Olá, Sil Lover! Eu sou Thiara Ney, e vou te mostrar como fazer caixa de papel pra iniciar um negócio de papelaria personalizada não precisa ser um bicho de sete cabeças. Pois, usando os materiais, ferramentas e equipamentos certos você consegue fazer uma variedade de modelos e pode começar até mesmo sem grandes investimentos.
Como Fazer Caixa de Papel
Primeiramente, eu sou defensora de que a gente deve começar com o que a gente tem. E se as ferramentas que você tem disponíveis, hoje, não passam de estilete, régua e tesoura, lembre-se que o mais importante é começar.
Mas, mesmo que você vá começar com ferramentas mais simples, é importante que você faça as escolhas certas. Sendo assim, de nada adianta investir em estilete e régua de baixa qualidade e eles não durarem nada.
Por aqui, eu uso Estilete Profissional Mimo, Régua Profissional para Corte Mimo, Tesoura Profissional Mimo e Base de Corte Regenerativa Mimo, e vou te provar que dá pra trabalhar com caixinhas cortando com essas ferramentas.
Aliás, é bom lembrar que eu mesma comecei na papelaria sem uma Silhouette, e foi só depois de cortar 500 forminhas na tesoura, de uma encomenda enorme, que eu fui atrás de uma máquina que cortasse o formato que eu quisesse. Já que não era mais possível fazer tudo à mão.
Qual o Papel Ideal para Fazer Caixa de Papel?
Mas, enfim, o primeiro passo pra uma caixinha perfeita é acertar na escolha do papel. E o melhor papel depende do tipo de trabalho que você vai fazer.
Dessa forma, se for trabalhar com impressão, você pode usar desde papéis mais porosos que podem ser impressos, como o Color Pop Branco da Mimo, até papeis com acabamento fotográfico, que entregam muito mais qualidade de impressão.
Por aqui, eu dou preferência para o Papel Fotográfico Fosco Mimo, porque ele não reflete luz e não atrapalha nas fotos da decoração.
E uso também um papel especial pra fazer apliques e imprimir os detalhes. Logo, o meu preferido é o Papel Fotográfico Profissional Ultra – Textura Jato de Cera Mimo.
Mas, se o seu negócio é trabalhar sem impressão, apenas sobrepondo papéis coloridos, e fazendo projetos em camadas, a sugestão é que você use toda a linha de papéis coloridos Color Pop, e acrescente detalhes com papéis texturizados, como os cardstocks.
Desse modo, outro material que pode ser muito útil para quem trabalha com camadas é o adesivo vinil, que te ajuda a fazer detalhes perfeitos.
Como Fazer Caixas de Papel do Zero Com a Silhouette
Para fazer a criação de caixas impressas, personalizar a caixa, colocar as estampas e cores que a gente quer, o nome da criança e tal, você tem algumas opções:
Em primeiro lugar, você pode comprar projetos prontos de caixinhas na Silhouette Design Store, a loja de projetos oficial da Silhouette. Lá você encontra moldes para você personalizar, projetos em camadas e projetos já personalizados, para você só imprimir e cortar.
Caso você tenha facilidade e queira personalizar seus moldes, pode fazer isso usando softwares mais profissionais, como o Adobe Illustrator ou o Adobe Photoshop. Outra opção é usar o Silhouette Studio para criar, mesmo sem ter a Silhouette ainda.
O Studio é um software gratuito, que pode ser baixado por qualquer pessoa, e tem muitas ferramentas disponíveis pra você desenhar, criar, personalizar e entregar trabalhos realmente profissionais. Diferente dos outros softwares da Adobe.
Agora, com a arte criada e a folha impressa, é hora de iniciar o corte. E como eu disse, vou começar produzindo uma caixa de papel todinha com ferramentas manuais.
Ferramentas Básicas para Fazer Caixas de Papel
Lembra que eu falei sobre começar com as ferramentas certas? Aqui eu escolhi usar as ferramentas básicas da Mimo, porque elas entregam qualidade com um preço que cabe no bolso.
A Base de Corte Regenerativa Mimo é antiderrapante, macia e resistente, isso aumenta sua vida útil e não fica soltando pedacinhos, mesmo depois de muitas passadas do estilete por ela.
A Régua Profissional para Corte Mimo, além de ser transparente e centimetrada, tem um fio de aço que garante que ela fique íntegra, mesmo após os cortes. Ele impede que o estilete retire pedacinhos dela, deixando o corte retinho.
O Estilete Profissional Mimo também é meu preferido, por ser bastante anatômico e ter lâminas com alta durabilidade.
E, por fim, a Tesoura Profissional Mimo tem hastes curvas, pra fazer cortes precisos, mesmo na pontinha.
Como Cortar Caixas de Papel
Para fazer os cortes, é só posicionar a régua sobre as linhas de corte do projeto e passar o estilete pra cortar. Lembrando que o ideal é que a régua sempre esteja por cima do projeto, protegendo ele durante o corte.
Depois, posiciona a régua nas linhas de vinco e passa o estilete de leve, pra marcar o papel, mas sem cortar. Os cantinhos que ficaram sem corte, a gente apara com a tesoura.
E como essa caixinha tem cantos arredondados, vou usar mais uma ferramenta superútil, o Furador Arredondador de Cantos 3 em 1 – Mimo. Com ele, você pode escolher 3 diâmetros diferentes pra fazer um canto mais aberto ou mais fechado.
Para os apliques, vou fazer o corte com a tesoura, sempre lembrando de movimentar o papel durante o corte, mantendo ela o mais firme possível.
Por fim, com tudo cortado é só dobrar os vincos e passar cola na abinha. O fundo de encaixe facilita, porque você pode enviar as caixas todas desmontadas pra sua cliente, diminuindo o custo do frete e o risco de amassar no transporte.
Pra colocar os apliques, vou usar Fita Banana Dupla Face Mimo, e a minha preferida é essa picotada, que já poupa tempo de ficar cortando fita, e ajuda a dar mais profundidade no trabalho.
Fala sério! Você sabia que dava pra fazer uma caixa de papel tão fofinha assim só usando ferramentas básicas? Pois é, não tem mesmo desculpa pra não começar hoje.
Como Criar Caixa de Papel com Ferramentas Diferentes
Aqui, quero te mostrar uma outra ferramenta que pode te ajudar a fazer caixa de papel diferente, de um jeito muito fácil.
Essa aqui é a Base Mimo Making, uma ferramenta pra fazer caixas e envelopes, mas, hoje, vou te ensinar a fazer uma caixa-envelope, perfeita pra colocar chocolate, como lembrancinha de festa.
Como Usar a Base Mimo Making para Criação de Caixas
Primeiramente, eu imprimi uma estampa combinando com o kit que tô trabalhando, de cada lado da folha e cortei um quadrado de 16 por 16 centímetros.
Logo depois, posiciono o papel aqui na marcação de 2 polegadas e meia e com o vincador que já vem com a Mimo Making, faço uma marcação horizontal e outra na vertical.
Depois, movimento o papel em meia polegada, posicionando em 3 polegadas e vinco de novo na horizontal e na vertical.
Em seguida, viro o papel 180 graus e repito os vincos, no 2 e meio e no 3, tanto horizontais quanto verticais.
Agora, eu vou só encaixar o papel com o vinco que eu fiz vertical, na horizontal, pra que eu consiga vincar até o final. A ideia é que depois de todos os vincos feitos, fique assim, com o desenho de dois retângulos.
Na sequência, é hora da furação, feita com a Mimo Making também. Eu vou posicionar a primeira linha vincada da aba menor no furador e pressionar, e repetir isso nos outros 3 lados.
Em seguida, com a tesoura, corto essa pontinha até o vinco de dentro e depois tiro esse triângulo que sobrou, pra ir formando as abinhas da caixa. É só repetir os cortes nos 4 lados.
Dando sequência, usando a parte de trás da Mimo Making é hora de arredondar os 4 cantos e então usar o vincador para dobrar todos os vincos. Depois que tudo estiver vincado, vamos passar cola nas abas laterais e nas duas abinhas de baixo, pra colar a aba maior aqui por cima.
Agora temos uma caixinha pronta, só esperando o chocolate. Pra finalizar, vou cortar com estilete e régua uma cinta para dar a volta na caixinha, e aqui por cima vou colocar um aplique, no tema da festa.
Como a Silhouette Pode Alavancar sua Vida como Papeleira
Agora que eu já te provei que dá pra fazer caixas variadas com as ferramentas que você já tem ou que estão ao seu alcance hoje, quero te contar como e porque a Silhouette vai, logo em seguida, mudar a sua vida de papeleira.
Isso porque é muito possível começar com o que tem, mas depois de algumas encomendas grandes, você vai perceber que o tempo que você leva cortando as caixinhas poderia ser mais bem investido em um monte de outras atividades.
Com isso, você pode focar em outras atividades para fazer o seu negócio funcionar, como fotografar tudo o que você faz, postar nas redes sociais, responder mensagem de cliente, enviar orçamento, fazer as artes, comprar material, pagar imposto, embalar pedido, ir aos Correios.
É realmente muita coisa pra fazer, e quando você começa a ver uma graninha entrando é muito importante separar parte desse dinheiro pra reinvestir na empresa e melhorar a sua produtividade.
Quais os Benefícios da Silhouette?
Portanto, é exatamente nisso que a Silhouette vai te ajudar. Além de entregar cortes mais precisos e detalhados, ela vai poupar o seu tempo, porque no tempo que ela corta uma caixinha ou uma folha de apliques, você fica livre pra já ir trabalhando na montagem ou responder as mensagens de clientes que estão pendentes.
A máquina vai trabalhar com mais velocidade e mais precisão nos cortes, com isso, seu trabalho ficará melhor, diminuindo seu prazo de entrega e te permitindo até mesmo cobrar mais por ele.
E, não precisa ter medo, porque mexer na Silhouette não precisa ser difícil. É claro que você vai precisar de dedicação pra estudar, mas se você já começou a trabalhar com o Studio pra fazer suas criações, vai tirar de letra a parte de configurar o corte.
A impressão pra cortar na Sil precisa ser feita com marcas de registro, essas marquinhas pretas, pra que a máquina saiba exatamente onde cortar. Aí é só colocar o papel já impresso na base de corte, e carregar a base na máquina.
Como Configurar Corte no Silhouette Studio
Primeiramente, no software, o Silhouette Studio, a gente escolhe o tipo de material e em seguida confere a configuração do corte, escolhendo a exposição da lâmina, a força que a máquina vai fazer praquele corte, a quantidade de vezes que ela vai passar no mesmo lugar, e a velocidade que ela vai fazer isso.
Logo, aqui é importante dizer que não tem mágica, não tem uma configuração que serve pra todo mundo, tá? A configuração vai depender do seu material, do estado da sua lâmina, da máquina que você tá usando e até mesmo da versão do software.
Então, pra cortar papel eu te recomendo duas máquinas, a Silhouette Cameo 5 e a Silhouette Portrait 4. Se você só trabalha com materiais tamanho A4, a Portrait super dá conta do recado.
Já se você quer trabalhar com materiais maiores, como folhas de scrapbook, Cardstock, ou até mesmo materiais em rolo, como o vinil, recomendo a Silhouette Cameo 5, que tem maior largura, maior velocidade de corte e ainda vem com o suporte pra rolos com ela.
Todos os materiais, ferramentas e Silhouettes que eu mostrei aqui estão disponíveis lá no site da Silhouette Brasil, em loja.silhouettebrasil.com.br.
Confira todas essas informações que contei para você aqui, também no Canal do YouTube da Silhouette Brasil:
Agora que você já sabe como fazer caixa de papel, me conta nos comentários o que você achou do conteúdo e do vídeo.
Compartilhe e Garanta Seu Cupom de Desconto!
Quer adquirir uma Silhouette ou equipamentos Mimo Crafts para o seu ateliê? Então, aqui embaixo tem um cupom de desconto especial para você!
Use também a #silhouettebrasil e venha fazer parte do Nosso Fantástico Mundo das possibilidades!
Um beijo, tchau!
Thiara Ney!
Veja mais:
Qual a Diferença Entre as Silhouettes Cameo 5 e Portrait 4?
Como Fazer Print & Cut na Silhouette Portrait 4 – Passo a Passo
Conheça as Novas Ferramentas Silhouette Cameo 5
Quais São as Principais Vantagens da Silhouette Portrait 4?
Siga a Sil nas redes sociais
Canal YouTube Silhouette Brasil: @SilhouetteBrasilvideos
Instagram Silhouette Brasil: @silhouette_brasil