Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Olá, Sil Lovers! Eu sou a Léia Pastori, e no PAP de hoje vamos unir duas comemorações muito especiais que acontecem no mês de agosto: o Dia dos Pais (segundo domingo) e o Dia Mundial da Fotografia (dia 19) fazendo um lindo porta retrato triplo.

Já prepara os materiais, liga sua Sil e cola aqui com a gente, que eu te prometo que este post está cheio de dicas valiosas que vão te inspirar a criar projetos criativos e com muita qualidade e técnica! Bora montar?

Lista de Materiais para fazer seu Porta Retrato Triplo

Certamente para fazer o nosso passo a passo  você irá precisar de alguns itens. Visite a Loja da Silhouette Brasil, sem dúvida lá você encontra estes e muitos outros materiais.

Passo a Passo: Porta Retrato Triplo

 

Arquivo no Design Store

Para este projeto, usei o arquivo 379410 da Nilmara Quintela, disponível na Silhouette Design Store, a loja de moldes oficial da Silhouette Inc.

Lá você encontra arquivos de artistas do mundo todo, com diferentes tipos, temas e formas de uso. Essa loja é incrível, se você ainda não conhece, vale super a pena conhecer!

porta-retrato-triplo

 

Impressão e Corte

Ao abrir o arquivo, ele estará desta forma, pronta para impressão e corte.

Porém, eu gostaria de fazer este projeto em um tom mais escuro, quase preto, então alterei a cor de uma forma super fácil no Programa Silhouette Studio, olha só:

Efeitos e cor

Antes de mais nada, selecione a peça que você deseja alterar a cor.

porta-retrato-triplo

Em seguida, abra a janela de Efeitos de Imagem, clicando no ícone que fica na barra do lado direito do Programa Silhouette Studio.

Com o intuito de testar as opções de efeitos disponíveis e conhecer a ferramenta.

Assim que estiver de acordo com seu gosto não se esqueça de alterar as cores de todas as demais peças.

Para o meu projeto optei por alterar um pouco o Brilho, o Contraste e a Saturação. 

porta-retrato-triplo

 

Hora do Print & Cut, ou seja, imprimir a arte para então cortar na sua Silhouette, então, ajuste a arte corretamente na folha, respeitando as margens da marca de registro.

Escolha dos Papéis

porta-retrato-triplo

Para o meu porta retrato triplo, escolhi o Papel Color Pop da Mimo. Você já conhece este papel?

O Papel Color Pop possui a massa colorida, ou seja, a cor é perfeita, uniforme, e está presente em toda a sua composição, da superfície até o miolo.

porta-retrato-triplo

Além disso, o Papel Color Pop é livre de ácidos, ou seja, não mancha quando entra em contato com cola e umidade, nem com o decorrer do tempo.

Ele também tem uma superfície bem lisa, com fibras firmes e curtas, o que diminui o desgaste da lâmina de corte. Perfeito, né?

Acetato para o Porta retrato

Além dos recorte no papel Papel Color Pop da Mimo, também faremos cortes no Acetato.

Papel Fotográfico é Mimo

E também no Papel Fotográfico da Mimo,  que acima de tudo entrega alta qualidade nas impressões feitas com ele, garantindo não apenas imagens nítidas como também cores vivas e durabilidade.

porta-retrato-triplo

Olha a diferença da impressão da mesma imagem no Papel Fotográfico da Mimo (lado esquerdo), e em um papel comum, sem qualidade fotográfica (offset 240g – lado direito).

Sem dúvida, este que usei é o Papel Fotográfico da Mimo lindíssimo, com textura de jato de cera.

O papel fotográfico tem suas características próprias, como por exemplo: A qualidade de impressão, seu revestimento aparente na superfície, o “pózinho” que ele pode soltar ao ser cortado na Silhouette, e também a sensibilidade à luz.

Por isso, evite expor papéis fotográficos (de qualquer tipo) por longos períodos à luz, para preservar sua qualidade e manter a impressão com cores sempre vivas e vibrantes. 

Proteja usando uma película

Aliás, uma ótima forma de ajudar a proteger a impressão do papel fotográfico (não apenas da luz, mas também de sujeiras, arranhões, etc) é acrescentar uma película protetora à folha.

porta-retrato-triplo

 Essa técnica se chama laminação, e você pode fazer com diversas películas diferentes, como o BOPP e o vinil transparente.

Desta vez, para laminar as minhas fotos, usei o Vinil Adeasivo Transparente da Mimo, que é perfeito. Mas aqui no blog da Sil Brasil você encontra vários posts mostrando como aplicar o BOPP, como este aqui.

porta-retrato-triplo

Basta retirar o liner (papel que protege a cola) e aplicar sobre o papel com o auxílio da Espátula da Mimo.

 

Refilando as fotos

Por fim para refilar, ou seja, cortar o excesso de papel, use o combo indispensável da Mimo: Estilete Profissional, Régua Profissional, e Base de Corte Regenerativa.

Enfim, com tudo recortado, bora montar!

porta-retrato-triplo

Ao propósito, esse molde é super fácil de montar. Primeiro marque os vincos com o Vincador da Mimo.

porta-retrato-triplo

Em seguida, cole a foto laminada e refilada no centro.

porta-retrato-triplo

logo depois una os “bracinhos” do mesmo modo da imagem acima.

porta-retrato-triplo

Da mesma forma dobre as abas para dentro, por fim, formando a moldura.

Acabamento da Moldura

Falta apenas colar o acabamento da moldura. Para isso, cole o acetato na peça de acabamento com a Fita Adesiva Dupla Face com Aplicador da Mimo.

Ela é perfeita para aderir a superfícies plásticas e escorregadias, como o acetato.

Basta pressionar a cola sobre a superfície e arrastá-la. A cola irá aderir em forma de fita, com textura seca e sem sujeira!

porta-retrato-triplo

Dando sequência, cole o acabamento sobre a moldura, também com o auxílio da Fita Adesiva.

O resultado deverá ser como na imagem. Repita o processo para montar as outras duas molduras.

Finalizando seu porta retrato para o dia dos pais

porta-retrato-triplo

Em seguida para unir tudo, cole a terceira e a segunda moldura no recorte maior que sobrou, como na imagem.

Por fim, cole a primeira moldura ao último recorte, e então cole a lateral na segunda moldura, como na imagem.

porta-retrato-triplo

Não somente o Vincador como também a Espátula da Mimo vão te ajudar bastante a pressionar a colagem e desse modo, garantirão um bom acabamento.

Agora é só presentear aquele papai especial com este porta retrato lindo e cheio de memórias eternizadas em forma de fotos.

Este aqui eu vou dar para o Júlio, papai do João Vicente e marido da San, uma família de amigos que eu amo! E você, quem vai presentear? Conta pra gente nas redes sociais da Sil Brasil!

Compartilhe e Garanta Seu Cupom de Desconto

Quer adquirir uma Silhouette ou equipamentos Mimo para montar este projeto? Então, aqui embaixo tem um cupom de desconto especial para você!

 

Cupom de Desconto Silhouette Brasil

 

Por fim se este post te inspiroua fazer o seu Porta Retrato Triplo, não deixe de nos marcar nas postagens dos seus projetos nas redes sociais!

Pode ser com as hashtags: #silhouettebrasil , #abemdita. Ou as arrobas: @silhouette_brasil e @abemdita

Até a próxima, Léia Pastori

Léia Pastori

Olá! Eu sou a Léia Pastori, da A Bem Dita, que por 7 anos já produziu papelaria personalizada para muitas festas ao redor do mundo. Hoje, divido tudo que aprendi com profissionais que, assim como eu, adoram o mundo do artesanato e papelaria criativa, e que sonham em ter um negócio cheio de significado, personalidade e que voa alto!

Mais posts da Léia Pastori

Acompanhe Minhas Redes Sociais

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta