Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

mercado de impressão 3D, impressora 3D

Apesar do nome, a Impressora 3D é um equipamento completamente diferente dos conhecidos equipamentos de impressão em papel — como as matriciais, a laser ou com jatos de tinta. A impressão 3D é uma tecnologia totalmente “nova” que permite criar objetos físicos, com rapidez e precisão a partir de um modelo digital criado em computador.

Após produzir o modelo tridimensional, ou buscar um projeto já pronto na internet, basta abrir o arquivo do projeto no software da impressora 3D, definir todos os detalhes da impressão e enviá-lo ao equipamento. Em pouco tempo, o que parecia impossível ganha vida bem diante dos seus olhos. O projeto feito no computador, é dividido em várias camadas, que são construídas uma a uma, até que o objeto se forme por completo.

É importante saber que cada equipamento funciona com um certo tipo de material. Em geral, elas trabalham com filamentos plásticos – que é um termoplástico biodegradável -, que é aplicado por meio de um injetor de materiais quentes, que derrete o plástico e depois o transforma no objeto desejado. Também há aquelas que trabalham por meio da emissão de luzes sobre um material moldável. As aplicações mais comuns são fusão a laser, fundição a vácuo e moldagem por injeção.

O investimento inicial no equipamento pode variar entre  2 e 10 mil reais. Isso para os equipamentos domésticos, que são ideais para produzir pequenos trabalhos, como decoração de ambientes, criação de bijuterias, artigos para festas, entre milhares de outras possibilidades.

Antes de escolher o equipamento, vale sempre a pena avaliar os prós e os contras de cada modelo, custos com a compra de filamentos e resina e também requisitos técnicos, como qual a altura máxima das peças produzidas, devem sempre ser avaliados. Então, seja sempre muito claro sobre o real objetivo a ser alcançado, para fazer o investimento no equipamento correto.

 mercado de impressão 3D, impressora 3D

Ganhe Dinheiro com uma Impressora 3D

As impressoras 3D são uma ótima oportunidade de adquirir uma renda extra. Com o baixo custo das produções e com altas probabilidades de retorno, muitas pessoas que buscam aumentar a renda com trabalho em casa estão investindo neste mercado, já que a máquina permite a impressão de diversos materiais, que vão de pequenos acessórios e peças artesanais decorativas, tudo depende da sua criatividade!

 

Impressora 3D Silhouette Alta

 

O nicho de artesanato, decoração e festas não para de crescer. E com a possibilidade de fabricar qualquer item, para estes segmentos, com a impressão tridimensional é animadora.

Se você, já trabalha neste mercado, uma Impressora 3D pode ser uma ótima oportunidade de inovação para apresentar aos clientes novas alternativas de personalização. Além disso, há uma grande chance da expansão do seu negócio com a conquista de novos clientes.

Mas se você ainda pretende entrar nos segmentos de decoração, festas e artesanato, já apresentar este serviço será um diferencial e tanto na hora de conquistar clientes. Isso porque apesar do constante crescimento do mercado ainda há muito o que explorar. A procura por itens confeccionados em terceira dimensão não para de crescer, no entanto, poucos são os lugares que ainda oferecem o serviço.

 

mercado de impressora 3D, silhouette alta

O ramo de confeitaria é um dos nichos mais abordados por quem busca trabalhar com este tipo de equipamento em casa. E isso porque é super simples desenvolver cortadores personalizados com uma Impressora 3D. Neste Blog Post aqui temos um passo-a-passo mais completo pra você entender melhor, veja.

Produtos feitos por Impressoras 3D vão dominar o mundo

A revolução das impressoras 3D pode ser comparada com a revolução da internet, que apresentou um boom nos últimos anos e causou uma mudança gigantesca em todos os mercados. Muitas empresas tiveram que adaptar-se ao novo modo de fazer negócio.

Segundo Raoul Leering, economista do banco holandês ING, em até 20 anos a cada dois produtos produzidos um será feito com material impresso com a tecnologia tridimensional. Ou seja, o mercado de impressoras 3D, provavelmente, vai causar uma nova revolução industrial.

A área da saúde, em poucos anos, deve ser tomada, pela tecnologia 3D. Até 2019, cerca de 50% dos implantes ortopédicos, feitos no Brasil, serão produzidos por meio da tecnologia, que vai aumentar a precisão das próteses e abaixar o custo de produção.  Hoje já existem empresas que viram nas impressoras 3D uma forma de melhorar o estudo da Medicina, criando materiais para serem usados em simulações de cirurgias delicadas para estudantes e profissionais experientes.

Outro mercado impactado pelas impressoras 3D é o da moda. Atualmente, as impressoras 3D têm conseguido produzir roupas com materiais melhores, usando estruturas intermediárias para criar as costuras. Elas adequam-se mais ao corpo e ficam semelhantes às roupas de tecido.

Já existem coleções inteiras fabricadas a partir da impressão em três dimensões e uma das grandes vantagens em utilizar a técnica para criar itens de moda é o fato de elas já estarem prontas para o uso e terem um custo reduzido, tanto no material quanto na mão de obra, o que representaria um processo de fabricação mais eficiente e econômico se comparado ao modelo atual.

Já a confecção de jóias utiliza a impressora 3D há algum tempo. A indústria aplica esse método para a criação de protótipos, tanto para a montagem de peças novas, a fim de visualizar como seria o produto, quanto para confeccionar as ideias dos clientes para o desenvolvimento de itens exclusivos.

As escolas também vão ser atingidas pelas impressoras 3D. Em países da Europa e nos Estados Unidos, professores já utilizam a tecnologia em sala de aula. Seja para a reprodução de animais ou para mostrar, com riqueza de detalhes, como funciona o sistema solar.

 

Mercado de impressão 3D

 

Os produtos feitos com uma impressora 3D vão abrir um novo leque de possibilidades. Porque, além de mudarem a forma de comprar um produto, já que você poderá criar o que quiser e apenas mandar imprimir eles permitem que cada item seja exclusivo. Você pode alterar, moldar, qualquer coisa e deixá-la com a sua cara.

 

Impressora 3D Silhouette Alta

O que você deve saber antes de comprar uma impressora 3D

O mercado de impressoras 3D está crescendo em todo o mundo. A tecnologia, que foi inventada em meados dos anos 80, não para de ganhar força. No Estados Unidos, por exemplo, casas populares já foram construídas com esta mesma tecnologia, mas em tamanho industrial. Aqui no Brasil, apesar da grande expansão do mercado internacional, a impressão tridimensional (3D) ainda engatinha.

No entanto, a projeção para o próximos anos é animadora, principalmente em relação ao crescimento das impressoras 3D de pequeno porte, que tem custo mais baixo e podem ser usadas em casa, quase como um eletrodoméstico e facilitam o acesso de mais pessoas à tecnologia da impressão 3D.

Nos últimos anos, as impressoras 3D desktop, como são conhecidas, apresentaram um crescimento considerável. Em 2017, por exemplo, as vendas das impressoras 3D domésticas cresceu cerca de 45%, quando comparado com 2016.

Para este ano, os especialistas do mercado estimam um crescimento ainda maior no setor. Segundo pesquisas da International Data Corporation Pesquisa de Mercado e Consultoria, IDC Brasil, até 2020 a indústria de impressoras 3D deve movimentar mais de 35 bilhões de dólares.

Novidade no mercado brasileiro de impressora 3D

 

mercado de impressora 3D, impressora 3D, silhouette alta

 

O mercado de impressoras 3D é muito extenso. Focar em um nicho de negócio é fundamental para que você não se perca. Como em todo empreendimento o primeiro passo deve ser dado com cautela, para que você conheça o mercado. O ideal é que este passo seja dado com um produto de qualidade, didático e com um ótimo custo x benefício.

Por exemplo, hoje há empresas especializadas em produzir troféus a partir de uma impressora 3D. Este é um nicho grande que ainda não havia sido explorado. Outras empresas focam e conquistam clientes no ramo de bem estar e saúde, produzindo, por exemplo, de solas de sapatos ergonômicas e personalizadas para cada cliente.

Pensando nisso, a empresa Silhouette lançou, em agosto de 2018, no mercado brasileiro a Silhouette Alta. Esta impressora 3D é ideal para quem está começando no mercado ou para aqueles que trabalham com artesanato e decoração. O modelo é muito bom para ser usado na confecção de peças pequenas, como objetos para festas, itens decorativos e etc.

 

 

Nesta impressora 3D é possível desenvolver os seus próprios projetos ou utilizar desenhos prontos, por meio do Software Silhouette 3D. Na Silhouette Design Store é possível imprimir arquivos já prontos ou editar os existentes, para isso é preciso instalar o Software Silhouette no seu computador para que você possa enviar os designs para a Impressora 3D Silhouette Alta.

Se você já trabalha com objetos decorativos ou com decoração de festas a Silhouette Alta é com certeza o melhor produto do mercado brasileiro para você expandir o seu negócio. Com esta impressora 3D você consegue produzir quase todo tipo de material para estes nichos. Por ser de pequeno porte, há um tamanho máximo de cada peça, mas as possibilidades são infinitas. Você pode criar por exemplo, desde topos de bolo, até forminhas para a produção de biscoitos.

No entanto, se você planeja trabalhar em outro nicho com uma impressora 3D o novo equipamento da Silhouette pode ser uma boa porta de entrada. Por ser de pequeno porte e fácil manuseio, aliada a possibilidade de produzir em casa, essa impressora 3D é ideal para o primeiro investimento no mercado. Com ela, certamente você vai conseguir produzir os primeiros objetos em terceira dimensão e garantir renda. A partir disso, migrar para outros negócios não é difícil.

O mercado de impressora 3D está em constante expansão e há um leque de possibilidades a ser explorado. Quem investir de forma consciente, com certeza colherá os bons frutos que este nicho ainda tão novo já oferece. Se gostou deste artigo, deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.

 

Para conhecer mais  sobre a Silhouette Brasil acesse o nosso Facebook e Instagram.

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta