Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Olá! Tudo bem? Sou a Cyntia Castro, do Time de Designers da Silhouette Brasil. Hoje, vou te mostrar 12 tipos de encadernação artesanal. Você vai ver as diferentes e curiosas técnicas desenvolvidas ao redor do mundo.

Muitas delas são aplicadas nos dias de hoje, apesar da existência da encadernação industrial. É possível que você se encante por algum tipo de encadernação ou técnica que eu vou mostrar. Assim, ficará mais fácil começar um negócio neste ramo tão prático, útil e versátil.

 

O que é encadernação artesanal?

A encadernação artesanal é a junção de folhas ou cadernos, por meio de uma costura. Esse processo ordena e dá forma a um volume compacto, com capa para proteção e beleza. Ou seja, facilita o manuseio e a conservação dos documentos por muito mais tempo.

Além de prolongar a vida útil de documentos, a encadernação é muito usada para a criação de diversos tipos de produtos. Vamos ver, a seguir, alguns exemplos. Eu vou lhe mostrar ainda as ferramentas que você encontra no site da Silhouette Brasil e que vão te ajudar em todo o processo da encadernação.

 

Diferenças entre a Industrial e a Artesanal

A princípio, a encadernação industrial é aquela que serve para a produção de produtos em grande escala e é feita com o uso de maquinários e tecnologia. Já na encadernação artesanal, é possível aplicar técnicas manuais únicas, sem o uso de tecnologia.

Sendo assim, as técnicas artesanais são capazes de alcançar a perfeição por meio da personalização. Ou seja, você cria produtos exclusivos e especiais a cada confecção.

As indústrias, em sua maioria, usam técnicas padronizadas em suas produções. Dessa forma, as peças  são mais simples e com menos detalhes. Entretanto, as técnicas artesanais se sobressaem quanto ao detalhamento das peças personalizadas, o que gera mais identidade com o produto final.

7 Possibilidades de encadernação artesanal:

Os métodos de encadernação artesanal abrem um leque de possibilidades de criação, entre elas estão as 7 que eu listei abaixo:

  1. Agendas – um dos itens mais comuns em que se aplica a encadernação manual, com páginas impressas e datadas.
  2. Planners – muito parecido com as agendas, mas ganhou espaço e preferência de quem gosta da organização e planejamento. É feito com a encadernação manual de páginas impressas datadas ou também na opção sem data.
  3. Diários – também podem ser encadernados artesanalmente. Além disso, existem os diários de maternidade, adolescente, gratidão, bullet journal e outros.
  4. Trabalhos acadêmicos – impressão de folhas e encadernação manual para uma melhor organização e apresentação dos trabalhos escolares.
  5. Álbuns de fotografias – os álbuns de fotografia podem ter capa com gramatura alta e páginas internas decorados com fotos e recortes de papéis. Eles são uma boa opção para recordação dos momentos especiais para serem guardados por gerações.
  6. Caderno de assinaturas – com capa decorada e folhas internas lisas para assinaturas e mensagens carinhosas, eles são muito utilizados em ocasiões especiais tais como: chá de bebê,  maternidade, batizado, aniversário, noivado, casamento e bodas.
  7. Livros de receitas – mais um item também utilizado com encadernação manual para organizar as folhas de receitas de culinária.

Esses são alguns do exemplos mais conhecidos. Entretanto, é possível mesclar os tipos de encadernação artesanal e criar novos produtos, até mesmo, criar tendências.

Ferramentas para Encadernar

Além das ferramentas básicas e as ferramentas essenciais para você trabalhar com artesanato em geral, existe uma ferramenta que pode te ajudar muito a fazer as marcações para as costuras da encadernação artesanal.

Estou falando do guia para encadernação We R,  que permite furar os papéis e facilita a encadernação e a criação de decorações diversas com barbante ou linhas. Aqui você encontra alguns tipos de linhas para costura.

 

12 Tipos de Encadernação Artesanal

Além das possibilidades de produtos que eu lhe mostrei acima, para cada uma delas, você pode utilizar diversos tipos de encadernação artesanal. Por isso, abaixo, vou lhe apresentar 12 tipos e comentar sobre suas aplicações e diferenciais.

 

Encadernação Longstitch

Conhecida como ponto longo, a Longstich é uma costura longitudinal que fica aparente na lombada, pois, começa pelo miolo e vai em direção às extremidades. Então, essa técnica permite a união de cadernos utilizados para o miolo sem o uso de cola.

A técnica Longstich é muito usada para a confecção dos álbuns de fotografias, blocos e cadernos de mensagens, por exemplo. Confira na imagem abaixo.

 

Tipos de encadernação artesanal - Longstich

 

Encadernação Brochura

Este tipo de encadernação é muito comum nas produções industriais, como na produção de cadernos e agendas, por exemplo. Contudo, mas que também pode ser feito manualmente e de uma forma muito simples e rápida.

Aqui, uso um exemplo de um caderno decorado em scrap, que fiz usando a Ferramenta Guia para Encadernação da We R.  Para isso, apliquei 2 tipos de técnicas, a Brochura com detalhes da costura Japonesa.

 

Tipos de encadernação artesanal - Brochura

Tipos de encadernação artesanal - Brochura

 

Encadernação Japonesa

Este tipo de encadernação é feita sem dobrar as folhas ao meio, por uma série de costuras. Sendo assim, cada uma delas pode formar um desenho diferente na capa. Esta técnica é muito fácil de executar e o resultado fica bem interessante e diversificado.

Pode ser aplicada em cadernos, livros de receitas, bloquinhos e álbuns de fotografias, por exemplo. Neste caderno de receitas abaixo, decorado com scrap, apliquei a técnica japonesa.

 

Tipos de encadernação artesanal - Japonesa

 

Encadernação Japonesa com fita

O processo é o mesmo da encadernação japonesa tradicional, porém, usando fitas. Esta técnica é utilizada principalmente em álbuns de fotografias e cadernos de mensagens infantis, pela delicadeza do resultado.

 

Tipos de encadernação artesanal - Japonesa com Fita
Foto: Pinterest

 

 

Encadernação Belga Secreta ou Criss-Cross

Neste tipo de encadernação, você pode fazer a união das peças que são produzidas separadamente, tais como a capa, contra capa, lombada e o miolo, por exemplo. Ou seja, sem a necessidade de uso de cola.

Esta costura dá a impressão de ser uma peça só e, por isso, ela fica muito bonita e sofisticada. Sendo assim, esta é uma ótima sugestão para álbuns de fotografias e cadernos de mensagens para casamento.

 

Tipos de encadernação artesanal - Belga Secreta ou Criss-Cross
Foto: canteiroealfaces.com.br

 

Encadernação Bradel

Este modelo de encadernação, é semelhante ao método Longstitch. Mas, na Bradel, o miolo não fica aparente e a costura é feita sobre a lombada, de preferência mais larga. Então, isso possibilita a utilização de uma costura com desenho cruzado.

 

Tipos de encadernação artesanal - Bradel
Foto: Revista Artesanato

 

 

Encadernação Copta

Além de ser um tipo de encadernação prática, a Copta também é decorativa, pois o miolo dela fica todo visível. Nela, não existe a lombada e a execução da costura trançada é feita unindo o miolo à capa, caderno por caderno.

 

Tipos de encadernação artesanal - Copta
Foto: canteirodasalfaces.com.br

 

Encadernação Diamond

A característica mais marcante desse estilo é o desenho que a costura vai se criando na lombada, pois ele lembra o formato de um diamante. O resultado final faz a gente pensar que o processo é complexo, mas essa técnica é muito simples e fácil de fazer.

Tipos de encadernação artesanal - Diamond
Foto: Pinterest

 

Encadernação Leporello ou Sanfonada

Esta técnica é curiosa, pois não utiliza a a linha ou fios para encadernar. O detalhe mais marcante deste estilo é a união entre as folhas.  O resultado final apresenta ser um projeto formado por uma folha única e muito comprida.

É comum utilizar fitas para decorar e fechar o caderno nessa técnica .

 

Tipos de encadernação artesanal - Leporello
Foto: fonte imagobrasil.com.br

 

 

Encadernação Skewer ou Espeto

Esta técnica utiliza uma longa peça de metal ou madeira para conectar todas as folhas do livro ou caderno. Por isso, esse tipo de encadernação permite que as folhas sejam facilmente abertas por mais de 180 graus. Ou seja, esta é uma alternativa criativa para livros de mensagens para eventos, por exemplo.

 

Tipos de encadernação artesanal - Skewer ou Espeto
Foto: site papelmarcante.blogspot.com

 

Encadernação Romanesque ou Romanesca

Nesse tipo de encadernação, o desenho cruzado chama a atenção, pois forma linhas fixas ao conjunto das folhas e à capa do caderno ou do livro.

 

Tipos de encadernação artesanal - Romanesque ou Romanesca
Foto: site Pinterest.com/têpires

 

Encadernação Triple Chain ou Corrente Tripla

Utilizada para costurar somente três conjuntos de folhas, essa técnica tem como característica principal a ligação das linhas que lembram os elos de uma corrente.

Tipos de encadernação artesanal - Triple Chain
Foto: site Pinterest.com

 

 

Encadernação Springback

A costura Springback é interna, o que a torna embutida. Desta forma, existe um espaço entre a lombada da capa e a do miolo da encadernação. Isso gera uma flexibilidade total ao livro, isto é, permite que ele se abra completamente sobre as superfícies.

 

Tipos de encadernação artesanal - Springback
Foto: site Pinterest.com

 

Encadernação manual como fonte de renda extra:

A encadernação artesanal é uma ótima opção para você poder começar um novo negócio em sua casa. Dessa forma, você pode usufruir desta variedade de técnicas e opções de produtos e oferecer os um leque de opções para os seus clientes.

Sendo assim, você pode vender ao comprador direto ou também fazer parcerias com empresas de eventos, cerimoniais e fotógrafos, por exemplo.

As peças personalizadas são as mais procuradas: os álbuns de fotografia para casamento, formatura e 15 anos, os cadernos de receita, cadernos de mensagens, as agendas,  kits maternidade e os diários, entre outros.

Espero que você tenha gostado deste tutorial e que encontre a melhor técnica de encadernação artesanal para você praticar. E, assim,  conquiste uma boa oportunidade de fazer uma renda extra neste ramo.

Me conte, nos comentários aqui embaixo, o que você achou deste conteúdo sobre os tipos de encadernação artesanal.

Use o cupom de desconto abaixo para comprar a sua Silhouette ou Mimo Stamping na loja Silhouette Brasil e faça lindos projetos!


Cupom de Desconto para Comprar Silhouette Mimo Stamping

Beijos e até a próxima!

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta