Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Olá, Sil Lover! Eu sou a Thiara Ney, tudo bem por aí? Neste post, vou te ensinar como vender mais personalizados nas datas comemorativas. Isto é, você vai saber que aproveitar as datas sazonais é uma excelente estratégia de negócio para aumentar o seu faturamento.

Então, quer aprender como fazer isso? Confira mais uma aula do quadro “Seu Negócio Silhouette”, com conteúdos de empreendedorismo e reflexões para ajudar você a profissionalizar o seu negócio criativo.

Como Vender Mais Personalizados nas Datas Comemorativas

Como Vender Mais Personalizados nas Datas Comemorativas?

Você já parou para pensar como as datas comemorativas e sazonais podem fazer a diferença nos resultados da sua empresa? Se não, eu vou compartilhar com você quatro estratégias para aproveitar ao máximo as datas para fazer o seu negócio brilhar.

Existem datas comemorativas como a Páscoa e o Natal, onde muitas pessoas trocam presentes. Há outras, como o Dia das Mães, dos Namorados e dos Pais, onde apenas um determinado grupo presenteia e outro grupo recebe.

Além disso, existem datas como as festas juninas ou a volta às aulas, onde ninguém troca presentes, mas há uma demanda específica para aquela data.

Então, confira alguns passos para a seguir:

Primeiro passo: Mapear Datas Importantes

O primeiro passo para vender mais personalizados, é mapear quais datas são importantes para o seu negócio, considerando como cada data funciona.

Isso pode significar que para o seu negócio, faz sentido trabalhar uma data como o carnaval, mas para a empresa de outra pessoa, as festas juninas fazem mais sentido. Contudo, o importante é ter clareza dos problemas que você quer resolver e que produtos você pode oferecer para resolver esses problemas.

Mapear datas comemorativas para vender mais personalizados

Segundo passo: Cliente Ideal

Em seguida, é hora de pensar sobre como seu cliente ideal se relaciona com essas datas que você escolheu trabalhar.

Sua cliente é mãe de criança pequena? Então, certamente, ela manda presentinhos de Páscoa para os professores na escola, e investir em lembranças é uma excelente opção.

Então, na época de festas juninas, com certeza, ela procura por acessórios criativos para as danças das crianças na escola. Agora, se a sua cliente é professora, você pode apostar em oferecer jogos de alfabetização ou kits de decoração de sala na volta às aulas.

No entanto, se a sua cliente é jovem e descolada e curte produtos feitos à mão, ela pode se conectar muito com acessórios de carnaval, tatuagens temporárias e produtos relacionados a viagens.

cliente ideal

Terceiro passo: Planejamento para Lançar

Depois que souber as necessidades do seu cliente ideal, é hora de pensar em todos os novos produtos que você pode lançar durante o ano. Dessa forma, anote tudo no calendário e planeje-se para lançar com bastante antecedência, principalmente, se você for trabalhar com encomendas.

Minha sugestão é que as vendas sejam iniciadas pelo menos um mês antes da data. Para isso, você precisa produzir os itens, fotografar e iniciar a divulgação ainda antes desse mês. Então, eu anotaria no calendário para começar a pensar no que fazer para aquela data pelo menos três meses antes.

Lembre-se, se a sua cliente é confeiteira e vai fazer produtos de Páscoa para vender e quer encomendar as embalagens com você, ela precisa divulgar para os clientes dela com pelo menos um mês de antecedência. Então, ela precisa encomendar as embalagens com você antes disso.

Se você deixa para falar do que você faz em cima da hora, acaba perdendo o momento certo e atendendo apenas uma parcela muito pequena de pessoas que deixaram para a última hora.

Começando a pensar no lançamento com três meses de antecedência, você tem tempo de criar, comprar os insumos que vai precisar para aquela produção, fazer um estoque mínimo, fotografar tudo para seus clientes, oferecer para os seus clientes, e ainda se planejar para não pegar encomendas em cima da hora, encerrando sua agenda alguns dias antes da data que você está trabalhando chegar.

Além disso, ainda tem o fato de que a gente tem muita data comemorativa no Brasil e, muitas vezes, quando uma passa, a gente já tá cheio de encomenda pra próxima, ou seja, o planejamento aqui é rei para você não se perder e não deixar as coisas encavalar umas nas outras, aproveitando cada oportunidade para vender mais personalizados.

planejamento para vender mais personalizados nas datas comemorativas

Quarto passo: Comunicar aos Clientes

Depois que tudo estiver planejado, é o momento ideal para comunicar os seus clientes regulares dos novos produtos. Uma ótima estratégia é enviar um e-mail com fotos das novidades e liberar os pedidos primeiro para eles, mostrando que você valoriza o cliente recorrente e leal.

O cliente que comprou um presente com você no ano passado, ele é sempre também um potencial cliente pro ano atual, aposta aí nessa comunicação afetiva com ele.

Ademais, as datas sazonais elas nos ajudam a conquistar muitos clientes novos, tem gente que tem o primeiro contato com o nosso trabalho exatamente porque se apaixonou por um presente que a gente fez para uma data especial.

É muito importante que você saiba também aproveitar esse ganho intangível no seu negócio, mesmo que as vendas de uma determinada data tenham um lucro menor, elas ainda servem muito bem como um chamariz para você ampliar a sua base de clientes e apresentar o seu produto, as suas linhas de produtos, a sua comunicação e a sua entrega para muito mais gente.

comunicar os clientes as vendas dos produtos

Quinto Passo: Dica Extra

Inclusive, uma dica extra tá, nada de ficar sofrendo horrores para reinventar a roda todo ano, tá?! Lembra que os conteúdos podem ser reciclados com uma simples mudança de formato.

Então, se no ano passado você fez sei lá um carrossel pro Instagram falando de um produto, e neste ano o produto permanece no seu catálogo, você pode fazer um reels agora com as mesmas informações.

Ou você pode criar uma campanha de email marketing unindo várias sugestões de presentes que você já tem o conteúdo e até mesmo agrupar todo o conteúdo já feito para organizar um destaque no seu perfil do insta, facilitando aí o processo de escolha dos itens por parte dos clientes.

alavancar as vendas

Agora vou compartilhar com você uma experiência minha, teve um ano que vendi uma caixa de presente de Dia das Mães com mini letras 3D escrito mãe, um bloquinho e um chaveiro de coração fofinho feito de tecido, tudo dentro de uma caixa de madeira bem linda.

E a foto desse produto saiu no site da Veja São Paulo, vocês nem imaginam a loucura que foi. Eu vendi o estoque todo, eu renovei o estoque, vendi tudo de novo, e tive aí um faturamento maior do que eu já tinha com as festas naquele mês.

Então, acredite, com planejamento, criatividade e estratégia dá para usar as datas comemorativas muito a seu favor.

Confira esse conteúdo de como vender mais personalizados nas datas comemorativas também no Canal do YouTube da Silhouette Brasil:

 

Veja Mais:

Como Ter Sucesso Trabalhando com Personalizados

 

Thiara Ney

Um beijo, tchau!

 

 

Thiara Ney

Olá, crafters! Sou a Thiara Ney, empreendedora criativa há mais de 10 anos e apaixonada pelas possibilidades que a Silhouette oferece. Hoje, crio conteúdo e compartilho técnicas que aprendi ao longo dessa jornada, para tornar o trabalho artesanal mais profissional, tanto com informações sobre equipamentos e ferramentas, quanto com cursos e conteúdos de gestão, como comunicação, produtividade e finanças.

Mais posts da Thiara Ney

Acompanhe Minhas Redes Sociais

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta