Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Como Usar a Silhouette Cameo 3

Deixa eu adivinhar! Você comprou uma Cameo 3 e ainda nem tirou ela da caixa? Ou tirou da caixa, mas não sabe exatamente o que fazer com ela? Certo?! Então, esse post é pra você!

Vou te mostrar alguns pontos básicos que você precisa conhecer para iniciar os trabalhos com a sua nova máquina de corte. Vale mencionar, que este post não é, ou funciona, como um curso. São apenas algumas dicas para você melhor direcionar o seu trabalho.

Aos poucos, aquelas perguntas que não pareciam ter solução vão sendo solucionadas, você vai ver!

 

O que é a Silhouette Cameo 3

A Silhouette Cameo 3 é uma plotter de recorte, isso significa que dentro dela tem uma lâmina capaz de cortar diversos tipos de materiais pra você personalizar praticamente tudo o que precisar. Dá pra cortar papel pra fazer caixinhas, cortar Vinil Adesivo pra personalizar copos, cortar Transfer pra personalizar almofadas e camisetas, e da até pra cortar tecido, feltro e EVA.

Você encontra, inclusive, diversos projetos gratuitos aqui no Blog, para começar a usar a sua Cameo 3 agora mesmo. Tem passo-a-passos completos e projetos com os mais diferentes tipos de materiais, para você ficar fera.

Quando você compra sua máquina na loja virtual da Silhouette Brasil, ela vem com uma Lâmina Auto Ajustável, uma Lâmina de corte Transversal, um cabo de energia, um cabo USB e uma Base de Corte 30x30cm, que serve para apoiar diversos materiais para fazer o corte. A Cameo 3 também vem preparada pra trabalhar via Bluetooth, mas pra isso você precisa adquirir um adaptador a parte.

Como Usar a Silhouette Cameo 3

 

Você também pode optar pela opção que acompanha um Curso Online de Iniciação. É um curso básico que te dará todas as instruções iniciais de uso do equipamento. E o melhor é que ele é grátis!

Se quiser conhecer as outras opções de cursos online da Silhouette Brasil, acesse aqui e veja.

 

Como Cortar na Silhouette Cameo 3

Pra fazer os seus primeiros cortes você vai precisar conhecer bem o material que você está trabalhando, pra acertar qual a exposição de lâmina que você deve usar. Para isso você precisa instalar o Silhouette Studio, um programa que te permite criar os mais variados projetos.

 

Como Usar a Silhouette Cameo 3

 

Com o seu projeto criado é hora de carregar o material na máquina. Se você vai cortar Vinil, Transfer ou qualquer outro material que tenha um liner, aquela proteção na parte de trás, você pode fazer o corte sem usar a base. Já se você for cortar tecido, EVA ou papel, aí a base é imprescindível.

Para cortar papel, por exemplo, você posiciona ele na base, carrega a base na máquina, e envia para o corte, lá no Silhouette Studio. Ao enviar para o corte você deve configurar o material, e aqui o ideal é você sempre fazer um teste de corte antes de cortar a folha toda. O teste de corte é um desenho bem pequenino que a máquina vai fazer no cantinho do papel, para você verificar se essa é a configuração ideal para o seu material.  A melhor configuração é aquela que corta o material riscando minimamente a base.

Como Usar a Silhouette Cameo 3

 

Para o Papel Color Plus de 180 gramas, por exemplo, usando uma lâmina nova e uma base nova, eu costumo usar a lâmina no nível 2 e a força em 30. Isso é suficiente para cortar o papel sem danificar a base. Fazendo sempre a configuração certa você garante maior durabilidade da sua lâmina, da sua base e cortes muito mais precisos.

Se você perceber que a lâmina passou no papel, mas não cortou totalmente, então é hora de aumentar a exposição dela. Agora se você perceber que o corte está mastigando alguns pedacinhos do papel, então pode ser que a exposição da lâmina esteja muito alta, aí é só diminuir e testar de novo.

Lembrando que se você estiver usando a Lâmina de Corte Auto Ajustável, basta configurar o corte no Studio que a própria Silhouette ajusta o nível da lâmina pra você.

 

Como Usar a Silhouette Cameo 3

 

É super comum, no começo, os cortes darem errado. Você está aprendendo a mexer na máquina, está conhecendo o programa e os materiais, e é assim mesmo. Por aqui, até hoje, mesmo depois de quase 8 anos usando máquinas da Silhouette, vira e mexe faço alguma coisa errada. Está tudo bem!

Agora, se quiser conhecer cada detalhe sobre as Lâminas e Bases de corte para evitar futuros maiores erros, veja o conteúdo abaixo. As dicas que as DT’s Pri Sathler e Elaine Turola dão são ótimas!

 

Como Usar a Silhouette Cameo 3

 

Como Fazer Print and Cut na Silhouette

Como as Silhouettes são apenas plotters de recorte, elas não fazem impressões. O que pode ser feito é o processo chamado Print & Cut, onde você imprime o projeto desejado e depois recorta na máquina.

Uma dica preciosa é que se você quiser trabalhar com a técnica de imprimir os seus projetos em uma impressora e depois cortar, vai ser preciso usar um recurso chamado Marcas de Registro. Isso significa que antes de fazer a impressão você precisa indicar, lá no Studio, onde devem ser feitos os cortes, para a máquina cortar exatamente no lugar marcado. E pra ela saber o lugar de cortar, você usa as marcas de registro, que são essas 3 marquinhas aqui na folha:

 

Como Usar a Silhouette Cameo 3

(Foto by Léia Oliveira – “Festa Panda“)

 

Aí sim você imprime o projeto com as marquinhas feitas, e carrega na sua Silhouette para cortar. Ela vai entender exatamente onde o corte deve ser feito e seu projeto vai sim ficar perfeito. Mas ó, as marcas de registro só devem ser usadas se você vai imprimir e cortar o projeto. Se for uma papel liso ou estampado, em que o corte não tem lugar exato pra sair, lembra de desabilitar as marcas de registro no programa, está bem?

Para você não correr o risco de ter problemas com o seu Print & Cut, ou outros processos com a Silhouette, dê uma olhadinha no post abaixo. São dicas para evitar os principais erros que podem acontecer com o seu equipamento.

 

Como Usar a Silhouette Cameo 3

 

Se ficou alguma dúvida sobre o conteúdo abordado acima, confira também esse vídeo que preparei pra vocês:

 

 

Prontinho, agora você já tem todas as informações para dar os primeiros passos com a sua nova Silhouette Cameo 3. Se você quiser aprender técnicas mais detalhadas, como dicas essenciais pra cortar feltro, tecido ou EVA nela, continue ligadinho aqui no Blog, temos um monte de PAP’s ensinando esses processos tintim por tintim.

 

Se você ainda não tem uma Silhouette, aproveite o cupom de desconto abaixo para investir no seu trabalho e adquirir a sua!

 

Cupom de Desconto Silhouette Brasil

 

Estou preparando outros conteúdos como este para te contar tudinho sobre nossos equipamentos, acessórios e materiais. E se você ainda tiver qualquer dúvida, entre em contato, temos uma equipe pronta pra te ajudar:

(31) 3528-4500 | contato@silhouettebrasil.com.br

Ou até mesmo pelas nossas redes sociais Facebook e Instagram.

 

Um beijo,

DT Thiara Ney

Thiara Ney, do Estúdio Tuty

Me acompanhe também no Facebook e no Instagram!

Thiara Ney

Olá, crafters! Sou a Thiara Ney, empreendedora criativa há mais de 10 anos e apaixonada pelas possibilidades que a Silhouette oferece. Hoje, crio conteúdo e compartilho técnicas que aprendi ao longo dessa jornada, para tornar o trabalho artesanal mais profissional, tanto com informações sobre equipamentos e ferramentas, quanto com cursos e conteúdos de gestão, como comunicação, produtividade e finanças.

Mais posts da Thiara Ney

Acompanhe Minhas Redes Sociais

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta