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A vida do empreendedor tem muitos desafios, não é mesmo? E, sabendo disso, eu, aqui sua amiga do peito, vim te dar uma luz e falar um pouco sobre segmentação de mercado e como ela pode ajudar a otimizar suas vendas. Prepara o bloco de anotações e vamos nessa!

Segmentação de mercado otimize suas vendas - Blog Silhouette

Um erro comum de quem começa a empreender é acreditar que para vender bem, ter sucesso ou se tornar referência, você precisa atingir uma grande quantidade de pessoas, ter um grande número de seguidores e amplo engajamento nas redes sociais. 

Isso é um mito! O sucesso das suas vendas e do seu negócio não está em atrair muitas pessoas e sim em atrair as pessoas certas, que vão se interessar pelo seu produto e vão comprar na sua mão. 

Para isso você precisa segmentar o seu mercado. E no texto de hoje você vai entender:

  • O que é segmentação de mercado
  • O que é nicho
  • A importância de segmentar o seu negócio
  • Como segmentar o seu negócio

Então, vamos lá!

O que é segmentação de mercado

Segmentar é o mesmo que separar ou fragmentar. Logo, a segmentação de mercado é você olhar para todos os públicos em potencial, dividi-los em partes e escolher qual desses “pedaços” ou fatias de mercado você deseja atingir.

Dessa forma você concentra todos os seus esforços em uma pessoa que têm mais chances de se interessarem pelo que você vende. 

Suas ações de vendas e marketing têm melhores resultados. Afinal, você perde menos tempo e energia criando estratégias para se comunicar com pessoas que não vão te dar muita atenção. 

O risco de não segmentar o seu mercado 

Imagine a seguinte situação: Douglas é dono de uma churrascaria próxima a uma casa de shows. Ele descobre que vai acontecer um grande evento em um domingo à tarde. Geralmente sua churrascaria não estaria aberta neste horário. Porém, ele decide fazer uma exceção, pois acredita que tem grandes chances de vender muito neste dia. 

Para abrir o restaurante em um dia atípico, ele faz todo um investimento nas horas extras de seus colaboradores da cozinha, da limpeza e do atendimento ao público. Além dos gastos com água, luz, gás e talvez internet. 

Douglas também resolve fazer uma divulgação de sua churrascaria no final do show. Ele imprime uma quantidade de flyers e contrata algumas pessoas para distribuírem os papéis ao final do evento. 

O resultado foi frustrante, pouquíssimas pessoas apareceram, Douglas acabou levando prejuízo. Depois, ele descobriu que a banda que se apresentou naquele dia era um grupo de reggae que pregava em suas músicas o amor à natureza e aos animais através do vegetarianismo. 

Esse exemplo é bastante caricato, mas muitos empreendedores e empreendedoras passam pela mesma situação que Douglas, investindo na comunicação com um público que não tem interesse pelos seus produtos ou serviços. 

As vantagens da segmentação de mercado 

Você já percebeu que não segmentar o seu mercado é um risco que pode trazer muitos prejuízos para o seu negócio. Agora vamos a alguns benefícios que a escolha do nicho de mercado correto trará para o seu empreendimento. 

  • Comunicação mais assertiva;
  • Menos concorrentes;
  • Identidade marcante para seu negócio; 
  • Mais chances de fidelização dos seus clientes;
  • Facilidade para encontrar parcerias de sucesso.

Mas, o que seria o nicho de mercado? Talvez você já tenha escutado esse termo, mas não tenha clareza quanto ao seu significado.

O que é nicho de mercado 

O seu nicho é como se fosse a sua tribo. Aquele grupo de pessoas que têm um interesse específico em determinados produtos ou serviços.  Tomamos como exemplo o mercado alimentício. Ele é muito amplo, envolve supermercados, padarias, sacolões, restaurantes, lanchonetes… 

Dentro desse mercado vamos escolher o segmento de restaurantes, que foca em pessoas com um desejo específico de almoçar. Podemos dividir ainda mais esse segmento e focar no nicho de alimentação saudável. 

Logo, um nicho é mais específico que o mercado e o segmento, mas ainda pode atingir muita gente, como neste caso. Outros exemplos podem ser:

  • Mercado: artigos esportivos > Segmento: artigos para natação > Nicho: maiôs e sungas.
  • Mercado: moda > Segmento: moda feminina > Nicho: moda fitness
  • Mercado: produtos para casa > Segmento: artigos de decoração > Nicho: artigos de decoração rústica 

Ao escolher o seu nicho de mercado, você continua com um grande público em potencial, e tem mais chances de se interessar pelo que você está vendendo. 

Ou seja, você tem meio caminho andado. 

Como segmentar o seu mercado

O que é nicho de mercado - Blog Silhouette

Até aqui já entendemos bastante sobre a segmentação de mercado, certo? 

O que ela é, o que pode acontecer quando você se comunica com o público errado, quais as vantagens a segmentação traz para o seu negócio, o que é nicho e quais as diferenças entre nicho, segmento e mercado. 

Agora, vamos para a prática, um passo a passo simples de como você pode aplicar todos esses conceitos em seu empreendimento:

Passo 1: Encontrar o seu nicho 

Se você está começando agora e ainda não possui uma carteira de clientes, a primeira coisa a fazer é uma pesquisa de mercado. Encontre um grupo de pessoas com o perfil que você deseja atingir, podem ser pessoas que já te acompanham nas redes sociais ou mesmo suas amigas. 

Ofereça algo gratuito para esse grupo de pessoas, pode ser uma mostra do seu produto, uma aula, uma mentoria… algo que tenha a ver com o seu negócio. 

Em troca, você vai convidar as pessoas para um bate-papo, entender um pouco mais sobre quem são elas, quais são os seus hobbies, suas rotinas, o que elas gostam e o que não gostam. 

Fale também, é claro, sobre o seu produto ou serviço. Entender porque elas se interessaram pela sua oferta, o que foi legal ou que não foi, o que elas acham que pode melhorar.

Você pode fazer isso com um grupo de 10 a 20 pessoas. Assim vai começar a ter uma noção das características em comum entre pessoas que curtiam o seu produto. 

Passo 2: Entreviste seus clientes 

Essa dica é para quem já tem um negócio rodando com pessoas que já compraram o seu produto. 

Faça uma pesquisa com os seus clientes. Pode ser uma conversa ou mesmo algumas perguntas enviadas por e-mail. Para motivar as pessoas a responderem sua pesquisa, você pode oferecer uma pequena recompensa, como um desconto ou o download de um ebook gratuitamente. 

 A pesquisa pode abranger questões como:

  • Classe social; 
  • Sexo; 
  • Profissão; 
  • Gostos;
  • Estado civil; 
  • Outras perguntas que você desejar.

 

Passo 3: Como comunicar com os seus clientes 

como se comunicar com o seu cliente - Blog Silhouette

Para te ajudar neste passo você pode usar uma ferramenta chamada mapa de empatia. 

Nele vai responder o que o seu cliente pensa, o que ele vê, ouve e fala. Quais são os desejos dele, quais as necessidades, o que o deixa feliz…

Assim vai aprofundar o seu entendimento sobre quem são as pessoas que você quer atingir.

Passo 4: Crie um personagem sobre o seu cliente 

Use os dados que coletou sobre as pessoas reais que entrevistou e as respostas do mapa da empatia para criar esse personagem, também chamado de persona. 

Ele deve ter um nome, idade, profissão, hobbies, estado civil e classe social. Você pode descrever também um pouco de como é a sua rotina, o que ele ou ela faz nas horas vagas, o que gosta e não gosta… É importante que seja o mais detalhado possível.  

Uma vez que você tem o seu personagem criado, ele será como um amigo imaginário. Toda vez que você for criar um produto ou serviço novo pense: “O meu personagem compraria isso?” 

E quando for fazer uma divulgação dos seus produtos ou postagens nas redes sociais procure escrever algo que o seu personagem gostaria de ler. Ao conversar com ele você estará conversando com o seu público! 

Segundo uma pesquisa da Bain & Company, mais de 80% dos líderes de negócio concordam que isso é fundamental para crescer e se diferenciar da concorrência.

Tentar atingir vários públicos diferentes é um erro comum e a consequência é uma estratégia generalista, com planos de marketing pouco específicos e com resultados de vendas bastante insatisfatórios. Fato é que não dá abraçar o mundo se tiverem uma atuação generalista.

Elas sabem que, se não olharem para as particularidades de determinados nichos, não serão excelentes no desenvolvimento de produtos e serviços.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre segmentação de mercado e como ela pode ajudar a otimizar suas vendas, já pode dar um “up” em seu negócio com mais segurança.

E, para mais conteúdos como esse, leia nossos outros conteúdos aqui do blog.
Beijos da Sil e até a próxima!

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