Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Como-fazer-uma-árvore-de-natal-de-papel

Oiê! Eu sou a Ana Dantas, da Abelha de Papel, e hoje vou ensinar à vocês como fazer uma árvore de Natal de papel!

O Natal está chegando e se você ainda não comprou ou montou sua árvore, fique tranquila, esta é uma grande oportunidade para surpreender seus convidados e clientes com uma proposta exclusiva e super atual: fazendo uma árvore de Natal utilizando flores de papel gigantes.

O melhor de tudo é que este post tem Shape Grátis para a Silhouette e o passo-a-passo completo. Vem comigo!

 

Materiais para fazer a Árvore de Natal de Papel:

 

Visite o site da Silhouette Brasil e adquira estes materiais e muitos mais:

loja.silhouettebrasil.com.br

 

Atenção: Não se esqueça que, o shape  grátis Silhouette deste arquivo foi desenvolvido pela  Abelha de Papel especialmente para a Silhouette Brasil e são protegidos por direitos autorais.

Fique à vontade para vender a árvore ou as flores que você irá montar com este arquivo, porém a venda do arquivo digital não é permitida. Combinado?!

 

Como Fazer Árvore de Natal de Papel

Então vamos lá!  Abra o molde da Árvore de Natal Gigante no Silhouette Studio. O arquivo já está configurado para cortar em folhas 30x30cm, para você obter uma árvore de aproximadamente 2 metros, mas se você preferir, fique à vontade, para alterar o tamanho.

 

Como fazer uma árvore de natal de papel na Silhouette

 

Todas as partes estão identificadas, mas lembre-se de desagrupar as pétalas e as folhas extras antes de enviar para o corte, ok?!

Dica: Organize as pétalas antes de iniciar o corte, posicionando peças de tamanhos diferentes, respeitando os limites da base para evitar danos e aproveitar melhor o papel.

Em “Enviar” ajuste a configuração de corte de acordo com o papel que você vai usar. Eu utilizei o Papel Color Plus da Mimo 180g e escolhi a configuração: lâmina 3, velocidade 5 e força 33. Mas o ideal é você testar qual configuração se encaixa melhor para o seu corte, porque vai depender do papel escolhido, do estado da sua lâmina, da sua base e etc. Sendo assim, faça um corte teste antes de enviar seu trabalho.

Nossa árvore é composta por quatro tamanhos diferentes de duplas de pétalas (conforme foto abaixo) e cada flor  foi montada com 14 pétalas sendo 7 de cada tamanho, mas fique à vontade para aumentar a quantidade. Quanto mais volumosas, mais lindas ficam!

 

Como fazer uma árvore de natal de papel gigante

 

Para fazer uma árvore de natal de papel o processo é simples, você precisará montar três flores Gigantes (de cada tamanho pré-definido), cortar 4 folhas extras de cada tamanho presente no shape (quanto mais, melhor) e uma estrela.

 

Montagem das Folhas da Árvore Gigante

Como a árvore de Natal de papel tem muitas peças, sugiro que faça uma linha de produção e corte todas as peças primeiro e separe as pétalas por tamanhos, isso facilita todo o processo.

Eu fiz assim e agilizou muito! Cada tamanho de flor acompanha um heptágono que serve de base para a montagem da flor e uma esfera para o acabamento final.

 

Como fazer uma árvore de natal de papel gigante na silhouette

 

Dobre todas as pétalas no meio, conforme foto acima.

 

Como fazer uma árvore de natal de papel gigante na silhouette

 

Após dobrá-las no meio, faça dobras na diagonal de cada pétala, como um leque e, se achar necessário, pode utilizar uma vincadeira; particularmente gosto de utilizá-la, pois evita de manchar o papel, já que o contato prolongado pode transferir oleosidade dos dedos para a folha.

 

Como fazer uma árvore de natal de papel - faça você mesmo

 

Elas ficam assim:

Como fazer uma árvore de natal de papel - decoração de natal

 

Pétalas vincadas e organizadas!

 

Como fazer uma árvore de natal de papel - decoração natalina

 

Com uma tesoura, eu utilizei a Tesoura Profissional Mimo, faça um corte no meio de cada pétala, da parte inferior até 1/3 de seu tamanho.  Agora sim… Tudo ok para começar a montar as flores.

Dica: Todo o processo para aprender a fazer uma árvore de natal de papel pode ser feito só por você, mas se contar uma ajudinha tornará essa produção mais rápida e divertida, afinal não é todo dia que a gente confecciona a própria Árvore de Natal, não é mesmo?!

 

Como fazer uma árvore de natal de papel - árvore personalizada

 

Com uma pistola de cola quente, aplique a cola no lado esquerdo da parte cortada e em seguida coloque a parte direita sobre a esquerda. Se você for canhoto e achar mais fácil fazer o inverso, não tem problema o resultado será o mesmo.

 

Como fazer uma árvore de natal de papel - árvore decorada

 

Após sobrepor, a pétala ficará assim:

 

Como fazer uma árvore de natal de papel - enfeites de natal

 

Todo organizado, vamos para a parte mais linda… Florir!

 

Como fazer uma árvore de natal de papel com flores gigantes

 

Ainda com o auxílio da pistola de cola quente, passe cola no canto inferior da parte de trás da pétala. Na primeira pétala passe somente até a marcação, deixando a outra parte livre, isso permitirá o encaixe da última pétala.

