Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Olá Crafters! Eu sou a Thiara Ney, do Time de Designers da Silhouette Brasil, e neste passo a passo vou te mostrar como como fazer convites incríveis na Silhouette Curio. No exemplo de hoje, criamos um lindo convite de casamento no equipamento conhecido como a Máquina de Fazer Convites da Silhouette.

Portanto, todas as técnicas que a gente vai ver aqui hoje são exclusivas da Curio, só dá pra fazer com ela, o que torna essa uma máquina de corte realmente versátil e poderosa.

Para realizar esse passo a passo, você vai precisar dos seguintes materiais e ferramentas:

Caso prefira, você pode conferir todo este passo a passo também em vídeo, lá no meu Canal no Youtube.

 

Como Fazer Convites na Silhouette Curio

 

Usando o Silhouette Studio criei um convite de casamento relativamente simples, com folhagens em cima e embaixo, que deixei com a linha na cor vermelha, e uma borda, que deixei com a linha verde.

 

A Máquina de Fazer Convites - Silhouette Curio

 

Todo o restante é texto, que a gente vai imprimir no papel tamanho A5. Portanto, eu vou usar o papel Majorca, e imprimo na impressora comum, jato de tinta. Esse papel tem um brilho lindo, super elegante e perfeito pra convites de casamento.

 

A Máquina de Fazer Convites - Silhouette Curio

 

Com ele impresso, é hora de começar a acrescentar detalhes pra deixar esse convite impressionante, e é aqui que entra a Silhuette Curio. A Curio é uma máquina que funciona diferente das outras máquinas de corte da Sil porque ela tem essa base rígida.

Como Funciona as Bases de Corte da Curio

Aliás, já tem um post aqui no blog em que eu mostro como funcionam as bases de corte da Curio e como saber quais bases usar pra cada tipo de trabalho. É só clicar aqui pra conferir.

Tudo Sobre as Bases da Silhouette Curio

 

A gente vai começar fazendo um baixo relevo nas partes das folhagens, e pra isso vamos usar a base de emboss, que é a branca fofinha, que já acompanha a máquina.

 

A Máquina de Fazer Convites - Silhouette Curio

 

Aqui eu vou deixar todas as bases de nivelamento, e colocar a base de emboss por cima. Depois coloco aqui na máquina e posiciono o convite impresso aqui.

Carrego a base e então é hora de escolher a ferramenta. A Curio já vem com essas duas ferramentas de emboss, uma pra fazer o relevo fino e outra pra fazer o relevo grosso. Nesse projeto eu vou usar a branca, que é a de relevo fino. Coloco ela aqui no suporte e travo.

 

A Máquina de Fazer Convites - Silhouette Curio

 

Aí no Studio eu vou configurar o trabalho por linhas, e selecionar para fazer o emboss nas linhas vermelhas, com força 33 e duas passadas, pra ficar mais marcado.

 

 

Como Usar o Foil de Transferência Silhouette

Agora vou usar esse material aqui que são folhas de foil exclusivas pra usar na Curio, que você também encontra na Silhouette Brasil. O foil é transferido por pressão, então a gente consegue transferir usando a mesma ferramenta de emboss.

 

Foil de Transferência - Sihlhouette

 

Eu vou cortar uma folha na metade, tirar o liner dela, e posicionar por cima do convite, pegando a borda toda, e pressionando bem pra não sair do lugar.

Depois é só carregar a base de novo na máquina e lá no Studio configurar para fazer o emboss das linhas verdes agora. Quando o trabalho terminar é só descarregar a base, e retirar o foil aqui de cima. Olha só que lindo que fica!

 

 

Vou então usar aqui uma folha de acetato de 20 micras, que vai ficar sobre o convite, mas com um detalhe nela. Enfim, para usar o acetato é preciso retirar a base de emboss da Curio, e colocar a base de corte, que é essa com o liner verdinho.

 

Ferramenta de Gravação e Pontilhado da Silhouette Curio

Contudo, aqui a gente vai usar outra ferramenta. Ao invés da ferramenta de emboss, vamos usar a ferramenta de gravação. Ela tem a ponta bem fininha, e vai riscar o acetato, mas sem cortar, só gravando nele mesmo.

 

 

Lá no Studio selecione mais uma vez as linhas vermelhas, e deixa a mesma ferramenta na configuração, mas muda aqui a força pra 20, e uma passada, que é mais que suficiente pra marcar o acetato.

Olha só o resultado do acetato gravado. Ficou um arraso!

 

 

E tá quase acabando, mas convite que se preze, tem um envelope à altura, né?!

Aqui vamos usar uma folha de papel vegetal Mimo e imprimir uma estampa floral bem linda nele, na impressora comum, jato de tinta mesmo. Em seguida, com a Base de Corte e vinco da We R, faça dois vincos, pra folha dar a volta no convite todo.

 

 

Como Fazer o Selo Metalizado para Convites

E pra fechar, a gente vai fazer um selo com o material Mídia Adesiva para relevo metalizado, também exclusivo da Curio. É um adesivo metalizado, bem espesso, mas que não é rígido e permite a gente fazer o baixo relevo com perfeição.

 

Mídia Adesiva para Embossing na Silhouette Curio

 

Entretanto, para usar ele a gente precisa da base de emboss, aquela fofinha. Assim, é só posicionar o material no cantinho dela, e tomar cuidado pra não passar muito os dedos, porque o material fica todo marcado com as nossas digitais.

Eu fiz no Studio uma arte com as iniciais dos noivos, e coloquei para fazer o emboss, mais uma vez com a ferramenta para embossing fino, e com força 33.

 

A Máquina de Fazer Convites - Silhouette Curio

 

Em seguida, corte com uma tesoura a volta da marcação. E ó, esse material não é recomendado cortar com a Sil, tá? Então esse acabamento é pra ser feito na tesoura mesmo.

 

Efeito do Embossing

 

Enfim, é só tirar o liner de trás, e usar o adesivo para fechar o envelope. Olha só que coisa mais linda!

 

A Máquina de Fazer Convites - Silhouette Curio

 

Eu apaixonei no resultado desse convite. Achei que ficou super diferente, com um monte de detalhes, e usando técnicas simples, e todas exclusivas da Curio.

E aí, gostou deste passo a passo de como fazer convites na Silhouette Curio? Espero que sim! s2

Se você fizer convites usando essas técnicas, lembra de marcar @silhouette_brasil e @estudiotuty ou usar as hashtags #silhouettebrasil#estudiotuty no Instagram quando postar, pra gente ver seu trabalho, combinado? Vamos amar!

Utilize o cupom de desconto abaixo para adquirir a sua Silhouette ou Mimo Stamping na loja Silhouette Brasil e faça lindos projetos como este!

 

Cupom de Desconto para Comprar Silhouette Mimo Stamping

 

Um grande abraço e até o próximo post! Beijos.

Thiara Ney

Olá, crafters! Sou a Thiara Ney, empreendedora criativa há mais de 10 anos e apaixonada pelas possibilidades que a Silhouette oferece. Hoje, crio conteúdo e compartilho técnicas que aprendi ao longo dessa jornada, para tornar o trabalho artesanal mais profissional, tanto com informações sobre equipamentos e ferramentas, quanto com cursos e conteúdos de gestão, como comunicação, produtividade e finanças.

Mais posts da Thiara Ney

Acompanhe Minhas Redes Sociais

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta