Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Olá Sil lovers, estavam com saudades? Hoje eu vim falar sobre o planner e como ele te ajuda a ser mais produtiva. E se isso te interessou, continue a leitura pois anda tem bastante coisa legal para falar, ou melhor, escrever.

A rotina que vivemos atualmente possui muitos excessos: informações demais, novidades demais, tarefas demais, tudo marcado pela rapidez e pela urgência. Algumas vezes parece que a cabeça não dá conta de acompanhar essa quantidade de coisas e a vontade é de jogar tudo para o alto.  Isso já aconteceu com você?

A verdade é que a mente humana não foi feita para guardar informações. Nosso cérebro foi feito para analisar, refletir e criar. O mal uso da nossa mente gera estresse, ansiedade, insônia, que podem desenvolver uma série de doenças se persistirem por muitos anos. 

Por isso é tão importante registrar o que desejamos lembrar. Assim tiramos um pouco da nossa sobrecarga mental e conseguimos nos organizar com mais clareza e estabelecer prioridades. 

O que é planner agenda?

O planner será uma ferramenta importantíssima nessa missão. Com espaços adequados para você organizar seu dia, sua semana, seu mês e seu ano nos mínimos detalhes. 

No texto de hoje vamos falar sobre o que é um planner, como surgiu, como usar, quais as vantagens, as diferenças entre planner e agenda e como você pode fazer o seu próprio planner. 

Ficou curiosa? Então pega um papel e uma caneta para anotações importantes, afinal não queremos sobrecarregar a nossa mente!

Em resumo

Se fossemos traduzir a palavra planner do inglês o significado seria algo como planejador. Não é uma palavra muito bonita, não é mesmo.Talvez por isso incorporamos a palavra original… Mas o seu significado é interessante e nos traz uma ideia clara do que é planner. 

Uma ferramenta que te ajuda a planejar a sua rotina. Ele se parece com um caderno e as folhas são divididas em espaços para planejamento diário, listas de ideias e calendário mensal ou semanal. 

Existem planners genéricos para que você organize sua vida e sua rotina como um todo. E há também alguns que são específicos para estudos, trabalho, atividades físicas ou hobbies. 

Como surgiu o planner?

O planner agenda é uma evolução da agenda tradicional. Evolução não é porque seja melhor do que a agenda, mas sim porque surgiu depois. Há quem prefira o planner e há quem prefira a agenda. Tudo depende do jeito que cada pessoa gosta de se organizar. 

 

Planner x agenda: semelhanças e diferenças 

diferença planner e agenda - Blog Silhouette

As agendas possuem uma estrutura mais fixa, com os dias da semana e do mês indicados no início das folhas e as linhas muitas vezes são divididas por hora. Já os planners têm espaços mais livres, com páginas sem datas e espaços para anotar ou colar fotos e papéis. 

Além disso, o planner tem o controle mensal. Com uma tabela no início de cada mês em que você escreve as suas prioridades e os compromissos que não pode esquecer de jeito nenhum. 

Outro diferencial é a personalização. Muitos lugares oferecem a opção de que você escreva seu nome na capa ou na lombada e se você optar por fazer o seu próprio planner, pode usar a sua criatividade para deixá-lo do seu jeitinho.

Quais as vantagens de usar um planner?

o que é planner - Blog Silhouette

A primeira grande vantagem de aderir ao uso do planner é liberar a sua cabeça da sobrecarga mental e de tudo o que ela acarreta. Consequentemente você melhora a sua qualidade de vida e a sua memória. Aumenta também a sua produtividade no trabalho e em seus projetos pessoais. 

Além disso, consegue estabelecer as suas prioridades e objetivos a curto, médio e longo prazo e acompanha seus avanços e conquistas. A otimização do seu tempo também melhora com o uso de um planner, afinal quando você tem clareza do que deve fazer já tem meio caminho andado. 

E todas as suas informações ficam centralizadas em um único lugar. Você não fica em dúvida de onde anotou uma informação importante ou uma ideia genial para seu novo projeto. 

Como usar um planner?

Usar um planner de maneira adequada é um hábito que deve ser exercido diariamente ou, pelo menos, semanalmente. A princípio é necessário ter disciplina para parar por alguns minutos e se organizar, mas com o tempo isso acaba se tornando tão automático como escovar os dentes. 

Aqui vão algumas dicas para te ajudar a usar o planner no seu dia a dia:

1- Escolha um planner adequado 

Existem planners semanais, mensais ou anuais. Você também pode escolher o tema: geral, fitness, finanças… E se optar por fazer o seu, então as possibilidades são infinitas. 

Portanto escolha o que mais se adequa às suas necessidades e a sua prioridade do momento. 

2- Estabeleça suas metas 

Estabeleça suas metas a curto, médio e longo prazo e preencha esses campos do seu planner.  

Não se preocupe caso os seus objetivos ainda não estejam muito claros para você. Escreva mesmo que tenha dúvidas, isso vai te ajudar a focar os seus esforços em uma direção. 

