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Como precificar um produto ou serviço

Olá Sil lover! 

O tema de hoje é um tema muito pedido por vocês. Vamos falar um pouco sobre precificação. Muita gente tem dúvidas com relação a isso:

Como precificar o seu produto ou serviço da maneira certa, de uma forma que não tenha prejuízo, e que o seu negócio cresça. 

No texto de hoje você vai aprender:

  • O que não fazer na precificação de produtos
  • Como precificar seus produtos ou serviços na prática

Vamos lá?

Os 3 erros mais comuns da precificação de produtos

Como precificar um produto ou serviço - Blog Silhouette
Muitas mulheres, quando estão começando no empreendedorismo, cometem os erros a seguir e eles são muito perigosos. Podem te dar prejuízos e até levar o seu negócio à falência. 

Portanto, tome cuidado! Fique atenta e não caia nessas armadilhas:

  • Colocar 100% do valor em cima do produto e achar que o seu lucro foi 100%

Esse é um dos maiores erros que as pessoas que trabalham com vendas cometem, seja no meio físico ou digital. 

Elas avaliam quanto foi gasto para produzir uma peça ou criar um serviço, colocam 100% em cima desse valor e acham que estão tendo 100% de lucro, mas não é bem assim. 

No decorrer desse texto você vai entender porque não é assim que funciona e qual é a forma certa de precificar seus produtos ou serviços. 

  • Achar que seu valor está muito caro e ninguém vai querer pagar 

Muitas pessoas, procuram informações sobre precificação de produtos, fazem todos os cálculos de maneira correta e chegam em um resultado e pensam o seguinte:

“Eu acho que ninguém vai querer pagar por esse valor, as pessoas vão achar caro”. Um erro muito comum.

Elas ficam com medo de colocar o valor certo, o preço que realmente vale aquele produto, achando que ninguém vai querer comprar. 

Isso não é verdade e atrapalha muito o seu desenvolvimento. Quando você transmite a unicidade e a qualidade do seu trabalho para as pessoas certas, elas vão querer comprar o que você vende. 

Portanto, coloque o valor certo no seu produto ou serviço com base na qualidade que você dá para o seu cliente, levando em consideração todos os detalhes. 

Você precisa levar em conta tudo o que está envolvido no seu trabalho e que você vai aprender ao longo do texto. 

  • Se comparar com a concorrência em excesso

O terceiro erro que muitas pessoas cometem é a falta de equilíbrio. Não é errado fazer isso, mas é necessário balancear de maneira estratégica e inteligente. 

É importante observar as pessoas que trabalham no mesmo nicho que você e principalmente as pessoas que vendem as mesmas peças ou serviços. Saber como as elas estão trabalhando e como está o preço das coisas é essencial para que você tenha uma referência. 

Porém, muita gente exagera na medida, e qual o risco disso?

Às vezes você conhece muitas pessoas que oferecem um mesmo produto ou serviço, foca apenas no preço que elas estão colocando e acaba saindo no prejuízo. 

Isso acontece, porque ainda que você venda exatamente a mesma coisa que a concorrência, as realidades são totalmente diferentes. 

Algumas vezes, por exemplo, aquela pessoa paga um frete mais caro ou mais barato que o seu, ou você disponibiliza junto com o seu serviço ou produto algo a mais e isso tem gastos. 

Então, se você focar demais nos preços, vai cometer um erro muito comum: colocar um valor igual ou menor para competir. 

É necessário que você faça os cálculos para compreender tudo o que está envolvido no seu negócio e chegar no preço adequado. Não tenha medo de colocar o valor certo nos seus produtos e quando você atingir o nicho correto, as pessoas vão pagar o seu preço. 

Passo a passo para precificar seus produtos na prática

Como precificar um produto ou serviço - Blog Silhouette

Para começar a precificar o seu produto você precisa analisar 3 pontos:

  1. Qual foi o valor do produto ou serviço 

  • Você está revendendo uma mercadoria? Quanto pagou nela?
  • Você está vendendo algo que você mesma produziu? Quanto você pagou nos materiais? Quanto tempo você gastou para produzir? Qual o valor da sua hora?
  • Você usou alguma máquina? Gastou energia, internet, algum outro recurso?
  • Se você trabalha com um serviço, quanto tempo você investiu nesse serviço? Qual o seu know-how ou grau de especialidade? 
  • Quanto você investiu em cursos, palestras, livros para adquirir esse conhecimento? Qual o tempo investido?
  1. Quanto foi o frete ou locomoção 

  • Você se deslocou para comprar seu material ou mercadoria? Quanto gastou de tempo e de dinheiro com esse deslocamento? 
  • Você se deslocou para prestar um serviço? Quanto gastou de tempo e de dinheiro com esse deslocamento?
  • Qual o valor do frete para seu produto chegar até sua cliente?
  1. Qual foi a forma de pagamento

Essa etapa é válida para quem vende produtos. Aqui você irá considerar qual foi a forma de pagamento dos seus produtos para revenda ou materiais para sua produção. 

  • Você pagou no dinheiro ou cartão? Pagou alguma taxa?
  • A compra foi no crédito? Tem algum juros?

Todos esses fatores devem ser considerados no momento de precificar o seu produto. 

Vamos a um exemplo!

Você trabalha com estampas, para isso compra bonés e silka suas estampas. 

O primeiro passo para precificar o seu produto é verificar quanto você gastou no seu material, ou seja, os bonés:

Vamos supor que você tenha comprado 12 bonés a 30 reais cada, um total de 360 reais. Vamos acrescentar o frete que ficou, por exemplo, 40 reais, somando temos 400 reais. 

Se você pagou no cartão de crédito parcelado, provavelmente teve uma taxa de juros, vamos supor que você pagou 2% de juros, chegamos então ao total de 408 reais. 

Para calcular o valor de cada peça vamos dividir esse total por 12 e chegamos a um valor de 34 reais. 

Tudo certo até aqui? Lembrando que esse é apenas o começo! Continue a leitura para entender os próximos passos. 

  • Produção 

Uma vez analisados os gastos com os materiais iniciais, você vai calcular o valor da sua produção. 

Para essa próxima etapa continuamos com o exemplo dos bonés estampados e vamos fazer mais perguntas:

  • As estampas desses bonés foram feitas por você ou foram compradas?

Aqui você deve considerar o valor das estampas ou o tempo gasto para produção e o valor da sua hora, certo?

Para esse exemplo, vamos considerar que você comprou as estampas por um valor de 40 reais. Somamos esse valor ao total anterior e chegamos a 448 reais. 

  • Quais recursos você utilizou para silkar os bonés?

Vamos supor que você imprimiu as imagens, utilizou as suas plotter de recorte Silhouette para cortar as estampas e a uma prensa térmica easy press para o processo de silkagem. 

Como calcular tudo isso?

É impossível calcular com exatidão os gastos com energia elétrica e desgaste das máquinas, mas sabemos que eles existem. Portanto, vamos pensar em valores aproximados:

R$0,20 cada impressão (considerando que a impressão foi feita em casa) 

R$0,30 para cada recorte e silkagem 

Chegamos a um total de 50 centavos para cada peça, 6 reais no total. 

Somando tudo chegamos a 454 reais, R$37,83 cada. 

  • Gastos extras 

Aqui você deve incluir outros gastos que você pode ter com seus produtos.  

Seguindo com o exemplo das blusas estampadas, os gastos podem ser:

  • Etiquetas 
  • Sacolas ou caixas 
  • Cartão da sua loja 
  • Adesivo 
  • Juros da maquininha 

Se você compra o seu material já pronto deve incluir o valor de cada item, se você mesma produz suas etiquetas, cartões ou adesivos, deve utilizar esse mesmo processo para chegar ao valor adequado. 

Vamos supor que os gastos foram:

  • Etiquetas – R$40,00 para 1000 etiquetas = R$0,40 cada
  • Sacolas – R$18,00 para 100 sacolas = R$0,18 cada 
  • Cartão da sua loja – R$50,00 para 50 cartões = R$0,33 cada 
  • Juros da maquininha ou site = esse valor não é fixo varia de acordo com a maquininha, ou site, a título de exemplo vamos colocar R$2,50 de parcelamento

Chegamos a um total de R$41,24 

  • Seu tempo 

Nesse momento você deve considerar a quantidade de tempo que gastou no processo de produção e também o tempo que gastará nas vendas. 

Se você vende online, vai tirar fotos, postar nas redes sociais e no seu site, conversar com as suas clientes em potencial… 

Você não precisa incluir todo o tempo gasto em marketing e vendas no produto, afinal de contas, quando alimenta as redes sociais está investindo também na sua marca, não apenas na venda daquele produto. 

Porém, é importante que você compreenda que isso tem um preço e se as suas clientes não pagam quem paga é você.

Voltemos ao exemplo das blusas:

Vamos supor que você tenha gasto 3 horas com as estampas e mais 3 horas com as postagens, um total de 6 horas. 

Se a sua hora vale 20 reais, teremos um total de 120 reais. Dividimos esse valor pela quantidade de bonés 12 e chegamos a 10 reais. 

O preço total de cada boné será 51,24 reais. 

  1. Seu lucro 

Agora é que você vai adicionar seu lucro, quanto você gostaria de ganhar em cima de cada peça?  

Nesse momento é importante você observar a média de mercado para não oferecer algo muito diferente, mas lembre-se de não passar por cima dos seus valores. O mercado serve de referência, não para definir seus preços. 

Você pode optar por um lucro de 50%, 70%, 100%, 120%, 150%… A escolha é sua. 

Neste exemplo vamos pensar em um lucro de 50%.

O total de cada boné foi R$51,42, dividimos esse valor por 2 e chegamos a R$25,71. Somando ambos os valores temos o total de R$77,13. 

Agora você pode arredondar esse valor para 78 reais e pronto, você tem o valor final do seu produto! 

Espero que esse texto te ajude a precificar os seus produtos de maneira inteligente e justa para que seu negócio siga prosperando e crescendo. 

Até a próxima! 

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