Como montar seu negócio online
Olá Sil lover!
Você provavelmente já escutou de alguém:
“Qual a sua página?” ou site, ou arroba. Não é mesmo?
Hoje em dia estar na internet é essencial para fazer o seu negócio crescer e prosperar. Se você quer que mais pessoas conheçam e comprem seus produtos e deseja algumas dicas de como montar o seu negócio online, veio ao lugar certo.
Porém, o que você vai encontrar aqui são conselhos para quem quer investir em uma estratégia inteligente e sustentável a longo prazo. Etapas que vão te proporcionar não apenas visibilidade como também maior produtividade e lucratividade.
Isso exigirá de você dedicação e comprometimento. Você está pronta?
Neste texto você vai encontrar 8 dicas de como montar o seu negócio online:
- Defina o foco do seu negócio;
- Escolha seu público-alvo;
- Tenha um bom planejamento financeiro;
- Oficialize sua empresa;
- Abra um e-commerce;
- Estruture as formas de pagamento;
- Organize o frete e a logística;
- Invista nas redes sociais.
E aí, Sil lover, está disposta a levar a sério as suas vendas e entrar de cabeça no digital?
Basta colocar em prática as dicas que separamos pra você!
1. Defina o foco do seu negócio
Se você já empreende há algum tempo, mesmo que seja vendendo apenas para amigos e familiares, deve ter uma ideia de qual é o foco do seu negócio.
O que você vende? São produtos ? Serviços? Os dois?
Se está iniciando agora e deseja começar com um negócio on-line, definir o seu foco — já no início — te ajudará a ter clareza e se destacar em meio às diversas lojas que o seu público tem acesso no ambiente virtual.
Portanto, responda para você mesma: o que pretende vender?
Se trabalha com diferentes produtos ou serviços é importante que escolha qual será o seu carro-chefe. Você pode, por exemplo, focar na decoração de festas e vender também alguns itens de home decor.
2. Escolha seu público-alvo
Pense no perfil de pessoas que deseja atingir com a sua loja online.
É um público parecido com o que já compra de você ou é um público diferente?
Caso esteja começando agora, pergunte a si mesma: “para quem eu desejo vender?”
Seja específica na escolha da sua cliente ideal. Não se preocupe, isso não vai prejudicar suas vendas, porque a lógica das lojas online é diferente de quando você lida com o público no presencial.
Vamos a um exemplo para ficar mais claro: se você faz os seus produtos em casa e vende para a sua vizinhança, se adapta ao gosto das suas clientes para agradar ao máximo de pessoas possível, correto?
Nas lojas online é diferente. A internet é como um gigante shopping virtual, são milhares de pessoas passando por diversas lojas, então não adianta querer agradar todo mundo.
Você deve usar a lógica contrária: definir um público específico e então usar estratégias para que esse público venha até a sua loja.
3. Tenha um bom planejamento financeiro
Muitas mulheres ficam ansiosas para colocar as ideias em prática e acabam deixando o planejamento de lado. Porém, mais tarde pagam um preço alto.
Vale a pena respirar fundo e se organizar para garantir resultados mais consistentes e sustentáveis no futuro. Antes de criar um site ou uma página nas redes sociais, se prepare para receber seu público. Ao fazer isso, você está pegando impulso para dar passos maiores.
O planejamento garante que a sua empresa esteja preparada para imprevistos, e acredite, eles surgirão. Quando você se previne, não precisa encerrar as atividades diante da primeira crise.
Estude o seu nicho de mercado, seus concorrentes, seu público e pense em quais ações pretende fazer para atrair seu público. Aqui é importante que você liste o passo a passo, por exemplo: criar uma página no instagram, postar um story por dia, fazer um sorteio e assim vai…
Quando souber quais serão as suas ações, faça o seu orçamento, você deve estimar o seu tempo e incluir o valor da sua hora dentro do seu planejamento.
Com toda a certeza, uma dica de ouro é não misturar seus gastos pessoais com os da empresa. Talvez a sua loja online demore um pouco para dar lucro, é importante se preparar para isso e não comprometer a sua renda.
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4. Oficialize a sua empresa
Se você ainda não fez isso, é importante criar um CNPJ para o seu negócio . Assim, você regulariza o seu empreendimento, pode emitir Notas Fiscais e recebe garantias como aposentadoria e um seguro em caso de doenças ou acidentes que te impeçam de trabalhar.
Por isso, conheça algumas opções disponíveis:
MEI: sigla para Microempreendedor Individual, indicado para pessoas que trabalham sozinhas e têm faturamento anual de até R$81 mil. Nesse programa você não tem gastos iniciais e paga um valor fixo mensal para manter o seu CNPJ.
ME: Microempresa, o limite de faturamento é de R$360 mil por ano e você só paga impostos quando fatura. Você pode ter sócios e contratar até 9 funcionários.
EPP: Empresa de Pequeno Porte, para quem fatura entre R$360 mil a R$4,8 milhões por ano, permite a contratação de até 19 funcionários.
5. Abra um e-commerce
É super importante estruturar uma loja para seu negócio online. No início, você até pode começar vendendo apenas pelas redes sociais, mas quando as vendas começarem a aumentar será necessário abrir o seu próprio site ou escolher um marketplace.
Vamos entender como funcionam essas duas opções:
1- Site próprio
Você pode criar o seu próprio domínio ou contratar um serviço de hospedagem, que seria como um espaço digital que você aluga para armazenar todos os dados, arquivos e informações que circulam em sua página.
Em geral, os serviços de hospedagem oferecem algumas opções de layout e outras facilidades para que você consiga montar o seu próprio site, sem a necessidade de contratar um programador.
Alguns servidores possuem versões gratuitas para quem está começando. Essas opções costumam oferecer menos funcionalidades, mas pode ser uma boa opção para você testar antes de fazer um investimento financeiro.
Alguns dos servidores mais utilizados são:
- Wix
- HostGator
- Site 123
- Webnode
- GoDaddy
2- Marketplace
Um marketplace funciona como uma vitrine online em que produtores e prestadores de serviços podem divulgar seus trabalhos. A maioria dos sites dessa modalidade recebe uma porcentagem de suas vendas, portanto, você só paga quando alguém comprar seu produto e é importante embutir esse valor no preço anunciado.
Mas, nesses sites, a concorrência é mais acirrada, afinal são diversos produtos disputando a atenção do cliente e você deve criar estratégias para se destacar.
O lado positivo é que a maioria dos marketplaces já possuem certa visibilidade, portanto pessoas diferentes conhecerão suas mercadorias e serviços.
Alguns dos marketplaces mais famosos da internet são:
- Mercado Livre;
- Shoptime;
- Americanas;
- Submarino;
- Magalu;
- Amazon.
6. Estruture as formas de pagamento
É preciso considerar quais serão as formas de pagamento dos seus produtos. Vale a pena pensar em opções como Paypal e PagSeguro, além de cartão de crédito, débito, boleto e, é claro, pix. Muitas pessoas confiam nessas plataformas e se sentem mais seguras comprando por elas.
É importante ter atenção aos valores, cada uma dessas opções implica em um custo diferente. No cartão de crédito, você paga uma tarifa mensal, já no caso do boleto você paga uma taxa a cada emissão e o valor varia de acordo com o banco. As plataformas de compra online também cobram uma porcentagem por compra.
Contudo, cabe a você analisar o que vale a pena ou não para o seu negócio.
7. Organize o frete e a logística
É super importante que as informações relativas à entrega dos seus produtos estejam muito claras, assim você evita problemas e reclamações.
Informe prazos de entrega realistas, é muito ruim fazer uma compra e o produto não chegar na data planejada. Dificilmente o cliente voltará a comprar na sua loja e você ainda corre o risco de ficar com o nome queimado na internet.
Outro ponto importante, é ter um estoque do produto que está oferecendo, informe ao seu público caso as peças estejam acabando ou se esgotem. Além de manter a clareza, você ainda mostra para seu público que seus produtos são peças raras e se não comprarem vão acabar perdendo!
Você pode terceirizar as entregas, mas tenha um contato ativo com as transportadoras. Dessa forma garante que os produtos sejam entregues e pode tomar providências no caso de qualquer imprevisto.
8. Invista nas redes sociais
Criar um site ou uma página em um marketplace não substitui um perfil bem feito nas redes sociais. Pelo contrário, as duas estratégias são complementares.
Através da sua página no facebook, instagram, tiktok ou outro site, você vai cativar seguidoras e criar um vínculo.
Além disso, utilize seu perfil para apresentar mais detalhes de seus principais produtos, os diferenciais da sua marca e criar interações; respondendo comentários, criando enquetes, caixinhas de perguntas e o que mais você achar interessante.
Portanto, para que sua página ganhe destaque, é essencial que tenha um aspecto profissional, com fotos muito bem tiradas e legendas detalhadas com boas explicações dos produtos.
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Conclusão
Montar um negócio online requer dedicação e planejamento, e, o mais importante, muita resiliência. Afinal, mesmo que você se prepare sempre aparecem imprevistos, eles fazem parte do caminho.
O importante é dar um passo de cada vez, fazer aquilo que está dentro do seu alcance sem comprometer a sua produção ou sua renda e não ter pressa.
No ambiente virtual, as primeiras vendas podem demorar a acontecer. Talvez você precise mexer nos seus anúncios, nas suas fotos e fazer diversos ajustes até encontrar estratégias que chamem a atenção do seu público.
Por fim, o mais importante é ter flexibilidade para inovar e se reinventar e não desistir diante dos primeiros desafios!
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