Olá, Sil Lover! Eu sou a Thiara Ney, tudo bem por aí? Neste post, eu vou te contar tudo sobre a Base Eletrostática Silhouette Portrait 4.
Trabalho com Silhouette desde 2010, e tô admirada com a tecnologia dessa nova base, que funciona com energia eletrostática, sem nadinha de cola.
Eu gosto sempre de começar esclarecendo que a base eletrostática não é uma substituta da base com cola. A ideia não é que a gente nunca mais precise da base tradicional, mas sim que a gente possa fazer trabalhos que a base com cola não permite.
Como Funciona a Base Eletrostática?
Quando tentamos cortar materiais mais finos na base com cola, ou ele fica todo envergado, ou rasga na hora de tirar da base, dificultando o trabalho.
Então, pra garantir o corte perfeito de materiais mais delicados, a Silhouette desenvolveu a base com tecnologia eletrostática, garantindo fixação firme para diferentes tipos de papéis, e facilitando o corte de materiais mais delicados, sem enrolar ou danificar o projeto quando você o retira da base.
Com essa tecnologia o papel é atraído e mantido no lugar pelo acúmulo de eletricidade estática, e é isso que dispensa o uso de cola e garante o corte perfeito.
Sabe qual foi uma das coisas que eu mais gostei? É que a conexão da base com o equipamento é muito simples e não precisa de cabos ou conectores extras. É só retirar a tampinha da frente da Silhouette Portrait 4, e depois encaixar a base, até os dois botões laterais fazerem click.
A área de corte dela é de 21,6 por 30,5 centímetros, sendo perfeita para papéis A4 ou até menores. É só posicionar o papel na base sobre a Folha de Proteção Eletrostática que acompanha ela, ligar, aguardar cerca de 60 segundos para que a eletrostática faça a mágica e o papel esteja firme.
A gente sabe que ela tá pronta pra cortar quando tenta movimentar a folha e percebe que ela tá bem presa. No programa Studio a gente começa configurando corretamente a página, escolhendo a base de corte eletrostática no menu de configuração de página.
Como Cortar na Base Eletrostática Portrait 4
Antes de começar o corte, sugiro que você faça ainda o ajuste de distância. Isso, porque, a Base Eletrostática é um acessório, e quando a gente acopla um acessório aos nossos equipamentos eletrônicos pode ser preciso fazer alguns ajustes.
Na tela de envio para o corte é só clicar com o botão direito do mouse no desenho da sua máquina e clicar em ajuste de distância.
Você vai imprimir a folha e mandar a máquina Silhouette cortar as linhas de teste. Depois confira se a distância entre A e B, e entre 1 e 2, estão certas, e se tiver alguma coisa divergente, é só ampliar ou diminuir a distância.
Depois que tudo estiver configurado, clique em “Enviar” para iniciar o corte. Eu iniciei os meus cortes com um papel de 120 gramas, e o resultado foi perfeito.
Como a base segurou superbem esse papel, me senti segura de testar o de 180 gramas, e olha só, corte perfeito também.
Já para o papel de 240 gramas eu coloquei um monte de recortes na folha, para ver se ela segura mesmo, do início ao fim. Inclusive aqui você pode conferir que ela faz o print and cut perfeitamente.
Ou seja, dá pra imprimir na sua impressora e cortar usando a Base Eletrostática na Portrait 4, com facilidade.
Vantagem de usar a Base Eletrostática Portrait 4
Agora, olha só uma enorme vantagem dela. Quando você corta um monte de coisas pequenas na base com cola, tem todo o trabalho de tirar pecinha por pecinha da base, né?! E isso já toma um tempão. É um enorme exercício de paciência.
Com a Base Eletrostática Silhouette não precisa. É só desligar a base e puxar tudo da folha protetora, de uma só vez. Assim ela poupa seu tempo, seu dinheiro e sua paciência.
Mas, é importante lembrar que essa base é recomendada para papéis finos, lisos e não porosos, que vão aderir a ela com facilidade e o corte vai sair perfeito. Isso significa que essa é a função original dela, e que é como ela vai se comportar melhor.
O Que a Base Eletrostática Não Corta?
Portanto, para papéis pesados, porosos, texturizados, ou até outros materiais como acetato, tecido, feltro e EVA, a Base Eletrostática não é recomendada. Isso porque os polos dela precisam aderir em todo o material pra que ela funcione, e esses materiais mais irregulares ou mais grossos não permitem isso.
Então, para esses materiais mais pesados, mais porosos, de difícil fixação o ideal é usar a base de forte fixação, que tem ainda mais cola que a base normal.
Caso o material que você esteja tentando cortar esteja se movimentando na base, você pode seguir algumas diquinhas:
Se você perceber que a sua folha não ficou totalmente aderida na base, pode ser que o material seja de uma gramatura que a base não tem força pra segurar. Nesse caso, o ideal é que você use pedaços da fita adesiva para prender as pontas do material.
Se mesmo assim o material sair da base durante o corte, pode ser que realmente ele não seja um material adequado pra usar com a energia eletrostática. Nesse caso, você deve usar a base tradicional, com cola mesmo.
Confira todas essas informações que contei para você aqui, também no Canal do YouTube da Silhouette Brasil:
Compartilhe e Garanta Seu Cupom de Desconto
Quer adquirir uma Silhouette ou equipamentos Mimo Crafts? Então, aqui embaixo tem um cupom de desconto especial para você!
Por fim, se este post te inspirou, não deixe de nos marcar nas postagens dos seus projetos nas redes sociais! Use também a #silhouettebrasil e venha fazer parte do Nosso Fantástico Mundo das possibilidades!
Thiara Ney
Um beijo, tchau!
Veja Mais:
Quais São as Principais Vantagens da Silhouette Portrait 4?
O Que Dá pra Fazer com Uma Plotter de Recorte?
Siga a Sil nas redes sociais
Canal YouTube Silhouette Brasil: @SilhouetteBrasilvideos
Instagram Silhouette Brasil: @silhouette_brasil