O que fazer quando ocorre um erro na Silhouette e ela não faz o que queremos? A solução pode ser bem mais simples do que você imagina… Neste post vamos apresentar algumas dicas que vão ajudar você a corrigir e evitar os 7 erros mais comuns que podem acontecer com a sua Silhouette.
É importante lembrar que, como toda máquina, ela recebe comandos e carece de cuidados. O bom uso e conhecimento do funcionamento do Silhouette Studio – software que você usa pra trabalhar com os equipamentos – e da própria Silhouette, podem evitar muitos problemas. Você sabia que 90% dos erros e/ou problemas que acontecem com as Silhouettes são por causa dos comandos dados a ela e não por causa das máquinas em si? Intrigante né?!
Por isso preparamos esse conteúdo, para te ajudar e responder as suas perguntas. E claro, queremos que você ame a sua Silhouette e que tenha a melhor experiência possível usando nossos equipamentos. 😉
Confira!!!
Erro no Print and Cut
Fiz uma impressão e agora minha Silhouette não reconhece a marca de registro. Por que? Como resolvo?
Esse erro no Print and Cut pode acontecer com qualquer um, então atente-se as dicas abaixo para evitá-los, ou corrigi-los caso já esteja acontecendo com você nesse momento.
Solução:
- Verifique se seu software está atualizado.
- O seu arquivo tem o tamanho exato do papel que você imprimiu? Uma diferença de milímetro na altura ou largura do papel colocam as marcas de registro em lugares diferentes e o leitor não acha. Se você imprimiu num A4 mas seu arquivo está com outro tamanho, corrija o erro e imprima novamente.
- Verifique se a base de corte usada é a mesma da configuração no programa.
- Carregue sua base exatamente na marcação na lateral esquerda da máquina.
- Se você está usando um papel muito escuro ou com muita textura, o leitor pode não conseguir ler claramente a marca de registro. O papel escuro dá pouco contraste com a impressão da marca.
- Verifique se a impressão ficou bem feita. Marcas de registro mal impressas são ilegíveis.
- As configurações da marca de registro impressa devem ser as mesmas do programa. Se você fez alguma alteração, pode ser que tenha alguma diferença entre o que você imprimiu e o que está configurado no seu programa. Lembre-se de anotar ou salvar suas alterações. Quando imprimimos num dia e cortamos no outro é comum esquecermos quais configurações alteramos.
DICA PROFISSA!
Depois de salvar o pdf, tirar o desenho do lugar pra salvar outro arquivo e imprimir e cortar tudo errado, eu passei a centralizar no papel todo desenho que vou fazer em Print and Cut. Assim, se estou trabalhando com vários desenhos numa mesma área de trabalho e salvei vários arquivos, é só selecionar o que vou cortar, ir na janela Transformar e escolher Centralizar no papel. Depois que criei esse padrão no meu processo de trabalho, nunca mais cortei nada errado. Mesmo tendo feito a impressão dias antes.
Como Configurar a Marca de Registro
Passo a passo mastigadinho pra você nunca mais errar suas configurações da marca de registro. Veja como abaixo:
- Defina o tamanho do papel que você vai imprimir. Na janela Configuração de Página, você pode escolher algum formato padrão ou customizar o seu.
- Escolha a base de corte que você vai usar.
Todas essas informações devem ser precisas! Qualquer pequena diferença vai causar erro no seu corte, por isso confira tudo direitinho.
Dica: deixe o box de Exibir Marca de Corte selecionado.
- Vá para a aba Marcas de Registro, a última da janela, e escolha o tipo 1 se você estiver usando a Cameo, Curio ou Portrait.
- Coloque o seu desenho dentro do limite da borda da marca de corte e respeite a área hachurada. Qualquer desenho fora da borda não será cortado.
- Está pronto o seu arquivo para o Print and Cut básico! Salve em PDF ou imprima para depois cortar.
Configurações Avançadas da Marca de Registro
Existem configurações no Silhouette Studio que podem ser alteradas. Se você mexer em cada item vai ver o que muda.
O Comprimento altera a área de hachura.
A Grossa serve para engrossar as marcas de registro e deixá-las mais nítidas. Pode ser uma configuração a ser alterada caso você vá usar um papel com textura, por exemplo.
A Posição, Inserir, altera a borda da área de corte.
E se você clicar em Opções Avançadas, você poderá alterar cada lado da borda da área de corte.
Você sempre pode voltar para a configuração padrão clicando no botão Restaurar Padrões.
Corte Duplo Desalinhado
Quando trabalhamos com materiais mais espessos e que necessitam que a lâmina de corte passe no mesmo lugar mais de uma vez, nós marcamos o box de Passes e escolhemos quantas vezes queremos que a lâmina passe sobre o desenho. Com isso pode acontecer de sua Silhouette cortar fora da marca. Isso é erro de calibração!
Algumas configurações padrão do programa já incluem a função de corte duplo, mas é algo que podemos alterar dependendo da nossa necessidade. Mas se os cortes múltiplos não saem como esperamos, nosso trabalho fica arruinado. Vamos ver algumas sugestões de como calibrar a Silhouette corretamente e solucionar o problema do corte duplo desalinhado.
Como Calibrar a Silhouette
- Confira se sua Base de Corte tem cola suficiente. Alguns materiais mais grossos ou texturizados precisam de mais cola para que fiquem fixos corretamente na base de corte.
- Diminuir a velocidade do corte é também uma ótima opção para cortes múltiplos.
- Vá na aba Enviar, selecione o material e escolha Editar. Marque o box de Aprimoramento de Trilhos. Essa opção faz com que a máquina crie uma marca no desenho, criando uma espécie de caminho que facilita a passagem da lâmina de corte mais de uma vez no mesmo lugar.
Configurações de Corte Silhouette
O Silhouette Studio tem uma série de materiais padrões já cadastrados para facilitar as suas configurações de corte na Silhouette. Esses são os materiais de uso mais comuns e também os da marca Silhouette. Mas você pode editar essas configurações, e até incluir configurações de novos materiais que desejar.
É sempre importante lembrar que cada máquina é uma. O uso que sua máquina tem e os cuidados que recebe fazem com que ela trabalhe de forma diferente da minha, por exemplo. É muito importante testar o corte cada vez que você for trabalhar com um novo material.
Confira como usar corretamente as Bases e Lâminas Silhouette neste vídeo abaixo, que está no canal da Sil, no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=17QiGCLECRs&t=180s
DICA PROFISSA!
Faça o corte de teste toda vez que for trabalhar com um material que você nunca trabalhou antes e também para testar novos materiais. Nunca mande cortar o seu trabalho inteiro antes de testar o corte. Vá fazendo os ajustes de lâmina, velocidade de força até chegar no ponto ideal. E não se esqueça de salvar essa nova configuração, pode ser que você precise novamente!
Como edito a configuração de um material padrão?
Na aba Enviar, escolha o Material. Você vai ver que 4 itens fazem parte da configuração de corte: Lâmina, Velocidade, Força e Passadas. Altere cada uma delas de acordo com o que você precisa. Por exemplo, se a sua lâmina corta quase todo o material, mas fica aquele fundinho que não solta, você pode experimentar aumentar o número da lâmina ou a força.
Se o seu desenho é pequeno ou tem muitos detalhes que a lâmina está estragando, experimente diminuir a velocidade. Ou se o seu material é mais denso (não grosso) e a lâmina não cortou tudo, teste passar mais de uma vez.
O importante é testar antes de cortar. Se você não testa você estraga material, perde tempo e dinheiro.
Você pode ir alterando cada um dos valores. Assim que achar o ideal você pode salvar como um novo material.
E lembre-se: você sempre pode restaurar as configurações padrão.
Como fazer o Teste de Corte
- Carregue o material na sua máquina.
- Na aba Enviar, escolha o material.
- Clique no quadrado com triângulo no meio.
- A máquina vai fazer um corte no canto esquerdo superior do seu papel. Se o corte não ficar bom, altere a configuração e mande novamente.
- Lembre-se de mudar o lugar do teste de corte com as setinhas (essas azuis aí do lado). Caso contrário, a máquina irá fazer o corte no mesmo lugar e danificar sua base.
E pronto! Seu teste de corte foi feito, agora você pode seguir com o trabalho e cadastrar o novo material, se assim desejar.
Minha Silhouette não Corta
Minha lâmina não corta… E agora? Calma, temos a solução, ou melhor, soluções…. Confira as dicas para evitar esse erro da Silhouette não cortar.
- Confira a configuração de corte. Se ela estiver errada a lâmina não vai cortar seu material.
- Sua lâmina não está bem colocada no carrinho. É, isso acontece. Principalmente com quem trabalha com a Lâmina para Tecidos, Premium ou Roquete. Na pressa, não “assentamos” bem a lâmina no carrinho e ela nem chega a encostar no material.
- Você esqueceu de travar o lugar onde se coloca a lâmina. Se isso aconteceu, ela encosta no material, mas como está solta ela fica girando e não corta.
- Sua lâmina pode estar suja. Isso dificulta o funcionamento e pode estragar sua lâmina.
- Sua lâmina pode estar gasta ou com defeito (o uso inadequado pode danificar sua lâmina) e precisa ser trocada.
Cuidados com as Bases e Lâminas de Corte
https://www.youtube.com/watch?v=f9j7hEfeeks&t=337s
Como Atualizar o Firmware da Silhouette
O Firmware é um Software que está incorporado na Silhouette Cameo e Curio. Como todo Software ele precisa ser atualizado. Mas fazer isso é simples!
A versão mais atual é a V1.6. Para verificar se o seu Firmware está atualizado vá na aba Enviar e clique no desenho da máquina no canto inferior direito da sua tela.
Você também pode fazer essa verificação direto na Cameo (na Curio só no Silhouette Studio). Clique no botão de configuração na tela da sua Cameo; acione a seta pra baixo até aparecer a opção Firmware; clique e a aversão atual da sua máquina vai aparecer.
Se você precisar de atualização siga os passos abaixo:
- Acesse o link www.silhouetteamerica.com/firmware e baixe a atualização. Escolha a máquina e a versão para seu computador (PC ou Mac).
- Feche o seu Silhouette Studio.
- Baixe a atualização e dê 2 cliques para abrir.
Agora você deve seguir várias instruções que vão aparecer na sua tela.
- Assim que você der 2 cliques no arquivo uma janela vai abrir dizendo Open File – Security Warning, clique em Run.
- Conecte a sua máquina no seu computador com o cabo USB – use o cabo mesmo que o seu equipamento tenha Bluetooth porque é mais garantido.
- Ligue sua máquina.
- Clique em OK quando abrir a janela Please connect the…
- Acompanhe a instalação. Durante o processo a tela da sua máquina (no caso da Cameo) vai mudar de cor: azul claro; amarelo; verde e azul escuro.
- Vai levar uns 15 ou 20 minutos. Não se desespere!!
- Quando aparecer a janela dizendo que a atualização está completa, clique em OK.
- As cores da tela vão mudar novamente, só que agora bem rapidinho e uma janela vai abrir dizendo que a atualização está finalizada.
- Desplugue a máquina antes de ligá-la novamente.
Se você preferir, tem esse vídeo aqui – em inglês, mas dá pra acompanhar as imagens. Seguindo esses passos, tudo dará certo!
Erros na Silhouette: o guia definitivo para evitá-los
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Sim, sabemos que existem muito mais perguntas e dúvidas! Vamos aos poucos tentando responder cada uma delas.
Se a sua pergunta não está respondida neste post, entre em contato com nosso suporte técnico, basta enviar um e-mail para suporte@silhouettebrasil.com.br. Um de nossos técnicos irá te auxiliar até solucionar o problema!!
Você também pode mandar sua pergunta/dúvida para a gente via redes sociais. Vamos respondê-la num próximo post.
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Boa tarde, tenho silhouette poirtrat e queria saber porque acontece muitas vezes.
Quando eu tenho um corte de caixinha, no computador as partes que estão em pontilhado estão corretas, mas quando vou cortar não fica bem certinho com as dobras da caixa. Porque?
Olá, Marta! Tudo bem?
Neste caso, preciso que entre em contato com meu SAC. É só enviar um e-mail para: sac@silhouettebrasil.com.br. O horário de atendimento é de segunda à quinta, de 08h às 17h30, e sexta, de 08h às 16h30. Um de meus atendentes irá lhe ajudar. Combinado?! 😉
Qualquer dúvida a mais, estarei à disposição. 😘
Minha CAMEO 4 não está ligando, mesmo conectando e desconectando todos os cabos.
ELA SIMPLESMENTE NÃO LIGA e no Silhouette Studio não reconhece, ela aparece a palavra “Indisponivel” ao lado do desenho da máquina.
ME AJDUEM POR FAVOR!!!!!!
Ei, Fernanda! Tudo bem?
Sinto muito por este problema. Neste caso, vou precisar que você acione o meu suporte técnico, enviando um e-mail para: suporte@silhouettebrasil.com.br ou pelo telefone (31) 3500-2244😉 Os meus técnicos/atendentes possuem toda a orientação necessária para te ajudar. Combinado?! No mais, conte comigo sempre! 😘😘