Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Olá Crafters! Aqui é a Thiara Ney, do Time de Designers da Silhouette Brasil, e quero te ajudar a dar os primeiros passos para começar a trabalhar com papelaria personalizada.

Pra isso, o primeiro passo é saber que existem diferentes mercados relacionados à papelaria, e que escolher um para ser o seu foco é uma ótima estratégia para fazer investimentos mais inteligentes.

 

Qual área da Papelaria Personalizada escolher

Diferentes áreas pedem por diferentes equipamentos, ferramentas e materiais. Portanto, eu trouxe aqui algumas opções pra falarmos mais detalhadamente sobre elas.

 

Encadernação

Se seu objetivo é trabalhar com blocos, agendas, planners e outros itens relacionados à papelaria pessoal, é muito importante conhecer essa área a fundo.

Sendo assim, você vai precisar conhecer os tipos de encadernação disponíveis no mercado, certamente vai precisar de uma encadernadora (eu super indico a The Cinch), de alicate, de dobradeira, e também de uma Mimo Stamping, que é a máquina perfeita pra fazer a laminação das capas dos seus trabalhos.

 

Como Começar na Papelaria Personalizada

 

Brindes Corporativos ou Empresariais

Ao escolher trabalhar com brindes corporativos você precisa ter em mente que é essencial oferecer acabamentos perfeitos para seus clientes e personalizações encantadoras. Portanto, uma de suas melhores amigas vai ser a Mimo Stamping que, além de laminar, faz a aplicação de efeitos metálicos com perfeição.

Também é muito interessante que você se aperfeiçoe no trabalho com heat transfer e com vinil, que são materiais que podem ser cortados na Silhouette para garantir os mais variados tipos de personalização em tecidos, plásticos, papeis e até em madeira.

 

Como Começar na Papelaria Personalizada

 

Festas de Batizados, Chás de Bebês, Revelação, Casa Nova, Primeira Comunhão, Apresentações Religiosas e outros

As comemorações mais intimistas também são um mercado excelente. Contudo, nessa área é extremamente importante conhecer a família que está celebrando, para tornar o momento ainda mais único e especial.

Portanto, trabalhar com materiais diferentes como papéis laminados e vinil metálico faz toda a diferença. Outra coisa que faz a diferença é trabalhar com texturas no papel, uma técnica que você faz usando a Mimo Embossing e diferentes plaquinhas de textura.

 

Festas - Como Começar na Papelaria Personalizada

 

Festas de Aniversário

Já se o seu negócio é trabalhar com papelaria para festas de aniversário, use e abuse dos mais diferentes tipos de papel. Para fazer os apliques das suas caixinhas serem os mais especiais do mercado, que tal usar papel fotográfico semi-profissional com textura jato de cera?

Ele é um papel mais nobre, ideal para detalhes, e que faz toda a diferença no projeto final. Também te indico ficar sempre por dentro dos temas mais pedidos do mercado e investir em materiais que combinem com esses temas.

 

Festas de Aniversário - Como Começar na Papelaria Personalizada

 

Casamento

Papelarias para casamento são sempre um desafio. Mas para a nossa sorte, estão super em alta os mini-weddings, aquelas festas de casamento menores, mais intimistas, e cheias de detalhes que fazem a diferença. Os saquinhos de arroz, por exemplo, ganham nova roupagem com uma embalagem feita com papel vegetal Mimo.

Já os bem casados podem ir em caixinhas super especiais feitas com papel kraft Mimo. Já se o casal for mais clássico e buscar algo mais tradicional, os papeis Color Plus Metalizados Mimo serão seus melhores amigos nessa produção.

Em outras palavras, os casamentos são uma excelente oportunidade para inovar no portfólio, e apresentar projetos inusitados aos seus clientes. Que tal oferecer peças decorativas bordadas, por exemplo? Os riscos dos bordados podem ser feitos do tecido usando as canetas Silhouette.

Enfim, oferecer produtos diferenciados te dá a oportunidade de alcançar clientes que topam pagar pela exclusividade.

 

Como Começar na Papelaria Personalizada

 

Presentes e Lembrancinhas Personalizadas

Eu adoro trabalhar com presentes personalizados, e realmente essa tem sido minha marca registrada nos últimos anos. Definitivamente o material que mais uso são as mais variadas cores de Color Plus Mimo. Corto sempre usando minha Silhouette Cameo 4, e cor as cores tão diversas consigo montar uma infinidade de projetos em camadas, dando vida a muitas ideias especiais.

Para presentes personalizados também usamos muitas fotos, e nesse caso nada melhor do que imprimir as fotos em papeis fotográficos de qualidade, certo? Por aqui eu uso o fotográfico fosco da Mimo sempre que incluo uma foto para ilustrar o presente.

 

Como Começar na Papelaria Personalizada

 

Embalagens personalizadas

Um outro mercado que você pode atuar com a sua Silhouette é produzindo embalagens personalizadas e exclusivas para outros pequenos empreendedores. Com os papeis Color Plus e com o Papel Kraft você consegue criar e produzir um universo de possibilidades para esse perfil de cliente.

Pensa só naquela sua conhecida que está começando uma brigadeira. Que tal oferecer uma embalagem diferente e personalizada pra ela? Ou aquela vizinha que pensa em abrir uma loja de roupas, e você pode oferecer tags para as peças dela.

 

Embalagens Personalizadas -Como Começar na Papelaria Personalizada

 

Como Começar a Trabalhar com Papelaria Personalizada

Com a área de atuação escolhida, o próximo passo é começar a fazer um planejamento de tudo o que você vai precisar aprender. Lembre-se sempre que estudar o mercado e fazer cursos na área nào é um gasto, mas sim um investimento.

Quando a gente começa fazendo cursos de tudo o que precisa aprender, a gente poupa muito tempo e encurta caminhos, o que nos faz ter retorno do que foi investido muito mais rápido.

Se você precisa então aprender a mexer na Silhouette profissionalmente urgentemente, minha dica é que você faça um curso nessa área.

Já se seu calcanhar de Aquiles é o dinheiro, e você não faz ideia do quanto cobrar por seu trabalho, te indico começar pelo curso Finanças para Criativos que eu ofereço, e está disponível na loja da Sil Brasil.

Já se você tem uma rotina super atribulada, e precisa aprender a se organizar e a gerir seu tempo, a dica é procurar por treinamentos específicos para essa área.

Comece realmente listando tudo o que você já sabe e tudo o que precisa aprender para deixar seu negócio mais profissional e sua rotina mais produtiva.

 

Materiais para trabalhar com Personalizados

Enquanto falava das áreas de atuação já dei várias dicas de equipamentos, ferramentas e materiais que são excelentes para cada mercado, certo? E tendo claro a área que você quer atuar, vai ficar bem mais fácil investir na coisa certa.

Inclusive eu já fiz um post aqui no blog indicando TUDO o que é essencial ter para começar, desde a máquina de corte, até materiais de reposição que você nunca pode ficar sem. Você pode conferir aqui ou só clicar na imagem abaixo.

 

No que investir para começar?

 

 

No site da Sil você encontra também um kit que para mim é o mais essencial de todos:

Base de Corte Regenerativa, Régua ProfissionalEstilete Profissional e Tesoura TUDO da MIMO! Não tem trabalho manual com papel que se faça sem esses materiais.

Enfim, se você vai trabalhar com uma Silhouette, é importante sempre ter em mente de que tanto a lâmina quanto a base de corte dela são materiais de consumo, que se desgastam com o uso e precisam de reposição frequente. Então é essencial ter base de corte e lâminas extras sempre guardadas com você, para não ficar na mão quando precisar repor.

 

 

Como Começar na Papelaria Personalizada

 

Tá, eu sei que o que você mais gosta é mesmo uma lista, né!? S, vou fazer a minha lista de desejos dos sonhos pra quem que começar. Já pega papel e caneta e começa a copiar:

 

 

Existem muitos materiais, ferramentas e equipamentos que podem te ajudar a produzir peças incríveis. Mas o investimento em cada um deles deve ser planejado por você de acordo com a sua necessidade.

 

 

Como realizar precificação dos seus projetos e serviços

Eu sei que já falei desse assunto antes, quando indiquei o curso, mas voltei nele só porque é realmente uma das coisas mais importantes na profissionalização do seu trabalho.

 

Portanto, de nada adianta você fazer projetos lindos, ter muitos clientes, estar sempre com a agenda cheia, se você não souber cobrar por isso.

E tenha também em mente que cobrar por seus produtos vai muito além de colocar um preço nele e de conhecer seus custos. É extremamente importante saber qual o valor que seu produto entrega para o cliente.

Aqui no blog já tem um post dando uma ideia do que deve ser considerado nessa hora, veja aqui:

 

Como Precificar Meu Produto da Papelaria Personalizada?

 

Como divulgar meu trabalho

Pronto, agora você já escolheu a área de atuação, fez um curso completo de Silhouette, investiu nos equipamentos e ferramentas certos e está produzindo a todo vapor. Só faltam os… clientes!  Portanto, ter seu trabalho notado pelos clientes é realmente uma tarefa difícil, mas estou aqui para te dar algumas dicas.

 

Cliente ideal

Tenha claro com quem você quer se comunicar. Se o cliente que você quer atingir é alguém que busca exclusividade, que valoriza um bom produto e não se importa com o preço, nada de ficar postando um monte de promoções.

Em outras palavras, divulgação de produto barato só é chamariz para cliente que quer pagar pouco. Tenha claro quem é o cliente que você quer atrair para se comunicar diretamente com ele.

 

Esteja presente

Esteja sempre presente nas redes sociais. Quem não é visto não é lembrado, então postar sempre e entregar valor pros clientes com seus conteúdos é essencial. Sendo assim, poste muita fotos do seu trabalho e lembre-se sempre de contar na legenda como aquele produto resolve o problema do seu cliente ideal.

 

Parcerias

Fazer parcerias com marcas, micro-influenciadores e outras empresas do mesmo ramo é uma excelente maneira de seu negócio ser visto por mais pessoas. Só lembre-se de ter sempre em mente que parcerias são negociações em que ambos os lados ganham, que é vantajoso pra todo mundo.

 

Consuma conteúdo

Pode parecer que não tem nada a ver com divulgação, mas muito pelo contrário. Consumir conteúdo vai te ajudar a ter sempre novas ideias para se comunicar mais e melhor com seu cliente. Te indico começar por esse e-book aqui: Ebook – Como Começar a Trabalhar com Papelaria personalizada.

Lá eu compartilho várias ideias e dicas de como começar um negócio de Papelaria Personalizada. Se você pensa que o mercado de festas está saturado ou que iniciar um negócio desse tipo pode ser muito difícil, você pode estar errada(o). O mercado de papelaria é ENORME e as possibilidades são infinitas.

 

Ebook - Como Começar a Trabalhar com Papelaria personalizada.

 

Seguindo todos esses passos você certamente estará pronta ou pronto para começar na papelaria personalizada e ter muito sucesso nesta área!

Espero que tenha ajudado você com este guia para dar os primeiros passos de como começar na papelaria personalizada. Use o cupom de desconto abaixo para comprar a sua Silhouette ou Mimo Stamping no site Silhouette Brasil e faça lindos projetos!

 

Cupom de Desconto para Comprar Silhouette Mimo Stamping

 

Até o próximo post! Beijos. s2

Thiara Ney;

Thiara Ney

Olá, crafters! Sou a Thiara Ney, a empreendedora à frente do Estúdio Tuty há mais de 10 anos. Por lá compartilho técnicas que aprendi ao longo dessa jornada para tornar o trabalho artesanal mais profissional, tanto com informações sobre equipamentos e ferramentas, quanto com cursos e conteúdos de gestão, como comunicação, produtividade e finanças.

Mais posts da Thiara Ney

Acompanhe Minhas Redes Sociais

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta