Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Olá, Sil Lovers! Eu sou a Léia Pastori, tudo bem por aí? Alguns lançamentos incríveis da Sil Brasil chegaram aqui em casa, e eu vim correndo te mostrar como elas funcionam!
E nós vamos conhecer tudo enquanto montamos uma agenda escolar hiper fofa. Porque aqui a gente gosta mesmo é de por a mão na massa, né?

Vem estrear comigo a nova Encadernadora Multi Cinch da WeR, com várias opções de furação, a nova Mimo Covering, a laminadora mais rápido da Mimo, e a grande estrela: Silhouette Portrait 4, o novo modelo da sua máquina de recorte preferida. Bora estrear?

 

Como fazer uma agenda escolar - Passo a passo

 

Materiais para a sua Agenda Escolar 

Certamente para fazer o nosso passo a passo você irá precisar de alguns itens. Visite a Loja da Silhouette Brasil, sem dúvida lá você encontra estes e muitos outros materiais.

Passo a Passo: Agenda Escolar com  Portrait 4, Mimo Covering e Multi Cinch

Para montar esta Agenda Escolar, o primeiro passo é criar a arte no programa de sua preferência. Ou então, você também pode adquirir uma arte já pronta, como a que eu usei.

 

Criando a arte no programa de edição

 

A arte da capa da minha agenda, com tema gatinhos, faz parte do kit de capas que eu criei em uma colab com a Nilmara Quintela. E, para fazer o miolo da agenda, eu também usei uma arte pronta. 

Para conferir tudo, acesse aqui.

 

Miolo da agenda escolar

 

 

O miolo eu imprimi no papel offset 75g, com formato quadrado, medindo 14,8 x 14,8cm.

 

Miolo da agenda escolar

 

 

Já a capa da nossa agenda escolar, eu ajustei para ficar no tamanho 15 x 15cm, dessa forma ela ficará um pouquinho maior que o tamanho das folhas do miolo.

 

Capa da agenda escolar

 

Em seguida, preparei o arquivo no Silhouette Studio e vamos imprimir essa capa linda com efeito de camadinha no aplique das fotos?

 

Preparando o arquivo

 

Primeiramente, imprima a arte da capa e a arte da contra capa no papel da sua preferência. Mas aqui, eu usei o Papel Fotográfico Brilho 230g da Mimo, que é um dos meus favoritos!

 

Capa da agenda escolar

 

Porém, não se esqueça de imprimir uma estampa bem bonita no verso. Afinal, ela será a guarda capa da nossa agenda.

Você deverá imprimir os apliques das fotos, e cortar na sua Silhouette sem a borda branca. Porque esse efeito de bordinha será criado com o Polaseal para Plastificação Brilho da Mimo.

Apliques para a agenda escolar

 

Para fazer o corte irei utilizar a Silhouette Portrait 4, essa é uma novidade que está disponível lá na loja da Sil Brasil! Corre pra agarrar a sua!

 

Silhouette Portrait 4

 

Assim ficará o resultado do corte feito na  Silhouette Portrait 4, um corte preciso e perfeito! 

 

Verso da capa para agenda escolar

 

Plastificação com a Mimo Coverfing

Hora de ajustar as linhas de corte do Polaseal para Plastificação Brilho da Mimo: Para a capa, eu optei por recortar o polaseal com 2 mm de borda (além do tamanho da impressão da capa). Ou seja, a impressão da minha capa mede 15 cm, então o corte do polaseal mede 15,4 x 15,4cm.

 

Polaseal para fazer plastificação

 

Já os apliques eu fiz com 4 mm de borda. Ou seja, os apliques medem 4,7 x 4,7 cm, então os cortes de Polaseal medem 5,5 x 5,5 cm. Você vai precisar de 2 recortes de Polaseal por peça. 

Logo depois, é só plastificar a capa e os apliques. Então, para isso, faça um “sanduiche” com a impressão, um recorte de Polaseal por cima, e outro recorte de Polaseal por baixo. Mas, atente-se para deixar a parte brilhante do Polaseal sempre para fora, ok?

 

Posicionando a arte no polaseal para fazer a plastificação

 

Para laminar, use a Laminadora Mimo Covering . Ela é super compacta, e muito mais rápida, se comparada com uma laminadora comum!

 

Laminadora Mimo Covering

 

A Laminadora Mimo Covering da Mimo tem 2 opções de temperatura. Porém para este projeto, use a opção 125mic.

 

Ajustando a opção de temperatura

 

Para plastificar, posicione o “sanduiche” de impressão e polaseal dentro da Base de Aplicação que acompanha a Mimo Covering.

 

Posicionando a arte na base de aplicacão

 

Em seguida, faça a plastificação passando a base pela Mimo Covering.

 

Mimo Covering fazendo plastificação

 

 

Repita este processo para plastificar a capa, a contra capa e os apliques.

 

Plastificando os apliques

 

Por fim, o resultado deverá ser como na imagem.

 

Resultado a plastificação feita na Mimo Covering

Como Fazer Encadernação na Multi Cinch?

 

Vamos encadernar? Desta vez, usaremos a incrível Encadernadora Multi Cinch da We R, que também é bem compacta mas super poderosa!

 

Encadernadora Multi Cinch

 

 

Diferente das outras encadernadoras, a Multi Cinch da We R tem cartuchos de encaixe, que você pode trocar para fazer diferentes tipos de furos.

 

Cartucho de encaixe

 

A Multi Cinch da We R tem também essas opções de cartuchos que você pode usar para fazer seus projetos de encadernação. Veja todas as opções e adquira a sua clicando aqui!

 

Cartucho de encaixe

 

Furando Com o Cartucho de Furo Espiral

Para montar a minha agenda, escolhi o Cartucho de Furo Espiral, mas você pode escolher qual achar melhor.

Para usar, basta primeiramente encaixe o cartucho na base.

 

Cartucho de encadernação espiral

 

Logo depois, use as sinalizações e gabaritos da Encadernadora Multi Cinch da We R (ou elabore você mesma) para centralizar a furação.

 

Furando com o cartucho espiral

 

Para usar o próprio gabarito da máquina, basta retirar esta peça, que fica encaixada na lateral, e encaixar na marcação de medida escolhida.

 

Retirando a peça lateral para usar o gabarito da máquina

 

Para o miolo no tamanho mini, com medida 14,8 x 14,8cm, usei a marcação C.

 

Marcação usada para fazer agenda escolar

 

Logo após encaixar a peça, encoste as folhas do miolo no vão embaixo do cartucho de furação, e encostadas à peça do gabarito. Ficará dessa forma a sua furação.

 

Resultado da furação feita na Encadernadora Multi Cinch

 

Aqui eu optei por furar 15 folhas de cada vez. Porém atente-se para segurar firme, reto e encostar as folhas no fundo do vão.

Com o miolo encaixado, abaixe a alavanca para perfurar. O resultado deverá ser como na imagem.

 

Resultado da furação feita na Encadernadora Multi Cinch

 

A Encadernadora Multi Cinch da We R faz até 10 furos de espiral, em sequência, por vez. No entanto, para esta agenda, optei por fazer 17 furos, então, precisei adicionar mais 7 furos.

 

Adicionar mas sete furos para agenda escolar

 

Como Adicionar Furos na Encadernadora Multi Cinch?

Note que ao lado da Multi Cinch tem um pino. Ele serve para prender as folhas enquanto você está adicionando furos. Vamos testar?

Precisamos prender o pino no terceiro furo, contando da direita para a esquerda. Como na imagem.

 

Prendendo o pino para fazer a encadernação

 

Para isso, encaixe novamente o miolo no vão de perfuração, posicione o terceiro furo (contando da direita para a esquerda) próximo ao pino, e em seguida abaixe para travar.

 

Furando o miolo na Encadernadora Multi Cinch

 

Agora, abaixe a alavanca para adicionar os furos. Lembre-se de levantar o pino novamente antes de retirar as folhas. O resultado deverá como na imagem.

 

Resultado da furação feita na Encadernadora Multi Cinch

 

No entanto note que, para cada medida de papel você deverá escolher um gabarito e um furo específico, para adicionar mais furos, ok?

 

Fazendo a furação na capa da agenda

 

Desse modo, repita os últimos passos para perfurar a capa e a contra capa. Neste caso, a capa é um pouco maior do que o miolo, certo? Então, vamos precisar de outra marcação de medidas do gabarito.

 

Marcação usada para furar capa da agenda escolar

 

Para perfurar a capa, posicionei o gabarito na letra E, como na imagem. E, ao encaixar as folhas no pino, para adicionar os furos, escolha o quinto furo (da direita para a esquerda).

 

Fazendo a furação na capa da agenda

 

 

O resultado deverá ser como na imagem. 

 

Resultado da encadernação feita na Multi Cinch

 

Nossa agenda escolar com acabamento especial está quase pronta! Agora só falta, primeiro, passar o espiral, que precisa ter passo 2×1 para encaixar perfeitamente.

 

Colocando espiral na agenda escolar

 

Não se esqueça de cortar o excesso, e de dobrar a ponta do espiral de metal com o Alicate para Encadernação da We R, para ter um acabamento perfeito e evitar acidentes.

 

 

Cortando o excesso com o Alicate Para Encadernação

 

E, para dar o toque especial desta capa linda, basta colar pedaços generosos de Fita Banana Dupla Face da Mimo no verso dos apliques.

 

Colando fita banana

 

E, então, colar os apliques na capa! Olha que fofura! 

 

Resultado da agenda escolar

 

 

Compartilhe e Garanta Seu Cupom de Desconto

Quer adquirir uma Silhouette ou equipamentos Mimo para montar este projeto? Então, aqui embaixo tem um cupom de desconto especial para você!

Cupom de Desconto Silhouette Brasil

Por fim, se este post te inspirou, não deixe de nos marcar nas postagens dos seus projetos nas redes sociais!

Pode ser com as hashtags: #silhouettebrasil , #abemdita. Ou as arrobas: @silhouette_brasil e @abemdita

Até a próxima, Léia Pastori

Siga a Sil nas redes sociais

Canal Youtube Silhouette Brasil: @SilhouetteBrasilvideos
Instagram Silhouette Brasil: @silhouette_brasil

Léia Pastori

Olá! Eu sou a Léia Pastori, da A Bem Dita, que por 7 anos já produziu papelaria personalizada para muitas festas ao redor do mundo. Hoje, divido tudo que aprendi com profissionais que, assim como eu, adoram o mundo do artesanato e papelaria criativa, e que sonham em ter um negócio cheio de significado, personalidade e que voa alto!

Mais posts da Léia Pastori

Acompanhe Minhas Redes Sociais

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta