Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Olá, Sil lover! Tudo bem? Eu sou a Sil Brasil, a sua melhor amiga de trabalho. Agora, vou te apresentar a nova Silhouette Portrait 3. Neste post, vou te contar tudo sobre esta máquina de corte, incluindo seus diferenciais e novidades, as novas ferramentas e funções e quais os materiais são compatíveis com ela.

 

Silhouette Portrait 3 – Tudo Sobre Esta Máquina de CorteSempre que há um lançamento de um novo produto, principalmente no caso de máquina de corte Silhouette, muita gente fica com muitas dúvidas sobre uso, compatibilidade, especificações técnicas e outros assuntos.

Por isso, neste post, vou explicar muitos temas das principais perguntas frequentes sobre a Silhouette Portrait 3 que recebo por aqui, em meus canais oficiais de comunicação. Assim, vamos ao que interessa, ou seja, às informações práticas!

O Que é a Máquina de Corte Silhouette Portrait 3?

A Silhouette Portrait® 3 é a menor e mais portátil máquina de corte da Silhouette, isto é, ela possui apenas  41,1 cm  de comprimento, 14 cm de largura e 11,2 cm de altura. Além disso, ela também é bem levinha, pesando apenas 1,6 kg, individualmente. Já o peso total da caixa de envio é de 3,5 kg.

Além disso, a nova Silhouette tem uma força de corte de 210gf possui uma velocidade de corte até 3 vezes mais rápida do que as suas antecessoras. Ela tem uma folga de 2 mm, que permite que você corte materiais mais espessos.

Silhouette Portrait 3 – Tudo Sobre Esta Máquina de Corte

 

Além disso, a Portrait também é compatível com os sistemas operacionais Mac e Windows. Esta plotter de corte também é bivolt, isto é, funciona ligada em tomadas de 110 V ou de 220 V.

 

O que é possível fazer com a Silhouette Portrait 3

Esta nova Silhouette não corta apenas papel. Sendo assim, a Portrait 3 é perfeita para criar diversos tipos de artesanato, como scrapfestas, scrapbooking, papelaria personalizada, encadernação, estamparia e costura, home decor, patchwork, serigrafia e muito mais.

Como mostro em algumas fotos de inspiração a seguir:

Caixas personalizadas em geral

A Portrait é ideal para cortar caixas personalizadas para festas, datas comemorativas, lembrancinhas, caixas para doces e muitos mais!



 

Cartões, convites

Além disso, esta plotter de corte compacta também é ideal para você cortar e criar diversos tipos de cartões e convites personalizados de papel e outros materiais.



 

Flores de papel

Na Portrait 3, é possível ainda cortar lindas flores de papel e outros materiais.

 

 

Estampas da camisas e roupas em geral

Você também pode montar a sua própria estamparia completa usando a Portrait 3, como ensina este passo a passo do Blog.

 

Personalize garrafas, xícaras, copos e muito mais com Vinil Adesivo

Outra possibilidade de criação da Portrait 3 é a personalização de garrafas, xícaras, copos e outros itens com vinil adesivo. O resultado fica lindo, veja!

 

Lembrancinhas de natal e outras datas comemorativas

Entre outras infinitas possibilidades de criação da Portrait 3, você também consegue produzir lembrancinhas personalizadas de Natal e de outras datas comemorativas, como mostra a inspiração abaixo.

Lembrancinha de Natal

 

Quais Materiais a Portrait 3 corta?

A Portrait 3 pode cortar os seguintes materiais: cartolina, vinil adesivo, transfer para tecido, feltros, sintéticos, EVA, mídias especiais (como adesivo raspadinha, papel adesivo, papel para tatuagem, papel couro, plástico encolhível e papel vegetal etc.), tecidos de algodão (necessário tratar com adesivo de precisão de corte), papel paraná, madeira balsa e muito mais!

 

O que vem na Caixa da Silhouette Portrait 3?

A caixa da Silhouette Portrait 3 contém os seguintes itens:

  1. Máquina de Corte Silhouette Portrait® 3;
  2. Fonte de Energia Silhouette;
  3. Cabo USB;
  4. Bluetooth® integrado;
  5. Lâmina Autoajustável Tipo B – Silhouette;
  6. Base de Corte para Silhouette Portrait – A4 (20,3cm x 30,5cm);
  7. Software Silhouette Studio® (Clique aqui para fazer o download);
  8. 50 projetos digitais para começar a criar imediatamente (Arquivos digitais da Silhouette Design Store. Aparecem automaticamente na Biblioteca do Silhouette Studio assim que você registra a Portrait 3 e faz login em sua conta da Silhouette América dentro do software Studio);
  9. Assinatura de 1 mês da Silhouette Design Store (disponível automaticamente a partir do registro do equipamento no site da Silhouette America).

As outras lâminas, ferramentas e acessórios para a Portrait 3 são vendidos separadamente na loja Silhouette Brasil.

 

Quais as diferenças entre as Silhouette Portrait 3 e Portrait 2?

A Silhouette Portrait 3 e a Portrait 2 são bem parecidas em muitos aspectos. No entanto, existem três funções da Portrait 3 que são diferentes da Portrait 2:

 

  • Função de Detecção Automática de Ferramentas;
  • Corte sem base de corte, válido apenas para projetos simples, sem muitos detalhes, em papel e cartolina;
  • Tem maior velocidade de corte, sendo até 3 vezes mais rápida que a Portrait 2.

 

Quais as diferenças do novo carro de ferramentas da Portrait 3?

A Portrait 3 tem um carrinho de ferramentas novo e aprimorado. É por isso que ela é compatível com a Lâmina Autoajustável Tipo B – Silhouette. E é devido a isso também que ela tem maior velocidade de corte.

 

Silhouette Portrait 3 – Tudo Sobre Esta Máquina de Corte

 

Similarmente à antiga Lâmina Autoajustável para Silhouette,  esta nova lâmina ajusta automaticamente a profundidade da lâmina de acordo com as configurações no Silhouette Studio® com uma única batida.

Então, você pode completar o ajuste da profundidade da lâmina em apenas duas voltas: uma volta para reiniciar e uma volta para ir para a profundidade de lâmina desejada.

 

As outras ferramentas da Silhouette Cameo 4 são compatíveis com a Portrait 3?

Não. A Portrait 3 não tem o segundo suporte de ferramentas poderoso que a Cameo 4 possui. Então, as lâminas de corte e ferramenta adicionais disponíveis para o Cameo 4 (ou seja, a Lâmina Rotativa para Cameo 4 – Silhouette, a Lâmina Kraft 3mm – Silhouette e a Lâmina de Depilação Automática para Cameo 4 – Silhouette) NÃO são compatíveis.

Como Usar Ferramentas Antigas na Portrait 3?

Sim, várias das ferramentas antigas das Silhouettes de modelos anteriores podem ser usadas na Portrait 3, desde que você as encaixe primeiro nos adaptadores de ferramenta correspondentes. Todavia, vale lembrar que o Kit de Adaptadores de Ferramentas para Cameo 4 – Silhouette é vendido separadamente na loja Silhouette Brasil.

Então, no total, são 4 adaptadores que você pode usar com as ferramentas mais antigas da Silhouette na Portrait 3:

Silhouette Portrait 3 – Tudo Sobre Esta Máquina de Corte

 

  1. Use o Adaptador Preto com a Lâmina de Corte Silhouette (roquete), a Lâmina Premium e a Lâmina de Corte para Tecidos;
  2. Já o Adaptador Cinza é indicado para a Lâmina de Corte Profundo;
  3. Por sua vez, o Adaptador Branco serve para a Lâmina Kraft de 2 mm;
  4. E por último, o Adaptador Azul é recomendado para uso das Canetas Silhouette.

 

Como funciona a Detecção Automática de Ferramentas?

Existe uma pequena tira de metal na parte de trás da  Lâmina Autoajustável Tipo B – Silhouette e dos  Adaptadores de Ferramentas. Sendo assim, esse metal se alinha com um leitor que fica oculto no carro de ferramentas da Portrait 3.

 

Silhouette Portrait 3 – Tudo Sobre Esta Máquina de Corte

 

Sendo assim, quando você liga a Portrait 3 e a conecta ao seu computador via cabo USB ou Bluetooth, o Silhouette Studio® lê esta tira de metal por meio do leitor oculto. E, após isso, ele preenche automaticamente a ferramenta inserida e sua ação padrão no painel “Enviar” do software.

 

Qual é a área de corte do Portrait 3?

A nova Portrait pode cortar materiais de até 20 centímetros de largura e até 30 centímetros de comprimento usando uma base de corte.

No entanto, se você estiver usando materiais em rolo com liner, como o vinil adesivo e o transfer para tecidos, por exemplo, a Portrait 3 pode cortar até 18 metros de comprimento, como mostra a imagem a seguir.

 

Silhouette Portrait 3 – Tudo Sobre Esta Máquina de Corte

 

Diferença de área de corte entre a Portrait 3 e a Cameo 4

Conforme eu já disse anteriormente, a Portrait tem uma área de corte de 20 cm x 30 cm. Já a Cameo 4 tem uma área de corte de pouco mais de 30 cm de largura e até 30 cm de largura com a base de corte convencional ou 60 cm se você usar a Base de Corte para Silhouette Cameo – 30×60.

Ambas as máquinas podem cortar até 18 metro de comprimento de materiais em rolo e com liner, como o vinil adesivo e o transfer para tecidos, desde que você use o Suporte Silhouette para Vinil Adesivo – Roll Feeder, no caso da Portrait.

 

Como funciona o modo de corte sem base de corte?

A Silhouette Portrait 3 pode cortar diversos projetos sem base de corte. Este modo de corte é válido para os materiais em rolo com liner, caso do vinil adesivo e do transfer para tecido, e para papel e cardstock por meio do corte destacável.

 

Silhouette Portrait 3 – Tudo Sobre Esta Máquina de Corte

 

O corte sem base de corte funciona assim: uma vez que você carrega o material na Portrait 3, ela faz os cortes e deixa alguns furos para que você possa destacar ou depilar facilmente e, assim, obter um corte completo em segundos.

As Silhouettes Portrait 1 e 2 cortam sem base de corte?

Não. Ao contrário da Portrait 3, da Cameo 4 e da Cameo 4 Plus, os modelos anteriores de máquinas de corte Silhouette não têm uma estrutura adequada ao corte sem base de corte. Ou seja, isso quer dizer que, se você tentar cortar nelas sem usar a base de corte, a lâmina irá danificar o material e a própria plotter de corte.

 

Print and Cut

O print and cut nada mais é do que imprimir e cortar direto da impressão na Silhouette. Aí vem a pergunta: mas, a Silhouette imprime? E a resposta é categórica: Não, ela não imprime! Porém,  a Portrait 3 conta com uma tecnologia de rastreio de marcas de registro que faz este procedimento.

 

Silhouette Portrait 3 – Tudo Sobre Esta Máquina de Corte

 

Primeiramente, devo te lembrar que a Portrait não possui um scanner. O que existe nela é um leitor óptico que lê as marcas de registro que devem ser impressas junto ao projeto. Sendo assim, elas servem de coordenadas para a posição das linhas de corte.

Todas as informações necessárias para você fazer um print and cut perfeito e preciso estão explicadas neste outro tutorial do Blog Silhouette Brasil. Confira!

 

Silhouette Portrait 3 – Tudo Sobre Esta Máquina de Corte 

 

Sendo assim, você faz uma impressão na impressora aí da sua casa ou em uma gráfica. Portanto, carregue esta impressão na Silhouette para que ela rastreie as marcas de registro. Em seguida, a Portrait envie as marcas de registro para o Studio, que entende, então, a imagem, e, finalmente, faz o corte preciso.

Compatível com a Tecnologia PixScan ™

Assim como com os modelos mais antigos de Silhouette, a nova Portrait 3 é compatível com revolucionária tecnologia PixScan™. Contudo, para usar esse recurso, você precisa comprar a Base de Corte Pixscan para Silhouette Portrait.

 

Silhouette Portrait 3 – Tudo Sobre Esta Máquina de Corte

 

O que é, para que serve e como funciona a tecnologia PixScan? Estas são perguntas muito frequentes, mas fáceis de serem respondidas. É que a Silhouette permite que você faça o print and cut mesmo sem ter as marcas de registro na impressão ou em materiais com tecido e feltro, por exemplo.

Isso porque a Base de Corte Pixscan para Silhouette Portrait é leitosa, e não transparente, e já possui marcas de registro impressas nela. Aí, você coloca o material a ser cortado nela, fotografa este conjunto “material + base de corte PixSacn”, carrega esta foto no Studio e marca na foto quais são as partes que vai cortar.

Silhouette Portrait 3 – Tudo Sobre Esta Máquina de Corte

Confira o passo a passo de como usar a tecnologia PixScan neste outro post do Blog.

 

É precisar atualizar o firmware da Portrait 3?

Para esta plotter de corte doméstica funcione em sua potencialidade máxima, é recomendado que você atualize o firmware quando o Silhouette Studio® solicitar que você faça isso. Para atualizar o firmware da Portrait, certifique-se de que:

  1. seu computador está conectado com a internet,;
  2. você está com a versão mais recente do Silhouette Studio® aberta em seu computador;
  3. a máquina de corte está conectada a uma tomada de parede e conectada ao seu computador via USB ou Bluetooth.

Em seguida, ligue a Portrait 3. Então, caso haja uma nova atualização de firmware disponível, quando você abrir o painel “Enviar” do Silhouette Studio®, o software solicitará você atualize-o. Se o Studio não te solicitar a atualização, é por que a sua plotter já está com a versão mais atual de firmware e, assim,  não é necessário fazer nenhuma ação.

 

Aplicativo Silhouette Go

Além de todas estas novidades maravilhosas que já te contei acima, a Portrait 3 ainda é a primeira Silhouette a ser compatível com o novo aplicativo Silhouette Go. Ele é o novo software para você comandar a sua Silhouette direto de seu smartphone, isto é, como se fosse uma versão mobile do Silhouette Studio.

 

Silhouette Portrait 3 – Tudo Sobre Esta Máquina de Corte

 

Sendo assim, você consegue usar a Portrait de forma realmente portátil, sem precisar estar necessariamente próximo ao seu computador ou notebook. É mais liberdade para o seu trabalho artesanal. Fica mais fácil, por exemplo, levá-las para fazer os ajustes finais de personalizados no local onde for ocorrer uma festa.

 

12 Principais Recursos da Silhouette Portrait 3

Então, como você pôde ver, a nova Portrait 3 tem muitos recursos, funcionalidades e ferramentas. Por isso, vou resumir a seguir quais são os 12 principais recursos desta máquina de corte que eu te expliquei neste post:

  1. Largura de corte de até 20,3 cm;
  2. Comprimento de corte de até 30 centímetros (com a Base de Corte ) ou até 18,28 m (esta última medida é válida apenas para materiais em rolo com liner, a exemplo de vinil adesivo, usando o  Suporte Silhouette para Vinil Adesivo – Roll Feeder);
  3. Capacidade de cortar sem base de corte (Válido apenas para projetos simples, sem muitos detalhes, em papel e cartolina);
  4. Detecção Automática de Ferramentas;
  5. Capacidade de registro de impressão e corte (Print and Cut);
  6. Compatível com a exclusiva Tecnologia PixScan™;
  7. Folga de 2 mm para corte de materiais mais espessos;
  8. Bluetooth® integrado, para conectividade sem fio;
  9. Operacionalizada pela última versão do software Silhouette Studio® (clique aqui e saiba tudo sobre este software), que possibilita o uso de ilimitados arquivos digitais de corte e design;
  10. Primeira Silhouette compatível com o novo Silhouette Go, o aplicativo mobile para operacionalização via smartphone;
  11. Compatível com sistemas operacionais Mac e Windows;
  12. A Silhouette Portrait 3 é bivolt, isto é, funciona ligada em tomadas de 110 V ou de 220 V.

 

Espero que você tenha gostado de conhecer a nova Portrait 3. Portanto, se tiver alguma dúvida, pergunte nos comentários aqui embaixo e eu lhe respondo. Comente também o que achou desta nova Silhouette e compartilhe este post com suas (seus) amigos (as).

Utilize o cupom de desconto abaixo para comprar a sua Silhouette ou Mimo Stamping no site Silhouette Brasil e faça lindos projetos!

 

Cupom de Desconto para Comprar Silhouette Mimo Stamping

 

Beijos e até o próximo conteúdo!

Sil Brasil,

 

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta