Como conciliar trabalho formal com a papelaria
Olá Sil lover!
Você ama papelaria e gostaria de investir mais tempo e energia nessa área. Porém, tem dificuldades em conciliar as demandas do seu trabalho e as do seu pequeno negócio.
Se você se identificou com a frase acima saiba que não está sozinha.
Diversas mulheres passam pela mesma situação que você.
Seria maravilhoso encontrar uma fórmula mágica que fizesse o seu tempo se multiplicar, não é mesmo?
Nós ainda não descobrimos essa fórmula. Porém, vamos te dar algumas dicas que te ajudarão a produzir mais e melhor dentro da sua realidade atual e a como conciliar trabalho formal com a papelaria.
No texto de hoje, vamos falar sobre:
– Adote um pensamento empreendedor;
– Otimize bem o seu tempo;
– Organize o seu dinheiro;
– Invista em um ateliê de sucesso.
Vamos lá?
Adote um pensamento empreendedor
A papelaria é um empreendimento como todos os outros e para ter sucesso na área você precisa pensar como uma empreendedora.
Mas como fazer isso?
Primeiro passo: aceite a sua realidade
Qual a sua realidade atual?
Você não tem tanto tempo quanto gostaria para investir no seu negócio?
Falta dinheiro para construir o ateliê que você deseja?
Você tem dificuldade de se concentrar na papelaria, pois tem a mente cheia com as demandas de casa e do trabalho?
Essas e outras dificuldades são mais comuns do que você imagina.
Portanto, o primeiro passo é aceitá-las e fazer o possível dentro da sua realidade atual.
Segundo passo: foque em soluções
Se você já está no ramo da papelaria há algum tempo, sabe que a vida de uma mulher empreendedora envolve matar um leão por dia.
Para dar conta de tudo isso, é importante que você veja os problemas e situações que surgem como estímulos para exercitar a sua criatividade, pensar em soluções inovadoras, se reinventar e sair da sua zona de conforto.
Terceiro passo: seja curiosa
Toda mulher empreendedora deve ter uma pulguinha atrás da orelha e gostar de aprender coisas novas.
Não apenas sobre papelaria, mas também sobre finanças, gestão de negócios, gestão de tempo, marketing e uma infinidade de temas…
Otimize bem o seu tempo
O tempo é um dos recursos mais preciosos que existem. Cuide bem dele.
Como você pode fazer isso?
Separamos aqui três passos:
Primeiro passo: aprenda a priorizar
Estabelecer prioridades é essencial. Portanto, uma dica é focar no momento presente.
Pergunte para você mesma: qual é a minha prioridade agora?
Não amanhã, nem daqui a uma hora. Agora.
Coloque seu foco em descobrir sua prioridade e então entregue toda a sua energia naquela tarefa.
Segundo passo: não espere sobrar tempo
Muitas mulheres que conciliam o trabalho formal com a papelaria colocam o próprio negócio em segundo, terceiro, quarto ou quinto plano…
Ou seja, elas só se dedicam à papelaria no tempo que sobra. Quando sobra.
Não cometa esse erro.
O seu negócio é muito importante para ser encaixado na sobra do tempo.
Crie um espaço na sua agenda para se dedicar ao seu empreendimento e abra mão de outras pendências para honrar com esse compromisso.
Terceiro passo: limite o uso das redes sociais
Elas tomam muita energia e talvez você nem se dê conta disso.
Então, estabeleça um tempo para cuidar das redes sociais: divulgar seu trabalho, conversar com clientes ou buscar novas fontes de inspiração.
Mas quando estiver produzindo, o ideal é deixar o celular longe de você!
Organize bem o seu dinheiro
A inteligência financeira é absolutamente essencial para o sucesso na papelaria.
Veja três passos infalíveis para lidar bem com o seu dinheiro:
Primeiro passo: crie duas contas separadas
Nunca misture o seu dinheiro pessoal com o da sua empresa.
Sem dúvida essa é uma regra de ouro e deve ser seguida à risca. Portanto, tenha duas contas: uma para você e uma para a sua empresa.
Se quiser aprender mais sobre Finanças para Criativos, adquira nosso curso completo.
Segundo passo: tenha duas reservas de emergência
Você deve ter uma reserva de emergência para seus gastos pessoais e outra para o seu negócio:
Reserva pessoal: usada para gastos inesperados que você tenha com sua casa, seus filhos, questões de saúde ou outros imprevistos.
Reserva da papelaria: use quando precisar consertar uma suas máquinas ou ferramentas estrague, ou para manter o negócio caminhando caso fique um longo período sem vender.
Assim, você não adquire dívidas e não precisa vender seus bens no momento de dificuldades. Afinal, elas sempre surgem, ninguém está imune a elas.
Terceiro passo: precifique bem seus produtos
Muitas mulheres que conciliam o trabalho formal com a papelaria cometem um grande erro: não cobram o valor adequado pelos seus produtos.
Você se identificou?
Isso acontece porque você enxerga o seu trabalho formal como sua profissão e a papelaria como um hobby ou uma graninha extra. Então acredita que o que vier é bem-vindo e acaba cobrando pouco pelas suas produções.
Você merece receber um valor justo pelos seus produtos.
Por isso, aprenda a calcular a sua hora de trabalho e precificar seus produtos com esse vídeo da nossa DT Thiara Ney.
Invista em um ateliê de sucesso
Um ateliê bem equipado com ferramentas boas úteis vai te ajudar a otimizar o tempo das suas produções e melhorar a qualidade dos seus produtos. Dessa forma você consegue conciliar trabalho formal com a papelaria.
Na loja da Silhouette Brasil você encontra máquinas excelentes como plotters de corte, impressora 3D, adesivadora, mini impressora, máquina de fazer bottons e muito mais.
Além de vários acessórios como canetas, tesouras, moldes para relevo, tintas, carimbos… acesse nossa loja online para conhecer nossos produtos.