Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Hoje falaremos sobre uma grande tendência de mercado e contar tudo o que você precisa saber sobre caderno inteligente. Se você frequentou a escola ou a universidade no início dos anos 2000, certamente se lembra dos fichários.

o-que-voce-precisa-saber-sobre-caderno-inteligente

Eles chegaram com tudo para substituir os cadernos, com a possibilidade de retirar as folhas antigas e colocar novas, abrindo e fechando argolas de metal. Viraram febre entre os jovens com suas cores e modelos variados, muitos com estampas de desenhos animados, artistas famosos ou marcas da moda. 

Entenda tudo sobre a tendência do caderno inteligente

Talvez, neste momento, você esteja se perguntando: e o que isso tem a ver com os cadernos inteligente? A verdade é que atualmente ninguém mais “inventa a roda”, as grandes inovações contemporâneas são, em geral, releituras do que foi sucesso no passado.

Percebemos isso acontecer na moda, no cinema e nas artes em geral e também em produtos e serviços mais práticos e funcionais. A Uber por exemplo é uma versão aprimorada dos táxis. Os pendrives são releituras dos antigos disquetes. E os GPSs representam uma nova forma de ler mapas.

No universo da papelaria não é diferente, nos inspiramos no velho para criar o novo. E, no caso do caderno inteligente, a inspiração vem lá do início dos anos 2000, quando o fichário estava no auge! 

No texto de hoje, você vai ver tudo o que você precisa saber sobre:

  • O que é caderno inteligente?
  • Por que o caderno inteligente virou febre?
  • Como usar o caderno inteligente? 
  • Como fazer caderno inteligente?

O que é caderno inteligente?

Caderno Inteligente é na verdade o nome da marca que idealizou os cadernos de disco cogumelo. Ela surgiu em 2014 e criou um caderno personalizável que também é chamado de caderno de disco. Mas o nome que pegou mesmo foi o nome da marca, assim como o bombril! 

Como comentamos no início do texto, a proposta do caderno inteligente é bem parecida com a de um fichário: você pode retirar páginas antigas, trocá-las de lugar e também colocar novas. Além de folhas, você pode fixar no caderno pastas organizadoras, marcadores de página, bolsas plásticas, calendários, régua, estojo, folhas de adesivos e pingentes decorativos. 

Funcionalidades do caderno inteligente ou disco

Também é possível mudar a capa e a contracapa e até adquirir uma capa de celular que se prenda ao caderno. Muitas opções, né? Essa variedade é uma das evoluções que o Caderno Inteligente apresenta em relação ao fichário. 

o-que-voce-precisa-saber-sobre-caderno-inteligente

Outra diferença é o formato. O CI, como também é chamado, é menor e mais leve do que um fichário, se assemelhando mais a um caderno tradicional. As estruturas de metal que seguram as folhas dos fichários, foram substituídas por discos de plástico. Menores, mais leves e que não machucam os dedos. 

Por que o caderno inteligente virou febre?

Não é à toa que o produto se tornou queridinho entre jovens e adultos. 

A primeira vantagem que chama a atenção é a quantidade de possibilidades. Nenhum caderno inteligente é igual ao outro. Cada um monta o seu próprio caderno, deixando-o com o seu jeitinho e adequando ao que funciona melhor para os seus estudos. 

Outra característica é a sua durabilidade. A possibilidade de trocar as folhas te permite usar o mesmo caderno por anos. Além disso, ele é feito de um material durável, pensado para resistir bastante tempo. 

A longevidade do uso, também o torna uma opção mais sustentável. E a possibilidade de trocar as folhas reduz o desperdício.

Portanto, esse caderno é visto como um investimento, mais durável, personalizável e ecologicamente correto que os tradicionais. 

Como usar o caderno inteligente? 

Uma das vantagens do caderno inteligente é a possibilidade de usar um mesmo exemplar por anos. 