É mais fácil mudar o rumo quando já estamos em movimento do que começar do zero. Com o tempo, você poderá modificar ou complementar suas metas, além de acompanhar a sua evolução. 

3- Um passo de cada vez!

o que é planner - Blog Silhouette

Pense nas metas maiores e descreva quais atitudes você deve tomar em seu dia a dia para alcançá-las. Quando você estabelece ações simples e coerentes com a sua rotina fica mais fácil manter a motivação e a disciplina. 

Seja bem específica na descrição das suas metas e das atitudes a tomar. Assim fica mais fácil avaliar se está alcançando os resultados desejados. 

4- Escreva os compromissos da semana

Separe um dia e um horário para escrever quais são os compromissos e as prioridades da sua semana. 

Preferencialmente no início, como no domingo de tarde ou na segunda-feira pela manhã. 

Assim você já inicia sua semana com organização e clareza mental. 

5- Utilize cores

Planner personalizado - Blog Silhouette

Essa provavelmente é a parte mais divertida para muitas pessoas!

Utilize um sistema de cores para diferenciar as tarefas. Você pode separar por áreas da sua vida: azul para o trabalho, verde para cuidados de saúde e roxo para cuidados pessoais por exemplo. 

Ou então pelo nível de urgência, vermelho pode significar as tarefas que tem um prazo mais curto e já o verde as tarefas que você pode fazer com mais prazo. 

6- Sinalize as tarefas finalizadas

Dê um OK, faça um check ou risque as tarefas depois de finalizadas. Esse movimento simples vai fazer com que você se sinta bem e tenha vontade de continuar completando a sua lista!

Além disso, você consegue mensurar ao final do dia o quão produtiva você foi e avaliar como pode melhorar sem gerar estresse ou sobrecarga. 

Como fazer um planner?

Fazer um planner pode dar bastante trabalho, mas se você gosta de trabalhos manuais será bem divertido. 

Então vamos lá ao nosso passo a passo: O que você vai precisar:

  • Um caderno do tamanho que quiser, os mais comuns são A4 ou A5;
  • Régua, lápis ou lapiseira e canetas coloridas;
  • 12 adesivos marcadores de páginas;
  • Materiais para enfeitar a capa: tecidos, papéis coloridos, adesivos.

Em nossa loja você encontra diversos materiais de papelaria que vão te ajudar a tornar o seu planner mais bonito, colorido e divertido. 

Passo a passo

O primeiro passo é escolher o tema. Aqui vamos dar as indicações para um planner de organização geral, se você quiser algum tema específico, adapte as indicações para o que você desejar, ok?

O que teremos nesse planner 

  • Um calendário completo que dê pra visualizar todos os dias do mês;
  • Separação de meses;
  • Divisão de semanas;
  • Separação de dias;
  • Metas mensais e semanais.

Passo 1: Separe seu caderno em partes 

Separe seu caderno em 12 partes referentes aos meses do ano, cada parte deve ter ao menos 7 folhas, se quiser pode deixar folhas a mais para anotações extras. 

Passo 2: Escreva os nomes dos meses 

Cole os adesivos marcadores de páginas, um na primeira folha de cada uma das 12 divisões. 

Escreva os nomes dos meses nas etiquetas e coloque dentro dos marcadores. 

Passo 3: Desenhe suas páginas de metas 

Na mesma folha em que você colou os adesivos, você pode fazer uma capa de um lado com o nome do mês e do outro uma página de metas mensais. 

Você pode optar por um quadrado grande ou vários pequenos, representando as diferentes áreas da vida. 

Passo 4: Faça calendários mensais

Na folha seguinte, tire as medidas e divida para fazer uma tabela de 7 quadradinhos na horizontal e 6 quadradinhos na vertical. 

Na primeira linha da sua tabela escreva os dias da semana e em cada quadradinho escreva qual o dia do mês.

Passo 5: Divida as semanas

Na página seguinte comece os primeiros dias do mês. Divida cada folha em 4 partes iguais e trace linhas horizontais para dividir. A primeira parte da divisão fica para metas e as outras para os dias da semana.

Em seguida, escreva os números dos dias. Dentro de cada dia você pode optar por deixar tudo em branco, dividir em três espaços referentes aos três turnos, ou da forma que achar mais adequado. 

O mesmo vale para a coluna de metas. 

Passo 6: Crie sua página de metas mensais 

Depois das semanas, na última página do mês, deixe um espaço para balanço mensal. 

Esse espaço é livre para você preencher da forma mais adequada. Pode fazer um quadro grande para anotações e reflexões ou vários quadros menores, referentes a diferentes objetivos ou áreas da vida. 

Você pode criar um quadro para autocuidado, por exemplo, outro para atividades físicas, outro para ganhos e gastos financeiros… e o que mais você escolher. Use e abuse da sua imaginação! 

Se você gosta de produção artesanal, que tal aprender também a produzir um caderno de discos? Veja aqui o nosso passo a passo completo! 

Beijos da Sil e até a próxima!

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta