Olá, Sil Lover! Eu sou a Thiara Ney, tudo bem por aí? Neste post, vou te explicar o que é Economia Criativa e como ela impacta diretamente o seu negócio criativo.
Então, quer aprender como fazer isso? Confira mais uma aula do quadro “Seu Negócio Silhouette”, com conteúdos de empreendedorismo e reflexões para ajudar você a profissionalizar o seu negócio criativo.
Economia Criativa
Você sabia que faz parte de um setor que movimenta bilhões de reais no Brasil e no mundo? E que como empreendedora criativa você pode ser uma peça chave para transformar esse mercado ainda mais?
Por isso, eu vou te explicar o que é a economia criativa, como ela impacta diretamente o seu negócio e o porquê é essencial se ver como parte desse grupo.
Além disso, vou trazer dados atualizados do mercado e falar sobre a importância de participar ativamente de eventos e grupos que fomentam a Economia Criativa, tanto para se manter atualizada no mercado, quanto defender políticas públicas que apoiem o empreendedorismo e a criatividade.
O que é Economia Criativa e o que ela impacta no meu trabalho?
A economia criativa é um setor de negócios baseados no capital intelectual e na criatividade. Dessa forma, áreas como, por exemplo, o artesanato, design, moda, publicidade, cinema, música e claro, a papelaria personalizada estão incluídas.
Ou seja, tudo o que nasce da criatividade e tem valor econômico está na economia criativa.
Pense na última vez que você criou uma peça única de papelaria personalizada. Esse produto ele não é apenas papel e tinta, é resultado da sua imaginação e da sua habilidade, portanto, uando você vende essa peça, consequentemente está contribuindo para a economia criativa.
Você faz parte da Economia Criativa
Globalmente, a economia criativa movimenta cerca de 2,25 trilhões de dólares, empregando cerca de 30 milhões de pessoas, portanto, é um mercado gigante e que continua crescendo todo ano.
Aqui no Brasil, a economia criativa representa quase 3% do nosso PIB, o que equivale à cerca de R$230 bilhões de reais anuais. Segundo a pesquisa do Itaú Cultural em 2023, a economia criativa brasileira gerou mais de 7 milhões de empregos diretos e indiretos, entre eles, o seu e o meu.
Nos últimos 5 anos, foi possível perceber um aumento na procura por produtos personalizados e artesanais e até cursos nessas áreas, mostrando que o público está valorizando cada vez mais o trabalho criativo e exclusivo.
Como crafter, papeleira e Sil Lover, você é uma empreendedora criativa e isso certamente é poderoso.
Se enxergar como parte da economia criativa te ajuda a valorizar ainda mais o seu trabalho e a importância dele nesse mercado, e não só isso, quando você se enxerga como parte de um grupo, você começa a se perceber como parte de algo maior e gera em você a necessidade de estar próximo de quem faz o mesmo, afinal, nós somos um grupo e precisamos nos apoiar.
Participe de Eventos da Economia Criativa
Nessa hora, participar de eventos que fomentam a economia criativa é fundamental.
A Silhouette Brasil, por exemplo, promove o Summit Sil Brasil, que é um evento de Economia criativa que leva grandes nomes do mercado para dois dias de oficinas e palestras com muito conteúdo e aprendizado.
Outro resultado muito importante de se ver como parte desse grupo, é que começa a crescer na gente o interesse por programas que fomentem o empreendedorismo criativo.
A gente lê mais sobre o assunto, pesquisa sobre políticas públicas que ajudem profissionais criativos, e isso pode incluir também incentivos fiscais, programas de capacitação e até mesmo o acesso facilitado a créditos para microempreendedores em bancos públicos.
Como ter um Negócio Craft profissional?
Vou deixar algumas dicas de como usar isso ao seu favor para gerar mais vendas:
Utilize as redes sociais com estratégia
Muito mais do que postar fotos dos seus produtos, as redes sociais são uma vitrine para refletir a sua identidade como empreendedora criativa. A fim de mostrar não só o valor e a exclusividade dos seus produtos, mas também a sua capacidade como empreendedora. Use essas plataformas para contar a história por trás das suas criações, criar conexão com o seu público e fortalecer a sua marca.
Invista em capacitação
O nosso universo está em constante evolução e se manter atualizada é crucial. Participar de cursos, workshops, palestras e todo tipo de evento que possa aprimorar as suas habilidades de gestão são um caminho certeiro.
Não subestime o poder de aprender novas ferramentas que podem otimizar o seu processo criativo e, sobretudo, ampliar a sua presença nesse mercado. Participando desse tipo de evento, você certamente construirá uma boa rede de contatos, que é a dica três.
Networking
O networking é uma ferramenta poderosa: conecte-se com outros profissionais do seu mercado. Participe de feiras e de grupos de discussão online ou offline, esteja em contato com outras crafters e papeleiras, por exemplo, para abrir portas para collabs, para parcerias e para novas oportunidades de negócios.
Seja ativa nas discussões sobre o seu mercado
E por fim, seja ativa nas discussões sobre o seu mercado, liderando as conversas sobre o futuro do mercado de papelaria, criação, de festas e até mesmo da economia criativa na totalidade.
Por isso, se posicione como uma autoridade no assunto, mostra para o mundo que você domina o mercado em que você atua. Se mantenha informada sobre as políticas públicas que possam impactar o seu trabalho, comunidade, na sua cidade ou até mesmo entre os seus pares.
Ou seja, a sua voz tem poder, e quanto mais você se posicionar, mais forte vai ser a comunidade criativa como um todo.
Saiba o valor do seu trabalho
Lembre-se que o seu trabalho tem um valor enorme, não só para você, mas para toda a sociedade. Quando você cria, você não tá apenas produzindo um produto, você tá contribuindo para a cultura, para a economia e para o desenvolvimento de um setor que depende da criatividade para crescer.
Além disso, cada peça que você faz é uma expressão do seu talento e da sua capacidade de transformar ideias em realidade. Assim, quando a gente apoia umas as outras e luta para um ambiente mais favorável pro empreendedorismo criativo, a gente não está só garantindo o nosso sucesso individual, mas também ajudando a construir um futuro em que a criatividade é valorizada e incentivada.
Eu realmente acredito nisso como motor para uma sociedade melhor. E se lembre que você não está sozinha, como parte da comunidade de crafters e de Sil Lovers, o seu papel é essencial para moldar o futuro desse mercado.
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Thiara Ney
Um beijo, tchau!
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