
Outra coisa importante, é pensar que os materiais de poliéster têm maior durabilidade na aplicação. Isso, porque, o poliéster permite que a gente coloque mais temperatura por mais tempo, e o transfer praticamente se funde ao tecido, ficando até com a textura dele.
Com a aplicação assim, mais firme, vai ficar mais resistente, ficando fixo na peça por ainda mais lavagens.
Depois que o transfer estiver aplicado, a peça pode ser lavada normalmente, e o fabricante garante cerca de 50 lavagens de durabilidade.
Mas, tem que lembrar que não pode usar alvejante nas roupas, evitar usar água quente na lavagem, não usar secadora e nem passar com ferro por cima da estampa.
Com esses cuidados você vai ter roupas personalizadas e perfeitas por um longo período. Enfim, me conta o que você achou desse passo a passo e se já quer começar a personalizar com transfer também!
Toda a linha de transfers da Mimo, com diferentes efeitos e texturas, tá disponível em loja.silhouettebrasil.com.br.
Confira todas essas informações que contei para você aqui, também no Canal do YouTube da Silhouette Brasil:
Compartilhe e Garanta Seu Cupom de Desconto
Quer adquirir uma Silhouette ou equipamentos Mimo Crafts? Então, aqui embaixo tem um cupom de desconto especial para você!
Por fim, se este post te inspirou, não deixe de nos marcar nas postagens dos seus projetos nas redes sociais! Use também a #silhouettebrasil e venha fazer parte do Nosso Fantástico Mundo das possibilidades!
Thiara Ney
Um beijo, tchau!
Veja Também:
Quais São as Novas Ferramentas Silhouette? Saiba Tudo Sobre Elas
Quais Materiais a Silhouette Corta?
Siga a Sil nas redes sociais
Canal YouTube Silhouette Brasil: @SilhouetteBrasilvideos
Instagram Silhouette Brasil: @silhouette_brasil