Como fotografar produtos em casa e aumentar suas vendas.
As imagens que você posta em seu site ou redes sociais são a vitrine dos seus produtos.
“Uma imagem vale mais do que mil palavras” essa é uma máxima para quem trabalha com vendas online. As fotografias que você coloca podem atrair ou afastar os seus clientes.
No mundo virtual, elas são a principal forma de interação entre seu público e o seu produto.
Fotografias de alta qualidade, que mostram o tamanho, detalhes, textura, usos e ângulos dos seus produtos aumentam a quantidade de vendas e engajamento da sua página..
E o melhor é que você mesma pode montar o seu estúdio em casa e fazer imagens com qualidade semi-profissional ou até profissional!
Neste artigo você vai entender como a fotografia afeta a decisão de compra do seu cliente e encontrar ótimas dicas para compor o seu ambiente com materiais simples, que você tem em casa ou encontra com facilidade para comprar
A importância da fotografia na divulgação do seu produto
As pessoas compram com os olhos. De acordo com a Justuno, 93% dos consumidores acreditam que um fator crucial na decisão de compra é a aparência do produto.
Isso é válido para as compras offline e principalmente para o online, em que não é possível tocar ou manusear os objetos. Segundo um estudo realizado pela Forbes, 50% do público que compra online acredita que fotos grandes e de alta qualidade importam mais do que a descrição do produto ou comentários.
Além disso, as imagens aumentam as chances do seu produto ser lembrado, curtido e compartilhado:
- Conforme a NCN Tchnology, as pessoas se recordam de 10% de conteúdos sem imagens e de 65% dos conteúdos com imagens;
- No Facebook, os posts com imagens têm 2,3 vezes mais interações;
- E de acordo com a Efelle Creative, as chances de um conteúdo visual ser compartilhado são 40% maiores quando comparadas a outros conteúdos.
Portanto, esse é um fator que deve ser pensado cuidadosamente. Antes de apertar o botão é importante planejar e organizar o seu espaço.
Você deve pensar nas fotografias que deseja tirar, quantas são e o que deseja transmitir ao seu público. É sempre importante mostrar algumas imagens do produto sozinho, de diferentes ângulos, e outras bem de perto. Assim será possível perceber a textura do objeto.
Inclua outros elementos na fotografia para dar uma dimensão do tamanho da sua peça. Você pode fotografar o objeto perto da sua mão ou de um prato, por exemplo.
Mostre também os diferentes usos possíveis da sua peça. Se você vende objetos de decoração pode montar belas composições, se vende roupas pode montar looks criativos.
Use sua criatividade e se coloque no lugar do seu público. Faça o seu planejamento, mas esteja aberta para improvisar e brincar com as luzes, formas e cores.
Como compor o ambiente
Muitas pessoas acreditam que o segredo para tirar boas fotos está em possuir uma câmera de primeira.
Claro que um bom equipamento faz a diferença, mas você pode conseguir ótimas imagens com um celular simples. Desde que tenha um bom cenário, enquadramento e iluminação.
Cenário
O cenário não deve chamar mais a atenção do que a peça que você está anunciando. Portanto, dê preferência para ambientes limpos com poucos elementos.
Por isso, recomendo o estúdio fotográfico portátil com led para produtos pequenos, você pode conferir na loja da silhouette.
Você pode comprar tecidos de cores variadas ou folhas de EVA e pendurar ou colar atrás do seu produto.
Escolha cores neutras ou que dêem destaque ao seu produto. Observe se há alguma rachadura na parede, tomada aparecendo ou outro detalhe indesejado. Isso polui a fotografia e distrai a atenção do público.
Iluminação
O segredo para uma boa fotografia está na iluminação. Ela determina o tom e a atmosfera da imagem. Manipular a luz corretamente vai te ajudar a valorizar as cores e texturas de suas peças.
Além da iluminação ambiente, você precisará de mais dois pontos de luz posicionados um de cada lado. Assim, evitará sombras indesejadas.
Ângulo e enquadramento
O seu objetivo é colocar o seu produto em evidência e mostrá-lo ao seu público da forma mais realista possível. Então o ideal é mantê-lo sempre ao centro da imagem e variar os ângulos para dar uma percepção 360º.
Mantenha a câmera em uma mesma posição e gire o produto, para aproveitar o cenário e a iluminação. Movimente a câmera para tirar fotos de cima e vire a peça de cabeça para baixo para mostrar o fundo.
O que você vai precisar
Fotografar com qualidade pode ser muito simples e demanda pouca estrutura. Aqui vamos propor um checklist básico para você começar.
Com o tempo, você vai se sentir mais confiante e pode acrescentar outros elementos, brincar com o cenário ou propor uma iluminação mais ousada. Mantendo sempre o foco em mostrar a sua peça de forma realista e interessante.
Para começar a fotografar produtos, você vai precisar de:
- Duas fontes de luz
Podem ser duas luminárias ou lanternas. É importante que as duas possuam a mesma tonalidade, ambas sejam brancas ou amarelas.
- Material para o fundo
O EVA é um ótimo material para compor o seu cenário. Ele é fosco e fácil de lavar. Caso você fotografe pessoas ou peças grandes, então pode optar por tecidos lisos e foscos.
- Durex ou fita crepe
Para pregar o seu fundo. Assim, você pode movimentar as duas peças à vontade sem medo de mexer no seu tecido ou EVA e estragar o cenário.
- Celular ou câmera
O melhor aparelho para começar é aquele que você tem em mãos. Com o retorno da sua loja você pode se organizar para investir em uma boa câmera, caso deseje.
- Objetos para compor o cenário
Aqui você usa a sua criatividade. Apenas lembre-se de não colocar elementos demais para não perder o foco do seu produto.
- Tripé
Este é um item opcional para quem não gosta de ficar segurando a câmera ou tem dificuldade para mantê-la parada.
O seu estúdio em casa está completo. Agora basta soltar a fotógrafa que existe em você!
Esse texto te ajudou? Se a sua resposta foi sim, compartilhe nas suas redes sociais para apoiar outras empreendedoras!