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Olá, Sil Lover! Eu sou a Thiara Ney, tudo bem por aí? Neste post, vou te explicar como saber seu público-alvo no artesanato. Assim, você vai conseguir entender como se comunicar com cada tipo de cliente diferente que você pode ter no seu negócio Craft.

Então, quer aprender como fazer isso? Confira mais uma aula do quadro “Seu Negócio Silhouette”, com conteúdos de empreendedorismo e reflexões para ajudar você a profissionalizar o seu negócio criativo.

 

Como Saber Seu Público-Alvo no Artesanato? Seu Negócio Silhouette

 

Como Saber Seu Público-Alvo no Artesanato?

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar que é preciso definir quem é o seu cliente ideal para profissionalizar o seu negócio de papelaria, mas muita gente trata esse conceito de um jeito bem vago e a gente acaba achando que definir o público-alvo é só fazer uma média do perfil das pessoas que já compram de você.

Porém, se eu te perguntar: quem é o seu cliente ideal? E você me diz: “ah é mulher de 25 a 35 anos, mãe que ama fazer festas, mas que não tem tempo de produzir as papelarias lindas que ela sonha. Então, ela me contrata”.

Sua resposta não está errada, mas também tá longe de ser a melhor definição. Por aqui, eu acredito no sucesso de negócios afetivos, e esses tipos de negócios consideram, antes de tudo, o ser humano que tá negociando dos dois lados, ou seja, tanto você quanto o seu cliente.

Nesse sentido, quando falamos de cliente ideal a proposta não é tirar uma média para fazer uma amostragem de quem já compra de você, a proposta é pensar em quem você realmente quer que compre de você e construir um perfil bem completo.

Quem é o Seu Cliente Ideal?

Desse modo, considerando que você tenha um pequeno negócio de papelaria para festas, como é a cliente dos seus sonhos?

Seria aquela que vai pedir orçamento já com tudo definido, não vai chorar por preço, vai aprovar de primeira e ainda vai te marcar em fotos lindas nas redes sociais? Parece perfeito demais, certo?

Mas, é exatamente assim que é para ser a cliente ideal, como o próprio nome já diz, é ser ideal, ela é perfeita para você.

Ela tem uma necessidade que você pode suprir, tem um problema que você pode resolver, ou seja, vocês vão dar aí um match de primeira, mas para alcançar pessoas que tem esse perfil é preciso conhecer esse perfil muito bem.

 

Cliente ideal para Saber Seu Público-Alvo

 

Como Definir o seu Público-alvo?

Então, na hora de saber seu público-alvo no artesanato, a minha sugestão é que você escreva mesmo um perfil muito detalhado para ele, conforme a seguir?

  • Nome do seu cliente?
  • Idade?
  • Profissão?
  • Onde ele mora?
  • Com quem mora?
  • Como que é a rotina?
  • O que ele gosta de fazer, de comer, de assistir?
  • O que faz nas horas vagas?
  • O que não gosta de fazer, mas tem que fazer mesmo assim?
  • O que ele mais ama?
  • O que detesta?
  • Quais são as causas que ela veste a camisa?
  • Quais as coisas que ela nem liga e outros detalhes.

Dessa forma, tendo clareza desse cliente, vai ficar muito mais fácil você conversar com ele quando for fazer qualquer coisa na sua empresa. Isso porque você vai entender bem dos problemas dele e vai conseguir oferecer produtos ou serviços que entregam a solução que ela precisa.

Você vai entender também onde o calo dele aperta e vai mandar um e-mail, vai fazer um post ou falar nos stories exatamente aquilo que ele precisa ouvir.

Portanto, quando você tem clareza dessa construção, fica muito mais fácil pensar em qual produto você vai lançar, como esse produto vai ser vendido, que tipo de conteúdo você vai criar com ele, como vai ser a sua linguagem na comunicação. Pois, tudo vai girar em torno da solução dos problemas do seu cliente ideal.

E quando você soluciona um problema real, você pode cobrar bem mais por isso. Porque o cliente impactado de verdade pelo seu produto, ele está disposto a pagar.

Como Comunicar com o Seu Público-alvo?

Quer ver um exemplo de como fazer isso? Eu aposto que trabalhando no mercado de papelaria você já se preparou para uma data comemorativa que não vendeu muito bem, acertei?

É bem comum a gente criar uma expectativa enorme em cima de datas supercomerciais como o Dia dos Pais ou o Dia das Mães e acabar com o nosso produto flopado, vendendo bem menos do que a gente espera e sabe por que isso acontece? Exatamente porque a gente não adaptou o produto ou a comunicação do produto para resolver um problema real do nosso cliente ideal.

Então, vamos supor que você passe o ano inteiro vendendo papelaria personalizada para festas, você tá super acostumada a lidar com mães que organizam festas, vende super bem em datas como, a Páscoa e Dia dos Professores, porque essas mesmas mães compram um monte de você.

Porém, quando chega no Dia das Mães não importa o que você ofereça, elas não compram com você, e sabe por quê?

Porque no Dia das Mães, quem compra o presente não é a mãe, é o filho, é o companheiro ou outra pessoa da família, a mãe normalmente compra um presente que não é para ela, então, ela vai comprar talvez um presente pra criança dar pra avó, pra madrinha, pra madrasta ou até mesmo pra sogra.

Assim, se você passou o ano todo se comunicando com mães, se quem conhece o seu trabalho são as mães, suas seguidoras são essas mães que resolvem tudo e chega nessa época do ano você oferece o produto como se ela fosse comprar, a tendência é realmente que ela não compre, porque ela quer ganhar aquele presente, não comprar ele.

 

Como comunicar com seu público-alvo

 

Como Saber se o Seu Produto é Ideal para o Seu Cliente?

O ideal é que você pondere se o seu produto faz sentido pro seu público-lavo, principalmente, pro seu cliente ideal, que você já definiu e já escreveu o perfil antes e também se a sua comunicação tá fazendo sentido. Pode até ser que o seu produto tenha potencial para ser um sucesso, mas se a sua comunicação não for bem pensada, pode ir tudo por água abaixo.

No próximo lançamento sazonal que você fizer, eu te convido a fazer um exercício antes de lançar
qualquer coisa e pensar: esse produto faz sentido pro meu público-alvo? Ele tem real interesse? Ele vai resolver um problema real? Se as respostas forem, sim, é hora então de pensar na comunicação.

Então, agora é hora de pensar, como que eu posso oferecer esse produto pra minha cliente de forma que ele se torne especial? Como eu posso comunicar esse produto para atrair mais clientes?

Usando ainda o Dia das Mães como exemplo, mas poderia ser também Dia dos Pais, Dia dos Namorados ou qualquer outra data muito específica. Pense em como que você pode ampliar o alcance de um mesmo produto para que ele seja comprado pela sua cliente ideal para resolver o problema dela.

Talvez como você trata com mães o ano todo, o ideal seja fazer uma comunicação voltada para as outras mães como, por exemplo, um álbum de recordações para as avós ou o mesmo álbum, mas com uma pegada mais genérica para presentear a sogra ou a madrinha, talvez você possa oferecer um álbum de fotografias.

 

Como saber o produto ideal para seu público-alvo

 

A Importância de Saber o Seu Público-Alvo

Você consegue entender que saber seu público-alvo no artesanato e como ele se comporta, vai definir todos os passos que você vai dar na empresa? E vai te ajudar a eleger inclusive os produtos que você deve ou não lançar, e como trabalhar a comunicação deles?

Muitas vezes a gente entende esse papo de público-alvo de forma vaga e trabalha ele de forma vaga, aí na hora que as vendas não decolam, a gente culpa o mercado, a economia, o concorrente, o cliente que tá sempre pedindo desconto, quando, na verdade, a responsabilidade por entender de gestão do negócio é todinha nossa, minha e sua.

Quando estudamos temas de gestão e aplica esses conceitos no nosso negócio, a gente consegue fazer um trabalho muito mais profissional, consegue se comunicar de maneira mais profissional e até cobrar de maneira mais profissional.

Contudo, a rentabilidade do nosso negócio aumenta, a gente passa a realmente ganhar mais dinheiro e consegue investir mais ainda na empresa, e aí quando chega uma Silhouette nova no mercado ela deixa de ser um sonho aí distante para ser um plano e uma meta.

Sabendo como você vai trabalhar nas próximas datas sazonais, sempre fazendo uma revisão de como foram os anos anteriores, você consegue planejar os seus investimentos de um jeito saudável e assim você compra, sim, a sua tão sonhada Cameo 5, amplia a sua produção e consegue atender ainda mais clientes na próxima data, mantendo o seu negócio saudável financeiramente e investindo também no crescimento dele.

 

A importância de saber seu público-alvo

 

Lição de casa para aprender mais!

Que bom que você chegou até aqui! Vou deixar uma lição de casa, eu quero que você escreva o perfil do seu público-alvo, aquele cliente dos sonhos, perfeito para você. No entanto, lembra-se que esse cliente não pode ter a vida perfeita tá? Ele precisa ter problemas, porque você precisa resolver os problemas dele, sejam problemas emocionais, sociais ou materiais.

Ele tem que ser perfeito para você, para consumir o que você vende, para desejar o que você oferece, combinado?

Enfim, se você quer começar agora a trabalhar no mercado Craft e continua perdida sobre qual Silhouette comprar, vem conhecer absolutamente tudo sobre a Cameo 5, a máquina de corte preferida das papeleiras:

 

 

Confira esse conteúdo de como saber seu público-alvo no artesanato também no Canal do YouTube da Silhouette Brasil:

 

 

Veja Mais:

Como Ter Sucesso Trabalhando com Personalizados

Como Vender Mais Personalizados nas Datas Comemorativas

 

Thiara Ney

Um beijo, tchau!

 

Thiara Ney

Olá, crafters! Sou a Thiara Ney, empreendedora criativa há mais de 10 anos e apaixonada pelas possibilidades que a Silhouette oferece. Hoje, crio conteúdo e compartilho técnicas que aprendi ao longo dessa jornada, para tornar o trabalho artesanal mais profissional, tanto com informações sobre equipamentos e ferramentas, quanto com cursos e conteúdos de gestão, como comunicação, produtividade e finanças.

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