Últimos Posts

< Voltar
  • Configurações de Corte Silhouette: Tabela Completa

    Configurações de Corte Silhouette: Tabela Completa

    Olá!! Eu sou a DT Pri Sathler e quero compartilhar com você tudo que eu descobri sobre as configurações de corte Silhouette. Vou mostrar a vocês uma tabela completa, com as configurações para o corte de vários tipos de materiais.

    Sempre falo que exitem três etapas pra que um projeto seja bem feito com a Silhouette, são elas: configuração do papel e Base de Corte + desenho bem feito + configuração de corte correta. Vem comigo que vou te mostrar detalhadamente tudo sobre cada uma dessas etapas.

     

    Configuração de Corte Silhouette: Papel e Base

    Muita gente não dá a devida atenção a essa etapa do processo. As informações que você deve inserir e as configurações que deve escolher no Silhouette Studio são essenciais pra um bom trabalho. As informações do Silhouette Studio devem ser exatamente as mesmas do produto físico.

    É muito importante definir o tamanho do papel, seja ele um retalho ou formato padrão, definir se vai ou não utilizar Base de Corte e qual o tamanho da base, essas são informações essenciais para que a Silhouette faça um trabalho perfeito.

    Quando informamos o formato errado de papel, a máquina pode, por exemplo, cortar no lugar errado. Se você estiver fazendo um trabalho de Print and Cut e colocar o tamanho errado do papel no Studio o seu trabalho vai dar errado.

     

    Configurações de Corte Silhouette: Tabela Completa - Silhouette Studio

     

     

    Arquivo de Corte

    Um arquivo de corte, ou desenho, bem feito, são aqueles com formas fechadas, no qual as linhas se encontram. Neles não há sobras, que são aquelas pequenas linhas espalhadas pelo projeto normalmente provenientes de rastreio. Um desenho bem feito é aquele que quando você corta e dobra tudo fecha, tudo encaixa! E, se for um desenho pra imprimir, que tenha boa resolução, de no mínimo 300 dpi.

    Você também não pode esquecer dos padrões de cor. Se o projeto for para impressão o padrão utilizado deve ser o CMYK. Mas se o arquivo for digital ele deve ser desenvolvido com o padrão RGB.

     

    Qual a configuração ideal para o meu material?

    Grande parte das dúvidas surge neste momento. Qual a configuração ideal para o meu material? Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares, mas vamos desvendá-la agora.  Muita gente tem medo de errar e desperdiçar material ou até mesmo estragar sua Lâmina ou Base de Corte.

    Mas a verdade é que essa parte do processo não é um bicho de sete cabeças. A resposta para a pergunta de 1 milhão de dólares é mais fácil do que você pensa. Quando entendemos o passo a passo para chegar a configuração de corte, fica mais fácil entender o que deu de errado e arriscar uma nova configuração.

    No post abaixo você pode ler mais sobre os itens que falei acima e sobre muitas outras dicas para você solucionar e evitar erros na Silhouette.

     

    Configurações de Corte Silhouette: Tabela Completa - Erros na Silhouette

     

    Se você ainda tem outras dúvidas sobre como usar a Silhouette, assista a esse vídeo da nossa DT Thiara Ney. Nele ela conta tudo que você precisa saber sobre a Cameo 3 mas que também pode servir para a Portrait.

     

     

    Tabela: Configurações de Corte Silhouette

    Além de todas as dicas que você viu até aqui, eu preparei uma tabela com configurações de corte prontinhas pra você. Mas é importante frisar antes alguns detalhes importantíssimos:

    • Todos os materiais da marca Silhouette têm configurações pré definidas no Studio. Esse é um dos motivos pelo qual é muito importante manter o seu software atualizado. Cada vez que um material é lançado, a Silhouette precisa incluir a configuração de corte e pra isso ela lança uma atualização. Então se você está usando um material da Silhouette, seja qual for, a configuração de corte dele já vai estar dentro do programa.

     

    • Você pode usar o programa em inglês e ver os nomes originais na lista, em ordem alfabética. Ou ainda em português e ter o nome dos materiais traduzidos. Algumas traduções infelizmente não são boas e a ordem alfabética não funciona em português. Mas você pode mudar a opção de língua o tempo todo pra conferir, se você quiser.

     

    • A unidade de medida dos EUA não é a mesma da nossa. Lá a espessura do papel não é medida por gramatura e sim libras. O padrão para medir em gramatura e em libras é diferente, por isso os números são diferentes. Por exemplo, um papel de 120 gramas aqui tem 32lb lá. To falando isso tudo pra te explicar porque que na tabela do Silhouette Studio tem uns papéis com o símbolo lb.

     

    Além das informações acima, na tabela abaixo você também vai encontrar outras várias informações sobre as configurações de corte Silhouette. Explorei também os materiais que estão no software, mas que deixam dúvidas por causa da gramatura.

    Também selecionei os mais usados e os mais diferentes. Infelizmente ela não tem todos os materiais da face da terra, porque seria impossível. Mas a partir desses registros você pode experimentar outros que você gosta de usar. Leia tudo para tirar suas dúvidas e depois explore e treine bastante.

