Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Oii! Eu sou a Laís Ribeiro, do Time de Designers Silhouette Brasil. Hoje, trago um tutorial de como resolver erros no Silhouette Studio. Pois, muita gente tem se deparado com inesperadas mensagens de erro, que fazem o encerramento forçado do programa, não é mesmo?

Ou seja, eu vou te passar algumas dicas de procedimentos que podem ser a solução para alguns dos principais erros que têm incomodado os usuários desse software, como esse da imagem abaixo:

 

Como resolver erros no Silhouette Studio

 

Antes de falar sobre a possível solução para os erros, tenho um assunto importante: a configuração do computador. Isto é, o primeiro passo para evitar erros de funcionamento do Studio é ter um computador adequado, ou seja, compatível com os requisitos de bom funcionamento do programa.

 

Configuração do Computador para Executar o Silhouette Studio Sem Erros

Segundo a Silhouette America, os requisitos mínimos de sistema operacional e hardware para executar o software Silhouette Studio sem problemas no computador são:

  • Sistema operacional: PC ( Windows 8.1 e superior ) ou Mac ( OS X 10.10 e superior). 
  • Boa Conexão com a Internet : Fortemente recomendada para fazer as atualizações e para acessar à Silhouette Design Store. Além disso, é necessária ainda para para ativar um Código de Licença de edição paga do programa ou até mesmo um Código de Upgrade Licença.
  • Memória RAM : 4 GB de RAM
  • Processador : velocidade do processador de 2 GHz (ou maior)
  • Memória: mínimo de 2 GB de espaço livre no HD
  • Porta USB: USB 1.1 (ou superior)

Observação: Esses são requisitos mínimos para executar SOMENTE o Silhouette Studio, ou seja, precisamos levar em conta também as configurações exigidas pelos outros softwares. Igualmente, até mesmo os navegadores de internet que usamos diariamente sobrecarregam muito a memória RAM.

Uma de nossas principais ferramentas de trabalho é o computador. E os softwares que geralmente usamos para trabalhar com a Silhouette e com a papelaria criativa em geral já são pesados por si só. principalmente os de edição de imagens e vetores.

Frequentemente, eles passam por atualizações, para inclusão de novas ferramentas e funcionalidades, por exemplo. E, então, com isso, vão ficando mais pesados e exigindo cada vez mais uma configuração de computador ainda melhor para que você obtenha um bom desempenho do Studio.

Logo, assim como fazemos essas atualizações dos softwares, de tempos em tempos, também precisamos fazer um upgrade nas configurações do computador.  Pois isso fará com que ele suporte todas as novas exigências dos softwares e evite problemas com erros e travamentos.

Principais Erros no Silhouette Studio

  1. Os principais erros no Silhouette Studio geralmente aparecem:
  2. quando trabalhamos com arquivos com muitas linhas de corte e imagens pesadas;
  3. na abertura do software, enquanto carrega fontes e informações;
  4. no envio de um trabalho para corte
  5. quando vamos usar alguma ferramenta que exige mais do computador, como o uso de padrões para preenchimento de elementos.

Para você ter sua biblioteca salva no usuário local, suas configurações de corte personalizadas disponíveis na lista de materiais e suas paletas de cores cadastradas, o Silhouette Studio armazena essas informações em uma pasta de usuário do computador.

Ou seja, erros nesta pasta, podem ocasionar problemas de mau funcionamento do Silhouette Studio. Sendo assim, caso tenha problemas com sua biblioteca, a recomendação é que você remova completamente o Silhouette Studio do computador e, depois, faça a reinstalação.

Mas, essa remoção não é apenas pelo painel de controle, mas também envolve apagar arquivos do software em pastas ocultas. Isso porque elas também armazenam informações, que precisam ser apagadas manualmente.

 

Como remover e reinstalar o Silhouette Studio do seu computador

Parte de como resolver erros no Silhouette Studio envolve desinstalá-lo por completo do seu computador e, posteriormente, reinstalar tudo de novo.

Para remover e instalar este programa no seu computador, tenha muita atenção aos procedimentos abaixo. Pois, qualquer pasta ou arquivo errados apagados por engano podem comprometer o funcionamento do seu computador.

  1. Desative o antivírus
  2. Faça backup de sua biblioteca de arquivos.
  3. Faça backup ou anote todas as suas configurações de corte salvas.
  4. Caso esteja usando uma das edições pagas (Designer, Designer Plus ou Business), desative a chave de licença.
  5. Acesse o menu Ajuda > Desativar chave de licença
  6. Feche o Silhouette Studio
  7. Acesse Painel de Controle > Programas > Desinstalar um programa
  8. Desinstale:
    • Silhouette Studio
    • Silhouette Link
  9. Após isso, coloque as pastas ocultas do seu computador para serem exibidas. Sendo assim, basta seguir os dois passos abaixo:
    • Painel de Controle > Aparência e Personalização > Opções de Pasta > Modo de Exibição
    • Marque a opção: “ Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas”
  10. Acesse a pasta ProgramData
  11. Aperte a tecla Windows + R do teclado e digite %programdata%. Em seguida, delete as pastas mostradas abaixo:
    • com.aspexsoftware.Silhouette_Studio.8
    • com.aspexsoftware.Silhouette_Studio.licence
    • com.silhouetteamerica.silhouette_link

Observação: A pasta ProgramData armazena dados que não são específicos de um usuário, mas sim que podem ser compartilhados por todas as contas de usuários do computador.

 


Como resolver erros no Silhouette Studio

 

 

  1. Em seguida, abra a pasta AppData e aperte as teclas Windows + R do teclado. Depois, digite %appdata% e acesse Roaming. Delete então as seguintes pastas mostradas na imagem abaixo:
    • com.aspexsoftware.Silhouette_Studio
    • com.aspexsoftware.ss_bluetooth
    • com.aspexsoftware.studio_helper
    • com.silhouettesoftware
    • Silhouette America

A pasta AppData armazena configurações, preferências e dados de softwares específicos do usuário. Ou seja, caso seu computador tenha outras contas de outros usuários, suas configurações do Silhouette Studio (layout, material, paletas de cores, etc.) não estarão disponíveis para estas outras pessoas.


Como resolver erros no Silhouette Studio

 

  1. Esvazie a lixeira do computador, isto é, apague todos os arquivos presentes nela.
  2. Depois disso, reinicie o computador
  3. Faça o download do Silhouette Studio e instale-o.

Nem sempre a versão mais atual do programa é a mais recomendada. Por isso, vou deixar abaixo uma lista com versões que considero mais estáveis, você encontra em “Version Legacy”:

  • Portrait 1 e 2 e Cameo 1, 2 e 3: versão v4.1.206
  • Cameo 4: versão v4.3.356

 

E prontinho!

Tudo sobre o Silhouette Studio

Neste outro post do Blog Silhouette Brasil, eu falo sobre o que é o Silhouette Studio e também sobre quais são as diferenças entre as edições e versões deste software. É que apesar dele já ser bem conhecido por quem utiliza as plotters de recorte Silhouette, sempre recebo perguntas sobre ele.

Por isso, neste outro tutorial, eu respondo dúvidas frequentes que muita gente tem sobre o Silhouette Studio, suas versões e edições, como instalar, compatibilidade com sistemas operacionais, etc. Então, se você busca informação de qualidade sobre esse programa, este material vai te ajudar. Confira!


Versões e Edições do Silhouette Studio

 

Espero que esse tutorial de como resolver erros no Silhouette Studio te ajude a aproveitar o máximo do potencial deste programa incrível que tanto nos ajuda.

Contudo, depois que você realizar estes procedimentos, se ainda assim o problema persistir, então, entre em contato com o Suporte Técnico da Silhouette Brasil enviando um e-mail para suporte@silhouettebrasil.com.br. Assim, um dos técnicos irá lhe ajudar da melhor maneira possível.

Use o cupom de desconto abaixo para comprar a sua máquina de corte Silhouette ou Mimo Stamping no site Silhouette Brasil.

Cupom de Desconto para Comprar Silhouette Mimo Stamping

 

Até o próximo post!

Laís Ribeiro

Olá, meu nome é Laís Ribeiro, da Laís Ribeiro – Papelaria Criativa. O artesanato e trabalhos com artes digitais sempre estiveram presentes na minha vida, inclusive, desde cedo, em forma de empreendedorismo. Aos 13 anos, fazia pintura em tela para vender, além de pulseirinhas de linha. Sou graduada em Administração de Empresas e com formação técnica em Informática e Webdesign. Trabalhei na área de educação até 2013, quando pedi exoneração após o término da licença maternidade. No mesmo ano, planejando a festa de aniversário da minha filha, descobri os personalizados e vi uma infinidade de novas oportunidades. No início de 2014, eu comprei minha primeira Silhouette e me apaixonei completamente por esse mundo da papelaria criativa. Hoje, além de ter minha loja de papelaria para festa, vendo produtos para encadernação, tenho um blog com dicas, um grupo no Facebook para ajudar pessoas que estão começando nessa área e sou do Time de Designers da Silhouette Brasil.

Mais posts da Laís Ribeiro

Acompanhe Minhas Redes Sociais

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Este post tem 6 comentários

  1. Amanda

    no meu notbook a imaguem do aplicativo está muito ruim, como se fosse embassado e as llinhas estao todas tortas. Pensei que era o propio notbook, mas não é do aplicativo mesmo. Queria saber como faço pra ajeitar…

    1. Sil Brasil

      Olá, amiga, tudo bem?

      Para te ajudar, certifique-se que o seu equipamento atenda essas especificações:

      Sistema operacional: PC ( Windows 8.1 ou Windows 10 ) OU Mac ( OS X 10.10 e superior). O Chromebook atualmente não é suportado.
      Conexão com a Internet : altamente recomendado para atualizações e acesso à Silhouette Design Store. Necessário para ativar uma chave de licença para atualização.
      RAM : 4 GB de RAM recomendado
      Processador : Velocidade do processador de 2 GHz ( ou mais rápida )
      Memória : 2 GB de espaço em disco rígido
      Porta USB : Porta USB 2.0 ( ou superior )

      Qualquer dúvida, estou à disposição. ❣️😘

  2. Erasmo

    No iMac demora para abrir travando como eu faço para revólver

    1. Sil Brasil

      Olá, Erasmo, tudo bem?

      O download dos arquivos grátis do meu Blog exige a execução de alguns plugins que a maioria dos navegadores de internet e respectivos modos de navegação bloqueiam. Muito provavelmente você não conseguiu baixá-lo por isso. Tenho algumas dicas que podem ajudar a solucionar este problema: acesse o link da página de download do arquivo por meio de um computador, utilizando o navegador Google Chrome, no modo de navegação “Janela Anônima”. Assim, provavelmente você conseguirá realizar o download. 😄

  3. Thaynara

    Quando salvo meu arquivo e tento abrir novamente diz que o tipo de arquivo que estou tentando acessar não é suportado. Já desinstalei e baixei a versão recomendada para a portrait 2 mas nada resolve.

    1. Sil Brasil

      Olá, Thaynara, tudo bem?

      Certifique-se que o seu equipamento possui as indicações abaixo:

      Sistema operacional: PC ( Windows 8.1 ou Windows 10 ) OU Mac ( OS X 10.10 e superior). O Chromebook atualmente não é suportado.
      Conexão com a Internet : altamente recomendado para atualizações e acesso à Silhouette Design Store. Necessário para ativar uma chave de licença para atualização.
      RAM : 4 GB de RAM recomendado
      Processador : Velocidade do processador de 2 GHz ( ou mais rápida )
      Memória : 2 GB de espaço em disco rígido
      Porta USB : Porta USB 2.0 ( ou superior )

      Qualquer dúvida, estou à disposição. ❣️😘

Deixe uma resposta