Oi, Sil Lover! Eu sou a Léia Pastori, da A Bem Dita, e do Time de designers aqui da Sil Brasil. Eu trabalho com papelaria pra festa e também com encadernação há anos, portanto, se você quer mergulhar nesse mercado e está se perguntando como começar na encadernação, eu acho que posso te ajudar.
Como Começar na Encadernação
Bom, pra começar, se você está meio na dúvida, se perguntando se começa ou não a trabalhar com encadernação, receba esse conteúdo como um sinal: vem logo fazer cadernos, planners, bloquinhos, afinal, esse é um mercado cheio de oportunidades!
Você pode fazer cadernos criativos para encantar os apaixonados por papelaria, agendas escolares, para as mamães e papais que cuidam de cada detalhe, planners para quem quer ter uma vida mais organizada, bloquinhos para lembrancinhas de empresas, festas e muito mais.
Percebe que com, praticamente o mesmo acabamento você faz peças diferentes, para clientes e propósitos diferentes? Muito legal, né?
Agora eu vou te mostrar como fazer essa peça, uma opção extremamente acessível, descomplicada, que não exige muitos acabamentos, e você pode produzir vários em pouco tempo, vender, e faturar muito!
Qual Encadernadora Investir para Trabalhar com Encadernação?
Primeiramente, você vai precisar de uma encadernadora. E eu vou te mostrar agora como é simples usar uma.
Essa é a The Cinch – Furo Redondo, que faz até 12 furos seguidos. Mas está disponível lá na Loja da Sil Brasil também a The Cinch – Furo Quadrado. Ela é super compacta e acessível e, por isso, eu amo muito.
Entretanto, há também outra opção de encadernadora, que você também encontra na Loja da Sil Brasil, a Mimo Binding. Ela é ainda mais compacta, dá pra guardar na gaveta. Além disso, faz 6 furos seguidos.
Mas tanto com a The Cinch quanto com a Binding, você consegue fazer mais de 12 furos para fazer cadernos maiores, como esse.
Ferramentas para Encadernação
Nós vamos usar também algumas ferramentas, que eu vou mostrar durante a montagem.
De material, inicialmente vamos usar Papel Color Pop colorido para o miolo.
Já para fazer a capa, vamos usar o Papel Fotográfico Jato de Cera. Escolhi ele sobretudo por ter uma textura lindíssima, digno de uma capa. Além de ser mais grossinho, perfeito para diferenciar do papel do miolo.
Já que a nossa capa será mais simples, sem uma capa dura, ou uma capa plastificada, nós vamos usar um papel nobre para exaltar esse produto.
A ideia é diminuir custo e tempo de produção, não a percepção de valor, certo?
E para encadernar, vamos usar o wire-o 5/8. Também conhecido como garra de duplo anel. Mais um detalhe para dar um toque sofisticado à peça.
Agora bora trabalhar…
Como Usar o Wire-o na Encadernação
Primeiro, você vai contar 6 anéis e cortar. Esse Alicate da Mimo é perfeito para isso. Ele tem essa trava, para o wire-o não sair voando.
Encaixa na lateral da máquina.
Como Fazer Bloquinho Personalizado
Depois, na máquina, você vai contar 6 furos, e puxar o próximo para anular, assim, garantindo que não vá furar o papel sem querer.
Agora, você vai juntar um bolinho do miolo para perfurar. Na The Cinch é aconselhável que você perfure até 20 folhas de papel 75g, como uma sulfite por vez.
Como estamos furando um papel com 180g, precisamos fazer bolinhos equivalentes a isso, em espessura (que dá uns 2 mm) e resistência. Aqui, furei 10 folhas e ficou muito bom.
Ah, e para a furação sair centralizada neste bloquinho com 10cm, eu puxei a régua guia 3 pontinhos, assim.
Encosta lá dentro, até o final, e abaixa a alavanca para furar. Vai ficar assim.
Encaixa no wire-o, e fura o restante do papel. Sempre em bloquinhos.
Finalizou o miolo? Hora da capa e da contracapa. E aqui tem um truque! Você vai posicionar a capa com a arte para cima, e a contracapa sobre ela, com a arte para baixo. Assim. E furar.
Encaixa no wire-o. Calma, confia que vai dar certo.
Encaixa no wire-o. (Calma, confia que vai dar certo)!!
Tudo devidamente perfurado e encaixado, hora de fechar. Na parte de trás da máquina.
Aqui em cima você vai girar para sinalizar o tamanho do wire-o que está usando. Para a máquina pressionar o tanto exato para fechar esse wire-o. O nosso é ⅝.
Agora encosta essa parte do wire-o na parede, segura pelo papel. E abaixa a alavanca novamente para fechar.
Falta só mais um detalhe: Passa a contracapa para trás.
Embora parecer que daria errado, serviu para que o fechamento ficasse aqui, na última página do bloquinho. Isso, além de esconder o acabamento, também garante que nenhuma folha do miolo se solte durante o uso.
Acabamentos Especiais
Contudo, eu não gosto de nada muito simples, então vamos incrementar o projeto e dar aquele toque especial, fácil, rápido, que não vai demandar muito tempo ou material, mas vai dar um upgrade no acabamento e, consequentemente, diferenciar o meu bloquinho simples dos demais aí do mercado…
Silhouette Cameo 5
Com a minha Silhouette, essa aqui é a Cameo 5, eu adicionei um detalhe.
Primeiro eu cortei um aplique do sorvetinho no mesmo Papel Fotográfico Jato de Cera com textura.
Posteriormente, cortei nesse Vinil adesivo holográfico perfeito, só o óculos do sorvetinho. E colei no aplique.
E pra ficar ainda mais cheio de detalhes, colei o aplique com Fita banana.
Fofo demais, né? Rápido, fácil, acessível, pra você vender muito!
E aí, te convenci a vir de vez para o mundo da encadernação?
Confira esse passo a passo de como começar na Encadernação também no Canal do YouTube da Silhouette Brasil:
Por fim, se este post te inspirou, não deixe de nos marcar nas postagens dos seus projetos nas redes sociais! Use também a #silhouettebrasil e venha fazer parte do Nosso Fantástico Mundo das possibilidades!
Até a próxima,
Veja também:
Tudo Sobre a Silhouette Cameo 5
O que a Silhouette Cameo 5 Corta
Siga a Sil nas redes sociais
Canal YouTube Silhouette Brasil: @SilhouetteBrasilvideos
Instagram Silhouette Brasil: @silhouette_brasil