Taí uma coisa que sempre quis fazer, mas que a matemática da coisa, a exatidão que exige, fez com que eu – completamente inexata, desistisse antes mesmo de começar. Esse tipo de coisa que tem que planejar muito, antes de fazer – vou dizer; nunca foi pra mim.
Patchwork foi algo que sempre admirei de longe, como quadro de pintor famoso em exposição. Mas quando descobri que a Silhouette cortava tecido (antes de ter uma) logo pensei; opaaaa, agora dá pra arriscar!
Depois que ganhei a minha, uma das coisas que mais fiz foi projetos em tecido, acho até que na contra-mão do mundo, que acaba utilizando muito mais pra trabalhos em papel. Mas a versatilidade dela é tão grande que posso dizer que ainda estou no processo do deleite, impressionada com tudo e batendo “palminha” pra cada corte perfeito que ela faz!
Agora imagina a salva de palmas que não tive que dar quando consegui fazer meus porta-copos de patchwork na Silhouette, sem teste nenhum!!!? Fiquei impressionada com a descomplicação e agilidade do trabalho! Sorte a nossa, não?
Pra quem já gosta de se aventurar na máquina de costura e até mesmo pra quem nunca fez mas tem vontade, esse PAP é facílimo! Pois trabalha apenas com costura reta e como eu disse, nada de fazer conta pra achar o cateto oposto da hipotenusa no patchwork! SIM, é assim que eu enxergo qualquer matemática, sem falar nos 5 braços, 3 pernas e olho de ciclope. Meu cérebro definitivamente só funciona do lado direito! (risos)
{ Materiais }
- Retalhos de tecido (usei 4 padrões pra cada porta-copo)
- Papel termo-colante (SEMPRE quando for cortar tecido na Silhouette)
- Manta acrílica (suficiente para costurar por dentro do porta-copo)
- Tecido liso (para a parte de baixo do porta-copo)
- Máquina de costura (mas pra quem tem muita fé dá até pra costurar na mão)
{ Modo de Fazer }
No Silhouette Studio eu desenhei um círculo com a medida que eu queria do porta copos (considerando margem de costura) e fiz a divisão com as facas, no módulo sólido. Clicando aqui, você pode acompanhar passo-a-passo desse processo em vídeo, pra facilitar.
Depois peguei apenas uma parte (1/4) do círculo pra mandar cortar nos retalhos. Como mostra a foto abaixo:
Depois de escolher os tecidos, as combinações, prepara-lo com o termo-colante, cortei um por um.
(Lâmina azul, para corte de tecidos!)
Simples assim!
Para costurar coloque um sob o outro, costurando de 2 em 2. E depois emende as partes formando o círculo.
Para a segunda parte vamos precisar do tecido liso e da manta acrílica. E vamos montar da seguinte forma:
(ordem de cima pra baixo)
Depois de costurar o círculo, desvire. VAI NA FÉ!
Não se esqueça de deixar um pedaço sem costura pra poder desvirar! Depois é só fazer o arremate com o ponto invisível (na mão) e passar na máquina pra fazer o acabamento da seguinte maneira:
… e pronto!!!!
De coração espero que tenham gostado e que façam!
Aceito dúvidas, críticas construtivas, sugestões e também elogios para me motivar e inspirar ainda mais.
Compartilhe esta ideia, mas não se esqueça de dar os devidos créditos. =)
Com todo carinho,
Dani Coelho | Danny Bunny