Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

passo-a-passo

 

Se você é como eu e até hoje não comprou uma capa decente para o seu tablet, leia esse PAP porque ele vai ser muito útil pra você! Esse é um daqueles projetos que dão um pouco de trabalho, mas com um resultado final muito incrível! Parece difícil, mas não é. Qualquer pessoa pode fazer. Sério!

 

Foto1

 

Você vai precisar de:

  • Silhouette Cameo
  • Base de corte
  • Estilete
  • Tesoura
  • Régua – Esses 4 itens que usei são da Mimo e você os encontra na loja da Silhouette Brasil!
  • Transfer – Nesse PAP eu usei 2 tipos, porque um deu errado. Vou explicar direitinho pra você não cometer o mesmo erro que eu!
  • 2 botões
  • Elástico
  • Cordão encerado
  • Agulha grossa
  • Linha de costura + agulha
  • Retalhos de couro (fake, claro!)
  • Furador
  • Lápis macio pra marcar o couro
  • Cola para couro – eu usei a Flex Scoth da 3M
  • Usei o desenho Tribal Arrows” da loja de shapes da Silhouette

 

 

A primeira coisa a se fazer é medir o seu tablet. A partir dessa medida você vai cortar seus pedaços de couro. O meu tem 18,5x24x0,7cm. Para o meu tablet eu usei um pedaço de 24x62cm, mais um pedaço de 24×21 (pra fazer o lado interno da tampa) e mais 2 retalhos para reforçar a costura dos botões e elásticos.

 

Foto2

 

Sobreponha as peças maiores de couro para simular a capa. Coloque o seu tablet dentro pra que tudo se encaixe no final.

Com o lápis, marque o lugar dos botões e elásticos. As minhas marcações ficaram assim. As da tampa são para os elásticos pequenos; logo abaixo são as dos botões; e as mais embaixo são para os elásticos grandes. Esses elásticos maiores são para segurar o cabo e tomada do tablet. É uma parte opcional. Eu prefiro carregar tudo junto, mas você é quem sabe!

 

Foto3

 

Ps. Tá vendo como a minha simulação de capa está gordinha? É porque o tablet está lá dentro pras medidas ficarem certinhas!

 

Foto4

 

Depois de definir onde os botões vão ficar, corte os elásticos com um pouco de sobra pra costura.

Faça os cortes por onde os elásticos vão passar – mais pra frente explico melhor essa parte.

 

Foto5

 

Com a cola pra couro, cole um retalho na parte de dentro da capa bem onde você vai costurar os botões. Costure os botões com o cordão encerado.

 

Foto6-1

Foto6

 

Como disse na primeira parte da explicação, eu usei retalhos do mesmo couro para reforçar as costuras. Vai ficar exatamente assim.

 

Foto7

Foto8

Os elásticos da tampa eu costurei (com a linha pra costura e agulha fina) naquele pedaço menor de couro que é o acabamento interno. Por isso fiz 2 cortes na parte da frente da tampa para os elásticos passarem. Os elásticos da parte de baixo eu costurei no retalho e passei por cortes que fiz na parte da frente da capa.

Para unir as partes onde os elásticos foram costurados com a parte onde foram feitos os cortes, use a cola de couro.

 

Foto9

 

Depois de fazer todas essa medições e etc, vamos cortar o transfer na Silhouette Cameo! E é aí que eu errei…. Escolhi usar a minha marca e cortar num vinil branco brilhante. Fiz um primeiro teste de corte e não deu muito certo porque os detalhes eram muito pequenos. Ajustei a arte e cortei novamente. Ficou perfeito!!

 

Foto10

 

Tirei todo o excesso da arte e ficou exatamente como eu queria! Mas só deu certo até aqui… Quando fui aplicar, as linhas finas do recorte do transfer começaram a ficar tortas, como se estivessem derretendo. Mas o desenho não grudou no couro. Eu já havia feito um teste antes e esse mesmo vinil tinha colado bonitinho nesse couro, mas acho que ele não funciona bem pra recortes muito finos e com muitos detalhes.

 

Foto11

Foto12

 

Depois desse momento fail total, eu resolvi usar outro transfer – usei o Transfer Flocado da Silhouette, na cor preta –  e mudei a arte. Escolhi um desenho onde os detalhes fossem maiores. Assim não tive problemas pra cortar nem para aplicar!

 

Foto13

 

Tirei todo o excesso da arte e apliquei. A aplicação em materiais sintéticos é complexa! Sugiro o uso de mais de uma camada de tecido por cima do seu transfer, porque o seu couro pode derreter com o calor do ferro. Vai demorar mais tempo do que a embalagem indica justamente por isso. Eu fui bem cautelosa e aumentei a temperatura do ferro aos poucos. Não queria perder todo o meu trabalho já costurado.

 

Inclusive, fica a dica! Se você preferir aplicar o transfer antes, faça! Assim, se algo der errado você não ter gastado tempo nos outros passos.

 

Foto14

 

Depois de conferir mil vezes, vi que o transfer tinha colado com sucesso! Yeah!

 

Agora vem uma parte mais demorada, más mais simples!!

 

Foto15

 

Faça as marcações dos furos pra sua costura ficar lindamente retinha! Defina uma linha guia e os espaçamentos dos furos. Não adianta ter preguiça nessa hora porque se você decidir fazer “no olho”, vai dar errado. Muito errado! Acredite em mim!

 

Foto16

 

Feito isso, é só costurar com o cordão encerado. Eu escolhi o ponto em X, mas você pode casear, pespontar… Faça como preferir!

 

Foto17

 

Além disso, eu fiz um acabamento com uma costura nos cortes de cada elástico. Pro um motivo estético e também para reforçar a fixação.

 

Foto18

Foto19

 

Deu trabalho, mas valeu a pena. Né não?

 

Foto20

 

Quero muito ver as capas pra tablet que vocês vão fazer! Mostra pra gente!!

Poste nas redes sociais e marque @silhouette_brasil e @prisathler.

 

Quer conhecer mais do meu trabalho? Clique aqui:

www.prisathler.com.br

Behance

Instagram

 

Bjs e até o próximo tutorial!

Pri Sathler

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta