Oi pessoas! Aqui é Grazi e hoje vamos falar de emboss na Curio. Muitos não conseguem um resultado satisfatório. Então vamos esclarecer como funciona? Vem comigo! =]
Ah! Aqui estou usando o suporte para base de trabalho tamanho 21×30, da Curio! Então posso trabalhar com papeis tamanho A4, uhul! Para adquirir essa base tão aguardada, clique aqui.
Materiais utilizados:
– Para a parte interna usei papel color plus Mimo Marfim e também o Evenglow Opalina
Arquivos da loja que usei foram:
Super importante, já de início, configurar a base de corte para Curio (corte) 8, 5×12 polegadas, e o papel para tamanho A4, porque quero fazer o envelope o maior possível. Vou configurar o corte apenas para ferramenta 1, papel padronizado. Observe a posição de sua lâmina e a quantidade de plataformas da Curio.
O kit de suporte para base 21×30 da Curio já vem completinho, com as três plataformas (duas de 2mm e uma de 1mm, uma base de corte e uma base de relevo, então você não precisa se preocupar em comprar as bases a parte, nesse primeiro momento.
Vou colocar meu papel na base.
Coloquei a base na Curio, tenho que empurrá-la até travar. Feito isso, eu ligo a máquina, ela vai posicionar a base corretamente para começar o corte. Isso é muito importante, principalmente quando formos colocar o papel para fazer o relevo.
Depois que fiz o corte, vou tirar o papel e posicioná-lo na base de relevo. Mas como saber se o local onde quero o relevo está correto? Nesse caso, eu posicionei a aba do envelope alinhado com aquele risco que fica abaixo o C de Curio, conseguem ver na foto? Então, as minhas iniciais vou fazer naquele mesmo rumo!
Fiz minhas iniciais, vou junta-las um pouco e fundir. Posicionado o desenho do meu envelope lá onde mostrei pra vocês, vou selecionar o envelope e também as iniciais, depois na aba alinhas eu clico em alinhar ao centro.
Aqui eu vou fazer uma gravação em baixo relevo, ok? Então vamos aos passos:
– Gravação em baixo relevo;
– Pontuar e gravar em alto relevo – FINO
– Opções de pontuação e gravação em alto relevo – PREENCHER
– Aplicar linhas de marcação em relevo
Feito isso, aparecerão linhas de cores diferentes
Estando assim, nós vamos respeitar as configurações de corte que veremos a seguir:
Ferramenta 1: SCORE – é a nossa lâmina de corte de todo dia, na posição 1. Sim, ela vai ajudar a fazer o nosso emboss.
Ferramenta 2: EMBOSS – ferramenta de emboss fina.
Olhando as linhas, vemos que primeiro a Curio vai passar fazendo a marcação com a lâmina e depois o relevo. Temos que respeitar isso, entendido?
Então, nós vamos retirar o corte do envelope e manter as iniciais na mesma posição. Não podemos esquecer de selecionar a base de relevo da Curio, e também temos que nos atentar para a configuração das plataformas, são 5!
Por que é tão importante levar a base da Curio até o final para depois ligar a máquina? Porque, dessa forma, a base vai ficar sempre na mesma posição, como ela é rígida, se eu posicionar meu papel na mesma posição sempre, o corte não sairá errado, pois a Curio tem a base rígida e é alimentada sempre na mesma posição. 😉
Temos então o nosso relevo!
Espero que vocês gostem! Beijos, fiquem com Deus e até o próximo PAP! 😉
Grazi
Facebook: Toque de Arte Personalizados ou Graziella Natali
Blog: Toque de Arte by Grazi Machado
Email: graziellamachado@hotmail.com