Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Como Fazer Chaveiro de Plástico

Ei Gente, eu sou a Pri Sathler e hoje vou ensinar vocês como fazer chaveiros de plástico. Nós vamos utilizar o Shrink plastic, que é o refil de joias da Silhouette. Ele é um material que sempre tive curiosidade de trabalhar. O Refil é muito comum de se encontrar em alguns lugares fora do Brasil, mas aqui desconheço outras marcas ou produto similar.

O Refil de joias Silhouette é basicamente um plástico que você imprimi ou desenha nele, corta e depois assa em forno convencional, após o processo as peças encolhem e endurecem.

O que sempre me encantou foi a possibilidade de fazer pequenas peças de plástico colorido e resistentes. Poder criar pequenos objetos/acessórios com esse material é incrível. Claro que, como todo material, ele tem peculiaridades – vou dar algumas dicas aqui e falar de algumas limitações, mas também possibilidades muito legais de uso que só esse material oferece.

 

Plástico Termo Encolhível

Como disse anteriormente, o Shrink plastic ou Refil de joias Silhouette, é um tipo de plástico termo encolhível. Após aquece-lo em forno convencional, ele encolhe.

Foi a primeira vez que usei esse material, mas quis vir logo aqui pra contar o que achei, o que funciona melhor, o que não fazer e outras coisinhas mais. Além disso tudo que você vai ler, eu vou te ensinar a usar o material e fazer uns personalizados bem bonitos e diferentes.

Eu fiz um par de brincos, dois broches, dois colares (1 deu errado e vou falar o porquê). Todos esses personalizados podem ser usados também como chaveiros.

 

Como Fazer Chaveiro de Plástico

 

Para fazer essas peças ou outras, você vai precisar de:

 

Uma das minhas dificuldades foi entender qual seria o tamanho final da peça depois de assada. Afinal de contas é um plástico que encolhe. Mas encolhe quanto? Pois é, não achei nenhuma informação confiável, ninguém falando especificamente sobre o Refil da Silhouette. Então eu teria que arriscar mesmo.

Para as peças que fiz, eu literalmente chutei um tamanho. Algumas ficaram maiores do que eu queria, outras bem maiores e outras ficaram no tamanho perfeito. Mas eu aproveitei e fiz uma régua. Essa é a primeira dica!

 

Como Fazer Chaveiro de Plástico

 

Para fazer a régua eu usei um retalho mesmo, medi 10cm de comprimento e marquei cada centímetro. Usei um marcador permanente para marcar os centímetros. Assei essa régua junto com minhas peças e ela me mostrou que o material encolhe mais ou menos 50%.

 

Como fazer Chaveiros de Plástico

Depois de escolher os desenhos que você quer imprimir, organize seu arquivo. Atente para os seguintes detalhes:

  1. Configure o papel para o formato exato do material. Confira as medidas na embalagem.
  2. Habilite as marcas de registro e respeite as margens.

 

Como Fazer Chaveiro de Plástico

 

Depois de tudo montado no seu arquivo, imprima a folha do plástico encolhível numa impressora jato de tinta. Cole essa folha na base de corte e carregue na sua Silhouette.

Na aba Enviar, selecione o material a ser cortado – como é um produto Silhouette, ele já estará configurado no seu Studio. Confira as linhas de corte e, se tudo estiver ok, mande cortar.

 

Como Fazer Chaveiro de Plástico

 

Dica 2: Faça os furos antes de assar!! Sugiro, inclusive, que você faça um gabarito de furos. Não furei minhas peças  antes e, quando usei o furador, a peça rachou! 🙁

 

Como Fazer Chaveiro de Plástico

 

Dica 3: Você pode usar canetas e desenhar no material com a Silhouette. Depois de tudo cortado, retire o liner adesivo. Não leve ao forno com esse liner, ok?

 

Como Fazer Chaveiro de Plástico

 

Dica 4: Não faça peças com partes muito finas ou muito delicadas, elas provavelmente não vão resistir à retirada do liner. Uma das que fiz, quebrou. Coloquei as partes bem juntinhas na hora de assar, mas não adiantou nada. Cada uma se contorceu pra um lado e elas não grudaram uma na outra.

Aqueça seu forno em 160 graus. Forre uma assadeira com papel manteiga ou use aqueles tapetes de silicone pra assar e distribua as peças bem espaçadas. Leve as peças ao forno e fique de olho.

 

Como Fazer Chaveiro de Plástico

 

Daí uns minutos você vai ver as peças contorcendo-se e encolhendo. É incrível o tanto que diminui! Depois que ela encolher bem, aguarde mais uns 30 segundos (segundo as instruções da embalagem) e está pronto pra sair do forno. No total, o meu levou 8 minutos. Claro, que isso vai variar de acordo com o forno e talvez com o tamanho das peças.

 

Como Fazer Chaveiro de Plástico

 

Como Fazer Chaveiro de Plástico

 

Retire do forno e rapidamente (muito rapidamente!!) pressione as peças com algo de fundo reto (como outra assadeira, por exemplo) para deixar suas peças planas de novo.

Nessa hora deu tudo ruim pra mim. O tempo que levei pra fazer essa foto aí abaixo foi suficiente pra esfriar as peças. E depois de frias, já era…. Não consegui deixá-las planas e, por isso, algumas coisas que planejei não deram muito certo. Até tentei, mas uma começou a rachar.

 

Como Fazer Chaveiro de Plástico

 

Dica 5: Seja rápida, muito rápida depois que tirar do forno. Acho que até corrente de vento pode atrapalhar o processo (não sei se é exagero meu, mas…..)

 

Como Fazer Chaveiro de Plástico

 

Dica 6: Aplique um spray acrílico para fixar a tinta. Sem isso, sua peça vai borrar no primeiro contato com umidade. Tem muitas opções no mercado. O marcador permanente é mais resistente à umidade e não borrou nem desbotou no meu teste, mas não garanto à longo prazo. Preciso testar mais!

Depois disso eu dei acabamento às minhas peças.

 

Como Fazer Chaveiro de Plástico

 

Como Fazer Chaveiro de Plástico

 

Como Fazer Chaveiro de Plástico

 

Como Fazer Chaveiro de Plástico

 

Dica 7: Minha dica final é sobre a aparência da peça depois de assada. O lado avesso da peça (o que tinha o liner) é brilhante. Se você estiver usando o transparente, você pode optar por imprimir tudo espelhado e depois ter uma peça mais brilhante.

 

Como Fazer Chaveiro de Plástico

 

Também tem um vídeo, que apesar de rápido, mostra como preparar personalizados incríveis com essa mídia sensacional:

É isso! Espero que esse conteúdo tenha sido útil e te ajudado a trabalhar com esse material. É um material novo e que merece ser explorado. Ainda vamos descobrir muitas possibilidades de uso pra ele!

Estou preparando outros conteúdos como este para te contar tudinho sobre nossos equipamentos, acessórios e materiais!

 

Aproveite o cupom de desconto abaixo e compre a máquina perfeita pra você! E se você ainda tiver dúvida entre em contato conosco, temos uma equipe pronta pra te ajudar!

 

Cupom de desconto Silhouette

 

Bjs e até o próximo!!

pri-sathler

Quer conhecer mais do meu trabalho? Clique aqui:

www.prisathler.com.br Instagram

Pri Sathler

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta