Olá, Sil Lover! Sou a Léia Pastori, tudo bem por aí? Você tem dúvidas sobre como começar um Negócio Craft? Nesse conteúdo, eu te conto três pontos importantes que você precisa saber para fazer a sua empresa decolar, e entrar de vez no mercado Criativo!
Como Começar um Negócio Craft
Neste conteúdo, você vai conhecer três pontos importantes para começar um Negócio Criativo.
Materiais necessários:
Certamente, para acompanhar esse post você irá precisar de alguns itens. Então, visite a Loja da Silhouette Brasil, sem dúvida lá você encontra estes e muitos outros materiais incríveis!
- Portrait 4
- Curio 2
- Cameo 5
- Heat Pen Caneta Elétrica para Transferência de Foil
- Suporte de Canetas com 3 Ponteiras Silhouette Tipo C
- Ferramenta de Gravação Elétrica da Silhouette
- Encadernadoras da We R e da Mimo
- Laminadoras da Mimo
- Tesoura Profissional da Mimo
- Régua Profissional da Mimo
- Estilete Profissional da Mimo
- Base de Corte Regenerativa da Mimo
O Que é Negócio Craft?
O negócio craft é um empreendimento focado na criação e venda de produtos artesanais ou personalizados, geralmente feitos à mão. O termo “craft” se refere à habilidade artesanal e criativa aplicada para produzir itens únicos e de alta qualidade.
O Negócio Craft é enorme, e envolve infinitos tipos de trabalhos artesanais e criativos. Você pode produzir peças de papel, como embalagens personalizadas. E também peças de decoração, e até velas aromáticas.
Seja qual for o nicho que você deseja ingressar, aqui vão alguns pontos importantes para começar um negócio craft:
Primeiro passo:
Em primeiro lugar, é preciso lapidar a sua ideia de negócio. Desse modo, liste os produtos que você ama e sabe fazer bem feito.
Por exemplo, você gosta de criar artes digitais, como eu, e também ama festas? Então, as caixinhas personalizadas podem ser uma boa opção para você.
Ou você é muito criativa e tem habilidades de costura, como a Thiara Ney?
Talvez você ame flores e também ame decorar ambientes, além de sempre ser super elogiada por seu bom gosto. Como a Ju Mirthes.
Depois que listar os produtos (que você gosta e sabe fazer), pense em quem os compraria, e quais são os problemas que esses produtos solucionam.
Talvez seja o problema de uma mãe, que precisa de uma decoração incrível para o bolo da filha, como esse topo de bolo da Nilmara Quintela.
Ou o problema de uma empresa, que deseja decorar uma vitrine e precisa de uma peça personalizada, como essa feita pela Laís Ribeiro.
Dessa forma, ter clareza do que você faz bem, de quem compraria, e o porquê, vai te ajudar muito na hora de tomar decisões.
Assim, quando um produto tem um objetivo, um problema claro para solucionar, fica muito mais fácil de fazer melhorias, de divulgá-lo, e até de vendê-lo.
Segundo passo:
Em segundo lugar, é pensar em como gerir o seu negócio. O ideal é que você comece com a estrutura mínima viável para a sua empresa rodar.
Ou seja, gerir significa planejar e controlar as receitas, o estoque, e as suas despesas (como água, luz, internet, aluguel), precificar o produto corretamente, etc.
Ademais, gerir também é planejar quais máquinas, ferramentas e insumos você precisará para começar. E aqui é importante que você tenha consciência do que é realmente necessário.
Algumas ferramentas são chamadas de essenciais, porque elas são básicas em praticamente qualquer ateliê. A Tesoura, a Régua, o Estilete, e a Base de Corte Regenerativa da Mimo, por exemplo, são ferramentas extremamente úteis em diferentes tipos de produções.
Já a Plotter de Recorte Silhouette é aquela máquina coringa, ideal para fazer acabamentos profissionais em produtos dos mais diferentes tipos.
Como uma aplicação de foil em um produto de Encadernação.
Ou o corte perfeito de um adesivo.
Um desenho especial e superpreciso para um convite.
Gravações personalizadas em peças decorativas, e muito mais.
Além disso, cada nicho vai exigir máquinas, ferramentas e insumos específicos. Como as Encadernadoras da We R e da Mimo para a papelaria. Ou as Laminadoras da Mimo para a cartonagem.
Contudo, o importante é que você tenha clareza do que realmente é importante, e o que vai de fato elevar o nível do seu trabalho.
Terceiro passo:
Até aqui você: já escolheu o produto, tem uma ideia de como é a cliente e o problema que o seu produto resolve, e tem um plano de como gerir o seu novo negócio.
Agora é muito importante que você faça testes, para validar tudo que foi planejado.
Faça testes com o papel que você acredita ser o ideal para fazer um produto. Muitas vezes, depois do teste, você acaba descobrindo que talvez outra opção seja melhor.
Testes o tempo de produção que você planejou para as tarefas. Esse é um dos grandes erros de quem faz trabalhos artesanais: cobrar o produto com base em um tempo e, durante a produção, o tempo necessário se revelar o dobro.
Analise a sua maneira de fotografar os produtos, a rede social onde você pretende divulgar a sua marca, a forma que você pretende fechar as vendas. Teste, inclusive, se o seu produto realmente resolve o problema como você imagina.
Enfim, faça testes para validar os seus planos. Durante esses testes você aprenderá muito sobre o seu negócio, e poderá já “começar começando”.
Lembre-se sempre que empreender é sobre movimento: é no movimento que as coisas acontecem. Um passo de cada vez.
E lembre-se também que, se você precisar de ajuda nessa jornada para começar um negócio craft, pode contar com a gente!
Confira esse conteúdo com todos os detalhes também no Canal do YouTube da Silhouette Brasil:
Compartilhe e Garanta Seu Cupom de Desconto
Quer adquirir uma Silhouette ou equipamentos Mimo Crafts? Então, aqui embaixo tem um cupom de desconto especial para você!
Por fim, se este post te inspirou, não deixe de nos marcar nas postagens dos seus projetos nas redes sociais! Use também a #silhouettebrasil e venha fazer parte do Nosso Fantástico Mundo das possibilidades!
Até a próxima,
Veja também:
O Que Dá pra Fazer com Uma Plotter de Recorte?
O Que Você Precisa Saber Antes de Comprar uma Silhouette?
Siga a Sil nas redes sociais
Canal YouTube Silhouette Brasil: @SilhouetteBrasilvideos
Instagram Silhouette Brasil: @silhouette_brasil