Nas pétalas seguintes passe cola em toda linha inferior e posicione as pétalas seguindo a direção da base. Essa base garante que a flor fique mais simétrica.

 

Como fazer uma árvore de natal de papel - tendência de natal

 

Encaixe a última pétala levantando com cuidado a aba, solta, da primeira pétala.  E está pronta a primeira camada da nossa flor gigante.

 

Como fazer uma árvore de natal de papel - árvore decorada

 

Inicie a segunda camada intercalando as pétalas com as da primeira camada, conforme foto. E para finalizar cole a esfera correspondente ao tamanho da flor, para dar o acabamento final.

 

Como fazer uma árvore de natal de papel - natal decor

 

Flores lindas, prontinhas para encantar!

Lembra das folhas extras? Então… elas também foram modeladas com ‘dobrinhas’, tipo leque, dando esse efeito lindo que vocês estão vendo.  Elas foram pensadas para preencher as lacunas entre as flores, após a montagem da árvore.

 

Como fazer uma árvore de natal de papel - árvore de natal silhouette

 

Estrela de Natal de Papel

 

Como fazer uma árvore de natal de papel - estrela de natal personalizada

 

Toda árvore de natal deve ter uma estrela! É por isso que além de te mostrar como fazer uma árvore de natal de papel, vou te ensinar a montar uma estrela linda, também de papel!

Eu resolvi confeccioná-la na cor branca, mas ela toda dourada também fica perfeita. Com o auxílio do  Gancho Universal, retire todas as partes pequenas com delicadeza para não danificar o vazado da estrela.

 

Como fazer uma árvore de natal de papel - estrela de natal

 

Agora dobre em todas as áreas pontilhadas, lembrando de dobrar as abas, soltas, conforme foto acima.

 

Como fazer uma árvore de natal de papel - estrela de natal na silhouette

 

Os triângulos recortei no papel Papel Mimo Ouro Cintilante 180g e achei que deu um efeito bem bacana.  Para colar os triângulos no verso da estrela, utilizei cola branca para artesanato.

Indico que passe pouca cola em volta de toda a borda do triângulo. Passe a cola no lado mais brilhante do papel, pois ele é que aparecerá através do vazado.

 

Como fazer uma árvore de natal de papel - estrela de natal de papel

 

Feito isso, cole as abas de cada ponta da estrela, passando cola em uma das abas e a sobrepondo sobre a outra.

 

Como fazer uma árvore de natal de papel - estrela de papel para o natal

 

Como fazer uma árvore de natal de papel - estrela de papel natalina

 

Resultado final, uma estrela linda e exclusiva, especialmente para vocês!

 

Montagem da Árvore de Papel Gigante

 

Como fazer uma árvore de natal de papel - como montar árvore de natal

 

Tudo pronto, vamos montar a nossa árvore de Natal personalizada. Ela será colada diretamente na parede. Eu utilizei fita crepe gomada (ela tem maior aderência e não cai).

Mas se o seu espaço ou superfície na qual irá fixar a árvore, puder utilizar cola quente, fique à vontade.  Faça rolinhos, como esses (quantidade suficiente para aderir bem cada flor e não cair), eu colei 5 em cada.

 

Como fazer uma árvore de natal de papel - árvore de natal decorativa

 

Fixe as flores na parede, formando fileiras com três flores – do mesmo tamanho – até a quarta fileira de modo decrescente; a quinta fileira será formada por duas flores menores e a sexta fileira somente por uma flor.

 

Como fazer uma árvore de natal de papel - árvore de natal  de papel

 

Cole rolinhos de fita no verso da estrela e coloque-a no topo da árvore.

 

Como fazer uma árvore de natal de papel - árvore de natal para presente

 

Passe fita adesiva também nas folhas extras e as encaixe do modo que achar necessário. Eu encaixei primeiro nas laterais para definir melhor às bordas da árvore e com o restante das folhas preenchi os espaços entre as flores.

Por fim, fixei um quadrado de 23 x23cm na base da árvore, tipo um pezinho. Pronto! Está ai o resultado.

 

Como fazer uma árvore de natal de papel - árvore de natal  feita a mão

 

Fiz minha primeira árvore de flores em 2015 e simplesmente me apaixonei pela ideia, pois além de ser linda ela fica enorme, ocupa pouco espaço e o melhor você gasta pouquíssimo! Utilizei apenas 3 pacotes do Papel Color Plus Mimo – 30×30 – Brasil, de 180 gramas.

Agora é só colocar a criatividade para funcionar e decorar sua árvore. Você pode utilizar pisca-pisca de LED, que não aquece e fica lindo!

Se você fizer sua àrvore de Natal Gigante, não deixe de nos marcar quando postar as fotos. Pode ser com a #silhouettebrasil e/ou as arrobas: @silhouette_brasil e @abelhadepapel

 

Veja outros PAP’s aqui no nosso Blog, se encante e aprenda muito mais!

 

E se você ainda não tem uma Silhouette, aproveite o cupom de desconto abaixo para adquirir a sua e fazer lindos projetos como estes!!!

 

Cupom de desconto Silhouette

 

Beijos, até o próximo PAP!

foto-Ana

Quer conhecer mais do meu trabalho? Clique aqui:

Facebook  | Instagram

Ana Dantas

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta