Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Como Aplicar Foil Usando a Laminadora Mimo Stamping

Olá! Eu sou a Laís Ribeiro, do Time de Designers Silhouette Brasil, e, hoje, vim mostrar como aplicar foil usando a laminadora Mimo Stamping. Neste passo a passo, ensino a aplicação em partes específicas de um projeto e, melhor ainda, por cima de uma laminação com BOPP.

Quem não adora um efeito metalizado, né? Você vai poder oferecer para seus clientes, por exemplo, um planner, todo lindão, com um valor agregado maior devido a junção da técnica de metalização com a de BOPP que usei.

Se esta é sua primeira vez por aqui, antes de prosseguir com o passo a passo, deixa eu te contar um pouco sobre o Blog Silhouette Brasil. Ele foi criado com o objetivo de facilitar seu trabalho, trazendo muitas dicas e PAP’s sobre papelaria personalizada para festas, scrapbooking, estamparia, costura, home decor, trabalhos com camadas de papel e muito mais.

Toda semana, aqui no Blog da Sil, você encontra novos posts, vídeos e podcasts incríveis sobre: as Silhouettes, acessórios, outros equipamentos e ferramentas, empreendedorismo, gestão de pequenos negócios e arquivos grátis para usar no Silhouette Studio.

Agora sim, vamos ao tutorial.

Como Aplicar Foil na Mimo Stamping

Existem várias técnicas para se trabalhar com foil. Hoje vou trabalhar com a mais conhecida na papelaria criativa, que é com impressão a laser. É importante ressaltar que o foil não adere à impressões jato de tinta.

 

Materiais Necessários para Aplicar Foil

 

Para o passo a passo de hoje, vou usar:

 

 

Visite o site da Silhouette Brasil para adquirir estes materiais e muito mais:

loja.silhouettebrasil.com.br.

 

Vamos começar montando o arquivo. Primeiro, crie a arte do fundo, que será impressa na impressora a jato de tinta. Em seguida, monte a que será impressa na impressora a laser. Sugiro que use outra cor, para melhor visualização.

 

Montando o arquivo para impressão

 

Quem utiliza o Silhouette Studio Business, tem a facilidade de separar por camadas e ocultar uma destas camadas na hora de imprimir na impressora a jato de tinta e, depois, fazer o inverso para imprimir na impressora a laser. Assim, você garante um alinhamento perfeito.

Para quem trabalha com a versão Basic do Silhouette Studio, eu recomendo separar em dois arquivos: deixar um só com o que será impresso a jato de tinta; e outro somente com o que será impresso a laser, para posterior aplicação de foil.

ATENÇÃO:

  • Os dois arquivos precisam estar exatamente alinhados, para não dar diferença quando imprimir.
  • Lembrando que, o que tem em uma impressão, não deve ter na outra, como mostro nas fotos a seguir.

 

Arquivo com camada da impressão a jato de tinta
Arquivo com camada da impressão a laser

Agora que os arquivos estão prontos, vamos colocar a mão na massa.

Primeiro, faça a impressão da arte na impressora a jato de tinta. Lembrando que, nessa parte, deve conter somente o que não for aplicar foil.

 

Impressão a jato de tinta

 

Em seguida, faça a laminação com o BOPP fosco. Lembre-se de que o segredinho de como aplicar foil corretamente é sempre de usar a Base de Aplicação de Foil Mimo Stamping. Ah, e isso também vale para a tanto na laminação com bopp.

DICA DE AMIGA: o Estilete Rotativo, a régua e a base regenerativa da Mimo são ótimas ferramentas para ajudar no processo de corte do BOPP.

 

Cortando o BOPP
Laminando com o BOPP fosco na Mimo Stamping
Com a folha já laminada, agora imprima na impressora laser, por cima da laminação, a arte que terá a aplicação de foil.

 

Imprimindo camada a laser

 

Coloque o foil por cima da impressão e passe na laminadora.

 

Metalizando a impressão a laser na Mimo Stamping

 

E está pronto! Olha que lindeza!

 

Aplicação de foil na laminação BOPP fosca finalizada
Calendário metalizado em prata com foil e BOPP na Mimo Stamping
Foil aplicado com a Mimo Stamping em uma capa laminada com BOPP
A foto não mostra o quanto esse efeito é maravilhoso. Mas tenho certeza que você vai amar saber aplicar foil direitinho usando a Mimo Stamping. E, quando fizer e ver de perto, vai se surpreender!

Eu trabalho com BOPP fosco e dá super certo. Se for usar outro tipo de BOPP, lembre-se de testar a durabilidade e a resistência dele antes de oferecer para os seus clientes.

Se você aprendeu a fazer efeitos metalizados depois desse passo a passo e já está produzindo lindezas como esta, poste foto nas suas redes sociais e marque a gente com as arrobas  @silhouette_brasil e @gruposilcomlais ou as hashtags #silhouetteBrasil e #gruposilcomlais. Vamos adorar ver!

 

Mimo Stamping x Foil Quill: Conheça as Diferenças

Mimo Stamping X Foil Quill: Conheça as Diferenças

A Thiara Ney, também do Time de Designers Silhouette Brasil, fez o post comparativo “Mimo Stamping X Foil Quill: Conheça as Diferenças” aqui no Blog Silhouette Brasil, contando detalhes sobre estas duas soluções para aplicação de foil.

Na explicação dela, você vai ver que, apesar de tanto a Mimo Stamping quanto o Foil Quill We R aplicarem o foil por meio de calor, eles funcionam de jeitos diferentes, com tecnologias diferentes. Tem até um vídeo dela no Canal da Sil mostrando estas informações:

 

 

Confira este material e saiba todas as diferenças sobre a criação de efeitos metalizados com estes dois equipamentos agora mesmo!

 

Obrigada por ter me acompanhado nesse post. Espero que tenha gostado e aprendido como aplicar foil localizado. Veja outros PAP’s aqui no nosso Blog da Sil, se encante e aprenda muito mais!! Siga a Silhouette Brasil pelas redes sociais: FacebookInstagram e YouTube.

Utilize o cupom de desconto abaixo para adquirir a sua Silhouette ou equipamentos Mimo na loja online da Silhouette Brasil e faça lindos projetos personalizados como este!!

 

Cupom de Desconto Silhouette
Até o próximo PAP!

Um abraço.

DT Laís Ribeiro
Laís Ribeiro,

Time de Designers Silhouette Brasil.

Me acompanhe também no blog.laisribeiro.com.br e Instagram @laisribeiropers e @gruposilcomlais.

Laís Ribeiro

Olá, meu nome é Laís Ribeiro, da Laís Ribeiro – Papelaria Criativa. O artesanato e trabalhos com artes digitais sempre estiveram presentes na minha vida, inclusive, desde cedo, em forma de empreendedorismo. Aos 13 anos, fazia pintura em tela para vender, além de pulseirinhas de linha. Sou graduada em Administração de Empresas e com formação técnica em Informática e Webdesign. Trabalhei na área de educação até 2013, quando pedi exoneração após o término da licença maternidade. No mesmo ano, planejando a festa de aniversário da minha filha, descobri os personalizados e vi uma infinidade de novas oportunidades. No início de 2014, eu comprei minha primeira Silhouette e me apaixonei completamente por esse mundo da papelaria criativa. Hoje, além de ter minha loja de papelaria para festa, vendo produtos para encadernação, tenho um blog com dicas, um grupo no Facebook para ajudar pessoas que estão começando nessa área e sou do Time de Designers da Silhouette Brasil.

Mais posts da Laís Ribeiro

Acompanhe Minhas Redes Sociais

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta