Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Olá! Tudo bem? Sou a Cyntia Castro, do Time de Designers da Silhouette Brasil. Você certamente já se perguntou “O que é o Scrapbooking?”. E, talvez, não saiba bem o que exatamente significa esta palavra. Então fiz uma pesquisa bem profunda para te mostrar o que é e de onde vem o Scrapbooking.

Muita gente acha que é só colocar recortes de fotografias e imagens em um álbum e está pronto, mas a arte do scrapbooking é muito mais delicada. Confira nas explicações e dicas a seguir.

 

O que é Scrapbooking?    

“Scrapbboking” é uma palavra em inglês que, traduzida para o português, significa álbum de recortes. Contudo, muita gente se engana ao pensar que esta é uma atividade recente. A história dos álbuns de recorte antecede não apenas a invenção da fotografia, mas também a origem da palavra “álbum de recortes”.

O scrapbooking vem da  história de imagens impressas e também da longa história da narrativa de momentos pessoais. Então, é juntando as imagens e narrativas que obtemos o álbum de recortes moderno em todas as suas formas atuais.

 

História do Scrapbooking

Temos que voltar muito para os primeiros diários e periódicos. Já na Idade Média, era bastante comum para pessoas manter diários pessoais ou diários que registravam seus pensamentos sobre as atividades e eventos de sua vida ao seu redor.

Durante o período do Renascimento (séculos 14 a 17), tornou-se popular entre os nobres e educados europeus manter o que se chamava de “commomplace books”, livros comuns.

Porém, como a imprensa ainda não existia, esses livros tinham uma semelhança com os “bullet journals” que conhecemos hoje. Ou seja, lembravam os diários com marcadores, mas só tinham páginas em branco preenchidas, como mostra a imagem abaixo.

 

O que é Scrapbooking?
Photo of Commonplace Book featuring English Poetry (CC 2.0)

 

 

Um exemplo atual é o BuJo ou bullet journal, isto é, caderno com folhas personalizadas para se organizar, planejar suas atividades e acompanhar seus hábitos. Para isso, vale, é claro, colocar fotos , apliques , adesivos e muito mais. E também a prática do “lettering” para deixar ainda mais personalizado.

 

Saiba Mais Sobre Scrap - Silhouette Brasil
Fonte: Pinterest

 

 

Após a invenção da imprensa, nos anos 1400, e com a proliferação das Bíblias, muitas famílias registraram suas histórias familiares nas páginas em branco  de suas Bíblias. As anotações incluíam nomes completos, datas de nascimento, registros de casamento e datas de óbito.

E esta prática de escrever na Bíblia e decorá-la ainda é praticada nos dias de hoje.  Nesta foto, por exemplo, vemos um modelo dos anos 1800 contrastando com uma atual.

 

Saiba Mais Sobre Scrap - Silhouette Brasil
Fonte: Pinterest

 

No final dos anos 1800, algumas bíblias até incluíam espaços para retratos onde a família poderia inserir e guardar as fotos de membros da família.

Saiba Mais Sobre Scrap - Silhouette Brasil
Fonte: site scrapbook.com

 

Surgimento da Palavra “Scrapbook”

Durante a década de 1800, o surgimento e o acesso ao material impresso gerou uma nova tendência. Sendo assim, as pessoas começaram a preencher livros em branco encadernados,  antes usados para diários ou obras de arte,  com recortes, cartões e bíblia impressa.

Alguns desses livros continham uma mistura de entradas de diário pessoais, esboços feitos à mão e aquarelas, junto com vários fragmentos de material impresso. Esses livros eram literalmente o scrapbook.

 

 

Saiba Mais Sobre Scrap - Silhouette Brasil
Fonte: site scrapbook.com

 

O primeiro uso de “scrapbook” como verbo foi registrado em 1879. Originalmente, o termo era visto como duas palavras “scrap book” mas com o tempo, as duas palavras se transformaram em uma e a grafia aceita e preferida hoje é uma palavra – “Scrapbook”.

 

Saiba Mais Sobre Scrap - Silhouette Brasil
Fonte: site scrapbook.com

 

Introdução da fotografia no Scrapbook

No início do século 20, outra invenção mudou para sempre o Scrapbooking: a câmera Brownie. Até a introdução da câmera Brownie em 1900, a fotografia era algo feito profissionalmente e principalmente em estúdios, o que a tornava cara e demorada.

A Brownie tornou a fotografia mais acessível para a família média e a mudou para as casas das famílias. As pessoas começaram a ter suas fotos tiradas regularmente.

 

Saiba-Mais-Sobre-Scrap-Silhouette-Brasil
Fonte: Pinterest

 

Seus livros de memória criaram uma grande agitação entre as pessoas.  E assim, em 1981, a Christensen abriu a primeira loja dedicada ao scrapbook, chamada Keeping Memories Alive. A loja,  então, localizada em Spanish Fork, Utah, tornou-se um destino para scrapbookers de todo o país.

Logo depois, os Christensens também iniciaram um catálogo de pedidos pelo correio para aqueles que não podiam viajar.

 

Revistas de Scrapbooking

A década de 1990 também trouxe o lançamento de várias revistas de scrapbooking. Creating Keepsakes, Memory Makers e outras publicações tiveram um crescimento meteórico.

Essas revistas ensinaram as pessoas em todo o mundo como fazer scrapbook e também foram fundamentais para espalhar a consciência e o interesse pelo hobby em expansão. Elas podiam ser encontradas nas estantes de revistas de cadeias de livrarias e lojas de varejo nos Estados Unidos.

 

Saiba Mais Sobre Scrap - Silhouette Brasil
Fonte: site scrapbook.com

Scrapbook nos dias de hoje

Comparando a origem do Scrapbook com os dias atuais, entendemos que o grande significado do scrapbook continua sendo o registro das nossas memórias. Ou seja, a importância de termos nossa vida relatada e registrada por meio de fotos, mensagens e manuscritos.

Sendo assim, criamos registros que tornam possível às nossas futuras gerações conhecerem como foram os nossos momentos no passado. E, graças à Internet, o scrapbooking continua ganhando popularidade e se espalhou  e alcançou amantes do scrapbook em todo o mundo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a história do scrapbooking, eu te pergunto: está pronta e animada para praticar esta arte? Vamos registrar nossas memórias afetivas?

 

10 Materiais para Scrap

Então, agora, vou listar 10 materiais e ferramentas para te auxiliar a começar esta arte deliciosa do scrap!!! Neste outro post, você confere os melhores itens para você arrasar!

 

Saiba Mais Sobre Scrap - Silhouette Brasil

 

  1. Base de corte – É a mais indicada para realizar cortes precisos sem danificar sua mesa de apoio. Pois, ela possui medidas em centímetros que auxiliam as marcações de cortes e, além disso, aumenta a vida útil da sua ferramenta de corte.
  2. Estilete – Ferramenta de corte preciso muito usada juntamente com a régua e base de corte.
  3. Régua Profissional – É fundamental para auxiliar nas medições dos materiais e cortes junto com o estilete. Principalmente, pois os scrapbooks usam muitos apliques e recortes de tamanhos diferente.
  4. Tesouras –  Ela é muito importante para corte dos materiais como papéis, fitas de tecido, fitas adesivas, por exemplo. Por isso, a fim de não cegar a lâmina, é melhor você ter uma tesoura para cada tipo de material que você for utilizar.
  5. Fita Banana – com esta fita você pode realizar pequenos efeitos em 3D, uma grande diferencial nos projetos de scrapbook.
  6. Cola acid free – muito usada para colar os recortes e também as fotos. É importante ser “acid Free“, isto é, livre de ácidos, para proteger suas fotos e os papéis de manchas como o passar do tempo.
  7. Dobradeira – Como  próprio nome diz, serve para facilitar a dobra das peças. Muita utiliza para páginas dobradas dos projetos de scrap, por exemplo.
  8. Vincador – Serve para vincar, isto é, deixar as marcações de dobras mais fortes e precisas.
  9. Boleadores – Servem para abaular, ou seja, tornar peças de papel mais curvas, como por exemplo, as pétalas de flores de papel.
  10. Papéis – Podem ser lisos ou estampados, combinando com a paleta de cores do projeto. As gramaturas de 180g a 240g e os “acid Free” são ideais para scrap.

 

Como fazer o Scrapbook na Máquina de Corte Silhouette

Por fim, neste passo a passo sobre “O que é scrapbooking”, não poderiam faltar as máquinas de corte da Silhouette. Isso, porque elas podem nos ajudar muito a fazer projetos ainda mais bonitos, personalizados e profissionais.

Sendo assim, com elas você pode cortar nomes, apliques, background, detalhes bem específicos e personalizados, por exemplo. Pode ainda usar as canetas da silhouette para escrever e detalhar ainda mais seus projetos, como páginas, convites, cartões e apliques.

Veja neste exemplo da imagem abaixo, um layout de scrapbook de 30×30 cm, no qual os cortes de coração foram feitos na Silhouette.

 

Saiba Mais Sobre Scrap - Silhouette Brasil

 

 

O que é Scrapbooking?
ayout de 30x30cm com cortes de hexágono e palavra feitos na Silhouette

 

 

Temos também uma linha de canetas para escrita com Foil da marca We R Memory Keepers, que criam um efeito metalizado maravilhoso e super sofisticado. Confira no vídeo abaixo, pois você ai amá-las! Outro item que gosto muito de aplicar nos projetos de scrapbook são os adesivos de vinil. Pois, com eles, podemos fazer vários apliques lindos, coloridos e metalizados também, temos várias opções para você escolher. Veja esta página com aplicação do vinil Rose Gold Silhouette e também Flocos de Foil Rose Heidi Swapp:

 

O que é Scrapbooking?

 

Veja este outro post como fazer o scrapbook com  algumas dicas para você usar a sua silhouette nos projetos de scrap.

 

 

 

Ferramentas Essenciais para o Scrapbook

Aqui, no Blog Silhouette Brasi, você encontra um outro tutorial com várias dicas sobre ferramentas para te ajudar a fazer projetos bem bonitos e diferenciados.

Além disso, existem várias ferramentas que nos auxiliam a  fazer itens bem específicos, como por exemplo, o tassell, pompom, envelopes, tag’s, banners, carimbos, laços, flores, corte e vinco emboss,  quilling, velas, e muito mais.

Um exemplo do que você pode fazer com essas ferramentas de corte e vinco, está neste post de um projeto de mini álbum de scrapbook.

 

O que é Scrapbooking?

 

E você sabia que pode costurar no papel e fazer destaques maravilhosos com esta técnica super antiga e muito gostosa de fazer, mas que nunca sai de moda, né? Você pode fazer costura com máquina Stich Happy, da We R Memory Keepers.

Outra opção legal também é usar as ferramentas para acabamento de costura manual.

 

Possibilidades das Ferramentas

Confira algumas possibilidade de criação de projetos de scrapbooking por meio destas ferramentas.

Mini-álbum com detalhes de costura:

 

O que é Scrapbooking?

 

Página de Bujo com detalhe em costura nos corações e carimbos:

 

O que é Scrapbooking?

 

Uma das minhas queridinhas ferramentas é a Happy Jig!  Sabia que, com ela, você pode fazer esculturas, nomes e detalhes com arames coloridos, lindos de morrer?

Veja o exemplo deste mini álbum cortado na silhouette e com detalhe do aplique em arame feito com ela. Ensino como fazê-lo neste outro passo a passo de um álbum de scrapbook, que tem molde grátis para Silhouette!

 

O que é Scrapbooking?

 

Detalhe do título da página feito com arame na Happy Jig:

 

Saiba Mais Sobre Scrap - Silhouette Brasil

 

Acredito que com todas estas dicas de materiais e ferramentas que citamos, você conseguirá produzir projetos incríveis. Agora é só colocar a criatividade, a emoção e suas memórias em um projeto bem lindo!!

 

Benefícios do Scrapbook

E para finalizar quer te mostrar alguns benefícios para você começar a praticar esta arte que eu amo, é uma delícia de fazer e ainda pode lhe dar um renda extra. Já ouvir falar de Mindfulness ou, traduzindo em português, atenção plena?

Pois então, este é um estado mental atingido pela prática de meditação e também de outras atividades. Ou seja, quando exercitadas, estes exercícios podem melhorar muito a sua qualidade de vida, ajudando a diminuir a ansiedade e o estresse, por meio da distração e do incentivo à positividade.

E existem alguns cursos e conceitos que aplicam a técnica do scrapbook como forma de atingir o Mindfulness. 

 

5 Motivos para fazer scrapbooking

Quer ainda mais motivos para começar a fazer o scrapbooking agora mesmo? Então, você precisa conferir esta lista de 5 argumentos irrecusáveis:

  1. Melhora o bem-estar, relaxamento e reduz o estresse – no momento que praticamos o scrap,  simplesmente nos desligamos de  todos os problemas, e ansiedades, isso nos  faz que com que sintamos mais paz e tranquilidade e bem-estar. Nossa mente fica voltada para a criatividade, fotos e papéis!!
  2. E falando nela, sim existe aí o aumento da criatividade – quanto mais criamos, mais nossa mente tende a ser mais criativa. E isso é muito bom e nos ajuda no desenvolvimento de novos projetos.
  3. Melhora a Coordenação Motora – ​a técnica do scrapbook já é adotada em muitas escolas para auxiliar os alunos a adquirirem mais concentração e foco. Por meio de exercícios com movimentos pequenos e precisos, como  colar, desenhar, cortar e pintar, eles têm a coordenação motora incentivada. As crianças adoram fazer scrapbook, incentive a sua criança. Faça scrap junto com seus filhos.
  4. Incentiva o prazer de presentear, agradecer, conectar –  Imagine-se ao presentear alguém que você ama com uma lembrança afetiva, um projeto artesanal, feito com amor, carinho e memórias inesquecíveis! Será o presente mais querido e amado com certeza!!
  5. Serve como uma fonte de renda – sim, você pode também trabalhar fazendo scrap. Você pode criar uma linha de produtos afetivos tais como quadros, cartões, caixas, mini-álbuns, cadernos, álbuns e muito mais!!! E ainda ganhar uma renda extra fazendo arte !!

 

Projetos para Inspirações

Confira abaixo quatro projetos de scrapbook mais diferentes, que separei para servir de inspiração para você. Indico inclusive os equipamentos, produtos e ferramentas que usei para fazer os acabamentos diferenciados.

Flâmula para decoração de porta.

 

Saiba Mais Sobre Scrap - Silhouette Brasil

 

Mini álbum recortado na Silhouette e com detalhe do shaker feito com a Ferramenta FUSE.

 

Saiba Mais Sobre Scrap - Silhouette Brasil

 

 

Convite cartonado com visor decorado em scrap e texto no adesivo imprimível transparente.

 

Saiba Mais Sobre Scrap - Silhouette Brasil

 

Álbuns de maternidade com capa cartonada e decorada em scrap. Repare nos detalhes de costura feitos com a Guia para Encadernação e na palavra “Baby” feita na Base Punch Board com Furadores de Palavras, da We R Memory Keepers.

 

Saiba Mais Sobre Scrap - Silhouette Brasil

 

Estou, aqui, torcendo muito para que você se apaixone pelo scrapbook como eu e comece já a praticar esta técnica deliciosa e prazerosa. Espero que tenha ajudado você com estas dicas sobre o Scraobppking. Me conte nos comentário aqui embaixo se você gostou deste tutorial.

Use o cupom de desconto abaixo para comprar a sua Silhouette ou Mimo Stamping na loja Silhouette Brasil e faça lindos projetos!

 

Saiba Mais Sobre Scrap - Silhouette Brasil

 

Beijos e até a próxima!

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta