Oi, gente! Aqui, é a Aninha Dantas, da Abelha de Papel, e, hoje, trago para vocês um passo a passo super divertido… Vou te mostrar como fazer uma Caixa Pentágono de Doces para o Halloween. Esse DIY tem um molde grátis que eu fiz especialmente para vocês.
Todas as partes do pentágono mágico podem ser movidas, formando novos personagens com combinações muito legais e, em cada abertura, você coloca uma guloseima como doçura ou travessura.
Confira agora os materiais utilizados para fazer este pentágono mágico de Halloween:
- Sillhouette Cameo, Portrait ou Curio
- Papel Fotográfico a Prova de Água Mimo Fosco 200 g
- Papel Color Plus Mimo (Usei o Amsterdam e o Los Angeles)
- Cola
- Fita Banana Adesiva Mimo
- Carimbeira na Cor Preta
Visite a loja online da Silhouette Brasil para adquirir estes materiais e muito mais:
Agora, faça o download grátis do arquivo da Caixa Pentágono Mágica para Halloween! É só clicar na imagem abaixo.
Atenção: O shape grátis da Caixa Pentágono Mágica para Halloween foi desenvolvido pela Ana Dantas especialmente para Silhouette Brasil e é protegido por direitos autorais. Fique à vontade para comercializar o produto final que você produziu com esse shape, porém, a venda ou doação do arquivo digital completo ou em parte não é permitida. Entendido?
Esse shape grátis utilizado foi criado especialmente para vocês no Silhouette Design Edition V3 e recortadas na Silhouette Cameo 3.
Então vamos lá! Todas as partes estão identificadas e prontinhas para impressão e recorte. Os personagens já estão na configuração correta para recorte conforme o projeto proposto.
Mas, caso vocês queiram, todos eles podem ser confeccionados em camadas: isso mesmo, você leu certinho! Cada personagem foi desenhado no Studio e, caso desejem, podem montá-los camadinha por camadinha. Isso não é o máximo?! Usem e abusem da criatividade e mão na massa!
Como Fazer Caixa de Doces para Halloween
Vale ressaltar que, praticamente todo o projeto foi feito utilizando print & cut. Por isso, será importante posicionar as figuras de modo que ambas fiquem dentro do espaço delimitado para corte. Utilizei as configurações abaixo.
Imprima todas as partes utilizando as marcas de registro e o verso com a estampa disponibilizada, exceto a aranha da tampa e os pentágonos lilás, pois eu fiz os recortes deles utilizando Papel Color Plus Roxo Amsterdam. Imprima os personagens duas vezes, mas não precisa colorir o verso.
Hora de cortar! Coloque sua folha impressa na sua base de corte e carregue na máquina. Vá em “Enviar”. As peças já estão configuradas para cortar na linha certa e algumas delas possuem a linha de fora, que é a sangria, uma margem de segurança para o corte ficar perfeito.
Usei uma configuração com lâmina 4, velocidade 5 e força 30. Faça testes! Esse material não é padrão do programa, então é importante você testar e ver o que melhor vai funcionar para você.
As peças cortadas da Caixa ficaram assim:
Aqui estão os personagens já cortados e duplicados. Apenas retirei as botas e a gravata do Drácula, de resto, usei tudo. Vocês vão perceber uma diferença entre a primeira e segunda impressão, mas não foi proposital.
Recortei a aranha no Papel Color Plus Los Angeles 180 g, utilizando as seguintes configurações de corte: lâmina 3, velocidade 4 e força 30.
Com todas as peças recortadas, vamos à montagem! Dobre todas as partes pontilhadas…
Cole as partes internas dos pentágonos de modo a formar cilindros, de forma que a face laranja fique virada para dentro.
Assim: deixando as pontinhas dobradas para fora.
Cole cada cilindro em uma base.
Cole primeiro a lateral das caixinhas antes de colar a base inferior, facilita na hora de ajustar a posição do pentágono inferior. Dica: observe, antes de realizar a colagem, a posição da estampa externa para não ficar de ponta cabeça.
Após colagem de todas as partes, nossa caixa pentágono ficará assim:
Repita a operação com os outros dois pentágonos.
Com as caixinhas prontas, vamos montar o cilindro maior que será a base giratória para nosso pentágono mágico. Dobre as partes pontilhadas para dentro.
Passe cola nas extremidades e una a outra ponta, formando um cilindro. Em seguida passe a cola nas pontinhas e cole o cilindro na base circular, centralizando as duas peças. Da mesma maneira faremos com a tampa do cilindro.
Agora, chegou a vez da aranha pernuda e super fácil de fazer. Confesso que fiquei mega feliz com o resultado, pois ela ficou bem do jeitinho que idealizei. Dobre as partes pontilhadas e cole nos locais indicados nas fotos. Por último, cole a base quadrada das pernas na tampa inferior da parte maior da aranha. Dobre as perninhas e, por fim, cole a aranha na tampa do cilindro.
Tcharam!
Dica: coloquei um pedacinho de fita banana no fechamento da parte maior da aranha, de modo que também dá para abrir e esconder um doce… rsrsrsrs amo surpresas, imagine a garotada! Doces ou travessuras?!
Tudo montado, vamos começar o que mais gosto: amo fazer detalhes e misturar técnicas. O que já estava ficando lindo podia melhorar ainda mais! Então, decidi utilizar a carimbeira preta e fazer detalhes nas bordas das caixinhas.
Caixinhas ok, vamos para os personagens. Corte vários pedacinhos da Fita Banana e vá montando suas peças duplicadas, assim como nas fotos abaixo. Exceto nos acessórios do cinto e do chapéu da bruxinha, nas quais usarei a cola.
Estamos quase lá! Confesso que nessa hora pensei: “está muito complexo, cheio de detalhes… será que vão gostar?” Mas, o resultado final ficou do jeitinho que sonhei e projetei, então, valeu a pena, rsrs.
Personagens a postos, encaixe os pentágonos um sobre o outro, passando pelo cilindro, de modo que o primeiro deve ser aquele com a figura da abóbora, o segundo precisa ser o que não possui teias e o terceiro é o que contém somente teias e aranhas. Isso irá facilitar a colagens dos personagens e garantirá um certo padrão na posição das partes dos corpinhos.
Eu comecei colando todas as cabeças, no pentágono superior, mas fique à vontade.
Pronto, tudo colado!
Chegou a vez das nossas queridas e fofas camadinhas de papel. Elas dão charme e agregam mais valor ao produto. Lembrando, caso prefiram, podem recortar todas essas pecinhas e confeccioná-los em papeis coloridos, como desejarem e a imaginação fluir.
Sobreponha as peças conforme o personagem correspondente e o efeito é encantador, ops, era para ser assustador rsrsrs.
Caixinha pronta! Doces ou travessuras? Nesse caso, acho que os dois. Coloque os doces em todos os compartimentos das caixinhas e deixe a criançada adivinhar onde eles estão.
Gire as caixinhas e obtenha personagens diferentes e divertidos.
Espero, de todo coração, que tenham gostado deste projeto e que o façam. A criançada vai amar! Aqui em casa, agradou a mocinha de 15 anos e ao pequeno de 3 aninhos. Segundo ele ficou “nindo”!
Ah, e quando fizerem suas caixinhas não esqueçam de nos marcar em suas postagens. Vamos amar ver nosso pentágono mágico de Halloween do seu jeitinho. Pode ser com as hashtags: #silhouettebrasil e #abelhadepapel ou com os perfis: @silhouette_brasil e @abelhadepapel.
E se você quiser adquirir a sua Silhouette ou equipamentos Mimo, aqui embaixo tem um cupom de desconto especial para você!
Beijos e até o próximo PAP!
Quer conhecer mais do meu trabalho? Clique aqui: