Olá, Sil Lovers! Eu sou a Léia Pastori, do Time de Designers da Silhouette Brasil e da A Bem Dita. A minha missão aqui hoje é entregar um passo a passo completíssimo de como fazer o print and cut na sua Silhouette e ainda praticar com um projeto em camadas gratuito. Bora lá?
Esse passo a passo é perfeito para quem ainda tem dúvidas sobre alguns dos processos mais simples (e também mais importantes) na hora de fazer um projeto personalizado usando a Silhouette.
Se o print and cut, o rastreamento e o deslocamento ainda são um bicho de sete cabeças para você, vem comigo! Eu vou te ensinar, de um jeito descomplicado, como rastrear as imagens e preparar o arquivo para montar essa caixa linda e cheia de camadinhas.
Como Fazer Print and Cut na Silhouette?
Para este projetinho lindo em camadas com print and cut, eu utilizei as seguintes ferramentas:
- Plotter de Recorte Silhouette (Cameo ou Portrait)
- Base de Corte Silhouette
- Papel Fotográfico Textura Jato de Cera 200g – Mimo
- Fita Banana Dupla Face Mimo – 10 Metros
- Papel Fotográfico Fosco 240g – Mimo
- Papel Glitter Dourado – Mimo
- Kit de Ferramentas Essenciais We R
- Tesoura Profissional Mimo
- Pistola de Cola Quente USB We R
- Fita para decorar
Visite o site da Silhouette Brasil e adquira alguns destes materiais e muitos outros.
Baixar Arquivo Grátis – Caixinha Personalizada em Camadas
Para realizar este passo a passo, você vai precisar do projeto em camadas e dos arquivos soltos. Portanto, faça o download dos arquivos clicando aqui ou na imagem abaixo:
Atenção: Não se esqueça que o shape e as artes deste arquivo foram desenvolvidos pela A Bem Dita especialmente para a Silhouette Brasil, e são protegidos por direitos autorais. Fique à vontade para produzir o topo de bolo e usar nos seus pedidos, porém a venda ou doação do arquivo digital não é permitida. Combinado? 😉
Assista Como Fazer Print and Cut no Silhouette Studio
Veja este passo a passo também em vídeo lá no canal da silhouette brasil clicando neste link aqui ou veja o vídeo abaixo:
Preparando a Área de Trabalho
Hoje o passo a passo é sobre print & cut com rastreio e deslocamento. Sendo assim, vamos iniciar já com o molde e a arte prontas, ok?
O primeiro passo é começar a arrumar o arquivo para o Print & Cut, ou seja, o processo de imprimir a arte e depois cortar com a Silhouette.
Vamos começar configurando a página: Clique em “configuração de página” na barra de ferramentas que fica do lado direito no programa Silhouette Studio. Nessa janela você deverá informar: qual máquina será usada, o tamanho da sua base de corte, o tamanho da folha onde o projeto será impresso, e a orientação da folha, ou seja, se você prefere usar a folha em pé, ou deitada.
Ainda na janela de “configuração de página”, na parte de cima, clique no terceiro ícone, chamado “marcas de registro”, e depois clique em “ligado” para habilitar as marcas.
Note que a área de trabalho do programa Silhouette Studio irá simular exatamente as informações que você configurou sobre o tamanho da base, da folha, e a orientação. Note também que na folha aparecerão algumas marcações escuras. Essas são as marcas de registo.
Preparando o Print & Cut
Agora vamos montar o arquivo para a base da caixa: primeiro adicione a arte chamada “arte_caixa.png”. Para isso, no programa Silhouette Studio, clique em “Arquivo”, depois em “Mesclar” (ou crl+shift+o), e procure a pasta onde o arquivo está salvo. Clique sobre ele duas vezes para que seja adicionado.
Repita o processo, dessa vez para adicionar o arquivo chamado “molde.studio3”. Essas são as linhas de corte, ou seja, as linhas que indicam exatamente onde a lâmina de corte irá passar ao cortar o papel.
Para alinhar o molde e a arte, selecione os dois e clique em “transformar” na barra localizada na lateral direita do programa Silhouette Studio. Depois clique em “centro”.
Agora clique em centralizar na página. Pronto, a arte da caixa já está pronta para ser impressa e, em seguida, cortada. Ou seja, print & cut! 🙂
Como Configurar Impressão no Silhouette Studio – Print & Cut
Para imprimir, clique em “arquivo”, depois em imprimir (ou ctrl+p), e configure a impressão da forma que você preferir. Lembre-se de configurar a impressão com o mesmo formato de folha que você configurou a área de trabalho, ok? Neste caso, no tamanho A4.
Após imprimir no papel, note que as linhas de corte não aparecem impressas na folha. Já as marcações escuras da marca de registro aparecem. Essas marcas são essenciais para o processo de print & cut, porque a máquina Silhouette possui um sensor capaz de escanear as marcas e, ao identificar a posição delas, fazer o corte de acordo com a arte que está na tela. Parece mágica, mas é pura tecnologia! 🙂
Para cortar, basta colar a folha impressa na base de corte. Lembre-se de colar a folha com a mesma orientação (vertical ou horizontal) que você configurou no programa Silhouette Studio. Encaixe a base na entrada da sua Silhouette e clique no botão “carregar mídia” da máquina.
Agora, lá no programa Silhouette Studio, clique em “Enviar” (no canto superior direito), configure o corte de acordo com o material, ação e a ferramenta que você irá usar. E, por fim, clique no botão “Enviar” do canto inferior direito para iniciar o corte.
Preparando o Corte em Camadas | Rastreio
Com o corte da caixa prontinho, chegou a hora de fazer o aplique! É com ele que eu vou te ensinar o processo de rastreio, para você poder fazer seus próprios projetos cheios de camadas e com recortes a partir de qualquer imagem.
Com a ferramenta de rastreio do Programa Silhouette Studio é possível conseguir vários resultados diferentes. Então, vou te mostrar as duas formas mais usadas, ok?
Rastreio Para Tirar o Fundo da Imagem
A primeira forma de usar o rastreio é para retirar o fundo de uma imagem. Vamos fazer juntos?
Importe a imagem “gatinho_com_fundo.png” para a área de trabalho, como fizemos com a arte e o molde, usando a função de mesclar (ctrl+shift+o).
Agora, na barra do lado direito do programa Silhouette Studio, clique em “rastrear para abrir a janela”. Em seguida, no primeiro botão, com o mesmo nome “rastrear”.
Depois, clique em “selecione uma área para rastrear”.
Note que o cursos agora está com o formato de um “+”.
Clique e arraste o cursor sobre a imagem do gatinho, cobrindo completamente. A ferramenta formará uma nova camada por cima, na cor cinza, levemente transparente. Essa área é onde o rastreio irá funcionar. Ou seja, atente-se para que a área contemple todo o desenho que você deseja rastrear.
Na janela de rastreio aparecerão alguns ajustes que você pode alterar para entender melhor as opções da ferramenta. Elas servem para refinar a seleção. Note que à medida que você altera os ajustes, as “manchas” amarelas aumentam ou diminuem. Essas manchas são as áreas que serão destacadas assim que você confirmar o rastreio.
Nesta imagem do gatinho nossa intenção é rastrear todo o formato do desenho, para destacá-lo do fundo. Ou seja, precisamos que todo o formato do gatinho fique com a “mancha” amarela. Para isso, vamos aumentar o “limiar” e diminuir a “escala”.
*Esta é só uma sugestão de como ajustar a ferramenta. O ideal é que você dedique um tempo para se familiarizar com a ferramenta e testar o resultado de cada opção, ok?
Na parte inferior da janela “rastrear” tem três opções de “estilos de traço”. Como nossa intenção é separar a imagem do gatinho do fundo branco, vamos clicar em “rastrear e destacar”.
Prontinho, agora é só deletar o fundo!
Ah, um detalhe: este processo também adiciona linha de corte à imagem recortada. Ou seja, agora a máquina consegue recortar o contorno certinho da imagem sem que você precise adicionar as linhas.
Rastreio Para Adicionar Linha de Corte
Se a imagem que você quer usar já é um arquivo .png com fundo transparente, e você só precisa adicionar a linha de corte, o processo de rastreio deverá ser o seguinte:
O processo aqui será muito parecido com o anterior, mudando apenas a finalização. Então, como nos passos anteriores: importe a imagem “gatinho_sem_fundo.png”, abra a janela “rastrear”, selecione a imagem com a ferramenta “rastrear”, e ajuste para uma melhor seleção.
E, para finalizar, desta vez clique em “rastrear borda externa”.
Desta forma, diferente da opção anterior, a ferramenta criará a linha de corte à parte, separada da imagem.
Um detalhe importante: a ferramenta de rastreio faz a seleção de acordo com as cores da imagem. Quanto mais contraste na imagem, mais fácil será ajustar a ferramenta, e também mais preciso será o rastreio.
Caso a imagem que você esteja usando não tenha muito contraste e isso esteja dificultando o rastreio, aqui vai uma dica:
Para essa dica, vou usar a imagem “base.png”.
Antes de fazer o processo de rastreio, clique na imagem e depois abra a janela de “efeitos de tom”, clicando no ícone do lado direito do programa Silhouette Studio.
Clique no terceiro botão: “contraste, brilho e saturação”. Em seguida, diminua o brilho para -100. Note que a imagem irá ficar completamente escura, perfeita para o processo de rastreio.
Agora sim, faça o rastreio normalmente. Com a imagem escura a ferramenta encontrará contraste suficiente para identificar o contorno da imagem.
E, para desfazer a alteração de brilho na imagem, ao finalizar o rastreio, na janela de “contraste, brilho e saturação”, ajuste o brilho novamente para 0,0.
Preparando o Corte em Camadas | Deslocamento
Eu prometi um passo a passo completo, não prometi? Então vamos agora para o deslocamento, mais um processo super fácil que vai dar um toque especial ao corte dos seus projetos!
Tá vendo que esse recorte tem uma bordinha branca em volta da imagem do gatinho? Essa é a famosa “bordinha”, muito usada em apliques de papelaria criativa. Pra fazer é super simples:
Primeiro, clique na linha que será a base do deslocamento.
Logo após, clique no ícone “abrir a janela de deslocamento” do lado direito do programa Silhouette Studio.
Em seguida, clique em “deslocar”.
Esta ferramenta faz o deslocamento tanto interno quanto externo. Neste caso, vamos fazer apenas o externo.
Em “distância” ajuste o tamanho que você deseja para o deslocamento. Para este projeto eu escolhi 1,5mm.
Note que, à medida que você alterar a “distância”, uma nova linha de corte aparecerá e irá aumentar ou diminuir de acordo com o valor que você escolher.
Aproveite para testar a ferramenta e suas possibilidades de deslocamento interno e ajustes de cantos. Ao encontrar a melhor configuração de acordo com o seu gosto, clique em “aplicar”.
Pronto, você já tem uma linha de corte a mais para fazer o aplique com bordinha.
Não se esqueça de que agora você tem duas linhas: a linha rente ao gatinho, e a nova linha da borda. Ou seja, para que a linha rente ao gatinho não seja cortada, lembre-se de deletá-la, ou desabilitar seu corte.
Para habilitar ou desabilitar o corte de qualquer linha, basta selecioná-la, clicar em “enviar” no canto superior direito, e escolher a opção desejada.
Bom, agora é só decidir quantas e quais camadas você deseja para o aplique da sua caixa e fazer o print & cut.
Como Montar A Caixinha Personalizada
A montagem é a parte mais simples: Primeiro cole a caixa.
Em seguida, cole as camadas do aplique com fita banana para dar altura e fazer o efeito da camadinha.
Passe um pedaço de fita em volta da caixa e cole com a Pistola de Cola Quente USB da We R.
Por fim, cole o laço na parte de cima da caixa (também com cola quente), e o aplique na parte da frente da caixa com Fita Banana Mimo.
E aí, consegui tirar todas as suas dúvidas? Espero que sim, e que o print and cut, e as ferramentas de rastreio e deslocamento possam te ajudar a produzir muitas peças únicas e lindas!
Cupom de Desconto Silhouette
Quer adquirir uma Silhouette ou Mimo para montar sua Caixa Tubo? Aqui embaixo tem um cupom de desconto especial para você!
Enfim, se este post te inspirou, não deixe de nos marcar nas postagens dos seus projetos nas redes sociais! Pode ser com as hashtags: #silhouettebrasil e #abemdita. Ou as arrobas: @silhouette_brasil e @abemdita
Até a próxima, Léia Pastori