     

    Configurações de Corte Silhouette: Tabela Completa - como cortar na silhouette

     

    Os testes foram feitos com uma Lâmina de Corte nova,  na Silhouette Cameo 3. Se a sua Lâmina estiver gasta, mas ainda aguentando o tranco, sugiro que aumente a força sugerida na tabela caso o corte não tenha saído perfeito. Pois esse tempo de uso pode influenciar de várias formas na configuração de corte da sua Silhouette.

    Temos um post lindo com muitas dicas de manutenção para as Lâminas e Bases de Corte da Silhouette, veja!

     

    Configurações de Corte Silhouette: Tabela Completa - Dicas para o Corte Perfeito

     

    Cortando Materiais Espessos na Silhouette

    Outro ponto importante que sempre devemos levar em conta é: desenhos mais elaborados podem demandar uma passada a mais quando cortados em materiais mais espessos, como plastificado, EVA, PVC e outros. Além disso, materiais como EVA, PVC, Couro Sintético ou Mídia PU (couro/couro falso/couro sintético) e outros materiais espessos, devem ser medidos com a própria Lâmina de Corte Profundo.

     

    Configurações de Corte Silhouette: Tabela Completa -Lâminas de corte Silhouette

     

    E se você quer saber mais sobre como cortar EVA na Silhouette ou ter dicas do que fazer com este material, temos vários conteúdos pra você! É só clicar nas imagens abaixo para acessar os posts.

    Neste primeiro passo a passo, além de te ensinar cortar EVA na Silhouette, você vai aprender a montar uma linda fantasia de pirata.

     

    Configurações de Corte Silhouette: Tabela Completa -Contando EVA na Silhouette

     

    Este outro post é um passo a passo incrível para você entreter as crianças com este lindo dominó.

     

    Configurações de Corte Silhouette: Tabela Completa - jogo da velha com EVA

     

    E aproveitando que o Dia das Mães está chegando, você pode aproveitar e criar um lindo vasinho de flores de EVA e presentear quem você ama.

     

    Configurações de Corte Silhouette: Tabela Completa - arranjo de flores

     

    ERROS DE CORTE NA SILHOUETTE

    Você já cortou um papel vermelho 180g perfeitamente e quando foi cortar um amarelo 180g não ficou legal? Você usou  a mesma configuração de corte, a mesma Lâmina, às vezes o corte é até para o mesmo projeto, mas o amarelo ficou com rebarbas?

    Pois é, comigo já aconteceu e eu percebi que alguns materiais se comportam assim. Não sei se é o pigmento da cor, ou se o fabricante é diferente, mesmo sendo distribuído/vendido pela mesma empresa.  Se isso acontecer, você deve fazer ajustes na configuração e eu também sugiro que você aumente a força. Talvez 1 ou 2 pontos já resolve. Ou, no caso do EVA, por exemplo, passar mais uma vez.

    Para cortar Couro Sintético ou Mídia PU você tem que ficar atenta a alguns detalhes, que fazem muita diferença. O couro sintético, que tem o verso felpudo não pode ser cortado na máquina. O couro sintético que a Silhouette corta perfeitamente é aquele que tem uma trama de linhas no verso.

    Dica: Corte o couro do avesso para que a trama, que é mais firme que o couro seja cortada primeiro. O resultado fica bem melhor!

    Importante: O Couro da tabela não é da marca Silhouette!

    Configurações de Corte Silhouette: Tabela Completa - personalizando com a Silhouette

     

    Na Silhouette também dá pra cortar couro de verdade. Sugiro cortar do avesso, para que o resíduo do verso não suje tanto sua Base de Corte.

     

    Por hoje é isso pessoal! Espero que tenham gostado do conteúdo e que aproveitem as dicas de configurações de corte Silhouette! Como sempre, continue acompanhando o nosso Blog. Já testamos vários materiais e temos muitas dicas para você cortar diversos materiais na Silhouette. Por isso, sempre que quiser experimentar algo novo, dê uma olhada por aqui pra ver se a gente já não adiantou os testes para você! :)

    As máquinas da Silhouette cortam uma infinidade de materiais. É impossível colocar tudo em uma lista só. As informações deste post e de outros que disponibilizamos os links, são para te estimular a experimentar sempre! Lembre-se de sempre fazer testes antes de recortar o seu material.

    Explore sua Silhouette ao máximo e descubra sempre algo novo!! E se descobrir, já sabe, conta pra gente!!

     

    Aproveite o cupom de desconto e invista no seu trabalho!

     

    Cupom de desconto Silhouette

     

    Continue acompanhando o nosso Blog para não perder nenhuma novidade. Nos acompanhe também nas redes sociais Facebook,  Instagram e Pinterest.

     

    Bjs e até o próximo conteúdo!!

    pri-sathler

    Quer conhecer mais do meu trabalho? Clique aqui:

    www.prisathler.com.br Instagram

    Pri Sathler