Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Olá Sil lover, seja bem-vinda ao nosso post!

Hoje vamos falar sobre as lâminas de corte da Silhouette Cameo 4, uma máquina incrível que permite criar diversos projetos de artesanato, decoração, personalização e muito mais.

Se você tem uma Cameo 4 ou está pensando em adquirir uma, esse post é para você!

 As lâminas de corte são acessórios essenciais para a sua Silhouette, pois são elas que fazem o trabalho de cortar os materiais que você escolher.

A Cameo 4 possui alguns tipos de lâminas diferentes, cada uma com uma função específica e um adaptador correspondente.

Vamos conhecer cada uma delas e ver como usá-las da melhor forma.

Lâmina de Corte Autoajustável Tipo B – Silhouette

Lâmina de Corte Autoajustável Tipo B - Blog Silhouette

A Lâmina Autoajustável tipo B vem na compra da sua Cameo 4. Você não precisa ajustá-la manualmente. Basta carregar o seu projeto no Silhouette Studio e deixa a sua Silhouette Cameo 4 ou Cameo 4 Plus fazer todo o trabalho para você.

O programa Silhouette Studio® mostra quais são as configurações de corte recomendadas para os tipos de materiais mais comuns, mas você também pode ajustá-las no software conforme desejar.

Então, quando você envia o seu shape para o Studio, sua máquina de corte já ajusta automaticamente a Lâmina Autoajustável Tipo B – Silhouette à configuração de corte que você definiu no software.

Feito isso, você ir se dedicar a outros processos criativos do seu ateliê, enquanto a sua plotter doméstica poderosa trabalha feito mágica.

Lâmina de Corte Transversal para Cameo 4

 

Lâmina de Corte Transversal para Cameo 4 - Blog Silhouette

Silhouette Cameo 4 vem com a Lâmina de Corte Transversal embutida, que permite cortar vinil ou transfers diretamente do rolo. Mas, com o tempo de uso, pode ser que você precise trocar esta lâmina.

A Lâmina de Corte Transversal para Cameo 4 – Silhouette é um refil e serve para você fazer esta substituição na sua máquina de corte.

Ela é ideal para facilitar o corte transversal de materiais em rolo, tais como o vinil adesivo, o foil em rolo. Esta lâmina te ajuda a separar a mídia de forma reta e precisa e, assim, você economiza material para o seu próximo trabalho.

As próximas lâminas são compradas a parte através da minha loja.

Lâmina rotativa

Lâmina Rotativa para Cameo 4 - Blog Silhouette

A lâmina rotativa é a mais indicada para cortar tecidos e feltros sem precisar de entretela ou outro tipo de fixação.

Ela possui um formato circular que permite cortar em qualquer direção, sem puxar ou rasgar o tecido, também pode cortar outros materiais delicados, como crepom, seda, organza e papel vegetal.

Para usar a lâmina rotativa, você deve inseri-la no adaptador amarelo e encaixá-lo na carcaça 2 da sua Cameo 4.

Depois, você deve selecionar o material que você vai cortar no software Silhouette Studio e ajustar as configurações de força, velocidade e número de passadas.

Em seguida, envie o seu projeto para a máquina e aguarde o corte.

Lâmina kraft 2mm tipo B e kraft 3mm

A lâmina kraft é a mais potente das lâminas da Cameo 4 e não cortam papel. Ela possui uma ponta mais grossa e resistente que permite cortar materiais mais espessos e rígidos, como papelão, EVA, couro, cortiça e balsa.

Existem 2 versões:

Lâmina Kraft 2 mm Tipo B - Blog Silhouette (1)

Lâmina Kraft 3mm - Blog Silhouette (1)

A diferença entre elas é apenas o tamanho da faixa de exposição da lâmina.

Ela também serve para cortar alguns tipos de tecidos mais grossos, como jeans e feltro.

Para usar a lâmina kraft, você deve inseri-la no adaptador roxo e encaixá-lo na carcaça 2 da sua Cameo 4.

Depois, você deve selecionar o material que cortará no software Silhouette Studio e ajustar as configurações de força, velocidade e número de passadas.

Em seguida, envie o seu projeto para a máquina e aguarde o corte. 

Lâminas de corte que precisam de adaptador para Cameo 4

Lâmina de Corte Autoajustável Tipo A

Lâmina de corte autoajustável automática tipo A - Blog Silhouette

A lâmina de corte automática é a mais versátil e prática das lâminas da Cameo 3 e Portrait 2. Apesar de ter sido feita para os equipamentos de versões anteriores, com o uso de adaptador você pode usá-la na Cameo 4 e Portrait 3.

Ela se ajusta automaticamente à espessura do material que você está cortando, sem a necessidade de configurar manualmente a profundidade de corte.

Sendo ideal para cortar papéis, adesivos, vinis, tecidos e outros materiais finos e flexíveis.

Para usar a lâmina de corte automática, você deve inseri-la no adaptador azul e encaixá-lo na carcaça 1 da sua Cameo 4.

Depois, basta selecionar o material que você vai cortar no software Silhouette Studio e enviar o seu projeto para a máquina. A lâmina vai se ajustar sozinha e fazer o corte perfeito. 

Na compra da Cameo 4, você recebe os adaptadores para as lâminas.

Lâmina de corte profundo 

Lâmina de corte profundo - Blog Silhouette

A lâmina de corte profundo possui uma ponta mais longa e afiada que permite cortar materiais com até 2 mm de espessura, como espuma, borracha, feltro grosso e alguns tipos de plástico. Ela requer um tapete especial para fazer o corte com precisão.

Para usar a lâmina de corte profundo, você deve inseri-la no adaptador preto e encaixá-lo na carcaça 2 da sua Cameo 4.

Depois, você deve selecionar o material que você vai cortar no software Silhouette Studio e ajustar as configurações de força, velocidade e número de passadas.

Em seguida, envie o seu projeto para a máquina e aguarde o corte.

Cuidados com as lâminas de corte

 As lâminas da Cameo 4 são acessórios duráveis e de alta qualidade, mas exigem alguns cuidados para manter o seu desempenho e prolongar a sua vida útil.

Veja algumas dicas:

  • Guarde as suas lâminas nos seus respectivos adaptadores e tampas, para evitar que elas se danifiquem ou se percam;
  • Limpe as suas lâminas regularmente, removendo os resíduos de material que possam ficar presos na ponta ou na base da lâmina. Você pode usar uma escova macia ou um pano seco para fazer a limpeza;
  • Não use as suas lâminas para cortar materiais que não sejam compatíveis com elas, pois isso pode danificar a sua ponta ou causar um corte inadequado;
  • Não force as suas lâminas além da sua capacidade, pois isso pode diminuir a sua eficiência ou quebrá-las. Respeite as configurações recomendadas para cada tipo de material e lâmina;
  • Troque as suas lâminas quando elas estiverem gastas ou danificadas, pois isso pode afetar a qualidade do seu corte e do seu projeto.

Dicas para usar as lâminas de corte

Agora que você já conhece as lâminas da Cameo 4, vamos dar algumas dicas e tirar algumas dúvidas que podem surgir na hora de usar a sua máquina.

  • Você pode usar outras ferramentas na sua Cameo 4, como canetas, marcadores ou perfuração. Você só precisa usar o adaptador correspondente para cada tipo de ferramenta. Você pode encontrar as ferramentas na nossa loja online;
  • Você pode aprender mais sobre a sua Cameo 4 e como usá-la da melhor forma com os nossos cursos online de iniciação. Neles, você vai aprender desde como instalar e configurar a sua máquina até como criar e cortar os seus projetos no software Silhouette Studio;
  • Você pode acompanhar as nossas redes sociais e ficar por dentro das novidades, dicas, tutoriais e inspirações para os seus projetos. O link dos canais você encontra no final deste artigo.

Dúvidas

Vamos responder algumas das dúvidas mais frequentes que recebemos dos nossos clientes e leitores sobre esse produto incrível. 

Vamos lá?

  • O que são as lâminas da Silhouette cameo 4?

As lâminas da Silhouette cameo 4 são peças que permitem cortar diversos tipos de materiais com precisão e qualidade. Elas são encaixadas na máquina de corte Silhouette cameo 4, que é um equipamento versátil e fácil de usar para criar projetos de artesanato, decoração, personalização e muito mais.

  • Quantos tipos de lâminas existem para a Silhouette cameo 4?

Existem 4 tipos de lâminas para a Silhouette cameo 4: a lâmina padrão, a lâmina premium, a lâmina de corte profundo e a lâmina rotativa. Cada uma delas tem características e finalidades diferentes, dependendo do material que você deseja cortar.

  • Como escolher a lâmina certa para o meu projeto?

Para escolher a lâmina certa para o seu projeto, você deve levar em conta alguns fatores, como a espessura, a densidade, a textura e a flexibilidade do material que você vai cortar.

Além disso, você deve ajustar as configurações da máquina e da lâmina, como a força, a velocidade e a profundidade de corte, de acordo com as recomendações do fabricante e do software Silhouette Studio.

  • Como trocar as lâminas da Silhouette cameo 4?

Trocar as lâminas da Silhouette cameo 4 é muito simples e rápido. Basta você retirar a lâmina que está na máquina, girando-a no sentido anti-horário, e encaixar a nova lâmina, girando-a no sentido horário. Depois, você deve verificar se a lâmina está bem fixada e se o número da profundidade de corte está visível na parte superior da lâmina.

Esperamos que este post tenha esclarecido algumas das suas dúvidas sobre as lâminas da Sillhoeute cameo 4 e que você tenha gostado desse post.

Até a próxima!

Siga a Sil nas redes sociais

Canal Youtube Silhouette Brasil: @SilhouetteBrasilvideos
Instagram Silhouette Brasil: @silhouette_brasil

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Este post tem 2 comentários

  1. carine

    Comprei uma cameo 5, estou em dúvidas de quais lâminas ela aceita, pequiso na internet e tenho dificuldades, teriam especificações para precisas?

    1. Sil Brasil

      Olá, amiga, tudo bem?

      A Silhouette Cameo 5 é compatível com todas as lâminas e ferramentas disponíveis para a Silhouette Cameo 4, sendo que algumas dependem do Kit de Adaptadores de Ferramentas – Silhouette ou do adaptador que já acompanha o equipamento.

      Ela também é compatível com as novas ferramentas elétricas opcionais, vendidas separadamente em minha loja, como: Kit Silhouette Heat Pen – Canetas Elétricas para Transferência de Foil, Lâmina de Embossing (Tipo C) e Suporte de Canetas 3 Ponteiras (Tipo C) – para Silhouette Cameo 5 e Curio 2.

      Em caso de dúvidas, conte comigo! 🥰❤️

Deixe uma resposta