Para garantir a durabilidade do seu CI, é importante ter um cuidado especial, manuseando as folhas com atenção e seguindo algumas orientações: 

  • Os discos de plástico suportam uma quantidade máxima de folhas e itens. Portanto se atente à quantidade de elementos você acopla ao seu caderno inteligente. 
  • É importante ter atenção na hora de retirar as folhas, evitando que elas rasguem. Você deve segurar a página próximo aos discos e puxá-la de cima para baixo com delicadeza. 
  • Ao inserir uma folha nova no caderno pressione bem com os dedos para que ela não venha a se soltar. 

Seguindo essas recomendações, você tem um parceiro na organização dos seus estudos, tarefas de trabalho e rotina que pode te acompanhar por vários anos. 

Como fazer caderno inteligente?

Uma boa notícia sobre o caderno inteligente é que você mesma pode fazer o seu. Você entra na moda gastando menos e ele será ainda mais personalizado, afinal foi você mesma quem montou!

Se você gosta de trabalhos manuais pode até começar a produzir para vender. Então vamos a um passo a passo completo de como fazer o seu próprio caderno inteligente: 

O que você vai precisar para fazer seu caderno

  • Uma pasta de plástico transparente ou acetato;
  • Papelão com  1,5mm de espessura;
  • Material para cobrir, podem ser tecidos, papel machê, ou outra opção que você escolher;
  • Papel Kraft para acabamento 
  • Um lápis ou lapiseira e uma caneta permanente; 
  • Cola branca e cola quente 
  • Um alicate furador e uma tesoura 
  • Discos do tamanho que você desejar. 

Na loja online da silhouette, você encontra encadernadora de furo cogumelo e ferramentas. Além de papéis coloridos, e tudo o que você precisa para criar seu caderno inteligente.

o-que-voce-precisa-saber-sobre-caderno-inteligente

Como fazer caderno inteligente

Comece pela capa e pela contracapa:

  • Marque as dimensões da sua capa e da sua contracapa no papelão, o tamanho varia de acordo com a sua escolha, tamanho A4, A5 ou outros. No tamanho da capa é importante deixar sobrar aproximadamente um dedo de cada lado, para além do tamanho do caderno.
  • Marque as dimensões no material que você escolheu para cobrir a capa e deixe sobrar umas bordas para além do tamanho do papelão. 
  • Corte os dois materiais e cole a cobertura no papelão, é importante espalhar bem a cola para não ficar nenhuma bolha. Você pode usar uma régua para te ajudar com isso! A parte que sobra da cobertura você dobra para trás e cola. 
  • Depois coloque as capas debaixo de uma pilha de livros por 10 a 15 minutos para colar bem. 

Para fazer a parte que segura os discos, você vai utilizar a sua pasta plástica ou folha de acetato:

  • Corte duas tiras de aproximadamente 3 cm e em seguida faça furos. Deixe um espaço de aproximadamente 1,5cm entre um furo e outro. 
  • Com o alicate faça os cortes entre a borda do papel e os furos, através desses cortes você vai enfiar os discos de plástico. Caso tenha uma encadernadora de discos basta usa-la para criar os furos de forma efetiva e organizada.
  • Cole uma faixa na capa e outra na contracapa do caderno com os furos para fora.
  • Corte o papel, caso necessário, para se adequar ao tamanho da capa e da contracapa e cole do mesmo lado que você colou a faixa de plástico para dar o acabamento. 

Já os discos você encontra diversos modelos e tamanhos, na loja online da Silhouette Brasil.

Depois que as argolas secarem, você pode colocá-las dentro da faixa de plástico furada e o caderno inteligente está pronto! Agora basta enfeitar e colocar as folhas dentro!

o-que-voce-precisa-saber-sobre-caderno-inteligente

Lembrando que para inserir novas folhas dentro do seu caderno inteligente você precisa furá-las e fazer pequenos cortes entre os furos e a borda do papel como fez com a capa e com a contracapa.

Espero que você tenha gostado de aprender tudo o que você precisa saber sobre caderno inteligente, e crie bastante projetos incríveis com essas dicas, aproveite todas as dicas de encadernação disponíveis aqui no blog, um beijo e até a próxima!

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta